Dificuldades
na aprendizagem da matemática
Áreas de dificuldade
que podem interferir no desempenho em matemática
Habilidades espaciais:
as dificuldades em relações espaciais, distâncias, relações de tamanho e para
formar sequências podem interferir em habilidades como: medir, estimar,
resolver problemas e desenvolver conceitos geométricos.
Perseverança: são
dificuldades para passar mentalmente de uma tarefa para outra,ou seja,
atividade com vários passos para resolução.
Linguagem: são
dificuldades para compreender termos como: primeiro, último, seguinte, maior
que, menor que e outros.
Raciocínio abstrato:
dificuldade na compreensão de conceitos abstratos, sendo necessária a
utilização de material concreto para resolução.
Memória: dificuldade em
relembrar informações que foram apresentadas.
Processo perceptivo: as
dificuldades na área perceptiva acarretam problemas na leitura e escrita de
quantidades, na realização de operações e em alguns casos na resolução de
problemas.
Noções necessárias para
a aprendizagem da matemática
Correspondência:
agrupar um objeto com outro (um lápis para cada aluno).
Classificação: agrupar
os objetos em categorias de acordo com alguns critérios (cor, tamanho,
formato).
Seriação: ordenar
objetos de acordo com o tamanho (do menor para o maior) ou de acordo com o peso
(mais pesado para o menos pesado).
Conservação: operação
mental necessária para a construção do raciocínio lógico. Constituição de
objeto permanente (a bola existe mesmo quando sai do campo de visão do bebê).
Reversibilidade:
capacidade de fazer, desfazer e fazer novamente.
Proporcionalidade:
compreensão das noções lógico-matemáticas, das frações e probabilidades.
Numeração: compreensão
do sentido do número como sendo mais do que uma simples palavra, pois se refere
a um todo, composto por unidades incluídas nele e guardando a relação de ordem
com o restante dos números.
Valor posicional:
unidade, dezena, centena, etc.
Compreender operações:
é importante não somente saber as respostas das operações, mas compreendê-las
de fato.
Resolução de problemas:
é necessária a compreensão do texto, ordenar partes do problema e a compreensão
lógica do enunciado e das competências do raciocínio abstrato que são
utilizados para resolvê-lo.
Fonte: http://carminatimaricato.blogspot.com.br/2010/04/o-processo-de-aprendizagem-e-muito-mais.html.
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