PLANO
DE AULA- TRABALHANDO O ALFABETO.
O que o aluno poderá
aprender com esta aula
Ø Explorar
a linguagem oral e escrita;
Ø Desenvolver
de maneira lúdica o conhecimento do alfabeto;
Ø Relacionar
os fonemas com os respectivos grafemas;
Ø Estimular
a construção de regras.
Duração das atividades
50 minutos (DURANTE 5
DIAS NAS DUAS TURMAS)
Conhecimentos prévios
trabalhados pelo professor com o aluno
Esta aula pode ser
dirigida a crianças de 4 a 5 anos. É necessário que o professor já tenha
trabalhado o alfabeto.
Estratégias e recursos
da aula
Para o início da atividade,
faça uma roda com as crianças e pergunte a letra que inicia o nome de cada uma
(explore também os nomes de seus familiares). Se algumas crianças ainda não
reconhecerem as letras correspondentes, o professor pode falar a letra e
incentivar os alunos a encontrá-la no alfabeto.
Também pode-se contar
alguma história que incentive a curiosidade pela escrita de algumas palavras
(personagens, lugares).
Após esta conversa
inicial, apresente uma caixa surpresa que contenha as cartelas do bingo de
letras. Explore a caixa: pergunte o que têm dentro, incentive a imaginação e a
curiosidade. Abra a caixa e retire as cartelas: pergunte o que pode ser, para o
que servem; quais letras eles identificam...
Explique que se trata
de um jogo divertido: o bingo de letras. Diga que nas cartelas estão letras que
compõe o do nome dos colegas da sala ou que são as letras dos nomes dos
personagens da história que acabou de contar. Mas como todo jogo é preciso de
regras. Combinem-as. Instigue os alunos a construírem algumas regras e
registre-as na lousa. Faça a leitura e reforce a importância das regras para o
bom funcionamento do jogo.
Recursos Complementares
Ø Cartelas
contendo cada uma 6 letras diferentes;
Ø Alfabeto
móvel;
Ø Saco
contendo as letras do alfabeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário