TEMA: Escola é lugar de brincar e de desenvolvimento cognitivo.
TURMAS: Maternal I e Maternal II
JUSTIFICATIVA:
A integração criança x criança e criança x adulto se dá por meio da brincadeira, possibilitando dessa forma a construção de uma maior identidade autônoma, cooperativa e criativa. A criança que brinca adentra ao mundo do trabalho, da cultura e dos afetos pela via da representação e da experimentação. Os jogos sempre existiram independentes da época, local ou classe social e são sempre transmitidos de geração para geração. Representam as conquistas de quem pôde sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar ou agir, esforçando-se por superar os desafios da brincadeira... Recriando o tempo, o lugar e os objetos em jogo... A criança se expressa pelo ato lúdico e é através deste ato que a criança carrega consigo as brincadeiras que perpetuam e renovam a cultura infantil, desenvolvendo formas de convivência social, modificando-se e recebendo novos conteúdos, a fim de se renovar a cada nova geração. “É pelo brincar e repetir a brincadeira que a criança sempre saboreia a vitória de aquisição de um novo saber fazer algo, incorporando-o a cada novo brincar.” Sendo assim, ao nascermos ganhamos nosso primeiro brinquedo e com o passar dos tempos, vamos nos apropriando dele, criando vínculos e tendo a oportunidade de compartilhá-lo com pessoas que nos rodeiam. ( Dornelles, 2002, p. 103). Partindo de todos esses conceitos, será desenvolvido o projeto “Escola é lugar de brincar, lugar de se divertir...” com a turma do Maternal l I, devido à necessidade do grupo em explorar, criar e vivenciar momentos de troca, de afeto, de experimentação e sensações, utilizando o “brinquedo” como o fio condutor das primeiras aprendizagens, assim como os valores que são essenciais para a vida futura, considerando que nessa idade, a criança também precisa experimentar concretamente para poder construir estes conceitos e depois imaginá-los de forma subjuntiva e simbólica.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar através da brincadeira o lúdico, as trocas (interações) e as combinações, assim como a exploração de diversos recursos de forma prazerosa e criativa, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens, conhecimentos e relações com o outro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS POR FAIXA ETÁRIA:
Maternal I
· Despertar a fantasia e a imaginação;
· Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e corporal;
· Desenvolver a construção do vínculo afetivo;
· Proporcionar o desenvolvimento dos cinco sentidos;
· Desenvolver a motricidade ampla e fina;
· Construir brinquedos utilizando materiais recicláveis;
· Desenvolver a sociabilização;
· Promover a autonomia da criança, de maneira que ela possa criar os próprios cenários para as suas brincadeiras;
· Possibilitar interações das crianças com diversas linguagens ( plástica, oral, faz-de-conta, etc.);
· Criar vínculos e possibilitar o conhecimento sobre o dia-a-dia da escola.
Maternal II
· Proporcionar o desenvolvimento da linguagem oral e corporal;
· Construir brinquedos utilizando materiais recicláveis;
· Despertar a fantasia e a imaginação;
· Desenvolver a construção do vínculo afetivo;
· Proporcionar o desenvolvimento dos cinco sentidos;
· Desenvolver a motricidade ampla e fina;
· Desenvolver a sociabilização;
· Promover a autonomia da criança, de maneira que ela possa criar os próprios cenários para suas brincadeiras.
· Possibilitar interações das crianças com diversas linguagens ( plástica, oral e faz-de-conta);
· Criar vínculos e possibilitar o conhecimento sobre o dia-a-dia da escola.
METODOLOGIA:
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com os alunos através da interação com o professor. A rotina será seguida conforme estabelecida pelo Centro educacional por cada turma.
ATIVIDADE DE CULMINÂNCIA:
Será feita uma demonstração para as outras turmas do Centro Infantil dos brinquedos confeccionados através de sucatas durante o desenvolvimento do projeto.
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