quarta-feira, 1 de março de 2017

Projeto

I - Tema: Esporte

II - Faixa etária: 04 a 06 anos

III – Justificativa:
         O projeto “Esporte” foi elaborado com o intuito de ampliar o conhecimento das crianças. As educadoras que já possuem prazer pela prática proporcionarão momentos de reflexão, conscientização e a socialização de uma forma agradável, para um bom desenvolvimento das crianças.


IV – Objetivos:
§  Promover a socialização e conscientização, a cidadania.
§  Respeitar e mostrar a capacidade do portador de deficiência física.
§  Promover campeonato entre as creches.
§  Desenvolver cuidados pessoais para uma vida saudável.

V – Meta:
         A partir de jogos e brincadeiras, o educador possibilitará que a criança amplie seu conhecimento, assim como seu potencial, oferecendo um trabalho em grupo e criando vínculos com outras crianças, familiares e comunidade.

VI – Metodologia:
         Realizaremos atividades em grupos e individuais, promovendo conversas informais com as crianças, demonstrações de diversos jogos, atividades com recortes de jornais e revistas, fita cassete, apresentações e palestras por atletas, podendo também organizar competições entre as crianças.

VII – Recursos:
§  Livros e apostilas;
§  Quadro, giz;
§  Cartolinas, painéis, pincéis;
§  Palestras, filmes e passeios educativos;
§  Sucatas;
§  Material de esporte;
§  Parquinho.

VIII – Avaliação:
         As crianças serão avaliadas ao longo do projeto por meio de observações e relatórios, estimulando o interesse e o desenvolvimento da mesma.

IX – Cronograma:
         Aproximadamente 14 semanas.

X – Bibliografia:
-         Internet.
-         Referencial Curricular Nacional;
-         Revista Escola;
-         Coleção de Olho no Mundo.




Planejamento Mensal

(março, abril, maio e junho)

28/02 à 02/03
§  Explorar o tema: Esporte (o que sabem?)
§  Surgimento da roda (trabalhar o círculo)
§  Montar questionários para os pais, ex.:
-         Os pais praticaram algum esporte?
-         Qual o esporte predileto dos pais e da criança?
-         Já assistiu ou participou de alguma competição?

05/03 à 09/03
§  Atividades com o corpo humano
§  Explorar, questionar e ensinar as funções do corpo humano
§  Higiene corporal
§  Cuidados necessários com a alimentação (bom para saúde)
§  Visualizar a palavra ESPORTE: quantas letras, as vogais e consoantes
§  Questionar quais os tipos de esporte que a criança conhece – jornais, revistas e desenhos

12/03 à 16/03
§  Falar sobre os malabaristas de circo
§  Visualizar e trabalhar as palavras: FUTEBOL, BASQUETE, NATAÇÃO, VÔLEI, CORRIDA, GOLF, SURF.
§  Ensinar:
-         Quantos jogadores, quantas bolas, quantos juízes, bandeirinhas, trave, etc.
-         Onde se joga ou onde se pratica determinado esporte (areia, quadra, campo, água, etc.)
-         Tamanho da quadra (grande, pequena, etc.)

19/03 à 23/03
§  Frutas e legumes para dieta dos atletas
§  Visualiza, explorar e ensinar sobre: BOLA, RAQUETE, TRAVE, CARRO, CESTA, BICICLETA
-         diferenças da bola macia, dura, grande, pequena
-         experiências com bola (leve e pesada)
-         campeonato entre agrupamentos

26/03 à 30/03
§  Visualizar, explorar e ensinar sobre:
-         FUTEBOL – Jogadores famosos, importância do futebol
-         NATAÇÃO – ÁGUA – preservação, benefícios, higiene, alimentação
-         PRÁTICAS – brincadeiras com água e bola

02/04 à 06/04
§  Prática – ensinar e explicar sobre: Jogos, maratonas, judô, karatê, boxe, ginástica olímpica, corrida em pista
§  Falar sobre Airton Sena e trabalhar a cor vermelha
§  Preparação de alimentos e higiene
§  Mostrar que esporte é saúde
§  Brincadeiras de competição – conscientizar e aceitar a perda e o ganho

09/04 à 12/04
§  Trabalhar com cores – expor painéis, desenhos sobre o tema em estudo
§  Trabalhar com o corpo e as funções e os cuidados do mesmo para ser um bom atleta. (excesso de bombons, chocolates não faz bem para a saúde)

16/04 à 27/04
§  Dia do Índio
§  Visualizar, explorar e ensinar as palavras:
-         Olimpíadas: onde se realizam, de quanto em quanto tempo, torneios, valor da premiação (taça, medalhas)
-         Copa – nacional e mundial
-         Cidadania – valores (orgulho, incentivo a honra à pátria)
§  Livro infantil (falar)
OBS: Trabalhar as palavras, mostrando vogais, consoantes, quantidade, cores de algumas bandeiras de países.

30/04 à 04/05
§  Trabalhar sobre o dia do “Trabalho”
§  Falar sobre o portador de deficiência física
-         Questionário
-         Procurar em revistas ou conversas informais fatores que fazem a pessoa ficar deficiente (acidentes, formação genética, etc.)
§  Dia das Comunicações
§  Trabalhar o dia Mundial do Meio Ambiente

07/05 à 11/05
§  Visualizar, explorar e ensinar:
-         Animais utilizados para prática de esportes: cavalo, cachorro
-         Equipamentos de proteção utilizados para determinados esportes: coletes, capacete, tornozeleira
-         Trabalhar o valor da mãe em nossas vidas

14/05 à 18/05
§  Filmes educativos – Portador de deficiência
                                    - Normais
§  Preparo físico para quem trabalha no corpo de bombeiro
§  Pedir as crianças para contar alguma história envolvendo atleta (linguagem oral e escrita/desenhos)
§  Questionar o que entenderam do filme ou história

21/05 à 25/05
§  Palestras e passeios educativos
§  Ginástica em: parquinho, colchões, corda, arremesso, saltar, correr, etc.
§  23 de Junho – início do inverno

28/05 à 01/06
§  Confecção e exposição de brinquedos, atividades relacionadas ao tema.
§  Trabalhar a socialização

04/06 à 08/06
§  Visita a creche (Jaraguá e Planalto)
§  Campeonato em creche
§  Cuidados com carro, bicicleta, patins, barco (iatismo), prancha, etc.
§  Identificar e estimular o esporte que mais a turma gostou.

11/06 à 22/06
§  Avaliação geral com as crianças – nº. 5, quantidades, cores, alfabeto, higiene e cuidados básicos
§  Festas Juninas

25/06 à 29/06
§  Avaliação e relatório da educadora sobre o projeto:
-         Dificuldades
-         Vantagens/ Desvantagens
-         O que ficou marcado para educadora e criança
-         Escolha e preparação de outro tema para o próximo semestre


Datas comemorativas:

15 de março – Dia do Circo
21 de março – Início do Outono
31 de março – Dia da Integração Nacional
03 de abril – Merendeira ( Cozinheira )
07 de abril – Dia Mundial da Saúde
15 de abril – Páscoa e Dia da Conservação do Solo
18 de abril – Monteiro Lobato / Livro Infantil
19 de abril – Dia do Índio
21 de abril – Tiradentes
22 de abril – Descobrimento do Brasil
05 de maio – Dia das Comunicações
13 de maio – Dia das Mães
13 de maio – Dia da Abolição da Escravatura
05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
12 de Junho – Dia dos Namorados
12 de Junho – Dia do Correio Nacional

13 a 29 de Junho – Festas Juninas

Nenhum comentário: