TRABALHANDO
COM LENDAS
Marque
a resposta certa:
Lendas
são:
(
) histórias verdadeiras
(
) tradições populares, histórias fabulosas ou misteriosa
(
) musiquinhas de ninar.
O SACI- PERERÊ
O SACI- PERERÊ
O Saci – Pererê é um menino sapeca
que vive nas matas do Brasil. Ele tem a pele mais negra do que o carvão em
noite escura e usa na cabeça uma carapuça vermelha.
O negrinho de uma perna só está sempre com o cachimbo na boca e , quando
encontra uma pessoa, a primeira coisa que ele faz é pedir fumo para colocar no
seu cachimbozinho.
Ele não gosta de fazer grandes maldades. Mas faz sempre pequenas
brincadeiras para assustar as pessoas: azeda o leite fervido, joga mosca na
sopa, queima o feijão na panela...
Outra coisa que ele gosta de fazer é assustar
as galinhas! Elas correm e gritam apavoradas enquanto o Saci dá gostosas
gargalhadas !
Entendimento do texto
1)O texto fala sobre:
|
( )
As comidas que o Saci come;
( ) O Saci e suas travessuras;
( ) O Saci
e suas brigas com a Cuca.
2)Ele vive:
( ) Nas ruas;
( ) No campo;
( ) Nas florestas do Brasil.
3)Como o texto
descreve o Saci?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Qual é a primeira
coisa que o Saci faz quando encontra uma
pessoa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Que brincadeiras o Saci faz para assustar as pessoas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)Quando o Saci assusta as
galinhas,ele:
( ) Chora enquanto as galinhas dão risada;
( ) Pula e as galinhas correm;
( ) Dá gostosas gargalhadas e as galinhas correm e gritam apavoradas.
LENDA DO GUARANÁ
Há alguns anos atrás, aqui no Brasil
existia a tribo dos Índios Maués, havia ali um casal de Índios muito
jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um
filho. Até que certo dia a Índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.
Passado alguns meses a
Índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria de todos,
perto dali na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar
a alegria dos outros. A mesma, não suportando ver o curumim tendo a atenção
toda voltada para sí, sendo protegido por todos.
Um dia, escondeu-se atrás de uma moita e, num
descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguém perceber.
A perversa cobra deu um bote e picou o
menino na perna.
Ao darem pela falta do
índio, saíram todos a procura dele vindo a encontrá-lo já sem vida.
Desesperados os pais lhe
tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de todos
ordenou-lhes que tirassem-lhe os olhos do menino e enterrassem na aldeia,
sendo obedecido pelo casal.
Passaram-se quatro luas e
quando os pais retornaram ao local, notaram que nascia ali uma linda planta,
que foi crescendo, crescendo, crescendo...Quando já estava bem grande, a planta
começou a dar frutos, foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois
olhinhos pretos, e tomaram para si que era os olhos do menino que se
multiplicaram para tomar conta e proteger.
Do caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos, o suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.
Do caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos, o suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.
1) A lenda do guaraná
pertence a que tribo de índios?
_______________________________________________________________________
2) Qual era o grande
desejo do casal de jovens?
________________________________________________________________________
3) Quem matou o curumim
e por quê?
________________________________________________________________________
4) O quem aconteceu
quando se passaram quatro luas?
________________________________________________________________________
5) Coloque em ordem os
fatos desta lenda:
( ) A planta servia para deixá-los bastante
corajosos.
( ) A cobra invejosa e má mordeu o
indiozinho.
( ) Um casal jovem e feliz desejava ter um
filho.
( ) Tupã mandou enterrar os olhos do menino
na aldeia.
( ) A índia deu a luz um lindo indiozinho.
( ) Os pais desesperados suplicaram ajuda a
Tupã.
( ) A planta começou a dar frutos que pareciam
dois olhinhos.
6)
Tupã procura ajudar os índios. De que maneira Deus tem ajudado
você?
______________________________________________________________________
LOBISOMEM
Segundo a crença popular, o ___________________é o último dos __________
filhos de um casal . Para evitar a sina , é preciso que o irmão mais velho
batize o mais moço.
Dizem que aos _________ anos , numa
____________________ à noite ,ele sai e chegando a uma ___________________,
onde um jumento se esfregou na terra, começa o seu tormento.
Ele aparece em forma de um
_____________ grande , ou _______________ que ataca as pessoas nas noites de
____________ cheia.
Sua presença nas solitárias
caminhadas noturnas é pressentida pelos ___________ que, latindo, o perseguem até desaparecer. Seus
____________ são grandes, tem pelos por todo corpo, inclusive no rosto, os
olhos são __________________ e as
________________ compridas.
|
|||
1) Marque as alternativas corretas.
( ) O lobisomem parece um lobo.
( ) O sétimo filho pode ser um lobisomem.
(
) Quando amanhece o monstro vira
homem.
( ) Alguém corajoso, vestido de azul pode deter
o bicho.
( ) O homem vira lobisomem às sextas-feiras.
( ) O lobisomem voa muito bem.
2) Encontre no quadro as seguintes palavras:
NORMAL –
CRUCIFIXO – SOL – LUA – ENCANTO – CALAFRIOS – CAMINHO – MONSTROS – HOMEM –
GALINHEIRO.
C
|
Z
|
O
|
S
|
T
|
E
|
N
|
O
|
R
|
M
|
A
|
L
|
H
|
N
|
T
|
L
|
U
|
A
|
U
|
H
|
O
|
M
|
E
|
M
|
G
|
A
|
E
|
A
|
N
|
E
|
N
|
C
|
A
|
N
|
T
|
O
|
Z
|
F
|
E
|
B
|
G
|
A
|
L
|
I
|
N
|
H
|
E
|
I
|
R
|
O
|
A
|
F
|
D
|
O
|
L
|
P
|
E
|
X
|
S
|
O
|
L
|
M
|
S
|
C
|
P
|
I
|
J
|
C
|
R
|
M
|
Q
|
Z
|
G
|
I
|
H
|
R
|
Z
|
N
|
C
|
A
|
L
|
A
|
F
|
R
|
I
|
O
|
S
|
J
|
K
|
X
|
B
|
N
|
T
|
V
|
S
|
A
|
C
|
M
|
O
|
N
|
S
|
T
|
R
|
O
|
C
|
R
|
U
|
C
|
I
|
F
|
I
|
X
|
O
|
L
|
T
|
V
|
D
|
U
|
B
|
D
|
F
|
C
|
A
|
M
|
I
|
N
|
H
|
O
|
U
|
E
|
LENDA DA CUCA
A Cuca é uma importante e conhecida personagem do universo do folclore brasileiro. É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem a seus pais.
A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. A origem desta lenda está num dragão, a “Coca” das lendas portuguesas, tradição que foi levada para o Brasil na época da colonização.
No Brasil, a
“Cuca” normalmente é descrita como tendo a forma de um jacaré com longos
cabelos loiros. Isso na verdade se tornou mais popular por causa das várias
adaptações para a televisão da obra infantil de Monteiro Lobato, o Sítio do
Picapau Amarelo, onde a personagem era sempre
representada por uma atriz com uma fantasia de jacaré de cabelo amarelo. No
livro original “O Saci” escrito por Monteiro Lobato em 1921, a personagem é
descrita apenas como uma bruxa velha com rosto de jacaré, e unhas compridas
como as de um gavião.
ESTUDO DO TEXTO
1)Em
quais países acredita-se que tenha surgido a lenda da Cuca?
______________________________________________________________
2)Segundo
a lenda, quem a Cuca costuma assustar?
______________________________________________________________
3)Como
é a Cuca?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
3)
Quando o escritor criou o livro original?
______________________________________________________________
4)
Descreva a Cuca criada por Monteiro Lobato no livro “O Saci”.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
5)Escreva
os nomes de alguns personagens que Monteiro Lobato criou no Sítio do
Picapau Amarelo:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6)Retire
do texto 5 palavras que complete o quadro abaixo:
monossílaba
|
dissílaba
|
trissílaba
|
polissílaba
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
LENDA DA MANDIOCA
Mani era uma indiazinha de pele muito branca.
Toda a tribo
a amava, pois ela muito meiga.
Certo dia, Mani ficou muito doente,
nem o pajé conseguiu curá-la.
E Mani morreu deixando a tribo muito
triste.
Os
índios a enterraram no jardim e todos os dias regavam sua sepultura com muitas
lágrimas.
O tempo passou, e ali nasceu uma
planta desconhecida.
Os índios cavaram a terra e viram
uma raiz branca como a pele de Mani. Deram-lhe, então, o nome de mandioca, que
significa “ casa de Mani” A tribo havia descoberto um precioso alimento.
Lenda
do folclore brasileiro
Responda:
1) Quem
era Mani?
_________________________________________________________________________
2) O
que aconteceu com Mani?
_________________________________________________________________________
3) Onde
Mani foi sepultada?
_________________________________________________________________________
4) O
que nasceu em sua sepultura?
_________________________________________________________________________
5) O
que significa a palavra mandioca?
_________________________________________________________________________
6) Qual
a fonte deste texto?
_________________________________________________________________________
7) Este
texto é:
( ) instrucional ( ) lenda
( ) fábula
8) Desenhe
a parte da história que você mais gostou.
|
LENDA
DA VITÓRIA-RÉGIA
Conta
a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que
brilhava no céu, iluminando a noite.
Bravos
guerreiros tentavam cortejar Naiá, mas ela recusava todos os convites de
casamentos.
Todas
as noites ela saía para admirar Jaci, que parecia ignorar a pobre Naiá.
Ao
final de cada dia, Naiá saía correndo em sentido oposto ao Sol para tentar
alcançar a Lua antes que ela surgisse na noite. Noite após noite, a tentativa
de Naiá se repetia. Até que adoeceu de tanto ser ignorada por Jaci.
Mesmo
doente, Naiá saía em busca da Lua. Numa dessas vezes, a índia caiu à beira de
um igarapé.
Quando
acordou e viu o reflexo da Lua nas águas, exultou de felicidade! Finalmente
Jaci estava ali, bem próxima de suas mãos. Naiá não teve dúvida e mergulhou nas
águas profundas e desapareceu.
Jaci, vendo o sacrifício da
índia, resolveu transformá-la em uma flor gigante. Naiá virou a vitória-régia,,
a grande flor amazônica que só abre suas pétalas ao luar.
1) Este
texto é uma lenda por que:
( ) narra fatos do cotidiano.
( ) é uma narrativa fantasiosa,
inventada.
( )é uma história real.
2) Quem
é o narrador da lenda da vitória-régia?
( )Naiá ( ) a mãe da índia ( ) o índio ( ) o escritor
( )Naiá ( ) a mãe da índia ( ) o índio ( ) o escritor
3) A
lenda se refere a qual planta?
(
) aguapé ( )vitória-régia (
)samambaia
4) Qual
é a personagem principal desta lenda? _______________________________
5) Quem
é Jaci?_________________________________________
6) Qual
era o principal desejo da indiazinha Naiá?
________________________________________________________________________
7) O
que Naiá fez quando viu o reflexo da Lua, nas águas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Em
que Naiá se transformou?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
LENDA
DOS DIAMANTES
Antes,
muito antes de 1500, o Brasil chama-se Pindorama e vivia à de mil palmeiras.
Foi
nessa época que o índio Oiti, valente entre os mais valentes se despediu de
Potira, sua esposa, e desceu o rio para dar combate a uma tribo inimiga.
Doze luas passaram-se sem que o moço
guerreiro voltasse.
A linda Potira permaneceu sempre a
beira do rio com o olhar perdido no horizonte infinito, a espera do esposo.
E quando lhe veio a certeza de que
não o veria mais, Potira chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a
areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes.
(Nair Starling. Nossas
lendas. Ed. Francisco Alves)
|
1) De
acordo com a lenda, o diamante foi criado a partir:
( )da sombra de mil palmeiras.
( )de um combate entre duas tribos.
( )de lágrimas de amor caídas na areia
( )da luz de doze luares.
2) Que
qualidades foram atribuídas ao índio Oiti:
( )saudoso e triste
( )inimigo e valente
(
)perdido e moço
( )valente e guerreiro
3) Oiti
desceu o rio, isto quer dizer que ele:
( )atravessou o rio.
( )seguiu o curso do rio.
( )ficou dentro do rio.
( )saiu do rio.
4)
Quem
criou o diamante foi:
( )Oiti
( )Tupã
( )Potira
( )Pindorama
5)
O
índio Oiti foi em outra tribo para
dar
combate,
isto é, foi:
( )ajudar
( )conhecer
( )visitar
( )guerrear
TRABALHANDO COM FÁBULAS
A professora vai ler com você:
O LEÃO
E O RATO
Uma vez, quando o leão estava
dormindo, um ratinho pôs-se a passear em suas costas. Isso logo acordou o leão,
que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a boca enorme para
engoli-lo.
__ Perdão, rei dos animais, gritou o
ratinho.
__Deixe-me ir, não o importunarei
mais. Quem sabe se um dia não conseguirei pagar-lhe este favor?
O leão riu muito ao pensar na
possibilidade de um ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal, soltou-o.
Algum tempo depois, o leão caiu numa
armadilha. Os caçadores, que desejavam levá-lo vivo ao rei, amarraram-no numa
árvore, enquanto iam providenciar uma carroça para transporta-lo. Nesse
momento, apareceu o ratinho. Vendo o apuro em que se encontrava o leão, num
instante roeu as cordas que o prendiam à árvore.
__Eu não disse que talvez um dia
pudesse ajudá-lo? Lembrou o rato.
Agora, responda:
1) Quem são as
personagens da história?
...........................................................................................................................................
2) O que o ratinho
falou quando ficou com medo do leão?
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
3) O leão riu ao
pensar na possibilidade de um dia ser ajudado pelo ratinho. Por que ele agiu
assim?
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
4) Mas um dia o leão
caiu na armadilha dos caçadores, e o ratinho o salvou. O que o leão aprendeu
com esse acontecimento?
...........................................................................................................................................
...........................................................................................................................................
5) Copie do texto:
a) 1 palavra com
NH:.......................................................................................................
b) 1 palavra com
LH:........................................................................................................
c) 1 palavra com
CH:.........................................................................................................
d) 2 palavras
monossílabas.................................................... e
.......................................................
e) 2 palavras
dissílabas:........................................................ e
........................................................
f ) 2 palavras
trissílabas: ........................................................ e
........................................................
g) 2 palavras
polissílabas:....................................................... e ........................................................
A LEBRE E A TARTARUGA
Um dia, uma lebre caçoou das pequenas pernas e da lentidão da tartaruga.
A
tartaruga a sorriu e disse: "pensa você ser veloz como o vento; mas eu a
venceria numa corrida."
A
lebre claro considerou sua afirmação algo impossível, e concordou com o
desafio.
Chamaram então a raposa, para servir de juiz, escolher o trajeto e o
ponto de chegada.
No dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A tartaruga, com seu passo lento, mas firme, decidida, em momento algum, parou de caminhar,mas a lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo.
No dia marcado, do ponto inicial, partiram juntos. A tartaruga, com seu passo lento, mas firme, decidida, em momento algum, parou de caminhar,mas a lebre, confiante de sua velocidade, despreocupada com a corrida, deitou à margem da estrada para um rápido cochilo.
Ao
acordar, embora corresse o mais rápido que pudesse, não mais conseguiu alcançar
a tartaruga, que já atravessava a linha de chegada, e agora descansava
tranquila num canto.
Moral: “devagar se vai ao longe”.
Trabalhando o texto.
1. Qual o nome do título da fábula?__________________________________________________
2-Quem
são as personagens da
fábula?______________________________________________
3- Por
que a lebre achava que ia ganhar a corrida?
______________________________________________________________________________
4- Quem
foi à vencedora da prova? _________________________________________________
5- Qual
foi à atitude da lebre que ajudou a tartaruga a chegar primeiro?
______________________________________________________________________________
6- Qual é
a moral da fábula?
______________________________________________________________________________
7- Os
personagens são animais ou seres humanos? ____________________________________
8- Se você estivesse no
lugar da lebre, faria a mesma coisa? Por quê?
______________________________________________________________________________
9-
A lebre conseguiu o que queria? Por quê?
______________________________________________________________________________
10- A fábula nos ensina
algo? O quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Com perseverança, tudo se alcança”
O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE
Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa
de um rato do campo. Vendo que seu companheiro vivia pobremente de raízes e
ervas, o rato da cidade convidou-o a ir morar com ele:
— Tenho muita pena da pobreza em que você vive —
disse.
— Venha morar comigo na cidade e você verá como lá a vida
é mais fácil.
Lá se foram os dois para a cidade, onde se acomodaram
numa casa rica e bonita.
Foram logo à despensa e estavam muito bem, se
empanturrando de comidas fartas
e gostosas, quando entrou uma pessoa com dois gatos, que pareceram enormes ao
ratinho do campo.
Os dois ratos correram espavoridos para se esconder.
— Eu
vou para o meu campo — disse o rato do campo quando o perigo passou.
— Prefiro
minhas raízes e ervas na calma, às suas comidas gostosas com todo esse susto.
Mais
vale uma vida sossegada do que uma mesa farta.
Alfabetização:
livro do aluno 2a ed.
rev. e atual. / Ana Rosa Abreu... [et ai.]
Brasília:
FUNDESCOLA/SEF-MEC, 2001. 4v.: p. 60
1)
O
texto acima trata-se de:
( ) poesia (
) notícia ( ) fábula (
) regras
2)
Para que serve uma fábula:
( )lazer (
)informação ( )ensinamento
3)
O título deste texto é:
( ) Um ratinho da cidade
( ) Um ratinho do campo
( ) O rato do campo e o rato da
cidade
( ) O gato esfomeado
4) Tenho muita pena da pobreza em que você vive.
Quem disse isto foi:
( ) o ratinho do campo (
) o ratinho da cidade
( ) o gato ( ) o dono dos gatos
5) O problema do rato do campo terminou
quando ele:
( ) descobriu a despensa da casa.
( ) se empanturrou de comida.
( ) se escondeu dos ratos.
( ) decidiu voltar para o campo.
6) Os dois ratos correram espavoridos para se esconder. A palavra destacada
pode ser
substituída por:
( ) lentos ( ) apressados (
) risonhos ( )
desmaiados
7) O sinal de pontuação __ ( travessão) utilizado no texto indica:
( ) uma pergunta (
) uma resposta ( ) a fala dos personagens
8) Qual a moral da história:
_______________________________________________________________________
A TARTARUGA VOADORA
Dois gansos , que iam viajar,
convidaram a tartaruga para ir com eles.Ofereceram-se para carregá-la, presa
pela boca com um pau, que um seguraria de um lado e o outro de outro. E assim
fizeram.
No meio do caminho, a tartaruga
ouviu os gansos zombarem dela e, irritada, quis se defender. Abriu então a boca
e caiu no chão, espatifando-se toda.
Moral:
Um pequeno descuido pode ter sérias consequências.
Responda:
1) Quais são os animais que aparecem neste texto:
________________________________e
____________________________________
2) Este
texto é uma :
notícia
carta fábula
3) Os
gansos ofereceram para carregá-la. A quem se refere “la” :
boca tartaruga cesta
4) Os
gansos tiveram a atitude de:
crítica
solidariedade
ira
5) A
palavra espatifando significa :
desabando
chorando
sorrindo
6) A
tartaruga agiu com:
tranquilidade paciência irritação
7) Conte as letras do título: letras
8) Qual a mensagem que esta fábula nos deixa:
________________________________________________________________________
ASSEMBLEIA
GERAL DOS RATOS
Há muito tempo, em uma fazenda, um gato, ótimo
caçador de ratos, andava fazendo um grande estrago entre a rataria. Caçava
tantos ratos que os sobreviventes estavam quase morrendo de fome, pois tinham
muito medo de sair de suas tocas.
Como o problema havia atingido grandes proporções,
os ratos resolveram marcar uma assembléia para tentar encontrar uma saída.
Esperaram uma noite em que o gato dormiu
profundamente no topo da chaminé e reuniram-se no celeiro. A apreensão era
grande, todos estavam nervosos, mas um rato teve uma idéia e falou:
— A melhor maneira de nos defendermos é pendurarmos
um sino no pescoço do gato. Assim, quando ele se aproximar, escutaremos o sino
e teremos tempo para fugir.
Foi uma grande festa. Todos adoraram a idéia e
aprovaram com aplausos. Mas um rato mais velho,que estava em cima de um saco de
milho, pediu a palavra e disse:
— A idéia é muito boa... é boa sim, mas... Quem é
que vai pendurar o sino no pescoço do
gato?
Silêncio geral. Um a
um, os ratos foram se retirando, e acabou-se a assembléia geral dos
ratos.
Moral da história: Falar é fácil, fazer é difícil!
Esopo,
Adaptação de Monteiro Lobato
Responda:
1) Qual o nome desta fábula?
___________________________________________________
2) Quantos parágrafos possui esta fábula?_________________________________________
3) Onde acontece esta
fábula?___________________________________________________
4) Quem era o causador de tantos problemas para os
ratos?___________________________
5) Porque os ratos estavam morrendo de fome?
___________________________________________________________________________
6) O que os ratos marcaram para tentar resolver o problema?__________________________
7) Quando aconteceu a assembleia dos ratos?_____________________________________
___________________________________________________________________________
8) Qual foi a ideia que um rato
teve?______________________________________________
___________________________________________________________________________
9) Qual foi o grande dilema da assembleia?
___________________________________________________________________________
10) Qual a moral da fábula?
___________________________________________________________________________
A
CIGARRA E A FORMIGA
A cigarra passou todo o verão cantando, enquanto a formiga trabalhou
juntando seus grãos.
Quando o Inverno chegou, a
cigarra não tinha o que comer, enquanto as formigas contavam com o suprimento
de alimentos que haviam guardado.
Morrendo de fome, a cigarra teve de bater à porta do formigueiro,
onde foi acolhida pelas formigas, e assim aprendeu a lição.
Moral: “É necessário preparar-se para os dias de necessidade”.
Fábula do Esopo
Interpretando a fábula
1)Marque com um X a resposta certa:
a)
Que
tipo de texto é esse?
(
) poesia ( ) fábula ( ) jornalístico
b) Quem são os personagens do texto?
( ) a cigarra e o grilo
( ) a cigarra e a formiga
( ) a cigarra e a barata
3) Complete observando o banco de
palavras: cantou --
trabalhou
a) O que a cigarra fez durante todo o
verão?________________
b) O que a formiga fez durante todo o
verão?_______________
4 ) Complete o nome dos desenhos escrevendo
as letras que estão faltando:
_________________ ______________________ _____________________
5) Leia a piada e
ilustre conforme a história:
Duas formigas japonesas se encontraram no
meio da rua:
|
__Qual é o seu nome?
__Fu.
__Fu o quê?
__Fu Miga. E o seu?
__Ota.
__Ota o quê?
__Ota Fu Miga.
·
Que
tipo de texto é esse?
( ) piada (
) jornalístico ( ) poesia
·
Pinte
de vermelho os pontos de interrogação e de verde os pontos finais.
A
ONÇA DOENTE
A onça caiu da árvore e por
muitos dias esteve de cama seriamente enferma.E como não pudesse caçar,padecia de
fome.
Em dias de apuros
imaginou,se não comesse morreria de fome.Teve uma idéia:
__Comadre arara –
disse ela – corra o mundo e diga a bicharada que estou a morrer e exijo que
venham visitar – me.
A arara partiu ,deu o recado
e os animais,um a um vieram visitar a onça que estava muito doente.
Veio o veado, a capivara, a
cotia ,e o porco-do-mato.
Veio também o jabuti.
Mas o astuto jabuti ,antes
de penetrar na toca ,teve a lembrança de olhar para o chão.Viu na poeira só
rastros que entravam ,não viu nenhum rastro que saia.E desconfiou:
__Hum!...Parece que
nesta casa quem entra não sai.O melhor,em vez de visitar a nossa querida onça
doente é ir rezar por ela...
E foi o único animal que se
salvou.
Moral: Fique esperto para não ser engano.
Interpretação do texto:
1)
Qual
o título desse texto?
______________________________________________________
2)
Quantos
parágrafos tem esse texto?
______________________________________________________
3)
O
que aconteceu com a onça?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
4) O que a onça mandou a arara fazer?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
5)
Quais os bichos que entraram na toca para visitar a onça?
___________________________________________________________________
6) Por que o jabuti não entrou visitar a onça?
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
7) Escreva os nomes dos desenhos, separe as sílabas e classifique quanto
ao número de sílabas:
_____________ ______________ _______________ _____________ ___________
_____________ ______________ _______________ _____________ ___________
_____________ ______________ _______________ _____________ ___________
TRABALHANDO
COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
1- Quem é o personagem
principal da história?
____________________________________________________________________
2- Em que lugar essa
história acontece?
____________________________________________________________________
3- Em que momento o Cascão
parou de brincar?
____________________________________________________________________
4- Quem apitou para Cascão?
Por quê?
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
5- Na sua opinião, Cascão
merece a multa aplicada pelo guarda? Justifique.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
6- Quando é que o uso do
cinto de segurança é necessário?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
7- Escreva a história,
transformando-a em um diálogo:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
1) Continue
os diálogos copiando as falas dos balões. Não se esqueça de usar travessão.
― Olhe! Uma lâmpada!
― Será que é uma lâmpada mágica do Aladim?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pontue
corretamente o diálogo entre
o Cascão e a Rosinha: ( ,
: . !
? ___ ... )
Cascão
vamos no parque
Sim
Rosinha
Então
vamos antes que feche
Cascão você está fedendo
Rosinha
eu não tomo
banho
Cascão
vai para casa
tomar banho Sente
só o meu
perfume
Sei não
Eu não vou
ser mai s a tua
amiga
Está
bom vou tomar
banho
(Autora:
Ariadne- 3ª ano C)
1) Escreva
os nomes dos personagens: _________________
________________________
2) Onde
eles iriam passear?____________________________________________________
3) Na
tua opinião, o que a Rosinha falou para fazer o Cascão mudar de idéia e ir
tomar banho?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
4) Nas histórias da Turma da Mônica o que
caracteriza o personagem Cascão?
_________________________________________________________________________
5) Neste
diálogo realizado brilhantemente pela aluna, Cascão aceitou tomar banho.
Escreva outro final para a história.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Redação : “
Fessora ”
A fessora
fica di pé o dia intero i manda a gente fica sentado.
A fessora
fica falano o dia intero i manda
a gente fica queto.
A fessora fica iscrivinhando na losa
o dia intero i manda
a gente não risca a
parede.
A fessora
dá bronca na
gente i manda
num bronquiá cos
outro.
Eu
acho que a
fessora num qué
ninguém fazeno o ela faiz.
Chico Bento
Palavras da redação do Chico Bento
|
Quais dessas palavras você fala como
Chico Bento?
|
Quais dessas palavras você fala de
um jeito diferente do Chico?
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agora copie a redação do
Chico Bento, usando as regras de ortografia para escrever as palavras:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Responda de acordo com a história em
quadrinho
1) Quem
são os personagens principais da história e o que eles estão fazendo?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2) Em
que local eles estão?
_____________________________________________________________________
3) O
que representa a expressão do pai de Magali no primeiro quadrinho da história?
E quais os sinais que indicam a expressão?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
4) Observe
a expressão do pai de Magali quando ele vendou seus olhos. O que ela significa?
_____________________________________________________________________
5) Escreva
o nome das guloseimas que aparecem no último quadrinho da história:
_____________________________________________________________________
6) Descubra
no caça palavras as brincadeiras que aparecem na história:
M
|
B
|
J
|
D
|
R
|
P
|
A
|
S
|
S
|
A
|
A
|
N
|
E
|
L
|
K
|
P
|
F
|
C
|
A
|
V
|
A
|
L
|
I
|
N
|
H
|
O
|
T
|
H
|
E
|
S
|
C
|
O
|
N
|
D
|
E
|
E
|
S
|
C
|
O
|
N
|
D
|
E
|
L
|
C
|
I
|
P
|
M
|
L
|
A
|
X
|
W
|
H
|
G
|
T
|
J
|
X
|
U
|
P
|
E
|
G
|
A
|
P
|
E
|
G
|
A
|
Y
|
D
|
I
|
Z
|
A
|
V
|
X
|
S
|
C
|
A
|
B
|
R
|
A
|
C
|
E
|
G
|
A
|
U
|
R
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário