Caminhada pelo
entorno da escola
Objetivo(s)
Reconhecer a importância de se preservar as áreas verdes
para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente;
Identificar e mapear a presença do verde na escola e em seu
entorno.
Conteúdo(s)
A ocupação desordenada pelo homem do espaço que ocupa;
O desrespeito do homem com o meio ambiente;
A importância da preservação de áreas verdes em espaços
urbanos para a melhoria da qualidade de vida.
Ano(s)
4º
5º
Tempo estimado
5 aulas
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida os estudantes em grupos e entregue as reportagens.
Peça que os alunos leiam e discutam, com base nos seguintes questionamentos:
-O que são mudanças climáticas? Por que acontecem?
-Que conseqüências essas mudanças trarão ao homem?
-Que atitudes o homem pode tomar para amenizar essas mudanças?
-A presença de árvores e áreas verdes pode contribuir para a melhoria do meio ambiente?
Conduza um debate entre os grupos mostrando como o homem se apropria indevidamente do espaço, desmatando áreas verdes e construindo sem planejamento.
Saliente a importância de atitudes diárias individuais para
a transformação das condições ambientais globais.
2ª etapa
Entregue um croqui, para que os estudantes possam mapear as
árvores que estão no entorno da escola durante a caminhada, e um questionário,
que servirá como roteiro de observação:
-você observa muitas árvores nesta rua?
-em que condições de preservação elas se encontram?
-toda casa possui uma árvore?
-essas árvores são novas ou antigas?
-são árvores frutíferas? você consegue identificar algum morador (pássaro) na árvore?
-qual o benefício que uma árvore traz ao morador que a possui?
3ª etapa
Este é o momento de sair a campo. Leve os estudantes para
fora da escola, caminhe por todo o entorno, percorrendo ruas e parando sempre
que encontrar uma árvore para que eles possam realizar o registro e mapear a
localização das árvores no croqui.
Durante o trajeto, fotografe os estudantes trabalhando, a paisagem e árvores observadas.
4ª etapa
De volta à sala de aula, abra um círculo de debate. Deixe
que contem o que acharam da caminhada e das árvores que encontraram. Faça no
quadro um registro da observação do coletivo, anote as possíveis sugestões que
surgirem.
5ª etapa
Faça um painel com as fotos tiradas e o registro coletivo.
Ele servirá de ponto de partida para ações futuras.
Avaliação
Divididos em grupos, os estudantes deverão confeccionar
cartazes sobre o que aprenderam em relação as questões ambientais e a ação
humana.Deverão fixarem nos murais da escola com a finalidade de sensibilizarem
os demais estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário