Sequência formativa de produção de texto
Planejamento da sequência
Essa sequência para produção da reescrita do
conto As Três Laranjas Mágicas é composta de quatro atividades: leitura
compartilhada, planejamento, reconto e reescrita[1].
|
Leitura compartilhada do conto As
Três Laranjas Mágicas
1ª
Atividade – Leitura
compartilhada
Objetivo
·
Conhecer e compreender a história
·
Mobilizar os conteúdos de leitura,
na tentativa de (re)construir os sentidos do texto.
·
Agrupamento: Coletivo
Materiais:
Uma cópia do texto para cada aluno (ou para
cada dois)
Importante
·
Informar os alunos que irá iniciar uma sequência formativa para o
ensino da produção de texto por meio da reescrita.
Desenvolvimento da
atividade
1.
Informar aos alunos que a história a ser lida
faz parte da coletânea “A volta ao mundo em 52 histórias” de Neil Philip. São Paulo: Companhia das
Letrinhas. É um conto da Costa Rica
2.
Ler o título e perguntar: Sobre o que o texto
irá tratar?
3.
Propor aos alunos que observem as ilustrações,
leiam as legendas e verifiquem se elas ajudam a descobrir o contexto da
história (ouvir as colocações do grupo, sem se posicionar). Ainda perguntar:
· Quem eram as moças? (ouvir as colocações do grupo, sem se posicionar).
· Pedir a um aluno que leia
as informações que margeiam a página e perguntar: qual a relação dessas
informações com a história? Lança luz
sobre o contexto histórico e situa a história.
4.
Propor que releiam e identifiquem qual parágrafo da
história que se articula com o título.
5.
Agora ler o conto até o final sem interrupção,
enquanto os alunos acompanham em seus textos. Voltar em algumas partes e
discutir:
b) Toda vez que o príncipe descascava a laranja o que acontecia?
c)
Que
situação fazia com que o príncipe descascasse a laranja? (peça aos alunos para que identifiquem os parágrafos que mostram essa
situação)
d)
Todas as
moças eram iguais? ( identificar as
características de cada moça, localizar o parágrafo que aparece no conto)
e)
Todas as vezes que o príncipe
corta a laranja, surge uma moça. O que elas lhe pedem? Em que parágrafo aparece
que ela estava sob o encantamento de uma bruxa? ( levar os alunos a perceber
que era a mesma moça com aparência diferente)
f)
Após o casamento é possível
entender que a bruxa desistiu do encantamento?
g) Como a bruxa fez
para encantar novamente a rainha? Que expressões ela utilizou?
h) O que o rei estava fazendo no momento em que a rainha foi
transformada em uma pomba branca?
i)
Com o sumiço da rainha quem passou
a consolar o rei?
j)
Como acontece o desencantamento da rainha?
k) Qual foi a atitude do rei ao descobrir a verdade sobre a
bruxa?
6) Em que esse conto se distingue dos demais? ( levar os alunos a perceber que geralmente
os contos de fadas terminam quando há o
casamento)
2º
- planejamento
da reescrita do conto
O planejamento
tem o papel de nortear a produção e é um meio também de retomar o contexto de
produção do texto.
No caso da
reescrita, o que se planeja é a organização do texto, uma vez que o conteúdo
temático já está dado.
|
Parte 1
1ª Atividade - elaboração do planejamento para reescrita do conto
Objetivo:
o Compreender o planejamento como um instrumento norteador da produção.
o Verificar que no planejamento da
reescrita, o conteúdo temático já está
dado, por isso é organizado a partir da sequência de episódios do conto.
Parte 2
1) Informar
aos alunos que vão fazer o planejamento da história.
2) Reler a
história inteira.
3) Solicitar
que façam atividade em grupo devem colocar
a primeira parte de modo que possa ajudá-los
a lembrar do episódio no momento da reescrita.
3º Reconto do conto
Parte 1
1ª
Atividade: Reconto
Objetivo:
· Compreender a importância do reconto como
estratégia para produzir texto em
linguagem escrita.
· Textualizar o conto em linguagem escrita, mas sem
grafa-lo.
Agrupamento: Embora coletivo, os alunos devem ser organizados em duplas ou em
pequenos grupos.
Materiais:
Cópias do
conto.
Desenvolvimento
1) Dividir os alunos em duplas ou grupo pequenos grupos
2) Informar aos alunos que:
- foram
agrupados em duplas/grupos. Cada uma recontará um trecho. Depois todos
podem ajudar no sentido de melhorar.
- para
o reconto, a história foi divida em partes. Hoje irão recontar a primeira
parte.
- recontar
o mais parecido com a linguagem do livro. Isso significa que não pode ter marcas da
linguagem oral. Isso não significa ter a história memorizada.
- vão
aproveitar o planejamento da reescrita também no reconto.
3) Distribuir novamente
o conto, para que todos possam acompanhar a leitura.
4) Reler o trecho a ser recontado.
5) Retomar o
planejamento verificando o que não pode ser esquecido.
6) Solicitar
que uma dupla inicie o reconto enquanto os outros observam para ajudar, se
necessário.
7) Continuar
assim até o final do trecho definido.
4º
- Reescrita do conto
1ª
Atividade – Reescrita
Objetivos
·
Compreender a reescrita como estratégia
didática para ensinar a produzir textos.
·
Textualizar o conto em linguagem escrita
tendo o professor com escriba.
Agrupamento:
Embora
coletivo, os alunos devem ser
organizados em duplas.
Materiais:
Giz,
lousa, papel pardo, canetão ou data show.
Desenvolvimento
Dividir os alunos em grupo ou duplas.
1)
Informar aos alunos que:
o foram agrupados em duplas/grupos.
Cada uma recontará um trecho. Depois todos podem ajudar no sentido de
melhorar.
o para a reescrita, a história foi divida em partes. Portanto,
hoje irão reescrever a primeira parte.
o eles irão reescrever o mais
parecido com a linguagem do livro. Isso
significa que não pode ter marcas da linguagem oral. O que não
significa ter a história memorizada.
2)
Reler o trecho a ser reescrito, se precisar. Colocar o texto no data show.
3)
Retomar o planejamento verificando o que não pode
ser esquecido.
4)
Solicitar que uma dupla inicie ditando enquanto os
outros observam para ajudar, se necessário.
5)
Reler a parte do texto reescrito para verificar se
ficou bom, se está faltando algo.
6)
Continuar reescrevendo, relendo para verificar se o
texto está bom até o final do trecho definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário