domingo, 24 de março de 2019


1) Piaget e Vygotsky adotam a teoria Concepção interacionista:

Jean Piaget elaborou uma teoria do conhecimento, explica como ocorre a construção do conhecimento nos campos social, afetivo biofisiológico e cognitivo. Ele não propõe um método de ensino, porém, ao elaborar uma teoria do conhecimento, ele subsidiará a ação de psicólogos e pedagogos. E com o mesmo pensamento, temos Lev Semenovich Vygotsky, que para ele, a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural.
A Concepção Interacionista, é desenvolvimento humano resultante de trocas recíprocas ao longo de toda a vida, entre o indivíduo e o meio, em que ambos se influenciam e se modificam.
O desenvolvimento humano e a construção de conhecimentos ocorrem por meio da interação da criança com outras pessoas do seu meio ambiente, especialmente as pessoas responsáveis por seus cuidados e com as quais ela se relaciona afetivamente. Nessa perspectiva, o desenvolvimento infantil é um processo dinâmico, resultante da ação da criança sobre o mundo e compartilhado entre duas ou mais pessoas, bem como por intermédio delas.



2) DESENVOLVIMENTO NA SEGUNDA INFÂNCIA: ANOS PRÉ-ESCOLARES
A segunda infância inicia-se por volta dos dois anos, quando a criança começa a utilizar sua linguagem oral, sua aptidão para locomoção e sua representação mental, encerrando-se aos seis ou sete anos, quando ingressa no primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Caracteristica Fisica: a criança adquire o conceito de esquema corporal, ou seja, os diferentes segmentos corporais: olhos, nariz, boca, braços, pernas, dedos etc
Nos anos pré-escolares, é fundamental que a criança seja estimulada para a aquisição de habilidades psicomotoras por meio de jogos e brincadeiras.

Caracteristica Emocional: A linguagem oral (fala) inicia-se na criança antes dos dois anos de vida. A primeira manifestação espontânea da linguagem no bebê é o choro (reflexo emocional), logo após o seu nascimento.

Caracteristica Cognitiva: Na teoria de Piaget, a criança na fase pré-escolar faz uma transição do pensamento sensório-motor para o pensamento pré-operatório, que abrange as idades de 2 a 7 anos. Essa fase é marcada pelo uso de símbolos para representar objetos e acontecimentos.

3) Constituição Federal (1988), garante creches para crianças de 0 a 5 anos, porém,
temos uma herança assistencialista, que, por vezes, ainda insiste em aparecer. È muito comum as vagas das creches serem destinadas a familias mais carentes e mães que trabalham.
Com as matrículas online, isso tende a diminuir, pois será uma questao de se cadastrar primeiro que o outro, não havendo escolha pela renda familiar, por exemplo.

Bibliografia

Material de Apoio – CRC FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, Unidades 1 e 2, pg 13,14 e 15
Material de Apoio – CRC Psicologia da Educação, unidade 3, Pg 122 a 131

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