POR
ONDE COMEÇAR A ENSINAR A LER E A ESCREVER?
Aprender
a ler e a escrever não é um processo natural como o de aprender a falar.
Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve competências cognitivas,
psicolinguísticas, perceptivas, espácio-temporais, grafomotoras e
afectivo-emocionais.
Para
a identificação do princípio alfabético a criança deve reconhecer a relação
som-letra e ser capaz de analisar, refletir, sintetizar as unidades que compõem
as palavras faladas (Tunmer, Pratt, Herriman, 1984).
As
crianças de um modo geral recorrem à oralidade para fazer várias hipóteses
sobre a escrita, mas usam também a escrita, dinamicamente, para construir uma
análise da própria fala (Abaurre, 1988, p. 140)
Crianças
com dificuldades em consciência fonológica geralmente apresentam atraso na
aquisição da leitura e escrita, e procedimentos para desenvolver a consciência
fonológica podem ajudar as crianças com dificuldades na escrita a superá-los
(Capovilla e Capovilla, 2000).
A
aquisição da escrita exige que o indivíduo reflita sobre a fala, estabeleça
relações entre os sons da fala e sua representação na forma gráfica:
CONSCIÊNCIA
FONOLÓGICA
Denomina-se
consciência fonológica a habilidade metalingüística de tomada de consciência
das características formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois
níveis:
A
consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas,
ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as
sílabas em fonemas.
A
consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.
(Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).
Para
aprender a ler e escrever, o indivíduo necessita entender a relação
estabelecida entre fala e escrita e conhecer o sistema de regras da escrita.
Início
da alfabetização
Descoberta
do Princípio Alfabético
Relação
fonemas (sons) / grafemas (letras)
A
consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da
linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contato destas com a
linguagem oral de sua comunidade. É na relação dela com diferentes formas de
expressão oral que essa habilidade metalinguística desenvolve-se, desde que a
criança se vê imersa no mundo lingüístico.
Diferentes
formas linguísticas a que qualquer criança é exposta dentro de uma cultura vão
formando sua consciência fonológica, entre elas destacamos as músicas, cantigas
de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.
As
sub-habilidades da consciência fonológica são:
Consciência
de palavras
Rimas
e aliterações
Consciência
silábica
Consciência
fonêmica
CONSCIÊNCIA
DE PALAVRAS
Também
chamada de consciência sintática, representa a capacidade de segmentar a frase
em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las numa
seqüência que dê sentido. Esta habilidade tem influência mais precisa na
produção de textos e não no processo inicial de aquisição de escrita. Ela
permite focalizar as palavras enquanto categorias gramaticais e sua posição na
frase. Além disso, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras
desordenadas também é uma capacidade que depende desta habilidade.
Déficit
nesta habilidade pode levar “a erros na escrita” do tipo aglutinações de
palavras e separações inadequadas.
Retirado
da internete. www. http://alfabetizacaotempocerto.comunidades.net/atividades.
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