quarta-feira, 1 de março de 2017

 I – TEMA E DURAÇÃO


II – JUSTIFICATIVA

III – OBJETIVOS GERAIS

IV– RECORTES TEMÁTICOS

V – RECURSOS

VI – AVALIAÇÃO


VII – BIBLIOGRAFIA

  

I – TEMA E DURAÇÃO


  
TEMA:  JORNAL NA SALA.
                  
DURAÇÃO: todo o ano letivo de 1999.

        

II -  JUSTIFICATIVA





Atualmente temos que ser aprendizes permanentes, sempre prontos para responder as diferentes necessidades que vão surgindo a cada dia no mundo. Trata-se de uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender a aprender tornou-se uma meta que requer um tipo diferente de conhecimento e um sistema diferente de construção desse conhecimento. Assim apresentamos o jornal como alternativa não convencional de se trabalhar com uma diversidade de variações lingüísticas e que propicia a conscientização de diferentes contextos sociais do indivíduo como ser pensante/ atuante da sociedade.
                   Uma Educação de Adultos voltada para aspectos que lidam com o cotidiano do educando e que parta para um sentido realmente significativo da sua função social como cidadão (aspecto priorizado no plano de Ensino), nos leva a um trabalho dirigido com o jornal, na qual acreditamos ser um riquíssimo material pedagógico.
                   O trabalho com o jornal na sala se transforma em uma forma democrática de desenvolver a consciência da cidadania, pois ele não apenas informa, mas principalmente exerce o poder de formar opinião.                               O envolvimento do jornal no processo educativo da sociedade se configura como instrumento multifacetado, com inúmeras ações que visam contribuir cada vez mais para a difusão da informação e do saber no País.
                   Esse verdadeiro caleidoscópio de atividades representa uma ponte entre o mundo da mídia impressa e o  mundo da educação. Além de desenvolver o hábito da leitura, ele passa a contribuir para a construção da liberdade do ser humano com base na democratização do saber.

III  -  OBJETIVOS GERAIS





                   Entende-se que o processo de leitura é um ato de projeção e por isso de identificação, portanto, ler significa realizar uma leitura de si e do outro, é entrar na ordem do prazer e percorrer o mundo da leitura pelo viés do afeto, organizando efetivamente um mundo melhor, mais amplo e significativo.
                   Seguras disso viabilizamos o Projeto “Jornal na sala” com os alunos, buscando valorizar a linguagem escrita, desenvolvendo um trabalho centrado na leitura e proporcionando condições para que o aluno amplie e recrie o conhecimento já existente em diversas áreas, com enfoque nas questões sociais urgentes que nos leva aos temas transversais (proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais), acreditando que esses assuntos serão norteadores de todo o trabalho nas diferentes disciplinas.
























IV -  RECORTES TEMÁTICOS


                  

-         Trabalhos com várias modalidades de linguagem:
·        Manchetes
·        Anúncios
·        Charge
·        Classificados
·        Propaganda
·        Adivinhações
·        Piadas
·        Esportes
·        Meteorologia
·        Horóscopo
·        Poesia
·        Crônica
·        Reportagem
·        Entrevistas
·        Gráficos e tabelas
·        Histórias em quadrinhos
·        Curiosidades

-               Confrontação de várias abordagens de uma mesma notícia em diferentes jornais;
-               Leitura crítica do jornal a fim de que os alunos não sejam apenas objeto, mas também  sejam sujeitos da Histórias;













V – RECURSOS






-               Diferentes jornais ( Estadão, Folha de São Paulo, Diário, Jornal da Manhã e outros);
-               Fichas mimeografadas;
-               Vídeos;
-               Jornal mural;
-               Textos variados ( panfletos, contas de água, luz e telefone diversos textos literários que enriqueçam a notícia discutida);
-               Mapas;
-               Globo Terrestre e
-               Pesquisas.

























VI - AVALIAÇÃO





                   A  avaliação constará de uma observação constante, numa ação educativa decorrente da análise do seus entendimentos, de modo a favorecer ao jovem/adulto o alcance de um saber competente.
                   Mas, dentre todos os instrumentos que serão utilizados para avaliar não deixaremos de respeitar o ritmo de cada indivíduo, sempre analisando quem aprendeu, quem AINDA não aprendeu. O fato de se incluir o AINDA revela que existe a possibilidade de o aluno estar aprendendo sempre, evoluindo permanentemente em suas hipóteses e assim oportunizar-lhes muitos desafios que favoreçam sua descoberta de mundo.



                   “Não existe Educação sem avaliação e não existe avaliação sem a intenção de educar”.

Jussara Hoffmann




























VII – BIBLIOGRAFIA







-               FARIA, Maria Alice de Oliveira. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1989.


-               SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. O texto: da teoria à prática: subsídios à proposta curricular para o ensino de língua portuguesa; 1 Grau. São Paulo: SE/CENP, 1991.


-               SÃO Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Ciclo Básico: 1 Grau. 2. Ed. São Paulo: SE/CENP, 1994. V1. (Prática Pedagógica).


-               Projeto :  “O Estadão na Escola”. Propostas educacionais com o uso do jornal on line.


-               Hoffmann, Jussara Maria Lerch, Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade- Porto Alegre: Educação e realidade, 1993.


-               Freire, Paulo, Pedagogia da Autonomia- Saberes Necessários à Prática Educativa. 5ª Edição, ED. Paz e Terra.























                   “Ler o mundo é também tocá-lo, senti-lo, pensá-lo em suas partições, em suas múltiplas faces, nos seus jeitos instáveis, fluidos”.

Paulo Freire




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