TRABALHANDO COM O TEXTO
Após a leitura e interpretação oral do texto, vamos registrar o que aprendemos, escrevendo.
1- Como você classificaria esse texto quanto à sua função?
( ) Como texto instrucional, pois dá instruções a serem seguidas passo a
Passo, como um manual.
( ) Como texto informativo, pois esclarece-nos sobre um determinado
assunto.
( ) Como um texto poético.
( ) Como uma fábula.
2- De acordo com o que você respondeu na atividade 1, copie do texto um trecho que comprove sua resposta.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3- Você sabe de que fonte o texto “O Primeiro de Maio” foi extraído? Transcreva-a abaixo. ______________________________________________
_______________________________________________________________
4- Onde podemos encontrar textos parecidos com o texto “O Primeiro de Maio”? Em que fontes? Discuta com o professor e registre pelo menos 3 fontes. _________________________________________________________
_______________________________________________________________
5- O que você acha da ideia de se comemorar o dia 1º de maio? Justifique.
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
6- Como é comemorado esse dia em sua cidade/país?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
7- Procure em jornais, revistas, panfletos, dados sobre a comemoração do dia 1º de maio em sua cidade ou país, recorte e cole abaixo. Depois leia para seus colegas.
8- A) Leia a seguinte frase do texto:
Nessa data, deveriam acontecer greves, manifestações, passeatas. Mas, naquele tempo, a data era marcada também por outra festa, onde se festejava a época de semear para depois ter uma boa colheita. |
Que palavra abaixo poderia substituir a que está destacada no texto sem alterar o sentido da frase?
( ) entretanto ( ) porém ( ) contudo
B) Agora, leia esta outra frase:
Naquela época, os operários chegavam a trabalhar mais de 15 horas por dia. |
A palavra destacada no texto expressa a ideia de:
( ) quantidade, intensidade
( ) ideias contrárias
C) Agora que você descobriu a diferença entre MAS e MAIS, assinale as frases em que essas palavras foram empregadas corretamente:
( ) O dia 1º de Maio não é comemorado apenas no Brasil, mas em todo o
mundo.
( ) Até hoje é assim, o dia do trabalhador é marcado por protestos, mais
também por festas.
( ) Os trabalhadores queriam reduzir a jornada de trabalho de mais de 15
horas por dia para 8 horas.
( ) É importante comemorar, mas também é importante reivindicar melhores
salários e condições de trabalho.
9- Para mostrar que você realmente aprendeu a diferença entre o uso de MAIS e MAS, escreva pelo menos duas frases onde essas palavras apareçam. Ah! Mas não é só isso! As frases devem ser relacionadas ao tema trabalho.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O TRABALHO EM EQUIPE É UM DESAFIO, MAS TAMBÉM É UMA ALEGRIA!
MATEMÁTICA NO DIA A DIA
1- Com as informações do motivando e do texto da hora da leitura, vamos realizar alguns cálculos.
A - A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) foi instituída no ano de 1932. Há quantos anos, então, ela foi instituída? Faça os cálculos e escreva todos os números que aparecerem nos cálculos por extenso.
B – Os trabalhadores de Chicago, numa manifestação por melhores salários e condições de trabalho, queriam reduzir sua jornada diária de horas trabalhadas de 16 para 8 horas. Então:
- Se um trabalhador tiver uma jornada diária de 8 horas de trabalho, quantas horas trabalhará numa semana?
- E num mês?
- Lembre-se de que a semana trabalhada não é de 7 dias.
C – Um trabalhador recebe R$ 6,00 por hora trabalhada. Numa jornada de trabalho de 44 horas semanais, quanto ele receberá?
D – De acordo com o salário recebido na atividade C, para comprar uma geladeira de R$ 1.056,00, quantas semanas de trabalho serão necessárias? Isso equivale a quantos dias/meses?
E – DESAFIO! Crie uma situação-problema relacionada ao tema trabalho onde seja preciso usar as operações de multiplicação e divisão.
O TRABALHO DA MULHER
1- Leia o texto abaixo e discuta-o com seu professor e colegas.
A Mulher no Mercado de Trabalho Não vai muito longe o tempo em que a presença da mulher no mercado de trabalho era praticamente uma exceção e, mesmo assim, elas eram vistas com muito receio e até mesmo com certa desconfiança por parte de todos, porque era corrente duvidar-se da honestidade das mulheres que trabalhavam fora e em quase todas as fichas cadastrais femininas, no quesito "profissão", via-se sempre a especificação, "do lar". Mas esse tempo já é passado e hoje elas ocupam as mais diversas profissões no mercado de trabalho, como médicas, operárias, comerciárias, professoras, policiais, motoristas de ônibus, taxistas e praticamente todas as demais profissões, indiscriminadamente. São os tempos modernos, em que já não há mais salários mais baixos que o dos homens para as mulheres que ocupam os mesmos cargos que eles. As maiores dificuldades enfrentadas por elas para a obtenção de um emprego remunerado são as que elas enfrentam quando têm filhos pequenos e precisam deixá-los com alguém que cuide deles para que elas possam trabalhar. Nota-se, no entanto, que a presença de filhos pequenos não parece impedir a maioria das mulheres de procurar trabalho, mas dificulta o seu acesso a uma ocupação, seja por restringir sua escolha de trabalho por um local mais próximo de sua residência e/ou por um tipo de jornada de trabalho menor ou mais flexível ou, ainda, pelo lado do empregador, por preferir contratar mulheres que não possuam filhos menores. Essa situação aponta para a necessidade de atenção por parte dos gestores de políticas públicas no sentido de ampliar-se a oferta de vagas em creches e ensino infantil, especialmente no caso das famílias que são chefiadas por mulheres. Sem dúvida, a entrada das mulheres de forma mais intensa no mercado de trabalho, entre outros motivos, em busca de crescimento e emancipação profissional, fruto do aumento da escolaridade e da possibilidade de novos projetos profissionais, abre a possibilidade de se discutir mais profundamente o papel da mulher e do homem na família e na sociedade, bem como a necessidade de compartilhar de forma mais igualitária as tarefas do lar, da educação, e da criação dos filhos. |
E qual é a realidade das mulheres que vocês conhecem? Escolham duas delas e façam uma entrevista para conhecer seu dia-a-dia.
Nome: _________________________________________________________ Idade: ____________ Local de nascimento: ___________________________ 1. Você trabalha fora? _____________________________________________ 2. Em quê você trabalha? __________________________________________ _______________________________________________________________ 3. Em sua casa, quem cuida dos serviços domésticos (inclusive dos filhos)? ______________________________________________________________________________________________________________________________ 4. Os homens de sua casa costumam fazer esses trabalhos? ______________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5. No que se refere ao serviço doméstico, o que você acha mais justo: só as mulheres devem fazê-lo, mesmo trabalhando fora? Ou deve ser dividido igualmente entre homens e mulheres? ________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________ Por que? _______________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________ Qual a profissão dos seus sonhos? ___________________________________ Você estuda? ____________________________________________________ Por que? _______________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________ |
- Com os colegas, reúnam todas as entrevistas.
- A partir delas, façam uma pequena peça (um jornal falado, por exemplo) falando da situação das mulheres no mercado de trabalho e no trabalho doméstico.
- Apresentem para toda a sala.
- Bom trabalho!
CESTA BÁSICA
Você sabia que um trabalhador que ganha salário mínimo precisa trabalhar 39 horas para comprar os itens de uma cesta básica? Você sabe quais são esses itens? Confira-os abaixo.
Cesta básica é o nome dado a um conjunto formado por produtos utilizados por uma família durante um mês. Este conjunto, em geral, possui gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e limpeza. No Brasil, o DIEESE (DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SÓCIO-ECONÔMICOS), utiliza a Cesta Básica Nacional, ou Ração Essencial Mínima, composta de treze gêneros alimentícios com a finalidade de monitorar a evolução do preço deles através de pesquisas mensais em algumas capitais dos estados brasileiros. A quantidade dos gêneros na cesta varia conforme a região. Os produtos desta cesta básica são: Carne Leite Feijão Arroz Farinha Batata Legumes (Tomate) Pão Francês ou de Forma Café em Pó Açúcar Óleo de soja ou banha Manteiga Frutas (Banana) |
Realize uma pesquisa no comércio de seu bairro e descubra os preços dos itens que aparecem na lista abaixo.
ITENS DA CESTA BÁSICA | PREÇO (R$) |
Carne (KG) | |
Leite (1 L) | |
Feijão (1 KG) | |
Arroz (1 KG) | |
Farinha (1 KG) | |
Batata (1 KG) | |
Legumes (Tomate) (1 KG) | |
Pão Francês ou de Forma | |
Café em Pó (1 KG) | |
Açúcar (1 KG) | |
Óleo de soja ou banha (1 L) | |
Manteiga (1 KG) | |
Frutas (Banana) (1 KG) | |
TOTAL |
SALÁRIO MÍNIMO
Vamos aprender um pouco sobre o salário mínimo. Leia as informações abaixo:
- Salário mínimo nominal: é o salário mínimo vigente.
- Salário mínimo necessário: é o salário mínimo de acordo com o previsto na Constituição Federal: "salário mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família, como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo.” (Constituição da República Federativa do Brasil, capítulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7º, inciso IV). A família considerada é de dois adultos e duas crianças, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salário mínimo necessário.
Sabendo que o salário mínimo atual nacional é de R$ 510, 00, uma família de 5 pessoas (2 adultos e três crianças) teve os seguintes gastos mensais:
GASTOS MENSAIS | |
ALIMENTAÇÃO | 180,00 |
ALUGUEL | 200,00 |
ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA | 40,00 |
LAZER | 50,00 |
SAÚDE | 100,00 |
TRANSPORTE | 40,00 |
TOTAL |
- Calcule o total dos gastos mensais dessa família.
- Compare-os com o salário mínimo: é suficiente? Sobra ou falta dinheiro?
- Uma das crianças adoeceu e os gastos com saúde aumentaram de 100,00 para 177,00. A água e a energia elétrica tiveram um acréscimo de 12,00. Quanto sobrou/faltou para pagar os gastos da família nesse mês?
- Agora observe a tabela abaixo, fornecida pelo DIEESE, com o salário vigente e o salário necessário para a sobrevivência. Escolha pelo menos três meses da tabela e faça os cálculos para encontrar a diferença entre um e outro.
|
CONHECENDO A NOSSA LÍNGUA - I
Leia a frase abaixo e observe as expressões destacadas.
Hoje em dia, por exemplo, tem muita gente apostando que o trabalho manual, aquele feito com as mãos, está com seus dias contados. |
Trabalho manual é o mesmo que trabalho feito com as mãos. Podemos dizer que a palavra MANUAL deriva da palavra MÃOS.
Descubra algumas palavras que têm sua origem em outras:
Mãos: manual, manuseio.
Pão: ___________________________________________________________
Dia: ____________________________________________________________
Pedra: _________________________________________________________
Ferro: __________________________________________________________
Noite: __________________________________________________________
Quando dizemos que um alimento é DERIVADO DE OUTRO, por exemplo, a manteiga é derivada do leite, significa que a manteiga é retirada do leite, vem do leite. O LEITE é o elemento PRIMITIVO, QUE DÁ ORIGEM À MANTEIGA. A manteiga é um ELEMENTO DERIVADO DO LEITE.
Procure no dicionário e dê as informações pedidas:
DERIVAR SIGNIFICA: _____________________________________________
_______________________________________________________________
PRIMITIVO SIGNIFICA: ____________________________________________
_______________________________________________________________
Agora, junto com sua professora, dê um conceito, uma definição para:
SUBSTANTIVO PRIMITIVO: ________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
SUBSTANTIVO DERIVADO: ________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Faça uma lista dos substantivos primitivos e derivados que fazem parte do seu dia-a-dia.
CONHECENDO A NOSSA LÍNGUA - II
Leia um trecho do texto “Profissões que o Tempo Apaga”, observando as palavras destacadas.
Em 1900, Machado de Assis já era considerado um dos maiores escritores do Brasil. Em um de seus contos, Pai contra Mãe, Machado de Assis começa tratando das profissões que desapareceram com o tempo. Machado de Assis se referia ao indivíduo que capturava escravos fugidos, que deixou de existir com o fim da escravidão no país. |
- Como poderíamos reescrever o texto acima sem repetir o termo em negrito nas 2ª e 3ª linhas? Que palavras poderíamos usar? Reescreva o trecho, substituindo pelas palavras que você acha possíveis.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- As palavras que usamos no lugar do nome (no texto acima o nome é “Machado de Assis”), chamam-se pronomes.
- Leia o texto abaixo e reescreva-o, substituindo os nomes por pronomes ou os pronomes por nomes. Escolha a melhor opção e o que cai melhor aos ouvidos.
Cordel do Bom Malaquias O Mineiro Malaquias Trabalhou de motorista. Nas estradas do Brasil, Que a gente perde de vista, O Mineiro Malaquias Comeu muita da poeira, Correu por tudo que é pista. Maria ficava em casa, Quase sempre barriguda. Trabalhando de empregada, Maria nunca lhe negou ajuda. Deu pensão, lavou pra fora, Fez de tudo essa miúda. | Mineiro trabalhador, Agarrado ao volante, Malalquias dava duro Numa labuta constante. O dinheirinho pingava, Mas nunca era o bastante. Ter seu próprio caminhão Malaquias desejava. O lucro era do patrão, Assim como Malaquias estava. Mas Deus ia dar um jeito, Malaquias confiava. (www.releituras.com/jcarino) |
ANALISANDO UM TEXTO JORNALÍSTICO
Cortadores de cana são libertados de trabalho escravo em GoiásA partir do pagamento de salários com cheques sem fundo, fiscalização descobriu 143 trabalhadores aliciados por "condomínio de gatos" que trabalhavam sem descanso semanal e ocupavam alojamentos precários. Por Bianca Pyl O que parecia ser um mero episódio de salários pagos com cheques sem fundo escondia, conforme veio a ser constatado por equipe de fiscalização, mais um caso do trabalho escravo. Depois que um supermercado se negou a aceitar cheques recebidos como pagamento pelo plantio e corte de cana-de-açúcar em duas fazendas do grupo Sada em Aragarças (GO), trabalhadores decidiram denunciar o ocorrido à Promotoria de Justiça local. Os graves problemas não se resumiam aos salários. Os empregados tinham sido contratados de forma irregular em janeiro no Maranhão, Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. Ao chegar a Goiás, foram colocados em casas e barracos sem as mínimas condições de moradia. As casas ficavam nas cidades de Aragarças (GO), Montes Claros de Goiás (GO) e no povoado de Ponte Alta do Araguaia. Alguns receberam colchões. Outros tiveram de dormir no chão. O aluguel e a alimentação ficavam por conta dos próprios trabalhadores. A convenção coletiva de trabalho da categoria determina que o empregador ofereça alimentação e alojamentos para contratados em localidades diferentes daquela de prestação do serviço. Repórter Brasil – Agência de Notícias (reporterbrasil.org.br) |
- Qual o título da reportagem? __________________________________
_______________________________________________________________
- Quem é o autor (a) do texto? __________________________________
- Em que jornal essa reportagem foi publicada? _____________________
_______________________________________________________________
- Onde aconteceu o fato citado no título da reportagem? ______________
_______________________________________________________________
- De acordo com o texto, os trabalhadores estavam sujeitos a trabalho escravo. Cite fatos descritos na reportagem que comprovem essa afirmativa. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Cite pelo menos três condições subumanas às quais os trabalhadores estavam sujeitos.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Registre palavras novas que você leu nesse texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Deixe sua opinião sobre a reportagem. Pinte a carinha que mostra sua opinião.
- O texto trata de assunto importante?
- A ideia central do texto ficou clara?
- A leitura da reportagem trouxe conhecimentos novos a você?
- A linguagem utilizada no texto é fácil ou difícil?
- O que você mudaria no texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TRABALHO DURO E UM GÊNIO DE VÁRIAS FACES
Durante esse mês vamos conhecer vida e obras de um gênio! Seu nome? Certamente você, pelo menos, já ouviu falar dele! LEONARDO DA VINCI.
No caça-palavras abaixo você encontrará as áreas em que ele se destacou. Mas, aí vai uma dica! Todas as palavras (11 ao todo) estão de trás pra frente! Boa sorte!
Esse gênio se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
M | Ú | S | A | T | S | I | M | O | T | A | N | A |
A | E | I | O | U | L | O | C | I | S | U | M | C |
A | A | T | S | I | T | N | E | I | C | B | P | A |
X | P | Q | P | O | C | I | N | A | T | O | B | M |
E | L | E | T | R | I | C | I | S | T | A | A | P |
B | P | O | R | I | E | H | N | E | G | N | E | U |
P | O | E | S | A | T | E | O | P | P | Ç | M | Q |
K | R | O | T | N | I | P | W | Y | H | Ç | Q | A |
O | T | E | T | I | U | Q | A | R | U | P | Ç | M |
A | O | C | I | T | A | M | E | T | A | M | Q | N |
P | R | O | T | L | U | C | E | S | A | P | Ç | M |
R | O | T | N | E | V | N | I | Z | O | P | Ç | A |
SAIBA MAIS...
Leonardo da Vinci | |
Provável autorretrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515. | |
Nascimento | |
Morte | |
Nacionalidade | |
Ocupação | Atuou em diversas áreas, como pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, fisiólogo, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, inventor, anatomista, escritor, poeta e músico |
Escola/tradição | |
Movimento estético | |
Principais trabalhos | |
Assinatura |
Leonardo é reverenciado por sua engenhosidade tecnológica; concebeu ideias muito à frente de seu tempo, como um helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído, durante sua vida, mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria. Como cientista, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da anatomia, da engenharia civil, da óptica e da hidrodinâmica.
Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado em 1926 seu QI (quoeficiente de inteligência) foi estimado em cerca de 180.
Saber um pouquinho mais é sempre muito bom!
QI quer dizer quociente de inteligência e descreve uma pontuação em um teste comparativo que determina a habilidade cognitiva de uma pessoa, ou seja, medem as habilidades gerais de uma pessoa em resolver problemas e entender conceitos, incluindo habilidades de raciocínio, de solução de problemas, armazenar e resgatar informações e relacionar assuntos. Normalmente os testes de QI utilizam uma escala, em que 100 é o resultado máximo e, na maioria deles o resultado entre 90 e 110, ou a média com mais ou menos 10, indica um número de inteligência média. Já o resultado acima de 130 indica uma inteligência excepcional e abaixo de 70, retardamento mental. Os testes mais modernos levam em consideração a idade da pessoa que está realizando o teste, sendo que há diferença entre uma criança, uma pessoa adulta e um idoso, por exemplo. Os testes de QI podem medir a habilidade intelectual de uma pessoa de várias formas. |
MONALISA
Observe atentamente a pintura de Leonardo da Vinci e escreva tudo o que você pode observar nela:
- O que você vê na mulher representada?
- Como estão suas feições, sua postura?
- Como é a paisagem ao fundo na pintura?
- O que você sente ao observar essa imagem?
Mona Lisa |
77 × 53 cm |
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Um pouco de história... Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. Foi começada em 1503 e o quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Alguns historiadores dizem que a mulher representada na pintura pode ter sido vizinha de Leonardo da Vinci e foi retratada em comemoração ao nascimento do primeiro filho (tinha dado à luz há poucos dias). Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a sua maior atração. |
E a Mônica Lisa, você conhece? Maurício de Souza fez uma homenagem a vários artistas famosos ao longo de nossa história, pintando algumas obras com seus personagens como tema. Que tal? Você gostou?
Tente você também recriar a mais famosa obra de Leonardo da Vinci. Use o material que você quiser ou puder usar: tinta, cola colorida, giz de cera, lápis de cor...
Quando terminar sua pintura, conte aos colegas como você realizou o seu trabalho, que materiais usou e por que.
Bom trabalho!
PROFISSÕES
O salário mínimo fixado para o ano de 2010 é de R$ 6.120,00. Calcule:
· Como foi encontrado o valor de R$ 6.120,00? Dica: o salário mínimo mensal é de R$ 510,00.
· O 13º salário é um dos direitos do trabalhador. Ele é pago dividindo-se o salário mínimo em duas parcelas que são pagas durante o ano. Qual o valor de cada parcela?
· O salário total do trabalhador durante o ano é o de 12 salários mínimos, mais o 13º salário. Então, no total, quanto ganha por ano um trabalhador que recebe esse salário?
· Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, com base em dados do IBGE, elaborou uma lista das profissões mais bem pagas do Brasil em 2007. Os valores podem variar muito de acordo com o estado da federação em que o profissional vive. Veja abaixo:
Carreira | Inicial | Médio | Máximo | |
Juiz | Direito | 170.000 | 150.500 | 310.500 |
Médico | Medicina | 85.000 | 40.000 | 1.550.000 |
Delegado de polícia | Direito | 60.000 | 50.000 | 85.000 |
Engenheiro civil | Engenharia | 50.400 | 22.800 | 360.000 |
Engenheiro mecânico | Engenharia | 42.600 | 26.200 | 105.000 |
Professor | Educação superior | 40.440 | 20.000 | 300.000 |
Agrônomo | Agronomia | 40.000 | 27.600 | 96.000 |
Analista de sistemas | Ciência | 38.400 | 30.000 | 180.000 |
Dentista | Dentística | 37.800 | 29.400 | 720.000 |
Arquiteto | Arquitetura | 37.320 | 13.800 | 600.000 |
Advogado | Direito | 36.120 | 20.040 | 3.000.000 |
Contador | Contabilidade | 35.880 | 17.400 | 216.000 |
Administrator | Administração | 35.400 | 25.080 | 1.800.000 |
Jornalista | Jornalismo | 32.880 | 18.000 | 2.400.000 |
De acordo com as informações do texto (tabela), registre:
- De que assunto trata esse texto? _______________________________
_____________________________________________________________
- Na tabela, o que significam as palavras:
Carreira: _____________________________________________________
Inicial: _______________________________________________________
Médio: _______________________________________________________
Máximo: _____________________________________________________
- Pelos valores apresentados na tabela, você acredita que esses salários sejam mensais ou anuais? ____________________________________
- Que profissão apresenta salário inicial mais baixo? ___________________
- E qual delas apresenta salário máximo mais alto? ____________________
- Calcule a diferença entre:
A- Salário inicial maior e menor:
B- Salário máximo maior e menor:
- DESAFIO:
1- QUANTOS SALÁRIOS MÍNIMOS (510,00) RECEBE UMA PESSOA QUE GANHA 10.200,00 POR MÊS?
2- SE UMA PESSOA RECEBE 510,00 POR MÊS, QUANTOS MESES PRECISARÁ TRABALHAR PARA RECEBER 10.200,00?
|
Quanta informação esse texto nos traz! Mostre que você entendeu tudo, tudinho, respondendo às questões propostas.
- O que é Economia? _________________________________________
_______________________________________________________________
- Segundo o texto, do que as pessoas precisam para viver bem? _______
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Quem produz tudo isso (todas essas coisas que as pessoas precisam para viver)? ________________________________________________
_______________________________________________________________
- Procure no seu bairro os nomes de estabelecimentos onde compramos:
Roupas: _____________________________________________________
Calçados: ____________________________________________________
Brinquedos: __________________________________________________
Alimentos: ___________________________________________________
Materiais escolares: ____________________________________________
Remédios: ___________________________________________________
Observe a palavra SUPERMERCADO, que se encontra no texto. Nós a chamamos de substantivo composto, pois é formada pelas palavras SUPER e MERCADO.
E a palavra NÃO-MATERIAIS, no 3º parágrafo, linha 15? Tambem é uma palavra composta: advérbio não + substantivo materiais.
Você conhece outras palavras assim, compostas? Registre algumas nas linhas abaixo.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você percebeu que elas podem ser separadas por um sinal, chamado hífen? Das duas palavras acima, qual delas é separada por hífen? _______________________________________________________________
Sabia que existem regras para a escrita de palavras compostas?
1. Usa-se o hífen para escrever palavras compostas que indicam espécies de plantas ou de animais:
COUVE-FLOR TAMANDUÁ-BANDEIRA PIMENTA-DO-REINO CANÁRIO-DA-TERRA ERVA-DOCE PICA-PAU |
2. Não se usa hífen nessas palavras compostas:
AUTORRETRATO AUTOSSERVIÇO SEMIRRETA CONTRASSENSO |
Você não precisa decorar essas regras, pois são várias e algumas, bem novas. Mas é bom estudá-las. Faça uma pesquisa num dicionário que já possua a nova ortografia e registre algumas palavras compostas da seguinte maneira:
PALAVRAS COMPOSTAS SEPARADAS POR HÍFEN | PALAVRAS COMPOSTAS SEM HPIFEN |
| |
AINDA SOBRE O TEXTO...
- Você sabe como são produzidos os bens e serviços dos quais necessitamos para sobreviver? Que tal realizar uma pesquisa sobre o assunto?
- Juntes-se a um ou mais colegas e procurem na internet, livros, revistas, como são produzidos, por exemplo, o leite que bebemos, os calçados que usamos, o asfalto que cobre nossas ruas, os móveis de nossas casas, as embalagens dos produtos que adquirimos... É uma infinidade de produtos, não é mesmo? Então, mãos à obra!
- Depois da pesquisa pronta e ilustrada, faça uma exposição do trabalho para a turma.
SISTEMATIZANDO
1. Faça uma lista (lembre-se de que, numa lista, as palavras são escritas uma embaixo da outra) de atividades que você pode fazer:
SOZINHO | EM EQUIPE |
2. Dessas atividades listadas por você, qual é a sua preferida? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Você percebeu que os temas estudados por nós se completam? Começamos o ano falando sobre nossa identidade, quem somos, o que fazemos, nosso corpo... Cuidar do corpo é importante, isso é saúde (tema do mês de março). Não adianta cuidar apenas da minha saúde; preciso cuidar da saúde coletiva, como por exemplo, para evitar a dengue! Isso é ética, tema do mês passado. Ser solidário, dialogar, colocar-me no lugar do outro; a vida em sociedade só funciona assim! E a sociedade, como estamos estudando agora, precisa de bens e serviços, produzidos por vários trabalhadores, em várias profissões, que também precisam ser éticos no trabalho que realizam!
Os conhecimentos também precisam ser construídos num todo! Registre, nas linhas abaixo, tudo o que você aprendeu sobre o tema TRABALHO. Nunca se esqueça de ilustrar!
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FELIZ DIA DO TRABALHO
1- Observe a imagem abaixo.
2- Agora vamos procurar entendê-la.
- O que você vê? _____________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________
- Quem são os personagens desse texto? _________________________
_____________________________________________________________
- O que você pode relatar sobre:
A- O que está abaixado? ________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
B- O que está sobre as costas do que está abaixado? _________________
__________________________________________________________________________________________________________________________
- E o que essa imagem que você vê quer dizer? ____________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
· Você concorda com essa imagem? Justifique sua resposta. __________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
- Crie um desenho que demonstre a atitude que você acha correta entre patrão/empregado ou empregado/empregador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário