sexta-feira, 11 de maio de 2012

Plano semanal de Matemática/5° Ano

Eixos: 1-Espaço e Forma

2-Grandezas e Medidas

3-Números e Operações

4-Espaço e Forma

CAPACIDADES PARA SER TRABALHADAS NA SEMANA DE 07/05 A 11/05/2012

· Representar a posição de uma pessoa ou objeto utilizando malhas quadriculadas.

· Identificar pontos de referência para situar e deslocar pessoas/objetos no espaço.

· Reconhecer e interpretar datas e horas em relógio analógico e digital.

· Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como Km/m/cm/mm, Kg/g/mg, l/ml.

· Escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza.

· Localizar na reta numérica a posição de números naturais.

· Utilizar estratégias pessoais e técnicas convencionais para resolver situação-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão.

· Ler e interpretar informações e dados apresentados de maneira organizada por meio de listas, tabelas, mapas e gráficos, e em situações-problema;

· Elaborar, em situações-problema e por meio de apresentação de dados, tabelas e gráficos;

Conteúdos a serem trabalhados na semana de 07/05 a 11/05/2012

Utilização de malha quadriculada para representar, no plano, a posição de uma pessoa.

Descrição, interpretação e representação do movimento.

Construção e interpretação de maquetes, croquis e outras representações

Medidas de comprimento.

Situações envolvendo unidades de tempo: hora, minuto, dia, semana, mês, ano;

utilização de instrumentos de medida de tempo: relógios, agendas e calendário

Situação-problema envolvendo as medidas de tempo, comprimento.

Situações-problema significativas que requeiram conversão (transformação): km/m; m/dm; m/cm; cm/mm; m/mm; etc.

Escrita, leitura, comparação e ordenação de notações numéricas pela compreensão das características do sistema de numeração decimal.

Representação e localização de números naturais na reta numérica.

Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão com números naturais:

Composição e decomposição de números por parcelas, fatores, ordens e classes;

Compreensão das quatro operações e seus significados;

Propriedades das operações;

Cálculos aproximados;

Resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações (Adição e Subtração, Multiplicação e Divisão);

Sistema de numeração decimal:

A representação dos números naturais;

Ordens e classes;

Arredondamentos; Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no mundo, registrados por meio de tabelas e gráficos;

Interpretar e sistematizar os dados;

Elaborar tabelas e gráficos.

Área: Ciências

Eixo: Terra e Universo

Capacidades

· Reconhecer nas teorias que tentam explicar a origem do Universo o pensamento e as crenças do homem de diversos momentos da história da humanidade.

· Compreender o que são Corpos Celestes e como as teorias explica a existência, o movimento, a expansão permanente do Universo e de seus componentes.

· Identificar a Lua como satélite da Terra.

Nenhum comentário: