sexta-feira, 4 de maio de 2012

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

PROJETO MAIO MÊS DAS MÃES E DOS TRABALHADORES

PETI-2012

O projeto Maio, tem como eixo central o mês das Mães. Será realizado caminhada organizada pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho no dia 09 de maio, que sairá da Praça da Irene e vai até enfrente a secretaria onde será oferecido um café da manhã além de varias atividades para as mães. Cada espaço irá organizar e trazer as mães para o evento.

Durante o mês de maio também vamos trabalhar outras atividades relacionadas ao Dia das Mães e outras atividades serão realizadas para comemorar: o Dia do Trabalhador, Dia das Comunicações, Dia do Artista Plástico, Dia do Enfermeiro, Dia da Escravatura; Dia do Assistente Social; e o Dia da Indústria.

Objetivos:

Ø Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano,

Ø Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares,

Ø Conhecer as origens das datas comemoradas no mês de maio,

Ø Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares.

Ø A importância de cada profissional para o bom crescimento social.

Origem do Dia das Mães: (segundo domingo de maio. Esse ano será dia 13)

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.

Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anny com uma festa.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.

Origem do Dia do Trabalhador: (01 de maio)

A História do Dia do Trabalhador remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos).

No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

A Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Origem do Dia do Artista Plástico (08 de maio)

A data da comemoração foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, lembrando o seu nascimento em Itú- SP, no dia 8 de maio de 1851.

Almeida Júnior estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Júlio Le Chevrel e de Vítor Meireles.

Teve, também, formação europeia, nomeadamente, na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, tendo sido aluno do célebre Cabanel.

Origem do Dia do Enfermeiro: (12 de maio)

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Atividades que podem ser desenvolvidas

Dia das Mães:

Ø Lembrancinhas,

Ø Chamar as mães até o espaço para conversar sobre assunto relacionado à mulher,

Ø Construção de um mural com as profissões e os nomes das mães,

Ø Organizar em parceria com salões de beleza na comunidade um dia de beleza,

Ø Reforçar a importância da ida ao medico e dos direitos da mulher;

Ø Poesias, poemas

Ø Historias relacionadas: - SABE O QUANTO EU TE AMO ?

Ø Encenação de uma peça teatral sobre as mães;

Ø Dinâmicas.

Dinâmicas para trabalhar com as mães:

Dinâmica: AFETO (estimular o carinho nos filhos)

Participantes: 7 a 30 pessoas

Tempo Estimado: 20 minutos

Modalidade: Demonstração de Afeto.

Objetivo: Exercitar manifestações de carinho e afeto.

Material: Um bichinho de pelúcia.

Descrição: Após explicar o objetivo, o coordenador pede para que todos formem um círculo e passa entre eles o bichinho de pelúcia, ao qual cada integrante deve demonstrar concretamente seu sentimento (carinho, afeto, etc.). Deve-se ficar atento a manifestações verbais dos integrantes. Após a experiência, os integrantes são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no integrante da esquerda. Por último, deve-se debater sobre as reações dos integrantes com relação a sentimentos de carinho, medo e inibição que tiveram.

Dinâmica: DUAS MÁSCARAS (trabalhar o sentimento de respeito)

Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor,

Barbante de 50 cm, Tesoura.

Desenvolvimento: Cada participante recebe uma folha em branco. Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve:

Lado 1 : Aquilo que acha que é. (alegre, triste, feio, bonito.) (Como me vejo).

Lado 2 : Escreve como os outros me veem. (3 aspectos como os outros me veem. )

Colocar a máscara no rosto do lado "como me vejo". Circular pelo ambiente lendo o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas leiam o que está escrito na sua.

Após um tempo, mede-se o lado da máscara e continua a circular, se conhecendo.

Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros acham, etc...

Atividades para o Dia do Trabalhador (01 de maio)

Ø Levar uma carteira de trabalho para o espaço para mostrar as crianças,

Ø Fazer um mural com as profissões dos pais e mães (pode ser usado o mesmo do dia das mães),

Ø Falar do primeiro emprego para os adolescentes,

Ø Levar uma pessoa para falar da profissão dela;

Ø Procurar na comunidade se tem alguma pessoa que se formou e tem uma profissão e queira ir até lá falar da importância dos estudos.

Atividades para o Dia da comunicação (05 de maio)

Ø Realizar atividades que trabalhem a leitura e escrita, criando um Jornal Mural com temas relacionado com a localidade dele com: esporte do bairro, capoeira, grupos de dança, etc.,

Ø Criar um correio elegante,

Ø Levar um jornal impresso, revistas, um aparelho de radio para o espaço.

Atividades para o Dia do artista plástico: (08 de maio)

Ø Falar das obras dos artistas plásticos ilheense: Goca Moreno e Jane Hilda Badaró,

Goca Moreno trabalha com arte abstrata feita de ferro, e material reutilizável. Jane Hilda trabalha com pinturas que fala da alma.

Ø Trabalhar com argila, pinturas, dobraduras, colagens, barro...

Ø Produzir brinquedos de material reciclável.

Atividades para o Dia do Enfermeiro: (12 de maio)

Ø Levar um enfermeiro para falar da profissão e sobre higiene pessoal e saúde,

Ø Falar da importância das vacinas,

Ø Reunião com as mães para falar dos exames preventivos da mulher como: os ginecológicos, de mama, pré-natal, etc.

Libertação da Escravatura (13 de maio)

Ø Falar da Leia Aurea que foi assinada no dia 13 de maio de m1888,

Ø Explicar a importância desse dia para todos nos, negros, brancos, índios,

Ø Explicar como as crianças brancas brincavam e as negras também, (brincar com eles aquela brincadeira de Escravos de Jó, explicar a eles que as crianças negras eram usadas nas brincadeiras eram machucadas pelas crianças brancas),

Ø Falar do preconceito racial existente no Brasil;

Ø Fazer atividades relacionadas com tema Negritude.

Assistente Social (15 de maio)

Ø Chamar um assistente social para explicar qual é a função deste profissional,

Ø Dizer a eles que quando um assistente social vai até a casa de uma pessoa ele vai ali prestar um serviço de ajuda de acolhimento para saber como anda as condições da família e não para prender e nem levar ninguém para a delegacia ou para o Juizado.

Atividades para o Dia da Indústria e do Trabalhador Rural (25 de maio)

Ø Falar da importância das indústrias para a cidade, pois geram empregos, e pagam impostos, mas também podem poluir rios, as matas, oceanos e todo meio-ambiente, matando os animais como: peixes, aves, e as plantas,

Ø Pedir que levem fotos de fabricas que eles conhecem para fazer um mural no espaço,

Ø Falar da importância do trabalhador rural para a sociedade, (se for da zona urbana convidar um pai ou mãe que trabalhem na roça para falar sobre esse trabalho para as outras crianças).

Referência bibliográfica.

Apostila, COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA, do programa salto para o futuro, exibida no canal Futura.

http://www.portalsaofrancisco.com.br. Acessado em: 03/05/2012.

www. suapesquisa.com. br. Acessado em: 02/05/2012.

www.revistanovaescla.org.br. Acessado em: 02/05/2012.

Nenhum comentário: