LINGUAGEM. (Fonte: Internete)
OBJETIVO
1.
Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
2.
Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
3.
Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO
–
Coordenação viso-motora:
1.
Desenho livre.
2.
Labirinto.
3.
Pintura.
4.
Recorte e colagem.
5.
Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
–
Percepção visual:
1.
Cor.
2.
Forma.
3.
Tamanho.
4.
Detalhes.
5.
Complementação de figuras.
6.
Letras (a, e, i, o, u).
Orientação
temporal
Começo,
meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
Orientação
espacial:
Dentro/fora,
em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.
METODOLOGIA
Folhas
que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com
músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a- dia da criança, explicando-a
sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira,
histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento
de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo
Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular
o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte,
igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver
o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver
a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
–
Estruturas lógicas:
1.
Discriminação (semelhanças e diferenças).
2.
Comparação.
3.
Identificação.
4.
Conjuntos.
5.
Correspondência.
6.
Cores.
Ø Tamanho
e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
Ø Número
de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
Medidas:
1.
Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
2.
Distância entre os objetos (longe, perto).
3.
Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
4.
Massa (leve, pesado).
5.
Temperatura (quente, frio).
6.
Som (alto, baixo).
7.
Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
METODOLOGIA
Ø Através
do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
Ø Através
do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a
contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa,
caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
Ø Através
de material concreto que permita a visualização de diferentes medidas,
utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o
uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o
aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento
de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo
Bimestre.
ESTUDOS
SOCIAIS
OBJETIVO
1.
Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo
sua importância e valor que possui em casa.
2.
Desenvolver socialização.
3.
Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os
com o trânsito.
4.
Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
5.
Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia
familiar e do país.
6.
Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
Ø Eu/Família/Casa.·
Escola· Meios de Transporte/Trânsito.·eios de Comunicação.· Profissões.
–
Datas Comemorativas:
5.
Dia do Trabalho.
6.
Dia das Mães.
7.
São João.
8.
Dia dos Pais.
9.
Dia do Soldado.
10.
Folclore.
METODOLOGIA
Através
de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o
significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em
questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento
de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo
Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
Ø Estimulação
dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e
nomeação das partes do corpo.· Incentivar a importância ecológica, através da
jardinagem e horticultura.
Ø Apresentar
a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
Ø Identificar
a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres
vivos e não vivos.
Ø Nomear
e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDO
O
corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).. A natureza
(dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos plantas e
animais).
METODOLOGIA
Exercícios
e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação.
Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário,
através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
Plantar
mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a
explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento
de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo
Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
Ø Incentivar
e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
Ø Estimulação
de confecção de brinquedos através da sucata.
Ø Estimular
a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
Artes:
desenho livre e pintura.· Sucata.· Argila e massinha.
METODOLOGIA
Utilização
de lápis, pincéis, cola. Com muito incentivo, estimulando a criança através de
elogios.
Material
de sucata e criatividade do professor.
Apresentação
de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento
de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo
Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
Ø Desenvolve
hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz,
etc.
Ø Habitua-lo
a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença,
etc.
Ø Permitir
que a criança seja independente.
Ø Deixa-la
explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Ø Levar
a criança a brincar com os outros do grupo.
Ø Fazer
com que a criança não fixe em um único colega.
Ø Mantê-la
ocupada.· Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário