terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Escola ...
Relatório Diagnóstico do Desempenho Escolar
Turma: Educação Infantil – 1º Período
1º Semestre
Profª:  Liza

Os seguintes itens foram observados:

v Hábitos e atitudes;
v Socialização e relação eu/outro;
v Participação durante as atividades;
v Trabalho em grupo, divisão de tarefas;
v Respeito a limites e regras;
v Capacidade de seguir rotina;
v Hábitos de higiene pessoal;
v Desenvolvimento da Linguagem
v Desenvolvimento Psicomotor;
v Orientação Espacial;
v Coordenação motora dos grandes músculos;
v Coordenação motora dinâmica dos músculos das mãos e dedos;
v Identificação das cores primárias;
v Ouvir e recontar histórias;

 

Aluno(a): Aline...

Sempre atenta ao que se passa ao seu redor, Aline,  apesar de extremamente meiga e tranqüila, percebe tudo à sua volta e demonstra interesse pelas tarefas e atividades do grupo.  Comunica-se pouco, mantendo-se calada e quieta a maior parte do tempo.  Sua maior participação vem sendo incentivada pelo professor, convocando-a a falar, fazendo-lhe perguntas. No entanto, prossegue bastante silenciosa. Seu silêncio a isola um pouco dos demais, pois demonstra predileção por estar sozinha, observando. Com relação às tarefas, ela as desenvolve com enorme gosto. Notadamente caprichosa, realiza-as sempre com esmero, demonstrando bom gosto no uso das cores e um ótimo desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial. Consegue colorir espaços interiores  com apenas poucas rasuras externas e demonstra extrema habilidade no uso da tesoura e durante colagem, com o posicionamento que dá aos materiais, sempre criativo, combinando cores e tons.  Sua higiene pessoal é excelente, advinda do óbvio cuidado familiar.  Diariamente demonstra capricho e cuidado com os materiais que utiliza, procura realizar a higiene nos horários adequados.  Ouve histórias atentamente, encontrando dificuldades para recontá-las devido a  timidez. Percebe-se que ela seria capaz de fazê-lo, visto que durante toda a narração,  permanece muito atenta, acompanhando cada detalhe narrado e chegando a interagir com sorrisos ou  expressões que acompanham as sensações das personagens, não havendo, portanto, alheamento. A aluninha identifica as cores primárias vermelho, amarelo e azul em objetos que a cercam e durante jogos lúdicos, monta e desmonta blocos com lógica, manuseia massa com destreza, encontrando facilidade em dar forma à mesma. Adaptou-se à rotina escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade.
Aluno(a): Ana ...
Bastante tranqüila todo o tempo, Ana  estabelece relações de amizade, empresta brinquedos, partilha materiais. Se ofendida, apenas chora, sem comunicar seu sofrimento. A comunicação de Ana está sendo incentivada pelo professor, que sempre a convoca a falar, a participar através de incentivos e perguntas. Costuma permanecer quietinha e um pouco isolada, demonstrando predileção por alguns amigos. Movimenta-se pouco, mas com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades realizadas, pois presta atenção às histórias e responde a perguntas feitas, apesar de nunca interagir, devido a timidez. Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção. 










Aluno(a): Camila...

Brincalhona, comunicativa, amiga e extremamente solidária, Camila trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos, inclusive às refeições. Empresta e compartilha materiais e espaços.  Muito querida pelo grupo, todos  procuram estar próximos a ela, devido à segurança que transmite. Cordial, resolve situações que para os amigos são problemáticas, demonstrando extrema habilidade. Costuma participar com interesse das tarefas desenvolvidas, opina e questiona durante histórias, reconta-as com gosto e criatividade, interagindo de forma impressionante, com as personagens e com os amigos, repetindo gestos do professor. Movimenta-se com normalidade;  demonstrando ótimo  desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio.  Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção.  Demonstra excelente higiene e costuma ser cuidadosa com seus materiais.






Aluno(a): Marcos...

O aluno, diferente dos demais, encontra ainda dificuldades nos relacionamentos interpessoais e em acompanhar a rotina diária da turma. Marcos demonstra enfoque em si mesmo todo o tempo. Esse egocentrismo dificulta a partilha de materiais e espaços e mesmo a comunicação com os companheiros. Centrado em si mesmo, fala apenas quando isto é vital para comunicar uma situação própria, como “ele pegou meu brinquedo”. O uso dos possessivos ainda é amplo e a linguagem encontra-se em desenvolvimento, com a fala infantilizada e o choro freqüente. Encontra ainda dificuldades em respeitar normas e regras e seguir a rotina da turma, pois tem extrema necessidade de manusear objetos e deitar-se ao chão com freqüência, o que o impede, por exemplo, de participar das Histórias, da modelagem e das atividades específicas para desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial, itens que ainda necessita desenvolver.  O aluno vem sendo incentivado a falar, a comunicar-se e a socializar-se com os outros através de jogos e situações que exijam interação e diálogo.








Aluno(a): joaquina...

Joaquina permanece tranquila todo o tempo, estabelecendo  relações de amizade, emprestando  brinquedos, partilhando  materiais. Trava diálogos, expõe necessidades, expressa sentimentos com cordialidade.  Costuma demonstrar predileção por alguns amigos, geralmente os mais tranqüilos e maduros como ela.  Movimenta-se pouco, mas com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades realizadas, pois presta atenção às histórias e responde a perguntas feitas, recontando, identificando personagens e acrescentando novos fatos à trama. Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora fina das mãos e dos dedos está num ótimo nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais.   









Aluno(a): Mauricio...

Extremamente  comunicativo, Mauricio  trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos. Entende o que lhe é falado e expressa-se com clareza, porém com articulação ainda bastante infantil. Empresta e compartilha materiais e espaços, sendo muito querido por todos. Participa com interesse das tarefas desenvolvidas, opina e questiona durante histórias, interagindo espontaneamente.  Movimenta-se com normalidade;  demonstrando ótimo  desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio.  Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção.  Demonstra excelente higiene.








Aluno(a): Adriana...


Adriana vem interagindo bem com todos, demonstrando em alguns momentos certo egocentrismo. Bastante centrada em suas próprias necessidades, estabelece algumas relações, porém, sempre preocupada consigo mesma. Isto fica evidente no fato de encontrar ainda dificuldades de partilhar materiais, sugerindo: “é meu”.  A linguagem oral está em desenvolvimento, a comunicação ainda é bastante rara, comunicando-se mais por gestos, choro, palavras soltas e olhares de aprovação ou reprovação.   Movimenta-se bastante e  com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos. Sua coordenação motora fina está em desenvolvimento, inclusive no manuseio de materiais como giz, tesoura e pincéis. Demonstra interesse durante as atividades realizadas, apesar de certo alheamento e constante busca de nova atividade, o que a impede de seguir certa rotina. Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias.  A Coordenação motora fina das mãos e dos dedos está sendo trabalhada.








Aluno(a): Lucas...

Lucas permanece tranquilo todo o tempo, estabelecendo  relações de amizade, emprestando  brinquedos, partilhando  materiais. Vem sendo incentivado a comunicar-se mais. Segue a rotina com facilidade e movimenta-se pouco, mas com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades realizadas, pois presta atenção às histórias , apesar de negar-se ainda a participar oralmente.  Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora fina das mãos e dos dedos está num ótimo nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais.   









Aluno(a): Mirla...

Mirla permanece ativa todo o tempo, estabelecendo  relações de amizade, emprestando  brinquedos, partilhando  materiais, conversando, fazendo perguntas e observando muito tudo o que acontece ao seu redor. Como está ainda saindo de uma fase egocêntrica, por vezes, bate e retira materiais das mãos dos colegas, num ímpeto de querer tudo para si própria. Em seguida, se indagada a respeito, demonstra mudança, entrega os materiais aos amigos e desculpa-se, voltando a trabalhar em grupo com normalidade.  Segue a rotina com facilidade, demonstrando inclusive, conhecimento das atividades realizadas em cada horário e fazendo exigências, caso a rotina se modifique. Movimenta-se bastante e  com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades realizadas. Presta atenção às histórias , apesar de negar-se ainda a participar oralmente.  Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora fina das mãos e dos dedos está num bom nível de desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais.  





 Aluno(a): João ...

O aluno, diferente dos demais, encontra ainda dificuldades nos relacionamentos interpessoais e em acompanhar a rotina diária da turma. João demonstra enfoque em si mesmo todo o tempo. Esse egocentrismo dificulta a partilha de materiais e espaços e mesmo a comunicação com os companheiros. Centrado em si mesmo, fala o tempo todo de si. O uso dos possessivos ainda é amplo e a linguagem encontra-se em desenvolvimento.  O choro é freqüente, geralmente acompanhado de alguma demonstração de descontentamento, como pular, jogar-se ao chão, gritar ou mesmo ter gestos bruscos e agressivos para com os companheiros de grupo. Encontra ainda dificuldades em respeitar normas e regras e seguir a rotina da turma, pois tem extrema necessidade de realizar apenas o que deseja e auto-afirmar-se todo o tempo, o que o impede, por exemplo, de participar das Histórias, da modelagem e das atividades específicas para desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial, itens que ainda necessita desenvolver.  O aluno vem sendo incentivado a socializar-se através de jogos e situações que exijam interação e diálogo e também a conviver de modo mais pacífico e harmônico com os demais.







Aluno(a): Lucia...


Extremamente  comunicativa, Lucia trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos. Entende o que lhe é falado e expressa-se com clareza.  Bastante marcante na aluna esta necessidade intensa de interação e comunicação. Isto é visível todo o tempo, juntamente com a alegria que transmite e a empolgação durante a realização das atividades e tarefas. Muito carinhosa, abraça e dá colo aos amigos, tentando resolver problemas que surgem no grupo, demonstrando extrema habilidade em liderar. Empresta e compartilha materiais e espaços, sendo muito querida por todos. Opina e questiona durante histórias, interagindo espontaneamente. Lucia geralmente reconta as histórias contadas pelo professor acrescentando fatos novos e exigindo atenção da platéia, canta e encena desejando que todos participem.  Movimenta-se com normalidade e bastante todo o tempo;  demonstrando ótimo  desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio e felicidade em tudo o que faz.  Está desenvolvendo muito bem  a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção.  Demonstra excelente higiene.


Aluno(a): Kelly...

Sempre atenta ao que se passa ao seu redor, Kelly é   extremamente meiga e tranqüila, percebendo  tudo à sua volta e demonstrando  interesse pelas tarefas e atividades do grupo.  Comunica-se bastante e desenvolve as tarefas e atividades com gosto, tendo, no entanto,  certa predisposição natural devido a faixa etária de trocar de atividade com facilidade, passando logo a realizar várias sucessivas tarefas.  Sua higiene pessoal é excelente, advinda do óbvio cuidado familiar.  Ouve histórias atentamente, recontando-as com enorme criatividade, chegando a adicionar fatos e convocar os amigos para a leitura.  A linguagem oral está em desenvolvimento, articulando algumas palavras ainda com certa dificuldade. A aluninha começa a identificar as cores primárias vermelho, amarelo e azul em objetos que a cercam.  Durante jogos lúdicos, monta e desmonta blocos com lógica, manuseia massa com destreza, encontrando facilidade em dar forma à mesma e sempre com muita imaginação e criatividade. Adaptou-se à rotina escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade.







Aluno(a): Maria ...

Bastante amiga de todos,  solidária, Maria trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando incrível habilidade para lidar com o outro. Costuma travar diálogos, perguntar, e principalmente, auxiliar os amigos, com freqüente comunicação, emprestando e compartilhando  materiais e espaços.  Costuma participar com interesse das tarefas desenvolvidas, opina e questiona durante histórias, reconta-as com gosto e criatividade, interagindo de forma impressionante, com as personagens e com os amigos, repetindo gestos do professor. Movimenta-se com normalidade; demonstrando ótimo  desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio e gosto na realização das tarefas.  Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção.  Demonstra excelente higiene e costuma ser cuidadosa com seus materiais.






Aluno(a): Monique...

Bastante amiga de todos,  solidária, Monique trabalha muito bem em grupo, respeitando normas e regras com facilidade, seguindo rotina e demonstrando certa maturidade com relação aos outros, chegando a intervir com certo autoritarismo quando julga necessário resolver alguma questão.  Costuma perguntar bastante, com freqüente comunicação.  Compartilha materiais e espaços e   costuma participar com interesse das tarefas desenvolvidas, opinando sempre. Ouve e reconta histórias, acrescentando fatos novos. Movimenta-se com normalidade; demonstrando ótimo  desenvolvimento dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha muito bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura, demonstrando habilidade no manuseio e gosto na realização das tarefas.  Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente muito bem. Graficamente, sua orientação espacial encontra-se em processo de construção.  Demonstra excelente higiene e costuma ser cuidadosa com seus materiais, além de um pouco possessiva, o que é natural em sua idade.








Aluno(a): Eliana...


Eliana permanece tranquila todo o tempo, estabelecendo  relações de amizade, emprestando  brinquedos, partilhando  materiais. Compreende o que lhe é falado e  expressa gostos e opiniões em seu vocabulário ainda bastante infantil. Segue a rotina com facilidade e movimenta-se muito,  mas com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha com interesse, utilizando  os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura. Demonstra interesse durante as atividades realizadas,  sempre muito alegre e sorridente. Presta atenção às histórias , respondendo se questionada, ainda não recontando ou organizando os fatos.  Demonstra excelente desenvolvimento dos hábitos de higiene, está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora fina das mãos e dos dedos está num nível de desenvolvimento normal para a faixa etária, o que demonstra no traçado de linhas e círculos.








Aluno(a): Willian...

O aluno não compareceu durante este período, portanto, é impossível realizar sua avaliação.

















Aluno(a): Mariana...

         Mariana permanece ativa todo o tempo, conversando e  fazendo perguntas. Está ainda saindo de uma fase egocêntrica, por vezes, bate e retira materiais das mãos dos colegas, num ímpeto de querer tudo para si própria. Em seguida, se indagada a respeito, demonstra mudança, entrega os materiais aos amigos e desculpa-se, voltando a trabalhar em grupo com normalidade.  Isto a tem prejudicado na formação de vínculos de amizade. Segue a rotina com certa dificuldade,  demonstrando predileção por desenvolver tarefas próprias em horários próprios, o que vem sendo trabalhado pelo professor. Movimenta-se bastante e  com normalidade; demonstra desenvolvimento normal dos grandes músculos e da coordenação motora fina. Trabalha bem com os materiais oferecidos, como o pincel, o giz e a tesoura.  Procura realizar as atividades, Presta atenção às histórias , participando oralmente.  Demonstra desenvolvimento dos hábitos de higiene, ainda aprendendo a cuidar de si mesma e de seus materiais. Está desenvolvendo aos poucos a noção de número, contando objetos e os dedinhos. Aos poucos, também, está identificando as cores primárias. Consegue orientar-se espacialmente dentro ou fora de uma forma traçada no chão. A Coordenação motora fina das mãos e dos dedos está num nível normal de  desenvolvimento, o que demonstra no traçado de linhas e círculos e mesmo no manuseio dos demais materiais.  


Nenhum comentário: