domingo, 3 de dezembro de 2017


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO I

Das coisas difíceis

     Cada coisa difícil tem o seu grau de dificuldade. Outro dia descobri que também existe o difícil fácil. Na verdade, é um fácil com jeito de difícil. Amarrar o tênis é fácil, mas com jeito de difícil. Na verdade, tem um monte de coisas assim: andar de bicicleta, pular corda cruzada, ler um livro de muitas páginas. É só pegar o jeito. Daí vira uma moleza.

Adaptado de: TAVANO, Silvana. Das coisas difíceis. In Folha de São Paulo, Folhinha, sábado, 13 de junho de 2005.

1) No texto, a expressão “vira uma moleza” significa que (1.0)

(A) fica fraco.
(B) fica fofo.                                                                       
(C) fica complicado.
(D) fica fácil.

TEXTO II

Limpeza é fundamental

A limpeza do corpo deve ser uma rotina para todas as crianças, porque desafiar a sujeira é essencial para uma boa saúde. Recomenda-se que as unhas devem estar sempre limpinhas, que não se deve roê-las, pois debaixo delas se “escondem” muitas bactérias que podem prejudicar a saúde.
Matheus Lopes, 13 anos, diz: “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja. Às vezes eu me esqueço de lavar antes de comer, mas sei que isso é muito ruim”. Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental!
Adaptado de: Diário do Pará, Diarinho, nº 355, Dom. 30/05/2010, p.04.





2) No texto, o trecho que apresenta opinião do autor é (1.0)

(A) “... debaixo delas se ‘escondem’ muitas bactérias que podem prejudicar a saúde”.
(B) “Portanto, não esqueça: limpeza é fundamental! ”
(C) “Às vezes eu me esqueço de lavar as mãos antes de comer (...)”.
(D) “Eu acho muito importante lavar as mãos onde quer que se esteja”.

TEXTO III

Lições em casa

Você já notou que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata observando os adultos.
Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos familiares, nos sentimos protegidos. Deles recebemos carinho, cuidados e aprendemos uma porção de coisas.
In: Revista Recreio. Garota Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261

3) O texto tem a finalidade de (1,0)

(A) fazer um convite.
(B) divertir o leitor.
(C) ensinar uma brincadeira.
(D) informar sobre alguns hábitos.


GRAMÁTICA

Leia o texto

Alino circo da esquina tem um belo domados, que cedoao acordar, treina domar seu leão; as vezes rápido outras devagarele vai em busca de sonho.
                Sonha esse domador em um dia se apresentar nogrande circo Soleil e muita fama conquistar.
Talvez um dia ele consiga. Bem eu acredito nele!
Pois não é um homem mal, mas um domador especial que cuidacertamente de seu leão com muito carinho e amor.
               Vá em frente domador! Corra em busca de seu sonho.
Seja hoje ou no futuro, aquiou em qualquer lugar, pois todo aquele que sonhaaqui alcançará.

4)Posicione os advérbios em destaque acima nas colunas corretas: (1,0)

Lugar
Tempo
Modo
Negação
Dúvida
Intensidade
Afirmação



























5- Na frase: “Realmente ele é bom nisso! ” A palavra grifada expressa qual tipo de adverbio? Marque a alternativa certa:    (0,5)

a)      Afirmação                          b) Dúvida                           c) Negação                       d) Ordem



6- Na frase: “Cedo ou tarde ele aparece!” As palavras destacadas dão ideia de qual tipo de adverbio? Marque a alternativa correta: (0,5)

a)      Modo                                 b) Lugar                             c) Tempo                         d) Intensidade
b)       

7) Na frase: “... ele se escondeu tão bem que não consigo encontra-lo. ” O advérbio destacado revela? Marque a alternativa correta: (0,5)

a)      Lugar                                   b) Intensidade                    c) Modo                       d) Tempo
b)       

8)Leia as preposições que estão abaixo e complete as frases adequadamente.   (0,5)   


                                                                         E     -      OU      –        PORTANTO    –     NEM

a)      Fui visitar a cidade de Sorocaba --------------------------------- gostei muito.
b)      Fiz muitos exercícios na Educação Física, --------------------------------- cansei muito!
c)      Precisas escolher o seu presente------------------------------ nós mesmos escolheremos.
d)      Suas notas não estão boas, --------------------------- você deve se dedicar mais aos estudos.
e)       

9) Pinte de azul as PREPOSIÇÕES das frases abaixo. (0,5)
Resultado de imagem para preposição
 



a) Paulo está com febre.                                                 
b) coloquei o lanche sobre a mesa.
c) Desde sábado que não a vejo.                                     
d) Mamãe fez bolo com cobertura.
e) Maria viajou para Minas Gerais.          
                       











 Leia a tirinha abaixo




10) Em cada quadrinho tem uma preposição, liste-as abaixo: (0,5)

1º quadrinho _____________________    2º quadrinho ___________________  3º quadrinho _____________________




ORTOGRAFIA (1,0)
- Ditado de Palavras: ( 0,1 cada palavra)
1-
6-
2-
7-
3-
8-
4-
9-
5-
10-

















Produção textual

ATENÇÃO AOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Comece as frases com letras maiúsculas, nomes próprios com letras maiúsculas. Fique atento a pontuação adequada e aos erros ortográficos. Não se esqueça do título. Capriche na letra, você consegue!

PRODUÇÃO 1: Propaganda (1,0)

10- Sabemos que a propaganda é a alma do negócio, A Escola Adventista da Lapa está com as matriculas abertas. Faça uma propaganda sobre os serviços oferecidos pela escola!

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PRODUÇÃO 2: Autobiografia (1,0)

Autobiografia é a vida de um indivíduo escrita por ele mesmo.

11-  Responda as questões abaixo em forma de texto. O texto deve ter 3 parágrafos.



1- Nome completo.
2- Idade atual
3- Onde nasceu (cidade, estado, pais).
4- O que gostava de fazer quando era mais novo (brincadeiras)
5- Fato marcante de quando era mais novo.
6- Escola (s) onde estudou.
7- Onde estuda atualmente.
8- Leituras preferidas.
9- O que mais gosta de fazer fora da escola.
10- Lazer preferido.
11- Esporte (s) que pratica.
12- Sonhos para o futuro.


MINHA HISTÓRIA DE VIDA
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Boa prova!

Nenhum comentário: