1) Piaget e Vygotsky adotam a teoria Concepção
interacionista:
Jean Piaget elaborou uma teoria do conhecimento, explica
como ocorre a construção do conhecimento nos campos social, afetivo
biofisiológico e cognitivo. Ele não propõe um método de ensino, porém, ao
elaborar uma teoria do conhecimento, ele subsidiará a ação de psicólogos e
pedagogos. E com o mesmo pensamento, temos Lev Semenovich Vygotsky, que para
ele, a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural.
A Concepção Interacionista, é desenvolvimento humano
resultante de trocas recíprocas ao longo de toda a vida, entre o indivíduo e o
meio, em que ambos se influenciam e se modificam.
O desenvolvimento humano e a construção de conhecimentos
ocorrem por meio da interação da criança com outras pessoas do seu meio
ambiente, especialmente as pessoas responsáveis por seus cuidados e com as
quais ela se relaciona afetivamente. Nessa perspectiva, o desenvolvimento
infantil é um processo dinâmico, resultante da ação da criança sobre o mundo e
compartilhado entre duas ou mais pessoas, bem como por intermédio delas.
2) DESENVOLVIMENTO NA SEGUNDA INFÂNCIA: ANOS PRÉ-ESCOLARES
A segunda infância inicia-se por volta dos dois anos,
quando a criança começa a utilizar sua linguagem oral, sua aptidão para
locomoção e sua representação mental, encerrando-se aos seis ou sete anos,
quando ingressa no primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Caracteristica Fisica: a criança adquire o conceito de
esquema corporal, ou seja, os diferentes segmentos corporais: olhos, nariz,
boca, braços, pernas, dedos etc
Nos anos pré-escolares, é fundamental que a criança seja
estimulada para a aquisição de habilidades psicomotoras por meio de jogos e
brincadeiras.
Caracteristica Emocional: A linguagem oral (fala) inicia-se
na criança antes dos dois anos de vida. A primeira manifestação espontânea da
linguagem no bebê é o choro (reflexo emocional), logo após o seu nascimento.
Caracteristica Cognitiva: Na teoria de Piaget, a criança na
fase pré-escolar faz uma transição do pensamento sensório-motor para o
pensamento pré-operatório, que abrange as idades de 2 a 7 anos. Essa fase é
marcada pelo uso de símbolos para representar objetos e acontecimentos.
3) Constituição Federal (1988), garante creches para
crianças de 0 a 5 anos, porém,
temos uma herança assistencialista, que, por vezes, ainda
insiste em aparecer. È muito comum as vagas das creches serem destinadas a
familias mais carentes e mães que trabalham.
Com as matrículas online, isso tende a diminuir, pois será
uma questao de se cadastrar primeiro que o outro, não havendo escolha pela
renda familiar, por exemplo.
Bibliografia
Material de Apoio – CRC FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL,
Unidades 1 e 2, pg 13,14 e 15
Material de Apoio – CRC Psicologia da Educação, unidade 3,
Pg 122 a 131
Nenhum comentário:
Postar um comentário