domingo, 21 de julho de 2019

 Retirado da internet.


PROJETO VOVÔ E VOVÓ: UMA HISTÓRIA DE AMOR!

Importância
É importante que as crianças conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos. O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação e muita diversão.

Objetivos
Com a ajuda das vovós aprende-se novas brincadeiras, e amplia-se o repertório. Resgatamos brinquedos e brincadeiras antigas e comparamos com os atuais. As crianças também tem contato com a leitura e a escrita, através das pesquisas realizadas em diferentes portadores de texto, dos manuais das brincadeiras, confecção de cartazes com as brincadeiras preferidas e as parlendas antigas. Não se esqueça de pedir aos alunos que pesquisem, com seus avós, as brincadeiras de seu tempo, para que possam ensinar aos coleguinhas.

Algumas brincadeiras:
Passa Anel
Amarelinha
Peteca
Esconde-Esconde
Quatro Cantos
Boca de forno
Poema de Pau
Pular Corda
Atividades
O projeto proporciona contato com situações reais do contexto social através da elaboração de convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com as avós, em que as crianças participaram de todos os preparativos para receber as vovós dos nossos pequenos do Interação. Mas o mais importante é que as crianças aprenderam brincando e resgataram um pouco da nossa cultura através das experiências das avós.

VOVÓS NA ESCOLA
Podemos convidar as vovós para passarem um período na escola com seus netos. Podemos combinar com algumas delas para ensinar algo que elas sabem fazer as outras vovós e/ou aos alunos.
Ex: tricô. crochê, culinária, musiquinhas infantis, brinquedos, quadrinhas, etc... Os alunos podem declamar poesias, apresentarem esquetes teatrais, distribuirem cartoes, fazerem jogos de integração com as avós e deliciarem-se com a culinária, BRINCADEIRAS, Chá dos Avós e prêmios para os vencedores.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4hEy4IJ2vxb8DCvppHUZ6UivBMWOhc_QMaktWE_5TN2ldTkgplV1YyGcQ0jlckG9nC-L7fag1qeXE3OyDHx9_tOP2zvDR1KJgQuAQekp-032WSDVipY710dsrjEutiMwrN5hmjRbhTKU0/s400/vo7.bmp
1. Qual é o chá?
Qual o chá que se usa na cabeça? (chapéu)
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia/ (charme)


2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?
E qual a vovó mais jovem?


3. Como está a memória da vovó?
A dirigente diz uma parte de um provérbio popular e algum avô ou avó completa com a outra parte.
Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.


4. Somando os pontos
Chamar à frente os casais de avós presentes e premiar o casal que somar mais pontos nos seguintes itens:
o número de filhos
anos de casamento
botões da roupa (dos dois)
o número de netos
idade de cada um


SERVIÇO DO CHÁ
Enquanto o chá é servido, todos podem cantar músicas folclóricas e músicas de roda antigas, bem conhecidas dos nossos avós...

• “Luar do Sertão”, “Alecrim Dourado”, “Peixe Vivo”, “Se esta rua fosse minha”, “Casinha Pequenina”, “Ciranda, cirandinha”, “Teresinha de Jesus”,... etc


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4VoORgW6M-0d1Fjb_kSLzUtU37o8D6yfxhxII4AzxRH8sAY_4gyyKCVPn-xUo6GBfwymTW5U-nDtljYcVbdHqEfMIkYlq8q-PU7lGEkFYstE7zeBeVe4-86H6VNzPTjA_ZuOsqIvXgOfE/s400/barrinha.bmp
Música do tempo da Vovó


PESQUISA MUSICAL ENTRE AS VOVÓS
Os alunos serão divididos em grupos para percorrerem o bairro onde fica a escola ou os seus bairros e pesquisar junto a comunidade idosa dos bairros, as músicas que eles mais ouviam em determinada época. A partir dessa pesquisa o professor poderá criar várias atividades, inclusive gravação de CDs com as músicas mais votadas. Poderá também planejar junto a escola o "Baile dos Vovôs", integrando inclusive os alunos. Esses CDs podem ser vendidos para os alunos presentearem seus avós e os lucros serem revertidos em recursos para ajudar as escolas.


Quadrinhas da Vovó

1.A CASINHA DA VOVÓ
TRANÇADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ


2.Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.


3.Serra, serra, serrador,
Serra o papo do vovô...
Quantas tábuas que serrou?
1,2,3, fora uma que quebrou!!!


4.A vovó me disse que no tempo dela,
Não tinha novela, nem televisão,
Só tinha teatro, peça de cinema,
E em Ipanema tinha um coração!
Não tinha nada, ora vejam só!
Mas tinha amor no tempo da vovó,
Não tinha nada, ora vejam só!
Mas eu gosto muito da minha vovó!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoF_JHEe1ODvB4hXaTFstqOBev0bP_ZA4o1wkQGB9K4zwjNBIc_psIgiChZylmGXw1rJ_-Fl1vT4mMnYwhfeF_7P5idM-9pnhkFv9snTtHZKya7AlX7h7Pmx6UVZpOqmhWdVTm-2Je2DPZ/s400/barrinha.bmp
Poesias da Vovó

A avó
A vovó também é velha,
Franzidinha como quê.
Passa os dias lá na rede,
Entretida no crochê.
Às vezes fica zangada
Com o barulho que faço.
Pega na chinela, eu me rio,
Ela ri e lá vem um abraço.
Um dia virou a casa
Para os óculos achar.
Remexeu canto por canto
E queria me culpar.
Bem que eu sabia de tudo,
Mas aquilo era uma festa,
Pois vovó tinha os óculos
Presos no alto da testa.


Os Óculos da Vovó
— Como acabar meu tricô,
como assistir à novela,
se esses óculos benditos
me somem sem mais aquela?
Vovó, procurando os óculos,
vai do quarto para a sala
e de novo volta ao quarto,
sem ninguém para ajudá-la.
E até parece que os netos
estão a se divertir,
pois mesmo seu predileto
faz força para não rir.
Deve saber onde estão,
porque lhe diz o malvado:
— Já está ficando quente
seu chicotinho queimado!
E o diz quando está no quarto
ou à sala torna a voltar.
— Mas como pode uma coisa
em dois lugares estar?
Em sinal de desespero
leva então as mãos à testa:
ali estão os seus óculos
e tudo vira uma festa.


A Avó
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.
Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.
Às vezes, porém, o bando
Dos netos invade a sala . . .
Entram rindo e papagueando:
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando . . .
A velha acorda sorrindo,
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.
Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,
Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos, doirados.
Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita:
"Ó vovó! conte uma história!
Conte uma história bonita!"
Então, com frases pausadas,
Conta historias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas . . .
E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
— Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem . . .
Olavo Bilac

ALÔ, QUERIDOS AVÓS,
QUE ESTAIS AQUI PRESENTES,
ATENDESTES O CONVITE
E ISTO NOS DEIXA CONTENTES,
PARABÉNS, Ó VOVOZINHAS,
PORQUE HOJE É VOSSO DIA;
DEUS VOS DÊ MUITA SAÚDE,
AMAOR, PAZ E ALEGRIA!
TUDO AQUI FOI PREPARADO
COM MUITA DEDICAÇÃO;
DESDE O CONVITE AO LANCHE,
ATÉ A PROGRAMAÇÃO.
PARABÉNS, Ó VOVOZINHAS,
PORQUE HOJE É VOSSO DIA,
DEUS VOS DÊ MUITA SAÚDE,
AMOR, PAZ E ALEGRIA!
VOSSA PRESENÇA, VOVÓS,
NOS CAUSOU SATISFAÇÃO,
QUEREMOS QUE VOCÊS VOLTEM
EM OUTRA OCASIÃO.
PARABÉNS, Ó VOVOZINHAS,
PORQUE HOJE É O VOSSO DIA;
DEUS VOS DÊ MUITA SAÚDE,
AMOR, PAZ E ALEGRIA!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMai_gkc6gyIgldUWeN-uH0iuLAv3g997jOJ0X4lLXPbqCzjGKVyRkrGzqaslKJglkKP7_ZhneRSO9LY8763t42jSXBJS2KMhjdU-JlggvDGSrLOXmEgYfvxUDWBmYF5TAeJUWBI6Lzxb2/s400/barrinha.bmp
SER AVÓ
Ser avó é sentir felicidade
Conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo!
Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.
Ser mãe é dar o coração, eu creio,
Mas ser avó... que sonho abençoado!!!
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado!


VOVÓ
Falar de Vó para mim é beleza!
É pura certeza de viva alegria,
Vovó é doçura, é mel que escorre,
É fada – socorre de noite e de dia.
Vovó é denguinho gostoso,
Molhado, fofinho...
Ensopado de amor e carinho,
Vovó é segurança.
Vovó – esperança do esperto netinho
De tomar (sem ser a hora!) o seu “danoninho”...
Vovó tem magia nos lábios e encantos,
Pois sara com beijos a neta, que em pranto,
Mostra-lhe o dedinho que machucou.
É flor sempre viva que não tem idade,
Pois brinca de roda, se deita no chão,
Se faz de cavalinho pra neta ou netinho
Do seu coração.
Vovó conta história pra gente comer comidinha,
Vovó conta história pra chegar o soninho,
Vovó conta história de lobo, girafa,
Formiga, ursinho...
Vovó conta história da Bíblia Sagrada,
Vovó conta história do menino e Rei Jesus,
Vovó conta história dos santos do céu,
Do reino de Deus, dos anjos de luz...
Vovó é sabidinha!...
Enquanto pode,
Carrega pra igreja os netinhos amados,
Igual vovó Lóide, na Bíblia citada.
Faz tudo o que pode
Pra ver seus netinhos
De Deus sendo anjinhos
Sempre abençoados!























PROJETO - DIA DOS AVÓS
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a importância da figura dos avós na vida das crianças, o projeto foi montado não apenas para homenagear os avós, mas também com o intuito de que as crianças conheçam mais seus avós e percebam as mudanças que houve na infância de antigamente e hoje.

OBJETIVOS
        Valorizar o respeito aos idosos;
        Conhecer um pouco do passado dos avós;
        Resgatar as brincadeiras esquecidas;
        Integrar os avós na escola;

METODOLOGIA
Pedir aos alunos que façam uma entrevista com os avós; (Eles levarão a folha para casa com as perguntas estabelecidas).
Com os resultados das pesquisas montar gráficos.
Trazer uma receita que a vovó mais usa; (Montar o livro de receitas das vovós).
Montar um mural com fotografias dos avós e netos;
Convidar uma vovó ou vovô para vir à sala e contar aos alunos um pouco de sua infância; (Antecipadamente anotar as curiosidades dos alunos).
Fazer acrósticos com o nome das vovós e vovôs;
Criar cartazes com frases de respeito aos idosos;
Trabalhar poemas, parlendas sobre o tema; (Os alunos poderão ilustrar as mesmas para expor).
Resgatar, ensinar as crianças brincadeiras como: pedrinha, pé-de-galinha, cama-de-gato, amarelinha e outras;

Trazer para a escola, brinquedos com: carrinho de rolimã, carrinho de boi, boneca de pano, bilboquê, bolinha de gude, bambolê, peteca, pião, corrupio e o que mais conseguir e forem brinquedos da época do vovô e da vovó.
CULMINÂNCIA
Convidar os avós para uma visita à escola, onde, serão homenageados e prestigiarão os trabalhos de seus netos. Neste dia poderá ser feito brincadeiras com os avós, presentear os mais velhos, os mais novos, os que têm maior número de netos, colocar músicas antigas, servir um chá com biscoitos, algumas crianças poderão estar caracterizadas de vovós e vovôs  etc.
AVALIAÇÃO

Durante o desenvolvimento de todas as atividades, sendo considerada a participação, empenho, capricho e criatividade.





Mini Projeto: Vovó e vovô compartilhando momentos com os netos

Introdução


No dia 26 de julho homenageamos os avôs, conta que: “Ana e Joaquim não podiam ter filhos, mas rezavam a Deus pedindo um filho e Deus lhes enviou Maria”.

  É importante que as crianças conheçam as brincadeiras e brinquedos antigos, proporcionando o resgate da cultura e tradições dos avôs, que pouco a pouco foram substituídos por jogos eletrônicos.
    Todos nós sabemos a importância que os avôs têm na formação dos netos, muitos deles assume totalmente a responsabilidade destes pequeninos. O papel desempenhado pelos avôs é importante para criança, pois costumam fazer parte das nossas lembranças de infância.


   
 Justificativa.

A finalidade deste mini projeto, é resgatar o amor, o respeito e acima de tudo a valorização dos idosos. A escola deve ser um espaço onde possam existir momentos de integração entre avôs e netos, fazendo com que as crianças valorizem a história vida de seus avôs. Segundo Içami Tiba: "O ser humano pode começar a mudar em qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página a cada dia." Com esse projeto queremos trazer mostrar que os avôs de hoje evoluíram e não só cuidam dos netos, mas, participam de atividades diferenciadas em seu cotidiano.

Foi pensando na importância dos avôs na vida das crianças que resolvemos montar este mini projeto não só como o objetivo de homenageamos, mas, para mostrar o quanto estes, são importante na base da família. No decorrer do mini projeto será proporcionado aos avôs e netos um momento de lazer, onde podemos trazer de volta as brincadeiras do tempo dos avôs, assim mostrar que ainda podemos resgatar esta cultura.


Objetivo Geral.

Ressaltar a importância dos avôs no seio da família e da nossa sociedade, como os idosos de forma geral, procurando resgatar de brincadeiras e brinquedos das épocas dos nossos avôs. Criando assim um elo harmonioso entre netos e avôs, não se esquecendo de trazer valores como o respeito ao idoso, como também lembrar o direito dos mesmos na sociedade. Durante o período de integração entre netos e avôs, terão como conexão os conhecimentos que serão transmitidos através de músicas, confecção de cartazes, poesias, entrevistas, histórias, diferentes produções textuais, valorizando o aprendizado do aluno.

Objetivos Específicos:


Proporcionar os netos momentos de reflexão do seu convívio com os avôs.

Despertar o interesse pela leitura e escrita.

Trabalhar a coordenação motora dos alunos através de diferentes pinturas.

Conhecer a história dos avôs através de entrevistas.

Estreitar os laços familiares entre gerações

Realizar atividades contextualizadas.

Realizar brincadeiras do tempo da vovó e vovô e músicas esquecidas.

Desenvolver a expressão corporal.

Desenvolver a criatividade artística.

Desenvolvimento:

Atividades a serem aplicadas em classe

Pesquisar a origem do sobrenome, árvore genealógica e a história da família.
Resgate de brinquedos, brincadeiras tradicionais, contos.
Confecção de cartazes.
Ouvir na rodinha relatos das crianças e montar textos interessantes de sua convivência com seus avôs
Montar um quadro da família através de desenhos, em que mostre a imagem de suas avós jovens e atualmente;
Trabalhar conceito de tempo: ontem, hoje, amanhã, presente, passado futuro, etc.
Confeccionar um cartaz com o nome das avós, separando maternos e paternos
Encontrar as vogais e/ ou consoantes nos nomes das avós;
Trabalhar com coordenação motora grossa e fina;
Colorir desenhos;
Trabalhar com as letras da palavra Vovó;
Trabalhar com os números
 Confecção de sabonetes.

Culminância

   Abertura: Oração inicial “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133.1)
Agradecer á Deus a oportunidade de estamos juntos como família da fé para homenagear os avôs.

   Diferentes brincadeiras com os avôs.
   Chá com os avôs.
   Bingo interativo
   Jogos e brincadeira de integração com os avôs.
    Cantigas de roda
     Apresentações dos alunos


















Projeto “CHÁ DOS AVÓS”
Como culminância do projeto “Chá Dos Avós”, num dia inesquecível e intenso, avós e netos compareceram à Escola para mais uma edição do projeto realizado com todas as turmas, abrangendo os dois turnos. O projeto tem como objetivo levar as crianças a conhecer as origens, as histórias, as tradições e os costumes de seus avós. Houve várias apresentações, declamação do poema “Retrato” de Cecília Meireles pela aluna do 4º ano - Darkelly Júlia, momento para contação de histórias, os alunos e o instrutor João Victor do Programa Mais Educação apresentaram as músicas “Como é grande o meu amor por você”, "Cai cai balão” e música da cobrinha”, em flauta.
Maria Perpétua
Identificação do projeto de gestão escolar                  

CHÁ DOS AVÓS.

1. Dados gerais                  

1.1 Escola

Escola Municipal “Pedreira do Instituto”

1.2 Público-alvo

Tipo de participantes
Número
Comunidade
Avós
80% dos avós
Alunos
todos
370
Profissionais
Diretora, Vice- Diretoras, Especialistas, Coordenadoras, Professores, Monitores, Cantineiras e Secretários.
60

1.3  Tema

Família.

2. Características do projeto

2.1 Periodicidade de aplicação

Anual.

2.2 Descrição das estratégias

  Entrevista com os avós.
  Análise das entrevistas em sala de aula.
  Discussão sobre os pontos positivos e os valores vividos pelos avós.
  Utilização dos dados coletados pelos alunos para subsidiar os trabalhos em Língua Portuguesa, Matemática, História, Arte, Ensino Religioso, etc.

2.3 -  Forma de elaboração e acompanhamento

  Durante aulas de ensino religioso, foi ressaltada a importância dos avós no seio da família e da sociedade, com o objetivo de demonstrar nosso carinho, amor e respeito por nossos avós, e a gratidão pelo muito que já fizeram e/ou fazem por nós; e ensinar aos mais jovens a importância da sabedoria, experiência, cumplicidade e o carinho daqueles que já viveram muito, já sofreram e hoje cuidam de nós.
  Leitura do livro: Meus avós são demais. Jennifer Moore - Mallinos; Coleção: Vamos Conversar; Companhia Editora Nacional.
  Análise do livro com a turma, ressaltando o objetivo do mesmo, que é a valorização dos vínculos afetivos entre as crianças e seus avós, incentivando o cultivo das lembranças afetuosas e a compreensão dos limites gerados pelo tempo.


2.4 Recursos necessários para a realização


Tipo
Fonte
Materiais e equipamentos
Lápis, papel, livros de histórias, cola, lápis de cor, cartolina, tesoura, etc.
Humanos
Professores, alunos, cantineiras e equipe pedagógica e direção.
Financeiros

3. Avaliação

3.1 Efeitos observados

Em nossa comunidade a maioria das crianças têm os avós como responsáveis e por acreditarmos que o papel da família é fundamental para que a criança cresça segura e respeitada, feliz e equilibrada e sendo a avó uma presença importante para ajudar a família a cumprir o seu indispensável papel de formar homens e mulheres justos e éticos, sem perder a doçura, o projeto experimental realizado em 2014, tornou-se em um projeto institucional.

Houve grande participação dos avós e netos, atingindo o objetivo da culminância do projeto. A Escola já está se organizando para a edição de 2016.







PROJETO
PROJETO VOVÓ E VOVÔ

Joana Rocha
Goianésia/2017
Projeto Vovó e Vovô
Título: Vovó e Vovô
Instituição: Escola Luiz César de Siqueira Melo
Público: 3° ano “B”
Período: 7 dias
Professora: Joana Rocha
Equipe colaboradora: Direção, coordenação, alunos e familiares.
JUSTIFICATIVA
            Observando a importância dos avos na vida dos netos, proponho este projeto que leva a compreensão desta figura, nos lares e na educação dos filhos, além da sua participação direta no crescimento da criança e seu desenvolvimento futuro enquanto pessoa amada e querida em família.
OBJETIVO GERAL
         Conscientizar as crianças ao respeito que deve ser estabelecido aos avós pelos familiares e entender o valor da sua contribuição, dos ensinamento oferecido por eles dentro do lar.
        
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Compreender a árvore genealógica. Dando ênfase a figura dos avós;
Estabelecer laços de afetividade entre familiares;
Valorizar a figura dos avós dentro da família;

METODOLOGIA
       Realizar entrevista com as avós sobre o tempo de criança;
      Convidar uma avó ou avô para contar em sala de aula.
       Realizar atividades de artes com o tema do projeto;
       Escrever lista de coisas que os avós gostam;
Fazer entrevista com os avós...
AVALIAÇÃO
O encerramento será na escola com o café da manhã, com os avós. Será feito jogral, apresentação de música, poesia para os avós.
ANEXOS
Tabela de Controle com a data e horário em que os participante poderão irem a escola para falarem sobre sua profissão.













HOMENAGEM À FIGURA DOS AVÔS
18/06/2010
Autor e Coautor(es)
RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Coautor(es): 
Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a figura dos avôs enquanto formadores da sua família;
Valorizar o conhecimento trazido pelos mais idosos;
Refletir sobre a sua família;
Respeitar a formação familiar dos indivíduos;
Traçar comparações entre os diferentes avôs;
Duração das atividades
Quatro aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os nomes dos avós maternos e paternos.
Identificar a nomenclatura familiar.
Estratégias e recursos da aula
A professora conversa com a classe sobre avós, pergunta quantos os tem  vivos.
Explica que no dia 26 de julho é comemorado o seu dia, partilha com eles esse  texto informativo extraído do Portal da Família, Internet.   
DIA DOS AVÓS
O PAPEL DOS AVÓS NA FAMÍLIA VAI MUITO ALÉM DOS MIMOS DADOS AOS NETOS, E MUITAS VEZES ELES SÃO O SUPORTE AFETIVO E FINANCEIRO DE PAIS E FILHOS.
POR ISSO, SE DIZ QUE OS AVÓS SÃO PAIS DUAS VEZES.
AS AVÓS SÃO TAMBÉM CHAMADAS DE "SEGUNDA MÃE", E OS AVÔS, DE "SEGUNDO PAI", E MUITAS VEZES ESTÃO AO LADO E MESMO À FRENTE DA EDUCAÇÃO DE SEUS NETOS, COM SUA SABEDORIA, EXPERIÊNCIA E COM CERTEZA UM SENTIMENTO MARAVILHOSO DE ESTAR VIVENCIANDO OS FRUTOS DE SEU FRUTO, OU SEJA, A CONTINUIDADE DAS GERAÇÕES.
CELEBRAR O DIA DOS AVÓS SIGNIFICA CELEBRAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA, RECONHECER O VALOR DA SABEDORIA ADQUIRIDA, NÃO APENAS NOS LIVROS, NEM NAS ESCOLAS, MAS NO CONVÍVIO COM AS PESSOAS E COM A PRÓPRIA NATUREZA. APROVEITE ESTA DATA PARA MANDAR UMA MENSAGEM DE CARINHO AOS QUERIDOS VOVÔ E VOVÓ E DIZER O QUANTO VOCÊ LEMBRA DELES.
O PORTAL DA FAMÍLIA EXPRESSA SEU PROFUNDO CARINHO POR TODOS OS VOVÔS E VOVÓS QUE NOS VISITAM.
COMEMORA-SE O DIA DOS AVÓS EM 26 DE JULHO, E ESSE DIA FOI ESCOLHIDO PARA A COMEMORAÇÃO PORQUE É O DIA DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, PAIS DE MARIA E AVÓS DE JESUS CRISTO.
NO SÉCULO I A.C. - CONTA A HISTÓRIA QUE ANA E SEU MARIDO, JOAQUIM, VIVIAM EM NAZARÉ E NÃO TINHAM FILHOS, MAS SEMPRE REZAVAM PEDINDO QUE O SENHOR LHES ENVIASSE UMA CRIANÇA. APESAR DA IDADE AVANÇADA DO CASAL, UM ANJO DO SENHOR APARECEU E COMUNICOU QUE ANA ESTAVA GRÁVIDA, E ELES TIVERAM A GRAÇA DE TER UMA MENINA ABENÇOADA A QUEM BATIZARAM DE MARIA.
SANTA ANA MORREU QUANDO A MENINA TINHA APENAS 3 ANOS. DEVIDO A SUA HISTÓRIA, SANTA ANA É CONSIDERADA A PADROEIRA DAS MULHERES GRÁVIDAS E DOS QUE DESEJAM TER FILHOS.
MARIA CRESCEU CONHECENDO E AMANDO A DEUS E FOI POR ELE A ESCOLHIDA PARA SER MÃE DE SEU FILHO. SÃO JOAQUIM E SANTA ANA SÃO OS PADROEIROS DOS AVÓS.   
Compartilhe esta data com seus amigos e sua família.
 Após a leitura deste texto informativo, como primeira atividade a professora deverá construir com eles um texto coletivo, destacando as informações mais importantes por eles assimiladas, registrando no quadro. Depois digitará e distribuirá para que cada criança tenha o texto impresso em seu caderno.
Depois  distribui um papel para que cada criança registre:  
                                            DIA  DOS AVÓS: 26 DE JULHO   
                                                            CRIANÇA
                                                  ______________________   
 AVÔ MATERNO ________________________________   e    AVÓ MATERNA ________________________________    
 AVÔ PATERNO ________________________________   e     AVÓ PATERNA ________________________________     
Outra atividade a ser desenvolvida é a leitura do poema Avô de todo mundo, localizado nas páginas 4 e 5 do livro  Roda de Letrinhas da autora Nye  Ribeiro.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000500/md.0000004017.gif
Após a leitura deste, a professora pede que cada criança fale um pouco sobre  seus avôs e registra num blocão as impressões das crianças acerca de seus avôs.
A fim de contemplar também as avós a professora lê para a classe o livro de Naumim Aizen, Era uma vez duas avós...
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000500/md.0000004018.jpg
Após a leitura deste, a professora dá uma folha dividida ao meio e  pede para as crianças ilustrarem suas avós e escreverem  pelo menos uma característica delas.  
                                       AVÓ MATERNA      -      AVÓ PATERNA
Como outra atividade proposta pedir que cada menino da turma faça uma representação de como irá ficar fisicamente ao ser avô e dizer uma palavra para a sua neta (que no caso será representada por uma menina da turma).
A professora irá acompanhar o levantamento das palvras ditas fazendo um registro no quadro de giz.
Depois a professora poderá solicitar que todos copiem, no caderno de sala de aula, as palavras que foram expressas pelos alunos para caracterizar os avôs.
Em dupla, os alunos irão elaborar uma rima para cada palavra ou uma frase para cada palavra, registrando em uma folha para ser entregue a professora.
Depois a professora redistribui as folhas escritas e cada dupla lerá o material que recebeu das outras duplas. A atividade irá proporcionar o desenvolvimento da capacidade de ler outras letras, de compreender textos de alunos da mesma turma.
Poderá também despertar debates sobre as diversas colocações e sobre os diversos pontos de vista de cada dupla.
Recursos Complementares
Indicações literárias:   
Era uma vez duas avós..
Autor: Naumim Aizen
Ilustrador: Eliardo França
Editora: Record   
Roda de Letrinhas
Autora: Nye  Ribeiro
Ilustradora: Elma
Editora: RODA & CIA  EDITORA
Avaliação
Durante todas as atividades desenvolvidas acima, a professora deverá estar atenta quanto ao interesse e motivação das crianças acerca do tema abordado.
Observar se as crianças que conhecem seus avôs, assim como as que os tem falecidos, visando compreender como eles lidam com o fato: se com tranquilidade, angústia, tristeza ou outros sentimentos.
Perceber quais sentimentos expressados quando se referem aos seus avôs:
mostram-se sensíveis? afetuosos? distantes?
Verificar se conseguiram, através de palavras ou escrita, expressare o  que os avôs representam para eles.
Através dos registros se conseguiram perceber a diferença entre eles, tanto em suas características físicas quanto de suas personalidades.
Verificar se durante as conversas mostraram-se sensíveis  e motivados, demonstrando laços de ternura e respeito, acerca do tema abordado.
Propor uma entrevista com seus avós para saber como eram as características deles: como se vestiam, o que gostavam de fazer, onde passeavam e mais algumas outras perguntas formuladas pleos próprios alunos.
O retorno desta atividade servirá para um grande debate sobre o ontem e o hoje, em termos de temporalidade e valores.




Nenhum comentário: