segunda-feira, 15 de maio de 2017

 PNAIC: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Orientadora: Silvana Mateus
Data: 15/08/2014



Alucineia
Jaine
Juscélia
Kelly
Regiane
Rosilda
Sueli Maria de Oliveira




SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO LIVRO:
BELELÉU E OS NÚMEROS








São Joaquim de Bicas – MG
2014
INTRODUÇÃO
Ao pedir que as crianças desenhem, elas tendem a copiar o que veem, produzindo o desenho considerado correto, mais próximo à representação do real, deixando de explorar sua imaginação e, consequentemente, sua criatividade.  (Rev. Nova Escola)
Pensando nisso, trabalharemos antes de contar a história, a imaginação da criança.


Desenvolvimento
·         O professor deve confeccionar cartazes anunciando, para aguçar a curiosidade dos alunos, quem ou o que será o Beleléu. Espalhar os cartazes nas dependências da escola ou da sala. (Cartazes em anexo)
·         Os alunos farão a ilustração do Beleléu antes de apresentar o livro, só com informações sobre ele. Em um cartaz, como o modelo abaixo, a criança imagina quem é o Beleléu e desenha-o. O cartaz ficará exposto no mural.

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/sh/sheronnardelli/1226820172.png        QUEM É BELELÉU?
       DESENHE OU ESCREVA.







ANTES DA LEITURA: Com base na capa do livro, fazer a exploração oral:
http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/164950/BELELEU_E_OS_NUMEROS_1302531660P.jpg
·         Qual é o nome da história?
·         Qual é o nome da autora?
·         Que editora produziu o livro?
·         Do que trata a história?
·         Quem você acha que é beleléu?
·         O que você que acontecerá na história?
·         O que os números tem a ver com a história?

APÓS A LEITURA:
·         Quem é beleléu?
·         Por que ele escondia os objetos de gabriel?
·         Quais objetos ele escondeu?
·         Qual foi o primeiro objeto encontrado?
·         E o último?
ATIVIDADES DE TRABALHO SISTEMÁTICO
Copie o texto alfabetizador em cartaz para que, juntamente com os alunos, se observe sua estrutura organizacional:
      Está descrito os objetos escondidos pelo Beleléu;
       Cada objeto escondido é apontado em uma linha com sua respectiva quantidade;
       a quantidade é indicada em número e em palavras;
Apresentação do glossário de palavras
·         Solicitar que, em duplas, pintem os desenhos do glossário, antes de fixá-lo no mural.
      Leia pausada e articuladamente as palavras do glossário.
       Convide os alunos a lerem, decodificando e reconhecendo globalmente as palavras.
-          Aponte as palavras para os alunos lerem coletivamente.
-          Aponte as palavras para um aluno ler, individualmente.
-           Ouça leituras individuais (no cartaz ou no caderno).

LEITURA DO TEXTO ALFABETIZADOR
1º dia: leitura pela professora 2x
2º dia: leitura em grande grupo
3º dia: leitura em duplas
4º dia: leitura individual

ESCRITA DO TEXTO ALFABETIZADOR
1º dia: escrita pela professora
2º dia: escrita em grande grupo
3º dia: escrita em duplas
4º dia: escrita individual

Identificação de letras do alfabeto
·         Proponha a contagem do número de letras de cada palavra do glossário. Se for o caso, mostre que existem nomes que são representadas por poucas letras.
·         Qual objeto escondido pelo Beléleu tem 7 letras?
·         Qual objeto escondido pelo Beléleu tem 6 letras?
·         Qual objeto escondido pelo Beléleu tem 4 letras?
·         Questionar: “Dentre os objetos tem algum que termina com a mesma letra?”
      Deixar que os alunos descubram.
      Distribuir o alfabeto móvel e pedir que formem as palavras do glossário.
      Pedir para identificarem a 1ª letra de cada palavra.

Uso adequado da página
- Mostre o cartaz com o texto alfabetizador escrito em letra imprensa maiúscula;
- Peça para os alunos lerem os nomes (enquanto eles leem, vá passando a régua em cima de cada palavra lida, mostrando que a leitura é feita da esquerda para direita e de cima para baixo);
- Peça também para que um aluno (ou um aluno de cada vez) vá até o cartaz e leia a quantidade e o nome dos objetos. Oriente-os a ir passando a régua em cada palavra como você fez.
- Peça para que identifiquem o primeiro e o último nome do texto (falando em voz alta ou apontando no texto).

Aquisição de consciência fonológica
SÍLABAS
- Escolher uma palavra do glossário;
- Falar a palavra pausadamente (silabando) e perguntar aos alunos: “Quantos pedaços tem essa palavra?” ou “Quantas vezes abrimos a boca para falá-la?”. Bater palmas a cada sílaba.
Explicar que esses pedaços são as sílabas.
- Repetir o procedimento com cada palavra da lista.
- Registrar as palavras do glossário num cartaz, em forma de tabela, classificando-as quanto ao número de sílabas:

1 sílaba
2 sílabas
3 sílabas
4 sílabas









SÍLABA INICIAL
- Escolher uma palavra do texto e escrevê-la no quadro. Ex: “BELELÉU”;
- Pedir aos alunos para identificar o primeiro pedaço (sílaba) = “BE”. Destacá-lo;
- Ler uma sílaba e depois o restante da palavra (com um segundo de intervalo). Assim: [BE] (1 segundo de pausa) [LELÉU] = BELELÉU;
- Usar o mesmo procedimento com outras palavras do texto deixando que as crianças completem oralmente;
- Escrever abaixo, outra palavra que também comece com “BE”, como no exemplo:
       BELA         BETERRABA
- Pedir para dizerem outras palavras que começam com o mesmo som. Ex: “BELA”; “BEZERRO”; ...
- Repetir o procedimento com outras palavras da lista;

TRABALHAR PALAVRAS QUE RIMAM COM AS PALAVRAS DO TEXTO
- Escrever no quadro uma palavra do texto e fazer uma rima, como no exemplo abaixo:
     BELELÉU            GABRIEL
- Pedir para os alunos dizerem o que essas palavras têm em comum (Deixar que eles concluam que elas ‘terminam iguais’ ou que ‘combinam’; explicar o que são rimas). Ao verificar que todos entenderam, propor que os alunos criem novas rimas a partir da palavra selecionada.
SÍLABA MEDIAL OU MEDIANA
- Escrever no quadro a palavra “BE  LE  LÉU”, separada em sílabas;
- Pedir para os alunos identificarem o 2º pedacinho (sílaba) desta palavra “LE”, destacando-o;     
                   BE LE LÉU
- Escrever logo abaixo, a palavra “BE LE ZA”, repetindo o mesmo procedimento.
                    BE LE ZA
- Questionar se os pedaços destacados são iguais.
- Insira agora a palavra “CO LE GA”. Torne a perguntar se são iguais.
- Agora, vamos inserir a palavra “BO LA CHA”.
- Perguntar: “E agora, são iguais?”
- Discutir com os alunos, chamando a atenção para a diferença sonora.
- Formar grupos com os alunos, entregar um envelope com palavras trissílabas para cada grupo. Cada alunos deve retirar uma palavra e falar a sílaba do meio. A cada acerto o grupo vai registrando a palavra no caderno destacando a sílaba medial. Ganha o grupo que registrar mais palavras.

Reconhecimento da palavra como unidade gráfica
. Levar a criança a perceber que as frases são formadas por palavras.
. Levar a criança a perceber que as frases podem ter diferentes números de palavras, ao falar vocábulo por vocábulo.
. Verificar qual a palavra maior e menor da frase.
- Escolher uma palavra do glossário.
- Fazer uma frase com a palavra escolhida junto com os alunos e escrevê-la no quadro. Exemplo: O PATO É DE BORRACHA.
- Bater palma para cada palavra.
- Repetir a frase e pedir para as crianças completarem com a última palavra da frase.
- Fazer o mesmo com outras palavras do glossário;
- Pedir para os alunos contar o número de palavras de cada frase.
- Pedir para dizer a palavra maior e menor de cada frase.

Leitura de palavras e pequenos textos
1. FORMANDO FRASES
Fatiar o texto (as partes que tratam das quantidades de objetos) e colocá-lo numa caixa, alunos em círculo, cada um pega uma tira, e monta o texto fatiado no chão, seguindo a ordem das quantidades (realizar exploração). Em seguida, o texto será montado em cartaz, no mural. Os alunos farão essa mesma atividade, no caderno.
2. PRODUÇÃO COLETIVA
Propor a produção coletiva de uma lista os objetos escondidos pelo Beleléu.
Retome os princípios básicos da convenção gráfica, tais como:
- O alinhamento da escrita (da esquerda para direita de cima para baixo);
- A função da segmentação das espaços em branco;
- A organização da estrutura desse gênero (cada item embaixo do outro).
Para isso, leia articuladamente (declarada e pausadamente) as palavras e as frases que vão sendo construídas.

Organizar a lista de objetos em ordem alfabética.
É importante estratégias que proporcionem aos alunos o contato com diferentes suportes que se organizam pela ordem alfabética.

Atividades de trabalho sistemático
Uso adequado da página
Pedir para os alunos copiarem no caderno a lista de palavras do glossário.
Observar se eles respeitam as direções da escrita e as margens, se utilizam corretamente as linhas, se iniciam a escrita no local adequado.
Pedir para os alunos colorirem de vermelho a primeira palavra da lista e de azul a última palavra.

Implicações para compreensão de outros textos
No decorrer da sequência, realizar leituras deleite, que explorem:
ü  Seres imaginários: Grúfalo, Bichos que existem e não existem, Monstro da minha imaginação, Tungo-Tungo, “Chibungo Gererê” e outros...
ü  Organização: No Reino Encantado do Beleléu...
ü  Sequência numérica: Livro dos bichos, números e flores, Só um minutinho...

·         Artes: em folha branca a criança faz o desenho do Beleléu.

·         Mostrar obras de artistas que retratam seres imaginários.

TRABALHANDO A MATEMÁTICA
Ao terminar de contar a história do Beleléu, questionar: “Por que a história se chama Beleléu e os números?” “O que os números representam nessa história?”

Interpretação oral do texto alfabetizador:
·         Qual a quantidade  de cada objeto escondida pelo Beleléu?
·         Qual objeto foi escondido em menor quantidade?
·         Qual objeto foi escondido em maior quantidade?
·         Qual objeto foi escondido na quantidade de 8 elementos?
·         Quantos bonecos foram escondidos?

ESPAÇO E FORMA
Exploração do local onde foi encontrado cada objeto escondido pelo Beleléu.
Trabalhar conceitos (dentro da jarra de suco, embaixo da mesa, espalhados no corredor...). Usar como suporte o livro ASSIM ASSADO.

NÚMEROS E OPERAÇÕES
USANDO TAMPINHAS DE GARRAFA PET:
·         fazer a representação de cada quantidade de objetos, representando com uma cor para cada objeto.
·         Formar grupos de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4, 5 em 5, 10 em 10.
·         Resolver situações-problema envolvendo adições e subtrações, questionando: “qual o total de aviões e bonecos?” “O que tem mais cuequinhas ou dinossauros?”
Atividades de trabalho sistemático
·         Fazer a leitura, a interpretação oral e coletiva do texto valorizando o comentário de cada aluno.
·         Providenciar cópias da quantidade (numeral) e do objeto escondido para que possam realizar associações.
·         Proponha a troca de pares para que todos comparem e justifiquem as respostas. Evite dar a resposta certa de imediato. O ideal é que as crianças discutam entre elas e comparem em discussões coletivas os critérios utilizados para decidir as respostas.
·         Peça que ordenem os números do menor para o maior e comparem com suas respostas anteriores.

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

Crie um gráfico representando a quantidade de objetos escondidos pelo Beleléu.

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