domingo, 19 de maio de 2019


PROJETO: Trabalhando o nome próprio.
JUSTIFICATIVA
A construção do processo de alfabetização a partir da leitura e escrita do próprio nome da criança pode levá-la a compreender que o nome tem uma função social dentro e fora da escola, além de compor uma marca afetiva para a criança, pois é sua marca pessoal, e que se constitui como sua identidade. É a partir da leitura do nome que a criança vai entender como a escrita funciona. E por fim, gradativamente ela vai percebendo que as letras e as sílabas do seu nome se repetem também em outros nomes.
OBJETIVOS:
Ø  Trabalhar a construção do processo de alfabetização da criança, enfocando a leitura e a escrita do próprio nome, com o fim de compreender como a escrita funciona.
ESPECÍFICOS:
Ø  Reconhecer e escrever seu nome, identificando-o nas diversas situações do cotidiano;
Ø  Participar de diferentes situações de leitura que envolva seus nomes, como músicas, histórias, jogos e brincadeiras.
DURAÇÃO: 4aulas durante duas semanas. PÚBLICO ALVO: crianças de 04 e 05 anos.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS ATIVIDADES:
Ø  Faça a leitura do alfabeto todos os dias com a turma. Faça a leitura coletiva do alfabeto com a turma. Em seguida, leia a lista dos nomes completos.
TRABALHANDO COM ALFABETO MÓVEL:
Chamar um aluno de cada vez, entregue sua ficha com seu nome e peça para que ele forme seu nome com o alfabeto móvel. Essa atividade será ser feita com os alunos por dia, até que todos consigam formar seu nome e identificar as letras.
MONTANDO O NOME:
Escrever os nomes das crianças em fichas de cartolina e depois recorte em pedaços (em letras). Entregar os pedaços dos nomes para cada criança e peça para ela montar. Vence quem primeiro conseguir montar seu nome.
ADIVINHA QUEM É?
Sente-se no chão com as crianças em forma de círculo, mostre a caixa com os nomes, retire um nome de dentro da caixa e vá dando pistas sobre a pessoa que você tirou, dizendo, por exemplo: como é o cabelo dela, a cor da roupa que ela está usando, o tipo de calçado, até que alguém adivinhe quem é.

Nenhum comentário: