PROJETO
VALORES E AMIZADE NA ESCOLA E FORA DELA.
JUSTIFICATIVA:
A escola é um espaço
social privilegiado na construção do conhecimento humano. Não há como crescer
no cognitivo se não houver a relação entre as pessoas. É na relação que os
valores tornam-se relevantes.
Desde a educação
infantil os verdadeiros valores precisam ser abordados, no sentido da
construção da personalidade da criança. Toda pessoa está em processo de
constante aprendizagem.
Nessa fase a criança
recebe uma bagagem de conhecimento que a levará para a vida com segurança.
Os valores se constroem
no convívio com o outro, nas ações do dia a dia e nós educadores precisamos
assumir esse compromisso planejando atividades para refletir junto às crianças,
sobre o comportamento humano, agindo em prol do bem comum, descobrindo a
amizade, o respeito e a partilha.
OBJETIVO
GERAL:
Ø Oportunizar
a criança, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver
relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø Oportunizar
a criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em
grupo possa desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e
solidariedade.
Ø Incentivar
a criança a expressar seus pontos de vista com clareza.
Ø Oportunizar
a criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro.
Ø Estimular
atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, a fim de
estabelecer uma relação harmônica na vida.
Ø Oportunizar
dinâmicas que possibilite a criança valorizar e participar de brincadeiras,
demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem estar do
grupo.
Ø Transmitir
valores como autoestima, paz, respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade
e solidariedade, visando contribuir na formação do caráter da criança.
Ø Compromissar-se
com a missão da escola.
Ø Conhecer
e vivenciar os valores estabelecidos na proposta pedagógica.
Ø Propiciar
o desenvolvimento de valores indispensáveis à formação humana.
Ø Intensificar
o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, oportunizando as
reflexões e atitudes que visem o bem estar da criança.
Ø Compreender
a necessidade de conviver com as pessoas, adotando atitudes de respeito.
Ø Melhorar
o comportamento na sala de aula, criando regras de convivência e dinâmicas que
possibilitem a boa interação entre as crianças.
ESTRATÉGIAS:
Ø Conversas,
relato de experiências – ajuda ao outro.
Ø Literaturas
sobre o tema – fábulas.
Ø Notícias
de jornal ou TV, textos informativos.
Ø Dinâmicas,
dramatizações, historias, registros através de desenhos.
Ø Montagem
de livrinhos.
CONTEUDOS
CONCEITUAIS:
Ø Pensar
sobre o que significa colaborar com as pessoas.
Ø Perceber
hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa
agradável com os outros.
Ø Convidar
a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
Ø Fazer
com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar
sobre o que significa ser honesto.
Ø Fazer
com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar
sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
DESENVOLVIMENTO
A metodologia foi
construída a partir da constatação de que valores como respeito, honestidade,
humildade, tolerância, simplicidade, cooperação e outros foram deixados de lado
pela família e pela sociedade atual, não fazendo mais parte do cotidiano das
crianças.
Projetos que visem a
discutir e apresentar esses valores às crianças da Educação Infantil, de
maneira compreensível, pode ajudar a minimizar as manifestações de preconceito
e desigualdade, alargando a visão de mundo dos elementos do grupo.
Por isso, consideramos
imprescindível para o convívio em sociedade o conhecimento e a prática
consciente de tais valores. Relacionamos um conjunto de atividades baseadas na
sensibilização, reflexão e ação nos planos pessoal e coletivo, perpassando
pelos âmbitos cognitivo, afetivo, simbólico, cultural e político-social e por
uma metodologia fundamentada no saber acumulado culturalmente pela comunidade,
com atividades que trabalhem a criatividade e a imaginação.
TRABALHANDO
A PAZ
Atividades que aos
alunos e as alunas podem realizar em sala de aula. Pedir que façam silêncio,
procurando ficar quietos e respirando fundo e devagar. Em seguida, perguntaremos:
Qual é a sensação de ficar quieto, de estar em silêncio? Se a paz fosse uma
cor, qual seria? Então, colocamos à disposição dos alunos e das alunas tinta
para dedo e pediremos para pintar a paz.
CRONOGRAMA:
2º
Trimestre: Amizade – convivência – combinados – solidariedade
– partilha - respeito cooperação –
gentileza – união.
Nenhum comentário:
Postar um comentário