Fonte:
www.neurosaber.com.br
Saiba como desenvolver
atividades para crianças de 0 a 5 anos
A educação infantil é
um período de desafios e descobertas para alunos e educadores. Da parte dos
pequenos, podemos salientar o aspecto do novo, ou seja, o contato com aquilo
que não fazia parte de sua vida e de seu mundo até então. Já para os adultos que
estão envolvidos nessa missão, o caráter desafiador está no fato de ensinar e
apresentar os melhores caminhos para os baixinhos. Isso tudo pode ser resolvido
quando os profissionais planejam e estabelecem atividades para crianças que
estão incluídas na faixa de 0 a 5 anos.
Período de integração:
uma etapa importante
Ao longo da nossa vida,
precisamos estar aptos a adaptações, seja em uma escola nova, um local de
trabalho com pessoas desconhecidas, uma dinâmica de grupo, etc.; a melhor
maneira de nos portarmos é através da integração com os demais e com o ambiente
em questão.
Desde a primeira
infância estamos submetidos a essas situações e isso ensina a todos nós a
integração e a interação social. Um local que promove tal ensinamento é a
escola, pois é a partir dela que o pequeno passa a ter contato com uma
determinada rotina, compreender a questão do tempo e do espaço, além de
estabelecer o respeito pelos outros com quem compartilha o mesmo ambiente.
O poder das atividades
para crianças
É inegável que esse
contato com o ‘outro’, feito pela criança através do convívio diário com
coleguinhas e professores, significa um progresso indispensável na vida do
pequeno. Contudo, as atividades realizadas no ambiente das escolinhas e das
creches são de extrema importância para promover a psicomotricidade (aspectos
emocionais, cognitivos e motores), a comunicação, entre outros. Sendo assim, é
inegável que as atividades para crianças tendem a trabalhar o desenvolvimento
dos pequenos de forma eficaz.
Aprendendo por meio da
construção de rotinas
Vocês sabiam que as
atividades para crianças podem ser constituídas de uma rotina baseada em
planejamento? Isso mesmo. Através desse plano, os educadores conseguem
estabelecer métodos e técnicas que trazem ótimos resultados para o desenvolvimento
dos pequenos.
Importante ressaltar
que esse trabalho consiste na utilização de aspectos indispensáveis, como o
diálogo, a contação de histórias, além de outros objetivos lúdicos para
promover o progresso de alguns aspectos do desenvolvimento infantil. O detalhe
é que os educadores podem usar essas atividades rotineiras, porém com bastante
ludismo, no dia a dia da criança em sala de aula.
Vejam algumas
atividades:
– Construindo a
identidade
Aqui, os professores
contam com atividades para crianças que fazem sucesso entre todas elas. A
primeira que podemos sugerir é a contação de histórias, pois, através dela, os
educadores têm condições de estimular os pequenos através de fantoches. Essa
brincadeira é responsável por incutir nos baixinhos o papel desempenhado pelos
personagens, instigando a imaginação de todos eles.
Outra atividade é a
utilização de massinhas para modelar e pedir a cada um deles que coloquem em
prática os personagens da forma que eles concebem. Isso estimula a coordenação
motora fina dos pequenos.
– Promovendo a
interação social
Essa atividade talvez
seja a que as crianças mais gostam de fazer, pois o educador induz a
comunicação dos alunos. Um exemplo é o início das aulas. A professora pergunta
o que cada um fez no dia anterior, o que comeu, do que brincou, etc. Esse
compartilhamento ajuda os pequenos a criarem associações entre o que se passou
com eles e a comunicação verbal; além da sociabilidade de todos eles.
– Desenvolvendo a
criatividade com a arte
Dentre as diversas
atividades para crianças, uma que não pode faltar é o incentivo da criatividade
por meio da arte. Aulas cantadas e que usam parlendas são ideais para se
trabalhar a comunicação e o lado de criação dos pequenos. Outro detalhe é
ensiná-las a pintar desenhos tracejados ou em folha branca. Importante
salientar que a psicomotricidade também é fortemente desenvolvida nesse
aspecto.
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