PNAIC:
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora: Silvana Mateus
Data: 15/08/2014
Alucineia
Jaine
Juscélia
Kelly
Regiane
Rosilda
Sueli Maria de Oliveira
SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO:
BELELÉU E OS NÚMEROS
São
Joaquim de Bicas – MG
2014
INTRODUÇÃO
Ao
pedir que as crianças desenhem, elas tendem a copiar o que veem, produzindo o
desenho considerado correto, mais próximo à representação do real, deixando de
explorar sua imaginação e, consequentemente, sua criatividade. (Rev. Nova Escola)
Pensando
nisso, trabalharemos antes de contar a história, a imaginação da criança.
Desenvolvimento
·
O professor deve
confeccionar cartazes anunciando, para aguçar a curiosidade dos alunos, quem ou
o que será o Beleléu. Espalhar os cartazes nas dependências da escola ou da
sala. (Cartazes em anexo)
·
Os alunos farão a
ilustração do Beleléu antes de apresentar o livro, só com informações sobre
ele. Em um cartaz, como o modelo abaixo, a criança imagina quem é o Beleléu e
desenha-o. O cartaz ficará exposto no mural.
DESENHE OU ESCREVA.
|
ANTES DA LEITURA: Com base na capa do livro, fazer a exploração oral:
·
Qual é o nome da
história?
·
Qual é o nome da
autora?
·
Que editora produziu o
livro?
·
Do que trata a
história?
·
Quem você acha que é
beleléu?
·
O que você que
acontecerá na história?
·
O que os números tem a
ver com a história?
APÓS A LEITURA:
·
Quem é beleléu?
·
Por que ele escondia os objetos de gabriel?
·
Quais objetos ele escondeu?
·
Qual foi o primeiro objeto encontrado?
·
E o último?
ATIVIDADES DE TRABALHO
SISTEMÁTICO
Copie o texto alfabetizador em
cartaz para que, juntamente com os alunos, se observe sua estrutura organizacional:
• Está
descrito os objetos escondidos pelo Beleléu;
• Cada objeto escondido é apontado em uma linha
com sua respectiva quantidade;
• a quantidade é indicada em número e em
palavras;
Apresentação
do glossário de palavras
·
Solicitar que, em duplas, pintem os desenhos do
glossário, antes de fixá-lo no mural.
• Leia pausada e articuladamente as palavras do
glossário.
• Convide os
alunos a lerem, decodificando e reconhecendo globalmente as palavras.
-
Aponte as palavras para
os alunos lerem coletivamente.
-
Aponte as palavras para
um aluno ler, individualmente.
-
Ouça leituras individuais (no cartaz ou no
caderno).
LEITURA
DO TEXTO ALFABETIZADOR
1º dia:
leitura pela professora 2x
2º dia:
leitura em grande grupo
3º dia:
leitura em duplas
4º dia:
leitura individual
ESCRITA
DO TEXTO ALFABETIZADOR
1º dia:
escrita pela professora
2º dia:
escrita em grande grupo
3º dia:
escrita em duplas
4º dia:
escrita individual
Identificação de letras do
alfabeto
·
Proponha a contagem do número de letras de cada
palavra do glossário. Se for o caso, mostre que existem nomes que são
representadas por poucas letras.
·
Qual objeto escondido pelo Beléleu tem 7 letras?
·
Qual objeto escondido pelo Beléleu tem 6 letras?
·
Qual objeto escondido pelo Beléleu tem 4 letras?
·
Questionar: “Dentre os objetos tem algum que
termina com a mesma letra?”
• Deixar
que os alunos descubram.
• Distribuir
o alfabeto móvel e pedir que formem as palavras do glossário.
• Pedir
para identificarem a 1ª letra de cada palavra.
Uso adequado da página
- Mostre
o cartaz com o texto alfabetizador escrito em letra imprensa maiúscula;
- Peça
para os alunos lerem os nomes (enquanto eles leem, vá passando a régua em cima
de cada palavra lida, mostrando que a leitura é feita da esquerda para
direita e de cima para baixo);
- Peça
também para que um aluno (ou um aluno de cada vez) vá até o cartaz e leia a
quantidade e o nome dos objetos. Oriente-os a ir passando a régua em cada
palavra como você fez.
- Peça
para que identifiquem o primeiro e o último nome do texto (falando em voz alta
ou apontando no texto).
Aquisição de consciência
fonológica
SÍLABAS
- Escolher uma palavra do
glossário;
- Falar a palavra pausadamente
(silabando) e perguntar aos alunos: “Quantos pedaços tem essa palavra?” ou
“Quantas vezes abrimos a boca para falá-la?”. Bater palmas a cada sílaba.
Explicar que esses pedaços são as
sílabas.
- Repetir o procedimento com cada
palavra da lista.
- Registrar as palavras do
glossário num cartaz, em forma de tabela, classificando-as quanto ao número de
sílabas:
1 sílaba
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2 sílabas
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3 sílabas
|
4 sílabas
|
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|
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SÍLABA INICIAL
- Escolher uma palavra do texto e
escrevê-la no quadro. Ex: “BELELÉU”;
- Pedir aos alunos para
identificar o primeiro pedaço (sílaba) = “BE”. Destacá-lo;
- Ler uma sílaba e depois o
restante da palavra (com um segundo de intervalo). Assim: [BE] (1 segundo de
pausa) [LELÉU] = BELELÉU;
- Usar o mesmo procedimento com
outras palavras do texto deixando que as crianças completem oralmente;
- Escrever abaixo, outra palavra
que também comece com “BE”, como no exemplo:
BELA BETERRABA
- Pedir
para dizerem outras palavras que começam com o mesmo som. Ex: “BELA”; “BEZERRO”;
...
- Repetir o procedimento com
outras palavras da lista;
TRABALHAR PALAVRAS QUE RIMAM COM
AS PALAVRAS DO TEXTO
- Escrever no quadro uma palavra
do texto e fazer uma rima, como no exemplo abaixo:
BELELÉU GABRIEL
- Pedir para os alunos dizerem o
que essas palavras têm em comum (Deixar que eles concluam que elas ‘terminam
iguais’ ou que ‘combinam’; explicar o que são rimas). Ao verificar que todos
entenderam, propor que os alunos criem novas rimas a partir da palavra
selecionada.
SÍLABA MEDIAL OU MEDIANA
- Escrever no quadro a palavra “BE LE LÉU”,
separada em sílabas;
- Pedir para os alunos
identificarem o 2º pedacinho (sílaba) desta palavra “LE”,
destacando-o;
BE
LE LÉU
- Escrever logo abaixo, a palavra
“BE LE ZA”, repetindo o mesmo procedimento.
BE LE ZA
- Questionar se os pedaços
destacados são iguais.
- Insira agora a palavra “CO LE
GA”. Torne a perguntar se são iguais.
- Agora, vamos inserir a palavra
“BO LA CHA”.
- Perguntar: “E agora, são
iguais?”
- Discutir com os alunos,
chamando a atenção para a diferença sonora.
- Formar grupos com os alunos,
entregar um envelope com palavras trissílabas para cada grupo. Cada alunos deve
retirar uma palavra e falar a sílaba do meio. A cada acerto o grupo vai
registrando a palavra no caderno destacando a sílaba medial. Ganha o grupo que
registrar mais palavras.
Reconhecimento da palavra como
unidade gráfica
. Levar a criança a perceber que
as frases são formadas por palavras.
. Levar a criança a perceber que
as frases podem ter diferentes números de palavras, ao falar vocábulo por
vocábulo.
. Verificar qual a palavra maior
e menor da frase.
- Escolher uma palavra do glossário.
- Fazer uma frase com a palavra
escolhida junto com os alunos e escrevê-la no quadro. Exemplo: O PATO É DE
BORRACHA.
- Bater palma para cada palavra.
- Repetir a frase e pedir para as
crianças completarem com a última palavra da frase.
- Fazer o mesmo com outras
palavras do glossário;
- Pedir para os alunos contar o
número de palavras de cada frase.
- Pedir para dizer a palavra
maior e menor de cada frase.
Leitura de palavras e pequenos
textos
1. FORMANDO FRASES
Fatiar o texto
(as partes que tratam das quantidades de objetos) e colocá-lo numa caixa,
alunos em círculo, cada um pega uma tira, e monta o texto fatiado no chão,
seguindo a ordem das quantidades (realizar exploração). Em seguida, o texto
será montado em cartaz, no mural. Os alunos farão essa mesma atividade, no
caderno.
2. PRODUÇÃO COLETIVA
Propor a produção coletiva de uma lista os objetos escondidos pelo Beleléu.
Retome os princípios básicos
da convenção gráfica, tais como:
- O alinhamento da escrita (da
esquerda para direita de cima para baixo);
- A função da segmentação das
espaços em branco;
- A organização da estrutura
desse gênero (cada item embaixo do outro).
Para isso, leia articuladamente
(declarada e pausadamente) as palavras e as frases que vão sendo construídas.
Organizar a lista de objetos em
ordem alfabética.
É importante estratégias que
proporcionem aos alunos o contato com diferentes suportes que se organizam pela
ordem alfabética.
Atividades
de trabalho sistemático
Uso adequado da página
Pedir para os alunos copiarem no
caderno a lista de palavras do glossário.
Observar
se eles respeitam as direções da
escrita e as margens, se utilizam corretamente as linhas, se iniciam a escrita no local adequado.
Pedir para os alunos colorirem de
vermelho a primeira palavra da lista e de azul a última palavra.
Implicações
para compreensão de outros textos
No
decorrer da sequência, realizar leituras deleite, que explorem:
ü Seres imaginários: Grúfalo, Bichos que existem e não existem,
Monstro da minha imaginação, Tungo-Tungo, “Chibungo Gererê” e outros...
ü Organização: No Reino Encantado do Beleléu...
ü Sequência numérica: Livro dos bichos, números e flores, Só um
minutinho...
·
Artes: em folha branca
a criança faz o desenho do Beleléu.
·
Mostrar obras de
artistas que retratam seres imaginários.
TRABALHANDO A MATEMÁTICA
Ao terminar de contar a história
do Beleléu, questionar: “Por que a história se chama Beleléu e os números?” “O
que os números representam nessa história?”
Interpretação oral do texto alfabetizador:
·
Qual a quantidade de cada objeto escondida pelo Beleléu?
·
Qual objeto foi escondido em menor quantidade?
·
Qual objeto foi escondido em maior quantidade?
·
Qual objeto foi escondido na quantidade de 8
elementos?
·
Quantos bonecos foram escondidos?
ESPAÇO E FORMA
Exploração do local onde foi encontrado cada objeto escondido pelo
Beleléu.
Trabalhar conceitos (dentro da jarra de suco, embaixo da mesa, espalhados
no corredor...). Usar como suporte o livro ASSIM ASSADO.
NÚMEROS E OPERAÇÕES
USANDO TAMPINHAS DE GARRAFA PET:
·
fazer a representação de cada quantidade de
objetos, representando com uma cor para cada objeto.
·
Formar grupos de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5,
10 em 10.
·
Resolver situações-problema envolvendo adições e
subtrações, questionando: “qual o total de aviões e bonecos?” “O que tem mais
cuequinhas ou dinossauros?”
Atividades de trabalho sistemático
·
Fazer a leitura, a interpretação oral e coletiva
do texto valorizando o comentário de cada aluno.
·
Providenciar cópias da quantidade (numeral) e do
objeto escondido para que possam realizar associações.
·
Proponha a troca de pares para que todos comparem
e justifiquem as respostas. Evite dar a resposta certa de imediato. O ideal é
que as crianças discutam entre elas e comparem em discussões coletivas os
critérios utilizados para decidir as respostas.
·
Peça que ordenem os números do menor para o maior
e comparem com suas respostas anteriores.
TRATAMENTO
DA INFORMAÇÃO
Crie um gráfico representando a
quantidade de objetos escondidos pelo Beleléu.
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