A IMPORTÂNCIA DAS
DIRETRIZES NA FORMAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A educação para a
infância originou-se com o objetivo de conceber as crianças o direito de viver
em plenitude esse momento tão importante. Falar da infância não é uma tarefa
fácil, no entanto, desafiadora; conhecer a educação infantil demanda um olhar
atento, curioso e muita pesquisa. Para atuar como professor na educação
infantil não basta dizer apenas “eu gosto de criança”, é necessário um desejo
sincero de compreendê-la.
O profissional
educativo infantil é aquele que escolhe esse campo para atuar por que acredita
çoar constantemente, pois reconhece suas limitações, pesquisa porque sabe que
não basta fazer qualquer coisa, planeja suas ações porque reconhece a
importância da intencionalidade e especialmente por que tem o desejo de
aprender.
De acordo com as
diretrizes a proposta pedagógica é o plano orientador das ações da instituição
e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das
crianças que nela são educadas. É necessário um processo coletivo da comunidade
escolar, pois é cada vez mais cedo a entrada das crianças nas escolas.
Educação da Criança de
0 A 5 Anos
Com base no histórico
da educação infantil, é possível compreendermos que a creche fundada no século
XVII tinha educacional, garantindo legislativamente o direito a todas as
crianças brasileiras, de 0 a 6 anos de idade, de serem cuidadas e educadas em
centros de educação infantil. A implementação das Diretrizes pelo Ministério da
Educação propõem saúde e bem estar as crianças uma meta para educadores
infantis em parceria com os familiares.
Organização e didática
na Educação Infantil
As ações dos
professores devem ser organizadas e compartilhadas com seus pares, o processo
educativo não é algo que se constrói sozinho. A formação continuada contribui
muito para o fortalecimento do trabalho do professor nos grupos de estudos, os
educadores compartilha suas dificuldades, aprendem com os colegas e amenizam os
obstáculos do cotidiano. A função do professor não é simplesmente ministrar
aulas, mas, elaborar uma proposta pedagógica bem estruturada e de acordo com
sua realidade, planejar suas aulas, refletir sobre suas ações e proporcionar a
experiência de interação e conhecimento das manifestações e tradições culturais
brasileiras garantidas pela Diretriz às crianças.
O universo escolar além
de acolhedor, deverá ser voltado para o desenvolvimento gradativo da cidadania,
autonomia moral e cognitiva e na construção da identidade do aluno. Como todo e
qualquer espaço e tempo de formação escolar, a educação infantil precisa
corresponsabilizar-se, como as demais etapas de escolarização com a transmissão
da herança cultural. A constituição com o olhar voltado para a educação com
direito de todos e um dever do Estado e da Família, garante-se o atendimento
das crianças em creches e pré-escolas e assegura à criança e ao adolescente o
direito à vida.
Ensino da Linguagem
Oral e Escrita
Desde muito cedo, o
bebê se interessa e efetiva será comunicação com as pessoas, tanto que ele
produz sons que lhe causam satisfação e é nesse período que ele deverá
desenvolver autoconfiança com relação a suas competências comunicativas. É
essencial que no universo infantil o sujeito receba atenção e cuidado não se
pode descartar a importância de um dialogo criativo e motivador entre a criança
e o educador, o professor deve ser mediador, aquele que observa a necessidade
do aluno e busca saná-las, faz-se necessário todos aqueles que querem
desenvolver qualquer trabalho com os infantes, estejam prontos para cativar e
para ser cativados, ter paciência e aproximar se aos poucos. Através da
linguagem é que a criança se comunica com os outros, expõe suas necessidades,
sentimentos, conhecimento, sensações, etc. Como afirma as Diretrizes as
práticas pedagógicas devem ter meios que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes
linguagens e o progresso domínio por elas de vários gêneros e formas de
expressão; possibilitam as crianças experiências de narrativas, de apreciação e
interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com os diferentes suportes
e gêneros textuais orais e escritos.
Ludicidade e Educação
Contextualizar a
ludicidade na educação infantil é um grande desafio, principalmente quando há a
presença do professor, e não mais a presença do atendente ou cuidador. O que
traz a ludicidade para a sala de aula é muito mais uma atitude lúdica do
educador e dos educandos; assumir essa postura implica sensibilidade,
envolvimento, uma mudança interna, implica não somente uma mudança cognitiva,
mas principalmente uma mudança afetiva. Os benefícios da ludicidade na vida da
criança já são um assuntos que vem sendo muito discutido pelos pesquisadores da
educação, sabemos que a família atualmente está cada vez mais absorvida pelo
trabalho, preocupada com a subsistência dos filhos, sobrando pouco tempo para o
lazer em família e, conseqüentemente, diminuindo cada vez mais o tempo de
conviver com o filho vale lembrar que num passado bem próximo as crianças
tinham os espaços da rua, o convívio dos irmãos, dos primos, dos tios e das
avós, que cultivavam o hábito de contar histórias, como também ensinavam
brincadeiras do seu tempo de criança, infelizmente as companhias mais presentes
das crianças ultimamente têm sido a televisão e o computador, vale destacar que
independente de classe social, credo, cor e raça, toda criança tem necessidade
de brincar, e deste modo a escola juntamente com a família devem se unir na
busca pelo resgate ao lúdico infantil, vale dizer que as Diretrizes observa as
instituições de educação infantil para que cumpra sua função sóciopolitica e
pedagógica, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais entre as
crianças de diferentes classes sociais, construindo novas formas de
sociabilidade e de subjetividade comprometida com a ludicidade e a democracia.
Fundamentos da
Alfabetização
Quando uma criança
chega à escola e inicia o processo de alfabetização, ele terá de passar por
diferentes estágios, que vai desde a descoberta do sistema alfabético, até a
aquisição de uma consciência fonológica que lhe permita perceber que a presença
ou ausência de determinados fonemas serão responsáveis pelo sentido atribuído a
uma palavra; um dos importantes papéis da escola de ensino fundamental e
proporcionar condições para o desenvolvimento das capacidades cognitivas,
metacognitivas para decodificação e codificação para decodificação e
codificação da escrita, bem como para as inúmeras atividades envolvidas nos
processos de leitura e produção textual pois faz parte do currículo das novas
Diretrizes a proposta da linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância,
pois, quando a criança aprende a escrita, sem dúvida, esta depreendendo as
diversas formas de gêneros que encontram nas esferas sociais.
Consideração Final
Cabe ao ministério da
educação elaborar orientações para implementação das Diretrizes Curriculares
nas instituições escolares, essas instituições precisam conhecer a comunidade
atendida, as culturas, a riqueza das contribuições familiares, as crianças,
enfim, os modos de vida das crianças para que o professor interage melhor com
seu aluno. O educador infantil é um profissional com uma função diferencial,
ele exerce grande influência sobre a formação de personalidade de seus alunos
que pode deixar marcas para o resto de suas vidas, por isso é necessário um
planejamento para que suas ações sejam compartilhadas com seu grupo, afim de
melhor atender seu público de seres com tão pouca idade, deve ter uma formação
continuada, além disso, os espaços educativos contam ou deveriam contar com
coordenadores para subsidiarem ações e contribuírem com as atividade e dúvidas
inerentes ao processo, pois, faz-se presente no cotidiano da educação infantil
cobranças de novas posturas, buscando um profissional capaz e competente de
atender as novas demandas por isso o olhar do educador infantil deve estar
atentamente voltado aos fazeres das crianças e a sua imensa capacidade de
aprendizagem o profissional deve ter compromisso com pesquisa e com a prática
pedagógica, capaz de re-significar as suas ações para melhorar o processo
vivenciado pelo seu grupo.
Fonte: internet.
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