Cidadania- textos e
atividades
CIDADANIA. Por Juliana
Promotora.
Vamos procurar no
dicionário o que significa a palavra CIDADANIA
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O que é
cidadão?............................................................................................................................
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MANDAMENTOS CÍVICOS
1. Honra a Deus amando
a Pátria sobre todas as coisas, pois Deus nos deu por berço esta Terra com tudo
o que nela existe de esplendor no céu e de beleza e de fartura na terra
(ecologia).
2. Considera a Bandeira
como a imagem viva da Pátria, prestando-lhe o culto do teu amor e servindo-a
com todas as forças do seu coração (religiosidade).
3. Honra a Pátria no
passado, sobre os túmulos dos heróis, glorifica-a no presente: com a virtude e
o trabalho, impulsiona-a para o futuro: com a força e a dedicação, que é a
força da fé. ( estudo e trabalho).
4. Instrui-te para que
possas andar por teu passo na vida e transmita a teus filhos a instrução que
dote que não se gasta, direito que não se perde, liberdade que se não limita
(educação).
5. Pugna pelos direitos
que te confere a lei, respeitando-a em todos os seus princípios, porque da
obediência que se lhe presta a Ordem, que é a Força sua vê que mantém os homens
em harmonia (Lei dos direitos e deveres).
6. Ouve e obedece aos
teus superiores, porque sem disciplina não pode haver equilíbrio. Quando sentires
o tentador, refugia-te no trabalho, como quem se defende do demônio na
fortaleza do altar (disciplina e ordem).
7. Previne-te na
mocidade, economizando para a velhice, que assim prepararás de dia a lâmpada
que te ilumina a noite (instrução e educação).
8. Acolhe o hóspede com
agasalho oferecendo-lhe a terra, a água e o fogo, sempre porém, como senhor da
casa, nem com arrogância que o afronte, nem com submissão que te humilhe, mas
se serenamente sobranceiro (solidariedade).
9. Ouve aos teus, que
tem interesse no que lhes é próprio reservando-te com os de fora. Quem sussurra
segredos é porque não pode falar alto, e as palavras cochichadas nas trevas são
sempre rebuços de idéias que se não ousam manifestar ao sol (influências /
opinião própria).
10. Ama a terra em que
nasceste e a qual reverterás na morte. O que por ela fizeres por ti mesmo farás
que és terra, e a tua memória viverá na gratidão do que te sucederem (fazer o
bem).
Estes mandamentos
encerram-se em dois:
Amar a Pátria sobre
todas as coisas e
Aos que conosco
trabalham para engrandecê-la
Os mandamentos cívicos
(em uma nova versão)
1. preservas a
natureza, pois foi Deus quem nos concedeu tanta beleza.
2. Respeita a Bandeira,
como se deve respeitar a religião.
3. Estuda o passado
para que possas conhecê-lo e trabalhando no presente possas construir o futuro.
4. Estude e dê
oportunidade para que seus filhos possam estudar pois esse, é o seu maior bem,
que ninguém poderá tirar.
5. Quem não tem
instrução não poderá defender seus direitos por não conhecê-los.
6. Tenha disciplina e
saiba obedecer.
7. Estude enquanto se é
jovem para garantir uma velhice tranqüila.
8. Ajude o próximo.
9. Ouve seus pais e
seus professores que desejam o seu bem, cuidado com os falsos amigos.
10. Faça o bem para que
tua memória permaneça.
Declaração Universal
dos Direitos Humanos
O direito à vida
Artigo 1º - todos os
seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, e dotados que são
de razão e consciência, devem comportar-se fraternalmente uns com os outros.
Artigo 3º - todo
indivíduo tem direito à vida, à liberdade, e à segurança de sua pessoa. O
direito à integridade da vida
Artigo 5º- ninguém será
submetido a torturas, penalidades ou tratamentos cruéis desumanos ou
degradantes.
O direito a vida
privada e a honra
Artigo 12- ninguém será
objeto de ingerências arbitrárias em sua vida privada e sua família, seu
domicílio ou sua correspondência, nem de ataques às sua honra e reputação. Toda
pessoa tem direito à proteção da lei contra tais ataques.
Estatuto da criança e
do adolescente
Lei nº 8069/90 Brasil
Artigo 3º - a criança e
o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa
humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta lei, assegurando-se
a eles, por lei ou por outros meio, todas as condições de liberdade e de dignidade.
Artigo 4º- é dever da
família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com
absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à
alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura,
à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Parágrafo único: a
garantia a prioridade compreende:
a) primazia de receber
proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
b) Precedência de
atendimentos nos serviços públicos ou de relevância pública.
c) Preferência na
formulação e na execução das políticas sociais públicas.
d) Destinação
privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à
infância e à juventude.
Artigo 5º- nenhuma
criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência,
discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da
lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
Artigo 7º- a criança e
o adolescente tem direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação
das políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e o
desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Na verdade, todas essas
leis que foram lidas falam sobre o
quê.....................................................
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Escreva abaixo 6 coisas
boas da vida de uma pessoa:
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Escreva abaixo 6 coisas
ruins na vida de uma pessoa:
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As regras da boa
convivência em sala de aula
respeitar a
professora;
respeitar os colegas;
ajudar os amigos;
não xingar;
ser gentil;
ser educado;
saber falar e ouvir;
respeitar a opinião
dos colegas
não agredir
fisicamente os amigos.
A minha vida está sendo
respeitada?...............................................................................................
A vida do planeta está
sendo respeitada? Por
quê?........................................................................
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O que eu posso fazer
para preservar o
planeta?.............................................................................
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Escreva um texto
falando sobre a vida:
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O que nós podemos fazer
para preservar a natureza da nossa escola?
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Precisamos cuidar de
nosso planeta
Hoje em dia as pessoas
aparentemente estão muito preocupadas em preservar a natureza, e quando se fala
em natureza, a primeira coisa que vem em nossas mentes é um lugar cheio de
árvores, e muito verde, principalmente, você já parou para pensar por quê o
verde é tão importante?
Pois bem, as árvores e
todos os seres vivos da família dos vegetais, aqueles que nós chamamos de
plantas, são as responsáveis pela fabricação e renovação do oxigênio que nós
seres humanos necessitamos para respirar. Então, se as árvores e as plantas
desaparecerem da face da Terra, quem é que vai produzir o oxigênio?
Além disso, as plantas
são seres produtores dentro da cadeia alimentar. O que significa isso?
Significa que elas produzem o seu próprio alimento, se não houvesse outros
seres vivos na Terra ainda assim as plantas sobreviveriam porque elas não
dependem de outros seres, muito pelo contrário, nós seres humanos e os outros
animais é que precisamos das plantas. Como é que as plantas produzem seu
alimento? Elas fazem isso por um processo que nós chamamos de fotossíntese: é
mais ou menos o seguinte:
As plantas usam a luz
do sol juntamente com o gás carbônico e mais a água e produz o oxigênio e a
energia. Assim a planta se mantém viva e dá vida para os animais que as
consomem.
Mas você pode pensar:
eu não como árvore e nem mato, e se essas plantas acabarem eu posso comer um
belo bife de boi ou um bom pedaço de galinha, ou então um belo pernil de porco,
não é? Até é. Mas e o boi para se manter vivo come o quê? E a galinha come o
quê? E o porco come o quê? Todos eles são consumidores primários que se
alimentam de plantas, de mato, de capim, de milho e outros vegetais da
natureza, e sem esses vegetais, adeus bife, adeus frango, e adeus leitão.
Por essas e outras
coisas mais, você deve ajudar a preservar a natureza, e não adianta ficar
fazendo discurso para tentar convencer os outros se você não mudar a si mesmo,
vamos cuidar do jardim da nossa escola e de todo verde que estiver à nossa
volta, assim a natureza agradecida retribuirá com frutos e flores que nos
alegrarão e perpetuarão a nossa existência.
Por que as plantas são
importantes no nosso planeta?
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Declaração Universal
dos Direitos Humanos
artigo 25- toda pessoa
tem direito a um nível de vida adequado, que lhe assegure assim como à sua
família, a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário,
a habitação, a assistência médica e os serviços sociais necessários, tem
ademais, direito aos seguros no caso de desemprego, enfermidade, invalidez,
viuvez, velhice e outros casos de perda de seus meios de subsistência por
circunstâncias independentes de sua vontade.
Estatuto da criança e
do adolescente
Artigo 8º
Parágrafo 3º-
estabelece ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que
dele necessite.
Artigo 18º- é dever de
todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de
qualquer tratamento violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Constituição da
República do Brasil
Artigo 277- é dever da
família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente com
absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao
lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, a liberdade,
e à convivência familiar e comunitária. Além de colocá-los a salvo de toda
forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.
O que a sociedade de
modo geral está fazendo para acabar com o problema da fome?
Despertar a sociedade
para a luta contra a fome e a miséria tem sido o desafio da Ação da Cidadania,
movimento articulado pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho.
Há três anos, o Comitê
Rio da Ação da Cidadania ajuda a promover um Natal sem fome para milhares de
famílias carentes do Rio de Janeiro. Em 1993, 25 mil cestas básicas foram
arrecadadas. Esse número dobrou em 1994, chegando a 60 mil em 1995. Nestes três
anos mais de meio milhão de pessoas tiveram o que comer no Natal.
Parceria e
solidariedade foram marcas determinantes para a realização de todos esses
natais, que contaram com a adesão de inúmeras empresas, escolas, meios de
comunicação, etc. artistas e a sociedade em geral participaram e deram suas
contribuições. A mídia teve papel importante, divulgando a campanha e dando
transparência à arrecadação e a distribuição dos alimentos.
Você acredita que os
direitos dos cidadãos descritos acima estão sendo respeitados? Por quê?
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As doenças da fome
A falta de alimentos ou
a ausência de uma dieta alimentar equilibrada podem determinar graves
conseqüências para o organismo como: desnutrição, bócio, hipovitaminose e
anemia.
Desnutrição:
caracteriza-se por atraso no crescimento e ganho de peso, inchação, apatia,
emagrecimento e falta de apetite. Em certas partes do mundo é comum ver
crianças de dois ou três anos que não andam, não engatinham e não falam por
causa desta doença. Pesquisas recentes mostram que os brasileiros não consomem
o mínimo de calorias necessárias ao organismo, e isso atinge 64% de todo o
povo.
Entre as causas da
desnutrição a principal é a pobreza.
Bócio: é causado pela
falta de iodo na alimentação.
Hipovitaminose A: causa
até cegueira.
Anemia: é causada pela
falta de ferro na alimentação, como conseqüência, a pessoa fica fraca e pálida.
Além da falta de uma
alimentação equilibrada falta muita informação para que essas e outras doenças
possam ser evitadas.
Lembre-se : comer bem é
comer qualidade e não quantidade.
Quais são as medidas
tomadas pelo governo para o combate a
fome?..........................................
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Você acha que essas
medidas tem sido
eficazes?...........................................................................
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O que você acha que
ainda é necessário para acabar com a fome no
Brasil?................................
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Você tem uma boa
alimentação em sua casa? O que você costuma
comer?..................................
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Como é a merenda de sua
escola e como você gostaria que ela fosse?.........................................
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Declaração Universal
dos Direitos Humanos
Artigo 25- Toda pessoa
tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua
família, a saúde e o bem-estar e, de modo geral e especial, a alimentação, o
vestuário, a habitação, a assistência médica e aos serviços sociais
necessários; tem ademais, direito aos seguros em caso de desemprego,
enfermidade, invalidez, viuvez e outros casos de perda de seus meios de
subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.
Estatuto da Criança e
do Adolescente
Lei nº 069/90 Brasil
Artigo 7º - A criança e
o adolescente têm o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação
de políticas sociais públicas que permitam o seu nascimento e desenvolvimento
sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Artigo 11- é assegurado
atendimento médico à criança e ao adolescente através do Sistema Único de
Saúde. Garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para a
promoção, proteção e recuperação da saúde.
Parágrafo 1º - criança
e adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado.
Parágrafo 2º- incumbe
ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os
medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação e
reabilitação.
Constituição da
República Federativa do Brasil – 1988
Artigo 196- a saúde é
direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e
econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao
acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção
e recuperação.
Você acredita que todos
esses direitos do cidadão estão sendo colocados em prática?.................
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Quais direitos ainda
não existem na prática e por
quê?...................................................................
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O que é saúde?
A saúde é, assim
entendida como direito do homem. Em se tratando de um direito, cabe ao estado zelar
por ele e se empenhar para que os cidadãos possam desfrutá-lo. Aos governos
cabe, pois, proporcionar as necessárias boas condições de sobrevivência à
população, ou seja, elevar o seu padrão de vida.
Nesse contexto, o
conceito de saúde se amplia e engloba muito mais do que a simples ausência de
moléstias. Na definição da OMS, saúde é “o estado de completo bem-estar físico,
mental, social não significando apenas ausência de doença”. A partir daí,
podemos ponderar que a saúde, para ser mantida, não depende apenas de médicos e
hospitais mas de toda uma estrutura que garanta alimentação adequada,
habitação, vestuário, transporte, lazer, educação, bom ambiente de trabalho,
segurança, salários suficientes para cobrir o custo de vida e hoje, a
preservação do ambiente, cuja deteriorização crescente tantos danos tem causado
ao homem. Em outras palavras, saúde implica desenvolvimento.
A saúde é como
dissemos, um direito do cidadão. Cabe ao Estado proporcionar a ele este
direito. No Brasil, porém não se pode dizer que a proposta da ONU esteja sendo
cumprida.
O brasileiro ainda não
possui direitos à saúde. Que o digam não só a enorme miséria observada em
várias partes do país, mas também a desigualdade de padrões de vida, as
deficiências físicas e mentais de crianças cujas mães não receberam assistência
nutricional e médica durante a gravidez, a ausência de saneamento básico, a
disparidade entre salários, a falta de assistência à velhice, a precariedade
das campanhas de imunização, as deficiências do sistema médico – hospitalar, as
longas filas para o atendimento médico, a falta de recursos da população para
comprar remédios, a crise habitacional e muitos outros problemas.
O lixo e as doenças
Muitas doenças podem
estar associadas à forma como o lixo está depositado no ambiente, pois ele é o
alimento, fonte de água e abrigo para uma infinidade de organismos nocivos à
saúde humana. O serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos, identificou cerca
de 22 doenças humanas que podem estar associadas ao lixo sólido, principalmente
aos dejetos humanos.
Algumas doenças associadas
ao lixo:
- febre tifóide: doença
infecciosa provocada por bactéria que se multiplica no intestino.
- Cólera: doença
infecciosa aguda provocada por bactéria geralmente epidêmica caracterizada por
vômitos e diarréia.
- Desinteria: infecção
intestinal provocada por diferentes tipos de microorganismos patogênicos.
- Antraz: infecção
estafilocócica da pele, formada da reunião de muitos furúnculos que se alastra
pelo tecido subcutâneo.
- Peste bubônica?
Doença infecciosa e contagiosa provocada por uma bactéria que é transmitida ao
homem pela pulga do rato.
- Tracoma: conjuntivite
causada por um vírus.
- Triquinose: infecção
parasitária do homem transmitida pela carne do porco quando o animal é
alimentado com lixo não esterilizado.
O lixo e o ambiente
No ambiente o lixo pode
causar vários danos à qualidade das águas, do solo, do ar, por diferentes tipos
de poluição.
- água: a disposição
inadequada do lixo pode contaminar rios e lagos. O chorume, líquido que emana
da decomposição do lixo, é um dos principais poluentes.
- Solo: o lixo pode
alterar as características físicas, químicas e biológicas dele.
- Ar: a queima do lixo
libera fumaça tóxica nociva á saúde humana.
- Visual: o lixo tem um
aspecto considerado desagradável, além do odor: ele modifica características
estéticas da paisagem e introduz uma fauna desagradável: moscas, baratas, ratos
e urubus;
- Sonora: o trabalho de
coleta, disposição e tratamento do lixo envolve transporte por caminhões e um
maquinário para tratamento que produz ruídos desagradáveis.
Saneamento básico
O saneamento tem por
fim, tornar o nosso ambiente são, respirável e habitável.
Fazem parte do
saneamento básico:
- abastecimento de água
- a coleta de lixo
- a rede de esgotos
O abastecimento de água
de uma cidade cuida do tratamento de água, tornando-a própria para ser
consumida.
A coleta de lixo cuida
da retirada do lixo da cidade. Para evitar a contaminação da água e do solo
pelo lixo devemos:
- tampar as latas de
lixo, para evitar moscas;
- coleta de lixo em
sacos plásticos;
- enterrar ou queimar o
lixo quando ele não é recolhido.
A rede de esgotos evita
que o solo, as águas da superfície da terra e o lençol d’água subterrâneo
fiquem contaminados. Quando não houver redes de esgotos na casa, devem-se
construir fossas ou provadas em terrenos mais baixos.
Higiene
Para gozar de boa saúde
deve-se:
- lavar as mãos antes
das refeições;
- escovar os dentes ao
deitar, e depois de cada refeição;
- manter as unhas
limpas e os cabelos penteados;
- andar calçado e com
roupas limpas;
- dormir em quarto
arejado.
Higiene mental
- praticar esportes;
- ler bons livros;
- estudar com capricho.
Higiene social
Para viver bem com as
outras pessoas deve-se:
- ser alegre;
- ser amigo;
- colaborar com o
próximo;
- obedecer os mais
velhos;
- zelar pelo
patrimônio.
Além disso, respeitar
os direitos dos outros.
Higiene dos alimentos
-devem ser guardados em
lugares frescos;
- devem ser cobertos, a
fim de serem protegidos das moscas e da poeira;
- as carnes devem ser
bem cozidas ou fritas;
- as frutas e legumes
devem ser bem lavados antes de serem consumidos.
Higiene da alimentação
Comer bem não quer
dizer comer muito ou comer só as coisas que gostamos.
Comer bem é comer as
substâncias necessárias ao organismo.
Para que o organismo
aproveite bem os alimentos, devemos:
- lavar as mãos antes
das refeições;
- alimentar-se nas
horas certos;
- comer devagar e
mastigar bem os alimentos;
- comer muitas
verduras, legumes e frutas;
- tomar leite e comer
carne;
- evitar alimentos
muito temperados e apimentados;
- só tomar água fervida
ou filtrada;
- não abusar de doces e
refrigerantes.
Por que é importante
viver num ambiente
saudável?.......................................................................
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O esporte e a saúde
Por que o esporte não
combina com as
drogas?..............................................................................
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Qual é a importância da
natureza na nossa
vida?............................................................................
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Como tem sido a relação
entre as pessoas e o ambiente no Parque Saint Hilaire Lange?
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O meio ambiente e o
patrimônio comunitário
Você tem direito a um
meio ambiente saudável, sem poluição de qualquer natureza. Matas, ar, rios,
lagos, mares e animais silvestres necessários ao ecossistema e ao equilíbrio
ecológico são bens preservados para uma vida pura e limpa.
Você pode defender,
perante as comunidades, o poder público, a justiça, todos os patrimônios
sociais, mesmo se estiverem sob domínio particular.
Você deve denunciar
atos de destruição ao meio ambiente quando souber da existência deles. Nos
estados e municípios existem instituições de proteção ao meio ambiente como as
Secretarias do Meio Ambiente que funciona nos estados por meio do IBAMA para
receber denúncias e sugestões dos cidadãos quando ocorrerem agressões aos
recursos da natureza. O patrimônio comunitário, colocado à disposição dos
cidadãos, é composto pelos recursos turísticos, paisagísticos, praças, parques,
praias, corredeiras, cachoeiras, lagos, monumentos históricos e culturais,
museus e todos os lugares que lembram a nossa história. Você tem direito a
usufruir de todos esses bens.
É importante lembrar
porém que, por ser um bem de todos, as coisas devem acima de todas as coisas
ser preservadas. Assim, você mostra ser um cidadão e uma pessoa com boa
educação.
Constituição da
República Federativa do Brasil, 1988
Artigo 225- todos têm
direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e
essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à
coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras
gerações.
Cadeia Alimentar
Nos ecossistemas existe
uma relação de dependência entre os seres vivos que o compõe, isto é, cada um
ocupa um papel e um espaço, mas um depende do outro para se alimentar ou para
se manter vivo nesse ecossistema. Nesta teia complicada da vida existem os seres
que produzem o seu próprio alimento, os vegetais utilizam-se da luz solar e gás
carbônico e produzem seu alimento, oxigênio e crescendo fortes servem de
alimentos para outros animais que por sua vez servem de alimento para outros
animais. Quando um ser desta cadeia entra em extinção começa a existir um
desequilíbrio ecológico, o que afeta profundamente a vida humana de um modo ou
de outro. Por isso, sabendo que precisamos respeitar o direito dos outros é bom
também lembrar que devemos respeitar o direito de a natureza crescer e se
manter em perfeito funcionamento sem a interferência humana, pois só assim, um
dia poderemos dizer que o futuro será belo, pois se o homem não parar com sua
destruição não haverá mundo para seus filhos e netos que certamente nem
chegarão a conhecer esse mundo da forma como nós o conhecemos.
Por que devemos
preservar a
natureza?..........................................................................................
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A natureza do Parque
Saint Hilaire Lange tem sido
preservada?.....................................................
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Declaração Universal
dos Direitos Humanos
Artigo 13- toda pessoa
tem direito de circular livremente e de escolher sua residência no território
de um país. Toda pessoa tem direito de sair de qualquer país, inclusive do
próprio país, e a regressar ao seu país.
Artigo 17- toda pessoa
tem direito à propriedade, individual ou coletivamente. Ninguém será privado
arbitrariamente de sua propriedade.
Artigo 22- toda pessoa,
como membro da sociedade, tem direito à segurança social, e a obter, por meio
do esforço nacional e da cooperação internacional, a devida conta da
organização e dos recursos de cada Estado, à satisfação dos direitos
econômicos, sociais e culturais, indispensáveis à sua dignidade e ao livre
desenvolvimento de sua personalidade.
Artigo 25- toda pessoa
tem direito a um nível de vida adequado que lhe assegure, assim como à sua família,
a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário, a
habitação, a assistência médica e aos serviços sociais necessários; tem
ademais, direito ao seguro em caso de desemprego, enfermidade, invalidez,
viuvez e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias
independentes de sua vontade.
Estatuto da Criança e
do Adolescente
Lei nº 8069/90- Brasil
Artigo 7º- A criança e
o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde mediante a efetivação de
políticas sociais públicas que permitem o nascimento e o desenvolvimento sadio
e harmonioso, em condições dignas de existência.
Artigo 22- Aos pais
incumbe o dever do sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes
ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as
determinações judiciais.
Constituição da
República Federativa do Brasil – 1988
Artigo 23- é
competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios:
IX- promover programas
de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de
saneamento básico.
A lei assegura de
maneira geral que as pessoas tem direito à um teto, uma casa para se abrigar e
abrigar seus filhos, no entanto, a realidade é um tanto diferente do que
realmente deveria ser. Porém, de nada adianta uma casa luxuosa, se as pessoas
que lá vivem sofrerem a falta, de bens muito mais preciosos: o amor uma das
outras. O carinho, a compreensão, a educação. Uma família que tem tudo isso
certamente será feliz e a felicidade é um bem que não tem preço...
Descreva a sua
casa:........................................................................................................................
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Escreva como seria a
casa dos seus sonhos, a casa que você gostaria de ter:
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Conte com quem você
vive em sua casa e como é a relação entre vocês:
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