Retirado da internet.
Algumas brincadeiras:
VOVÓS NA ESCOLA
PESQUISA MUSICAL ENTRE AS VOVÓS
Os alunos serão divididos em grupos para percorrerem o bairro onde fica a escola ou os seus bairros e pesquisar junto a comunidade idosa dos bairros, as músicas que eles mais ouviam em determinada época. A partir dessa pesquisa o professor poderá criar várias atividades, inclusive gravação de CDs com as músicas mais votadas. Poderá também planejar junto a escola o "Baile dos Vovôs", integrando inclusive os alunos. Esses CDs podem ser vendidos para os alunos presentearem seus avós e os lucros serem revertidos em recursos para ajudar as escolas.
Quadrinhas da Vovó
1.A CASINHA DA VOVÓ
TRANÇADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
2.Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.
3.Serra, serra, serrador,
Serra o papo do vovô...
Quantas tábuas que serrou?
1,2,3, fora uma que quebrou!!!
4.A vovó me disse que no tempo dela,
Não tinha novela, nem televisão,
Só tinha teatro, peça de cinema,
E em Ipanema tinha um coração!
Não tinha nada, ora vejam só!
Mas tinha amor no tempo da vovó,
Não tinha nada, ora vejam só!
Mas eu gosto muito da minha vovó!
A avó
A vovó também é velha,
Franzidinha como quê.
Passa os dias lá na rede,
Entretida no crochê.
Às vezes fica zangada
Com o barulho que faço.
Pega na chinela, eu me rio,
Ela ri e lá vem um abraço.
Um dia virou a casa
Para os óculos achar.
Remexeu canto por canto
E queria me culpar.
Bem que eu sabia de tudo,
Mas aquilo era uma festa,
Pois vovó tinha os óculos
Presos no alto da testa.
Os Óculos da Vovó
— Como acabar meu tricô,
como assistir à novela,
se esses óculos benditos
me somem sem mais aquela?
Vovó, procurando os óculos,
vai do quarto para a sala
e de novo volta ao quarto,
sem ninguém para ajudá-la.
E até parece que os netos
estão a se divertir,
pois mesmo seu predileto
faz força para não rir.
Deve saber onde estão,
porque lhe diz o malvado:
— Já está ficando quente
seu chicotinho queimado!
E o diz quando está no quarto
ou à sala torna a voltar.
— Mas como pode uma coisa
em dois lugares estar?
Em sinal de desespero
leva então as mãos à testa:
ali estão os seus óculos
e tudo vira uma festa.
A Avó
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.
Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.
Às vezes, porém, o bando
Dos netos invade a sala . . .
Entram rindo e papagueando:
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando . . .
A velha acorda sorrindo,
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.
Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,
Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos, doirados.
Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita:
"Ó vovó! conte uma história!
Conte uma história bonita!"
Então, com frases pausadas,
Conta historias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas . . .
E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
— Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem . . .
Olavo Bilac
SER AVÓ
Ser avó é sentir felicidade
Conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo!
Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.
Ser mãe é dar o coração, eu creio,
Mas ser avó... que sonho abençoado!!!
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado!
VOVÓ
Falar de Vó para mim é beleza!
É pura certeza de viva alegria,
Vovó é doçura, é mel que escorre,
É fada – socorre de noite e de dia.
Vovó é denguinho gostoso,
Molhado, fofinho...
Ensopado de amor e carinho,
Vovó é segurança.
Vovó – esperança do esperto netinho
De tomar (sem ser a hora!) o seu “danoninho”...
Vovó tem magia nos lábios e encantos,
Pois sara com beijos a neta, que em pranto,
Mostra-lhe o dedinho que machucou.
É flor sempre viva que não tem idade,
Pois brinca de roda, se deita no chão,
Se faz de cavalinho pra neta ou netinho
Do seu coração.
Vovó conta história pra gente comer comidinha,
Vovó conta história pra chegar o soninho,
Vovó conta história de lobo, girafa,
Formiga, ursinho...
Vovó conta história da Bíblia Sagrada,
Vovó conta história do menino e Rei Jesus,
Vovó conta história dos santos do céu,
Do reino de Deus, dos anjos de luz...
Vovó é sabidinha!...
Enquanto pode,
Carrega pra igreja os netinhos amados,
Igual vovó Lóide, na Bíblia citada.
Faz tudo o que pode
Pra ver seus netinhos
De Deus sendo anjinhos
Sempre abençoados!
Ressaltar a importância dos avôs no seio da família e da nossa sociedade, como os idosos de forma geral, procurando resgatar de brincadeiras e brinquedos das épocas dos nossos avôs. Criando assim um elo harmonioso entre netos e avôs, não se esquecendo de trazer valores como o respeito ao idoso, como também lembrar o direito dos mesmos na sociedade. Durante o período de integração entre netos e avôs, terão como conexão os conhecimentos que serão transmitidos através de músicas, confecção de cartazes, poesias, entrevistas, histórias, diferentes produções textuais, valorizando o aprendizado do aluno.
PROJETO VOVÔ E VOVÓ: UMA
HISTÓRIA DE AMOR!
Importância
É importante que as
crianças conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim
tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos
eletrônicos. O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação
e muita diversão.
Objetivos
Com a ajuda das vovós
aprende-se novas brincadeiras, e amplia-se o repertório. Resgatamos brinquedos
e brincadeiras antigas e comparamos com os atuais. As crianças também tem contato
com a leitura e a escrita, através das pesquisas realizadas em diferentes
portadores de texto, dos manuais das brincadeiras, confecção de cartazes com as
brincadeiras preferidas e as parlendas antigas. Não se esqueça de pedir aos
alunos que pesquisem, com seus avós, as brincadeiras de seu tempo, para que
possam ensinar aos coleguinhas.
Algumas brincadeiras:
Passa Anel
Amarelinha
Peteca
Esconde-Esconde
Quatro Cantos
Boca de forno
Poema de Pau
Pular Corda
Atividades
O projeto proporciona
contato com situações reais do contexto social através da elaboração de
convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com
as avós, em que as crianças participaram de todos os preparativos para receber
as vovós dos nossos pequenos do Interação. Mas o mais importante é que as
crianças aprenderam brincando e resgataram um pouco da nossa cultura através
das experiências das avós.
VOVÓS NA ESCOLA
Podemos convidar as
vovós para passarem um período na escola com seus netos. Podemos combinar com
algumas delas para ensinar algo que elas sabem fazer as outras vovós e/ou aos
alunos.
Ex: tricô. crochê,
culinária, musiquinhas infantis, brinquedos, quadrinhas, etc... Os alunos podem
declamar poesias, apresentarem esquetes teatrais, distribuirem cartoes, fazerem
jogos de integração com as avós e deliciarem-se com a culinária, BRINCADEIRAS,
Chá dos Avós e prêmios para os vencedores.
1. Qual é o chá?
Qual o chá que se usa
na cabeça? (chapéu)
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia/ (charme)
2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?
E qual a vovó mais jovem?
3. Como está a memória da vovó?
A dirigente diz uma parte de um provérbio popular e algum avô ou avó completa com a outra parte.
Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.
4. Somando os pontos
Chamar à frente os casais de avós presentes e premiar o casal que somar mais pontos nos seguintes itens:
o número de filhos
anos de casamento
botões da roupa (dos dois)
o número de netos
idade de cada um
SERVIÇO DO CHÁ
Enquanto o chá é servido, todos podem cantar músicas folclóricas e músicas de roda antigas, bem conhecidas dos nossos avós...
• “Luar do Sertão”, “Alecrim Dourado”, “Peixe Vivo”, “Se esta rua fosse minha”, “Casinha Pequenina”, “Ciranda, cirandinha”, “Teresinha de Jesus”,... etc
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia/ (charme)
2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?
E qual a vovó mais jovem?
3. Como está a memória da vovó?
A dirigente diz uma parte de um provérbio popular e algum avô ou avó completa com a outra parte.
Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.
4. Somando os pontos
Chamar à frente os casais de avós presentes e premiar o casal que somar mais pontos nos seguintes itens:
o número de filhos
anos de casamento
botões da roupa (dos dois)
o número de netos
idade de cada um
SERVIÇO DO CHÁ
Enquanto o chá é servido, todos podem cantar músicas folclóricas e músicas de roda antigas, bem conhecidas dos nossos avós...
• “Luar do Sertão”, “Alecrim Dourado”, “Peixe Vivo”, “Se esta rua fosse minha”, “Casinha Pequenina”, “Ciranda, cirandinha”, “Teresinha de Jesus”,... etc
Música do tempo da Vovó
PESQUISA MUSICAL ENTRE AS VOVÓS
Os alunos serão divididos em grupos para percorrerem o bairro onde fica a escola ou os seus bairros e pesquisar junto a comunidade idosa dos bairros, as músicas que eles mais ouviam em determinada época. A partir dessa pesquisa o professor poderá criar várias atividades, inclusive gravação de CDs com as músicas mais votadas. Poderá também planejar junto a escola o "Baile dos Vovôs", integrando inclusive os alunos. Esses CDs podem ser vendidos para os alunos presentearem seus avós e os lucros serem revertidos em recursos para ajudar as escolas.
Quadrinhas da Vovó
1.A CASINHA DA VOVÓ
TRANÇADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ
2.Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.
3.Serra, serra, serrador,
Serra o papo do vovô...
Quantas tábuas que serrou?
1,2,3, fora uma que quebrou!!!
4.A vovó me disse que no tempo dela,
Não tinha novela, nem televisão,
Só tinha teatro, peça de cinema,
E em Ipanema tinha um coração!
Não tinha nada, ora vejam só!
Mas tinha amor no tempo da vovó,
Não tinha nada, ora vejam só!
Mas eu gosto muito da minha vovó!
Poesias da Vovó
A avó
A vovó também é velha,
Franzidinha como quê.
Passa os dias lá na rede,
Entretida no crochê.
Às vezes fica zangada
Com o barulho que faço.
Pega na chinela, eu me rio,
Ela ri e lá vem um abraço.
Um dia virou a casa
Para os óculos achar.
Remexeu canto por canto
E queria me culpar.
Bem que eu sabia de tudo,
Mas aquilo era uma festa,
Pois vovó tinha os óculos
Presos no alto da testa.
Os Óculos da Vovó
— Como acabar meu tricô,
como assistir à novela,
se esses óculos benditos
me somem sem mais aquela?
Vovó, procurando os óculos,
vai do quarto para a sala
e de novo volta ao quarto,
sem ninguém para ajudá-la.
E até parece que os netos
estão a se divertir,
pois mesmo seu predileto
faz força para não rir.
Deve saber onde estão,
porque lhe diz o malvado:
— Já está ficando quente
seu chicotinho queimado!
E o diz quando está no quarto
ou à sala torna a voltar.
— Mas como pode uma coisa
em dois lugares estar?
Em sinal de desespero
leva então as mãos à testa:
ali estão os seus óculos
e tudo vira uma festa.
A Avó
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .
Teve tantos desenganos!
Ficou branquinha, branquinha,
Com os desgostos humanos.
Hoje, na sua cadeira,
Repousa, pálida e fria,
Depois de tanta canseira:
E cochila todo o dia,
E cochila a noite inteira.
Às vezes, porém, o bando
Dos netos invade a sala . . .
Entram rindo e papagueando:
Este briga, aquele fala,
Aquele dança, pulando . . .
A velha acorda sorrindo,
E a alegria a transfigura;
Seu rosto fica mais lindo,
Vendo tanta travessura,
E tanto barulho ouvindo.
Chama os netos adorados,
Beija-os, e, tremulamente,
Passa os dedos engelhados,
Lentamente, lentamente,
Por seus cabelos, doirados.
Fica mais moça, e palpita,
E recupera a memória,
Quando um dos netinhos grita:
"Ó vovó! conte uma história!
Conte uma história bonita!"
Então, com frases pausadas,
Conta historias de quimeras,
Em que há palácios de fadas,
E feiticeiras, e feras,
E princesas encantadas . . .
E os netinhos estremecem,
Os contos acompanhando,
E as travessuras esquecem,
— Até que, a fronte inclinando
Sobre o seu colo, adormecem . . .
Olavo Bilac
ALÔ, QUERIDOS AVÓS,
QUE ESTAIS AQUI
PRESENTES,
ATENDESTES O CONVITE
E ISTO NOS DEIXA
CONTENTES,
PARABÉNS, Ó VOVOZINHAS,
PORQUE HOJE É VOSSO
DIA;
DEUS VOS DÊ MUITA
SAÚDE,
AMAOR, PAZ E ALEGRIA!
TUDO AQUI FOI PREPARADO
COM MUITA DEDICAÇÃO;
DESDE O CONVITE AO
LANCHE,
ATÉ A PROGRAMAÇÃO.
PARABÉNS, Ó VOVOZINHAS,
PORQUE HOJE É VOSSO
DIA,
DEUS VOS DÊ MUITA
SAÚDE,
AMOR, PAZ E ALEGRIA!
VOSSA PRESENÇA, VOVÓS,
NOS CAUSOU SATISFAÇÃO,
QUEREMOS QUE VOCÊS
VOLTEM
EM OUTRA OCASIÃO.
PARABÉNS, Ó VOVOZINHAS,
PORQUE HOJE É O VOSSO
DIA;
DEUS VOS DÊ MUITA
SAÚDE,
AMOR, PAZ E ALEGRIA!
SER AVÓ
Ser avó é sentir felicidade
Conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo!
Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.
Ser mãe é dar o coração, eu creio,
Mas ser avó... que sonho abençoado!!!
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado!
VOVÓ
Falar de Vó para mim é beleza!
É pura certeza de viva alegria,
Vovó é doçura, é mel que escorre,
É fada – socorre de noite e de dia.
Vovó é denguinho gostoso,
Molhado, fofinho...
Ensopado de amor e carinho,
Vovó é segurança.
Vovó – esperança do esperto netinho
De tomar (sem ser a hora!) o seu “danoninho”...
Vovó tem magia nos lábios e encantos,
Pois sara com beijos a neta, que em pranto,
Mostra-lhe o dedinho que machucou.
É flor sempre viva que não tem idade,
Pois brinca de roda, se deita no chão,
Se faz de cavalinho pra neta ou netinho
Do seu coração.
Vovó conta história pra gente comer comidinha,
Vovó conta história pra chegar o soninho,
Vovó conta história de lobo, girafa,
Formiga, ursinho...
Vovó conta história da Bíblia Sagrada,
Vovó conta história do menino e Rei Jesus,
Vovó conta história dos santos do céu,
Do reino de Deus, dos anjos de luz...
Vovó é sabidinha!...
Enquanto pode,
Carrega pra igreja os netinhos amados,
Igual vovó Lóide, na Bíblia citada.
Faz tudo o que pode
Pra ver seus netinhos
De Deus sendo anjinhos
Sempre abençoados!
PROJETO - DIA DOS AVÓS
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a
importância da figura dos avós na vida das crianças, o projeto foi montado não
apenas para homenagear os avós, mas também com o intuito de que as crianças
conheçam mais seus avós e percebam as mudanças que houve na infância de
antigamente e hoje.
OBJETIVOS
Valorizar
o respeito aos idosos;
Conhecer
um pouco do passado dos avós;
Resgatar
as brincadeiras esquecidas;
Integrar
os avós na escola;
METODOLOGIA
Pedir aos alunos que
façam uma entrevista com os avós; (Eles levarão a folha para casa com as
perguntas estabelecidas).
Com os resultados das
pesquisas montar gráficos.
Trazer uma receita que
a vovó mais usa; (Montar o livro de receitas das vovós).
Montar um mural com
fotografias dos avós e netos;
Convidar uma vovó ou
vovô para vir à sala e contar aos alunos um pouco de sua infância;
(Antecipadamente anotar as curiosidades dos alunos).
Fazer acrósticos com o
nome das vovós e vovôs;
Criar cartazes com
frases de respeito aos idosos;
Trabalhar poemas,
parlendas sobre o tema; (Os alunos poderão ilustrar as mesmas para expor).
Resgatar, ensinar as
crianças brincadeiras como: pedrinha, pé-de-galinha, cama-de-gato, amarelinha e
outras;
Trazer para a escola,
brinquedos com: carrinho de rolimã, carrinho de boi, boneca de pano, bilboquê,
bolinha de gude, bambolê, peteca, pião, corrupio e o que mais conseguir e forem
brinquedos da época do vovô e da vovó.
CULMINÂNCIA
Convidar os avós para
uma visita à escola, onde, serão homenageados e prestigiarão os trabalhos de
seus netos. Neste dia poderá ser feito brincadeiras com os avós, presentear os
mais velhos, os mais novos, os que têm maior número de netos, colocar músicas
antigas, servir um chá com biscoitos, algumas crianças poderão estar
caracterizadas de vovós e vovôs etc.
AVALIAÇÃO
Durante o
desenvolvimento de todas as atividades, sendo considerada a participação,
empenho, capricho e criatividade.
Mini Projeto: Vovó e
vovô compartilhando momentos com os netos
Introdução
No dia 26 de julho homenageamos
os avôs, conta que: “Ana e Joaquim não podiam ter filhos, mas rezavam a Deus
pedindo um filho e Deus lhes enviou Maria”.
É importante que
as crianças conheçam as brincadeiras e brinquedos antigos, proporcionando o
resgate da cultura e tradições dos avôs, que pouco a pouco foram substituídos
por jogos eletrônicos.
Todos nós
sabemos a importância que os avôs têm na formação dos netos, muitos deles
assume totalmente a responsabilidade destes pequeninos. O papel desempenhado
pelos avôs é importante para criança, pois costumam fazer parte das nossas
lembranças de infância.
Justificativa.
A finalidade deste mini
projeto, é resgatar o amor, o respeito e acima de tudo a valorização dos
idosos. A escola deve ser um espaço onde possam existir momentos de integração
entre avôs e netos, fazendo com que as crianças valorizem a história vida de
seus avôs. Segundo Içami Tiba: "O ser humano pode começar a mudar em
qualquer fase da vida, inclusive, na terceira idade. Nós somos uma nova página
a cada dia." Com esse projeto queremos trazer mostrar que os avôs de hoje
evoluíram e não só cuidam dos netos, mas, participam de atividades
diferenciadas em seu cotidiano.
Foi pensando na
importância dos avôs na vida das crianças que resolvemos montar este mini
projeto não só como o objetivo de homenageamos, mas, para mostrar o quanto
estes, são importante na base da família. No decorrer do mini projeto será
proporcionado aos avôs e netos um momento de lazer, onde podemos trazer de
volta as brincadeiras do tempo dos avôs, assim mostrar que ainda podemos
resgatar esta cultura.
Objetivo Geral.
Ressaltar a importância dos avôs no seio da família e da nossa sociedade, como os idosos de forma geral, procurando resgatar de brincadeiras e brinquedos das épocas dos nossos avôs. Criando assim um elo harmonioso entre netos e avôs, não se esquecendo de trazer valores como o respeito ao idoso, como também lembrar o direito dos mesmos na sociedade. Durante o período de integração entre netos e avôs, terão como conexão os conhecimentos que serão transmitidos através de músicas, confecção de cartazes, poesias, entrevistas, histórias, diferentes produções textuais, valorizando o aprendizado do aluno.
Objetivos Específicos:
Proporcionar os netos
momentos de reflexão do seu convívio com os avôs.
Despertar o interesse
pela leitura e escrita.
Trabalhar a coordenação
motora dos alunos através de diferentes pinturas.
Conhecer a história dos
avôs através de entrevistas.
Estreitar os laços
familiares entre gerações
Realizar atividades
contextualizadas.
Realizar brincadeiras
do tempo da vovó e vovô e músicas esquecidas.
Desenvolver a expressão
corporal.
Desenvolver a
criatividade artística.
Desenvolvimento:
Atividades a serem
aplicadas em classe
Pesquisar a origem do sobrenome,
árvore genealógica e a história da família.
Resgate de brinquedos,
brincadeiras tradicionais, contos.
Confecção de cartazes.
Ouvir na rodinha
relatos das crianças e montar textos interessantes de sua convivência com seus
avôs
Montar um quadro da
família através de desenhos, em que mostre a imagem de suas avós jovens e
atualmente;
Trabalhar conceito de
tempo: ontem, hoje, amanhã, presente, passado futuro, etc.
Confeccionar um cartaz
com o nome das avós, separando maternos e paternos
Encontrar as vogais e/
ou consoantes nos nomes das avós;
Trabalhar com
coordenação motora grossa e fina;
Colorir desenhos;
Trabalhar com as letras
da palavra Vovó;
Trabalhar com os
números
Confecção de
sabonetes.
Culminância
Abertura:
Oração inicial “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133.1)
Agradecer á Deus a
oportunidade de estamos juntos como família da fé para homenagear os avôs.
Diferentes
brincadeiras com os avôs.
Chá
com os avôs.
Bingo
interativo
Jogos
e brincadeira de integração com os avôs.
Cantigas
de roda
Apresentações
dos alunos
Projeto “CHÁ DOS AVÓS”
Como culminância do
projeto “Chá Dos Avós”, num dia inesquecível e intenso, avós e netos
compareceram à Escola para mais uma edição do projeto realizado com todas as
turmas, abrangendo os dois turnos. O projeto tem como objetivo levar as
crianças a conhecer as origens, as histórias, as tradições e os costumes de
seus avós. Houve várias apresentações, declamação do poema “Retrato” de Cecília
Meireles pela aluna do 4º ano - Darkelly Júlia, momento para contação de
histórias, os alunos e o instrutor João Victor do Programa Mais Educação
apresentaram as músicas “Como é grande o meu amor por você”, "Cai cai
balão” e música da cobrinha”, em flauta.
Maria Perpétua
Identificação do
projeto de gestão
escolar
CHÁ DOS AVÓS.
1. Dados
gerais
1.1 Escola
Escola Municipal
“Pedreira do Instituto”
1.2 Público-alvo
Tipo de participantes
|
Número
|
|
Comunidade
|
Avós
|
80% dos avós
|
Alunos
|
todos
|
370
|
Profissionais
|
Diretora, Vice-
Diretoras, Especialistas, Coordenadoras, Professores, Monitores, Cantineiras
e Secretários.
|
60
|
1.3 Tema
Família.
2. Características do
projeto
2.1 Periodicidade de
aplicação
Anual.
2.2 Descrição das
estratégias
Entrevista
com os avós.
Análise
das entrevistas em sala de aula.
Discussão
sobre os pontos positivos e os valores vividos pelos avós.
Utilização
dos dados coletados pelos alunos para subsidiar os trabalhos em Língua
Portuguesa, Matemática, História, Arte, Ensino Religioso, etc.
2.3 - Forma
de elaboração e acompanhamento
Durante
aulas de ensino religioso, foi ressaltada a importância dos avós no seio da
família e da sociedade, com o objetivo de demonstrar nosso carinho, amor e
respeito por nossos avós, e a gratidão pelo muito que já fizeram e/ou fazem por
nós; e ensinar aos mais jovens a importância da sabedoria, experiência,
cumplicidade e o carinho daqueles que já viveram muito, já sofreram e hoje
cuidam de nós.
Leitura do
livro: Meus avós são demais. Jennifer Moore - Mallinos; Coleção: Vamos
Conversar; Companhia Editora Nacional.
Análise do
livro com a turma, ressaltando o objetivo do mesmo, que é a valorização dos
vínculos afetivos entre as crianças e seus avós, incentivando o cultivo das
lembranças afetuosas e a compreensão dos limites gerados pelo tempo.
2.4 Recursos
necessários para a realização
Tipo
|
Fonte
|
|
Materiais e
equipamentos
|
Lápis, papel, livros
de histórias, cola, lápis de cor, cartolina, tesoura, etc.
|
|
Humanos
|
Professores, alunos,
cantineiras e equipe pedagógica e direção.
|
|
Financeiros
|
3. Avaliação
3.1 Efeitos observados
Em nossa comunidade a
maioria das crianças têm os avós como responsáveis e por acreditarmos que o
papel da família é fundamental para que a criança cresça segura e respeitada,
feliz e equilibrada e sendo a avó uma presença importante para ajudar a família
a cumprir o seu indispensável papel de formar homens e mulheres justos e
éticos, sem perder a doçura, o projeto experimental realizado em 2014,
tornou-se em um projeto institucional.
Houve grande
participação dos avós e netos, atingindo o objetivo da culminância do projeto.
A Escola já está se organizando para a edição de 2016.
PROJETO
PROJETO VOVÓ E VOVÔ
Joana Rocha
Joana Rocha
Goianésia/2017
Projeto Vovó e
Vovô
Título: Vovó e
Vovô
Instituição: Escola
Luiz César de Siqueira Melo
Público: 3° ano
“B”
Período: 7 dias
Professora: Joana
Rocha
Equipe colaboradora: Direção,
coordenação, alunos e familiares.
JUSTIFICATIVA
Observando a importância dos avos na vida dos netos, proponho este projeto que
leva a compreensão desta figura, nos lares e na educação dos filhos, além da
sua participação direta no crescimento da criança e seu desenvolvimento futuro
enquanto pessoa amada e querida em família.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar
as crianças ao respeito que deve ser estabelecido aos avós pelos familiares e
entender o valor da sua contribuição, dos ensinamento oferecido por eles dentro
do lar.
OBJETIVO ESPECÍFICOS
Compreender a árvore
genealógica. Dando ênfase a figura dos avós;
Estabelecer laços de
afetividade entre familiares;
Valorizar a figura dos
avós dentro da família;
METODOLOGIA
Realizar
entrevista com as avós sobre o tempo de criança;
Convidar uma avó ou avô para contar em sala de aula.
Realizar atividades de artes com o tema do projeto;
Escrever
lista de coisas que os avós gostam;
Fazer entrevista com os
avós...
AVALIAÇÃO
O encerramento será na
escola com o café da manhã, com os avós. Será feito jogral, apresentação de
música, poesia para os avós.
ANEXOS
Tabela de Controle com
a data e horário em que os participante poderão irem a escola para falarem
sobre sua profissão.
HOMENAGEM À FIGURA DOS
AVÔS
18/06/2010
Autor e Coautor(es)
Autor: Glória Maria de Oliveira
RIO DE JANEIRO - RJ COL
DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Coautor(es):
Miriam Abduche Kaiuca;
Simone Alencastre Rodrigues
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE
ENSINO
|
COMPONENTE CURRICULAR
|
TEMA
|
Ensino Fundamental
Inicial
|
Alfabetização
|
Concepção de
alfabetização
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
Identificar a figura
dos avôs enquanto formadores da sua família;
Valorizar o
conhecimento trazido pelos mais idosos;
Refletir sobre a sua
família;
Respeitar a formação
familiar dos indivíduos;
Traçar comparações
entre os diferentes avôs;
Duração das atividades
Quatro aulas com
duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer os nomes dos
avós maternos e paternos.
Identificar a
nomenclatura familiar.
Estratégias e recursos
da aula
A professora conversa
com a classe sobre avós, pergunta quantos os tem vivos.
Explica que no dia 26
de julho é comemorado o seu dia, partilha com eles esse texto informativo
extraído do Portal da Família, Internet.
DIA DOS AVÓS
O PAPEL DOS AVÓS NA
FAMÍLIA VAI MUITO ALÉM DOS MIMOS DADOS AOS NETOS, E MUITAS VEZES ELES SÃO O
SUPORTE AFETIVO E FINANCEIRO DE PAIS E FILHOS.
POR ISSO, SE DIZ QUE OS
AVÓS SÃO PAIS DUAS VEZES.
AS AVÓS SÃO TAMBÉM
CHAMADAS DE "SEGUNDA MÃE", E OS AVÔS, DE "SEGUNDO PAI", E
MUITAS VEZES ESTÃO AO LADO E MESMO À FRENTE DA EDUCAÇÃO DE SEUS NETOS, COM SUA
SABEDORIA, EXPERIÊNCIA E COM CERTEZA UM SENTIMENTO MARAVILHOSO DE ESTAR
VIVENCIANDO OS FRUTOS DE SEU FRUTO, OU SEJA, A CONTINUIDADE DAS GERAÇÕES.
CELEBRAR O DIA DOS AVÓS
SIGNIFICA CELEBRAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA, RECONHECER O VALOR DA SABEDORIA
ADQUIRIDA, NÃO APENAS NOS LIVROS, NEM NAS ESCOLAS, MAS NO CONVÍVIO COM AS
PESSOAS E COM A PRÓPRIA NATUREZA. APROVEITE ESTA DATA PARA MANDAR UMA MENSAGEM
DE CARINHO AOS QUERIDOS VOVÔ E VOVÓ E DIZER O QUANTO VOCÊ LEMBRA DELES.
O PORTAL DA FAMÍLIA
EXPRESSA SEU PROFUNDO CARINHO POR TODOS OS VOVÔS E VOVÓS QUE NOS VISITAM.
COMEMORA-SE O DIA DOS
AVÓS EM 26 DE JULHO, E ESSE DIA FOI ESCOLHIDO PARA A COMEMORAÇÃO PORQUE É O DIA
DE SANTA ANA E SÃO JOAQUIM, PAIS DE MARIA E AVÓS DE JESUS CRISTO.
NO SÉCULO I A.C. -
CONTA A HISTÓRIA QUE ANA E SEU MARIDO, JOAQUIM, VIVIAM EM NAZARÉ E NÃO TINHAM
FILHOS, MAS SEMPRE REZAVAM PEDINDO QUE O SENHOR LHES ENVIASSE UMA CRIANÇA.
APESAR DA IDADE AVANÇADA DO CASAL, UM ANJO DO SENHOR APARECEU E COMUNICOU QUE
ANA ESTAVA GRÁVIDA, E ELES TIVERAM A GRAÇA DE TER UMA MENINA ABENÇOADA A QUEM
BATIZARAM DE MARIA.
SANTA ANA MORREU QUANDO
A MENINA TINHA APENAS 3 ANOS. DEVIDO A SUA HISTÓRIA, SANTA ANA É CONSIDERADA A
PADROEIRA DAS MULHERES GRÁVIDAS E DOS QUE DESEJAM TER FILHOS.
MARIA CRESCEU
CONHECENDO E AMANDO A DEUS E FOI POR ELE A ESCOLHIDA PARA SER MÃE DE SEU FILHO.
SÃO JOAQUIM E SANTA ANA SÃO OS PADROEIROS DOS AVÓS.
Compartilhe esta data
com seus amigos e sua família.
Após a leitura
deste texto informativo, como primeira atividade a professora deverá construir
com eles um texto coletivo, destacando as informações mais importantes por eles
assimiladas, registrando no quadro. Depois digitará e distribuirá para que cada
criança tenha o texto impresso em seu caderno.
Depois distribui
um papel para que cada criança registre:
DIA DOS
AVÓS: 26 DE JULHO
CRIANÇA
______________________
AVÔ MATERNO
________________________________ e AVÓ
MATERNA ________________________________
AVÔ PATERNO
________________________________ e AVÓ
PATERNA ________________________________
Outra atividade a ser
desenvolvida é a leitura do poema Avô de todo mundo, localizado nas páginas 4 e
5 do livro Roda de Letrinhas da autora Nye Ribeiro.
Após a leitura deste, a
professora pede que cada criança fale um pouco sobre seus avôs e
registra num blocão as impressões das crianças acerca de seus avôs.
A fim de contemplar
também as avós a professora lê para a classe o livro de Naumim Aizen, Era uma
vez duas avós...
Após a leitura deste, a
professora dá uma folha dividida ao meio e pede para as crianças
ilustrarem suas avós e escreverem pelo menos uma característica
delas.
AVÓ
MATERNA - AVÓ
PATERNA
Como outra atividade
proposta pedir que cada menino da turma faça uma representação de como irá
ficar fisicamente ao ser avô e dizer uma palavra para a sua neta (que no caso
será representada por uma menina da turma).
A professora irá
acompanhar o levantamento das palvras ditas fazendo um registro no quadro de
giz.
Depois a professora
poderá solicitar que todos copiem, no caderno de sala de aula, as palavras que
foram expressas pelos alunos para caracterizar os avôs.
Em dupla, os alunos
irão elaborar uma rima para cada palavra ou uma frase para cada palavra,
registrando em uma folha para ser entregue a professora.
Depois a professora
redistribui as folhas escritas e cada dupla lerá o material que recebeu das
outras duplas. A atividade irá proporcionar o desenvolvimento da capacidade de
ler outras letras, de compreender textos de alunos da mesma turma.
Poderá também despertar
debates sobre as diversas colocações e sobre os diversos pontos de vista de
cada dupla.
Recursos Complementares
Indicações literárias:
Era uma vez duas avós..
Autor: Naumim Aizen
Ilustrador: Eliardo
França
Editora: Record
Roda de Letrinhas
Autora:
Nye Ribeiro
Ilustradora: Elma
Editora: RODA &
CIA EDITORA
Avaliação
Durante todas as
atividades desenvolvidas acima, a professora deverá estar atenta quanto ao interesse
e motivação das crianças acerca do tema abordado.
Observar se as crianças
que conhecem seus avôs, assim como as que os tem falecidos, visando compreender
como eles lidam com o fato: se com tranquilidade, angústia, tristeza ou outros
sentimentos.
Perceber quais
sentimentos expressados quando se referem aos seus avôs:
mostram-se sensíveis?
afetuosos? distantes?
Verificar se
conseguiram, através de palavras ou escrita, expressare o que os avôs
representam para eles.
Através dos registros
se conseguiram perceber a diferença entre eles, tanto em suas características
físicas quanto de suas personalidades.
Verificar se durante as
conversas mostraram-se sensíveis e motivados, demonstrando laços de
ternura e respeito, acerca do tema abordado.
Propor uma entrevista
com seus avós para saber como eram as características deles: como se vestiam, o
que gostavam de fazer, onde passeavam e mais algumas outras perguntas
formuladas pleos próprios alunos.
O retorno desta
atividade servirá para um grande debate sobre o ontem e o hoje, em termos de
temporalidade e valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário