domingo, 28 de julho de 2019

Retirado da Internete.



PLANO DE TRABALHO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

NOME COMPLETO: EDIGAR GONÇLAVES DOS SANTOS
MUNICÍPIO: NINHEIRA
MACROCAMPO: PROMOÇÃO A SAÚDE
ATIVIDADES: LEITURA, FILMES, PETECA E BOLA
CONTEÚDOS QUE INTEGRAM COM O CURRÍCULO BÁSICO: ALMOÇO
INTRODUÇÃO

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.

Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida
alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar.

É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.



PROBLEMATIZAÇÃO PARA O DESENVOVIMENTO DO MACROCAMPO

  • Problema enfrentado na hora do almoço será um refeitório apropriado para os alunos poderem almoçar de forma adequada.
  • Local adequado para os alunos tomar banho.
JUSTIFICATIVA

Torna-se prioritário, dentro deste prisma, elencar situações de ensino-aprendizagem onde os alunos possam ser instigados à reflexão sobre os hábitos alimentares e a importância destes pares uma melhor qualidade de vida. Pretende-se, desta forma, criar possibilidades para a apropriação dos conhecimentos e uma mudança positiva no tocante à problemática retratada no projeto.
Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora
de atitudes e hábitos.

As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde, levando  em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.







O QUE SE ESPERA ALCANÇAR COM OS ESTUDANTES

Objetivo Geral
O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar osalunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Objetivos específicos:
·         Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
·         Identificar doenças causadas por falta de higiene;
·         Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
·         Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
·         Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do
próprio corpo;
·         Criar condições de o aluno entender a importância da boa alimentação; - Definir uma alimentação saudável, como sendo aquela balanceada e diversificada.
·         Criar a possibilidade de os alunos perceberem a necessidade de diversos nutrientes para o bom desenvolvimento do organismo;
·         Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes; - Conscientizar sobre o consumo abusivo de refrigerantes, balas e frituras; - Compreender a pirâmide alimentar e como ela é composta;
·         Evidenciar a boa nutrição e a prática física como aspectos essenciais para se ter uma boa saúde.



METODOLOGIA

Informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.

Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.


SUGESTÕES:
Realize na sala de aula a "Feira do banho", trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.
Monte-os num pequeno balcão e esta exposição poderá ser usada toda vez que
o assunto permitir.
Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas é medidas importantes
para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a
sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras
doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estético-relacionados
relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando
exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de
temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é
importante na manutenção da temperatura corporal.

SUGESTÕES:
Utilize cartazes ou murais para mostrar hábitos de vestuários, sob as mais diferentes condições climáticas. Mostre a importância do sol na higiene da roupa. Destaque a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas. Mostre a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc. Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.

Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias,  como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.

Mostre ao aluno que a cárie é o resultado da ação dos micróbios sobre restos  de alimentos retidos entre os dentes. Portanto, a limpeza correta dos dentes impede a formação das cáries. É importante mostrar aos alunos que os dentes de leite devem ser cuidados da mesma forma que os dentes permanentes. Essa importância decorre não só da necessidade de se criarem bons hábitos higiênicos, mas também do fato de que o dente de leite estragado pode afetar  o organismo, inclusive prejudicando os novos dentes que virão. Destaque os fatores estéticos e emocionais relacionados com os bons dentes: a beleza de um sorriso; o mal-estar causado a sim e aos outros pelo mau hálito.
Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão
diariamente, ou então, duas vezes por semana. Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e  bem cortados. Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.




QUESTIONAMENTOS:

Levar o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.

O que posso fazer para conservar meu corpo limpo?

Que cuidados devem ter com meus cabelos, unhas e dentes?

Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?

Como devo conservar os meus pés? Por que?

Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?

Que roupas devo usar para dormir?

E para passear?

Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor  de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarréias, podem  ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.








PREVISÃO/PROPOSTA DE ATIVIDADES E CRONOGRAMA

Desenvolvimento
Etapas Do Projeto:
1ª e 2ª. SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA:
*      Fazer uma roda de conversa com os alunos, promovendo um levantamento prévio dos conhecimentos pertinentes aos alunos com relação à alimentação.
*      Levantamento dos itens trazidos para refeição durante os intervalos pelos alunos.
*      Visita dos alunos na horta da escola. Habilidade trabalhada: mapeamento dos conhecimentos prévios sobre seus hábitos alimentares.
ARTES:
Conversar com os alunos sobre as frutas e preparar gravuras com relação a este item da alimentação. Habilidade trabalhada: identificar as cores das frutas e representá- las através de desenho.
3ª e 4ª. SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Assistir a vídeos voltados às informações nutricionais e proposta de jogos virtuais voltados à temática da pesquisa. Habilidade trabalhada: conhecer, de forma interativa, os aspectos relacionados à pirâmide alimentar.
 ARTES:
Conversar com os alunos sobre os vegetais e preparar gravuras com relação a este item da alimentação. Habilidade trabalhada: identificar as cores dos vegetais e representá-las através de desenho.

5ª. E 6ª SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Prática diferenciada voltadas para a construção de pirâmide alimentar, através de uma gincana lúdica entre os alunos. Coleta de dados (peso e altura) dos alunos. Habilidade trabalhada: adequar de forma recreativa às informações sobre a pirâmide alimentar.
ARTE:
Conversar com os alunos sobre os legumes e preparar gravuras com relação a este item da alimentação. Habilidade trabalhada: identificar as cores dos legumes e representá-las através de desenho.
7ª e 8ª. SEMANA
EDUCAÇÃO FÍSICA:
Fechamento do projeto através da entrega de trabalhos e elaboração de um mural. Habilidade trabalhada: sintetizar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.
ARTE:
Elaboração de a pirâmide alimentar, que ficará exposta no ambiente de alimentação dos alunos. Habilidade trabalhada: : sintetizar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto através da confecção da pirâmide.

Recursos Utilizados
Balança, quadra, bola, peteca, fita métrica, lápis de cor, cartolina, papel sulfite, imagens, tablet para registros, sala de internet com jogos online e tabela IMC.


Atividades:
Descrição dos temas, conteúdos programáticos e atividades lúdicas trabalhados nos encontros de educação alimentar.

Temas
Conteúdo Programático
Atividades




Pirâmide Alimentar
v  Importância de a pirâmide alimentar;
v  Identificação e importância dos grupos alimentares (carboidratos, óleos e gorduras, açúcares, hortaliças, frutas, leguminosas, leite e derivados e carnes e ovos);
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas para cada grupo.



v  Recorte e colagem da pirâmide alimentar


Cereais, tubérculos, pãese raízes
v  Importância de cereais, tubérculos, pães e raízes;
v  Carboidratos e sua importância;
v  Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira.


v  Jogo da caça aos carboidratos



Hortaliças
v  Importância de o grupo alimentar hortaliças;
v  Vitaminas e minerais e sua importância;
v  Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira;



v  Jogo da memória das hortaliças


Frutas
v  Importância das frutas; 
v  Vitaminas e minerais e sua importância;
v  Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira


v  Jogo de dominó das frutas


Leite e produtos lácteos
v  Importância do leite e produtos lácteos; - Cálcio e sua importância;
v  Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira


v  Jogo de boliche dos leites e produtos lácteos


Carnes e ovos
v   Importância de carnes e ovos;
v  As proteínas e sua importância; - Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira.


v  Jogo prato de carnes



Leguminosas
v  Importância das leguminosas;
v  Ferro e sua importância; - Fontes alimentares;
v   Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira;
v  Demonstração de 4 leguminosas (soja, ervilha, feijão e lentilha).


v  Atividade de colagem de porções de leguminosas secas


Óleos e gorduras
v  Importância de óleos e gorduras;
v  As gorduras e sua importância;
v  Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira.
v  Teatro surpresa durante a exposição dialogada sobre o consumo de salgadinhos de pacote;
v  Atividade de recorte e colagem dos alimentos ricos em óleos e gorduras


Açúcares e doces
v  Importância de açúcares e doces;
v  Fontes alimentares;
v  Quantidade de calorias e porções recomendadas segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira.


v  Jogo da criança saudável



Alimentação saudável
v  Leis da alimentação;
v  Como montar uma refeição saudável através da escolha de alimentos saudáveis;
v  Importância de cada refeição;
v  Sugestões de cardápio ideal para cada tipo de refeição;
v  Importância do café da manhã.



v  Jogo da alimentação saudável




Vídeos sobre Alimentação saudável
v  Vídeo de aproximadamente 25 minutos sobre os temas:
v  O café da manhã;
v  O leite e seus derivados;
v  Como se faz o pão; • As frutas;
v  Conservando a água;
v  De onde vem o sal?
v  De onde vem o ovo?
v  Conhecendo os alimentos;
v  Obesidade infantil.




v  Vídeos sobre alimentação saudável

RESULTADOS ESPERADOS
  • Que os alunos se conscientizem que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos os indivíduos.
  • Ter educação alimentar.
  • Respeitar o próximo.
  • Boa higiene, escovação.
  • Recomendação que os alimentos industrializados sejam consumidos com menor freqüência.









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