Capacidade para serem trabalhadas inclusive pelo
professor regente:
Fonte internet.
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Coordenação motora grossa;
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Orientação espacial;
·
Discriminação visual;
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Coordenação viso motora;
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Orientação temporal-rítmica;
·
Orientação temporal;
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Coordenação motora fina;
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Orientação temporal (noção de ritmo);
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Linguagem oral;
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Memória;
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Memória visual;
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Memória auditiva;
·
Atenção;
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Análise e síntese;
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Classificação;
·
Comparação;
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Seriação;
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Concentração;
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Discriminação tátil;
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Lateralidade;
Antes de dar inicio a qualquer jogo ou
brincadeira, deve-se dar uma explicação bem clara e breve aos alunos
- é muito importante que se conheça bem
o jogo ou brincadeira antes de propô-lo aos alunos
- é fundamental estimular os alunos para
que criem novas situações, variando os jogos e brincadeiras.
- todo material utilizado nas aulas
deverá ser preparado com antecedência.
- nunca estipule regras em que os alunos
não consigam cumpri-las;
- incentive os alunos, para que ninguém
deixe de participar;
- evite jogos e brincadeiras em locais
escorregadios ou molhados;
- seja justo e imparcial
- o jogo ou brincadeira deve se encerrar
antes que o interesse e a satisfação dos alunos acabem
DOIS EM UM:
Formação: os
alunos no pátio formam duplas.
Cada aluno escolhe uma parte do corpo e
se une ao colega.
Ex: dão-se as mãos, os braços, unem-se
as pernas, etc;
Desenvolvimento: o
professor avisa que os alunos só poderão se movimentar unidos, evitando se
soltarem.
O professor então dará as ordens:
- andar para trás
- andar para o lado
- andar para frente
- andar depressa
- andar para frente
- saltar um bastão
Se alguma dupla de soltar, o professor
pedirá que fique assentada
E a brincadeira se repete.
Será considerada a vencedora a dupla que
não se soltar ate o final da brincadeira
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Atenção
·
Concentração
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Lateralidade
QUEM ESTÁ COM O ANEL
Formação: alunos no pátio, ajoelhados em
circulo, segurando um cordão que passa por dentro de um anel.
O
professor coloca um aluno no centro da roda
Desenvolvimento: os alunos passam
rapidamente o anel para o colega ao lado, enquanto o colega do centro procura
acompanhar o seu deslocamento.
A um
sinal do professor, todos ficam parados. Ele pergunta ao aluno do centro:
- quem
está com o anel?
Ele
apontara um colega.
Se
acertar ira para o lugar dele, se errar continuará no centro da roda.
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Atenção
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Concentração
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Memória
visual
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Coordenação
motora
OS TRÊS PÉS
Formação: os alunos deverão
formar, aos pares, duas fileiras.
Cada aluno amarrará o seu tênis ao do colega
(pé direito com pé esquerdo), dando um laço com cadarços.
A uns três metros à frente das fileiras, o
professor colocará duas cadeiras.
Desenvolvimento:
o
professor dará um sinal, e o primeiro par de cada fileira sairá com os pés
amarrados, caminhando bem depressa, devendo contornar a cadeira e voltar
novamente, ocupando o último lugar da fila.
Dado outro sinal, o segundo par sairá do
lugar, e assim sucessivamente, até que todos tenham feito o mesmo percurso.
Será considerada vencedora a fileira que
terminar primeiro.
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Atenção
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Concentração
·
Lateralidade
ZOOLÓGICO
Formação: o professor leva os alunos para o
pátio e todos se sentam no chão, formando uma roda. Cada aluno escolhe ser um
animal que quiser.
Desenvolvimento: o professor inicia a
brincadeira dizendo:
- fui
ao zoológico e vi que lá não tinha elefante
O aluno
que escolheu esse animal retruca imediatamente:
-
elefante tinha, o que não tinha era macaco
-
macaco tinha, o que não tinha era camelo
E assim
por diante. O aluno que não responder imediatamente, quando for citado o animal
que ele escolheu, sairá da brincadeira ou pagará um prenda.
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Concentração
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Atenção
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Memória auditiva
COMO EU SOU?
Formação:
No
pátio, o professor coloca os alunos aos pares, um de frente para o outro,
formando duas rodas.
Desenvolvimento: o professor dá um
sinal, e os alunos que estão no centro da roda começam a observar o seu par.
Depois de alguns minutos, o professor dá um
novo sinal e aponta para um dos alunos que foi observado. O aluno apontado pelo
professor pergunta ao seu par:
- como eu sou?
E o aluno que observou deverá fechar os olhos
e descrever o colega
(dizer o nome, a cor dos olhos, a cor do
cabelo, etc).
E assim continua a brincadeira, ate que todos
tenham participado.
O aluno que não souber descrever o colega
pagará uma prenda.
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Atenção
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Concentração
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Memória
visual
TEMPESTADE NO MAR
Formação: o
professor coloca no pátio tantas cadeiras quantos forem os alunos, menos um,
formando um circulo. No centro do circulo colocara um aluno em pé, que será o
comandante.
Desenvolvimento: a
um sinal do professor, o comandante começa a falar:
- Atenção! Estamos em um navio em alto
mar, e esta ameaçando cair uma tempestade. Portanto, façam tudo conforme eu
disser:
- todos à direita! (os alunos deverão,
ao mesmo tempo, mudar de lugar assentando-se na cadeira do vizinho a direita)
- todos à esquerda! (os alunos deverão,
ao mesmo tempo, mudar de lugar assentando-se na cadeira do vizinho a esquerda)
O comandante dará muitas ordens, ora pra
direita, ora pra esquerda. Num determinado momento falará:
- tempestade no mar! (nesse momento,
todos os alunos deverão se levantar de suas cadeiras, trocando de lugar com os
colegas, assentando-se em qualquer lugar).
O comandante aproveitará a confusão e
ocupará um lugar, e quem ficar de pé, será o novo comandante.
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Atenção
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Concentração
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Orientação espacial
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Lateralidade
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Coordenação viso motora
OS MARINHEIROS
Formação: o
professor levará os alunos para a quadra e pedirá que se coloquem sobre a linha
central.
Dirá aos alunos que um lado da quadra
representará o mar e o outro representará a terra.
Fará o papel de capitão, e os alunos
serão marinheiros, que devem ficar um ao lado do outro sobre a linha que separa
o mar da terra.
Desenvolvimento: o
professor, que será o capitão, iniciara a brincadeira dando ordens aos seus
marinheiros.
O capitão dirá:
- ao mar pulando!
Os marinheiros devem se deslocar em
direção ao mar pulando.
O capitão dirá:
- ao mar, andando nas pontas dos pés!
Os marinheiros continuam na parte que
representa o mar, agora andando na ponta dos pés.
Depois o capitão dirá:
- a terra correndo!
Os marinheiros então correm em direção a
terra.
E o capitão continuará dando ordens, que
deverão ser cumpridas pelos marinheiros.
- A terra pulando de um pé só.
- Ao mar, pulando com as mãos para cima.
- a terra, com os braços abertos, como
se fossem asas.
A brincadeira terminará quando cessar o
interesse.
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Atenção
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Concentração
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Coordenação motora grossa
O CESTO DE FRUTAS
Formação: o
professor leva os alunos para o pátio e coloca-os em circulo, assentados. Cada
um escolhe uma fruta que quer representar. No centro do circulo, o professor
coloca um aluno em pé.
Desenvolvimento: o professor dá um sinal
para iniciar, e o aluno do centro pergunta em voz bem alta:
-
passou por aqui um fruteiro que levava no cesto, banana e laranja.
Os
alunos que tem os nomes dessas frutas trocam rapidamente de lugar, um com outro.
Nesse
momento, o aluno do centro tenta ocupar um dos lugares vagos.
Se o
aluno do centro conseguir pegar o lugar vago, o dono do lugar passa a dirigir a
brincadeira.
Ao
invés de falar o nome das duas frutas, poderá dizer:
- o
cesto virou!
Nesse
caso, todos os alunos mudam de lugar.
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Atenção
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Concentração
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Orientação
viso motora
CESTO DE BATATAS
Formação: o professor leva os
alunos para a quadra, divide-os em duas equipes. As equipes se assentam uma de
cada lado, nas laterais da quadra.
O professor coloca, numa extremidade da
quadra, dois cestos, um ao lado do outro, com mais ou menos 15 batatas em cada
um. Do outro lado da quadra, a mais ou menos 15m de distancia, coloca mais dois
cestos vazios. O professor delimita, no chão, a linha de partida.
Desenvolvimento: a um sinal do
professor, o aluno de cada equipe se levanta, seguindo a ordem da fila, e se
coloca na linha de partida. O professor do um novo sinal e os dois alunos corre
ate os cestos, onde devem pegar as batatas (uma de cada vez) e colocá-las nos
cestos vazios.
À medida que os alunos vão terminando de
transportar as batatas, assentam-se novamente no seu lugar. O segundo aluno de
cada equipe se levanta e reinicia todo o processo, retornando com as batas para
o primeiro cesto.
Se algum aluno deixar cair a batata, voltará
novamente para a linha de partida.
Será considerada vencedora a equipe que
terminar primeiro.
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Atenção
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Concentração
OS CARRINHOS
Formação: o professor coloca
os alunos na quadra, dividindo a turma em três fileiras. Dirá que eles irão
imitar carrinhos
Desenvolvimento: o professor mostrará
aos alunos cartões de várias cores, e dirá que eles irão se movimentar de
acordo com a cor do cartão que ele apresentar, devendo prestar bastante
atenção.
Ex: Cartão amarelo: andar para frente
Cartão
verde: andar para trás
Cartão
vermelho: parar de andar
Cartão
azul: andar de lado
O professor dará o sinal de inicio e pedirá
aos alunos que andem pela quadra, como se estivessem dirigindo um carrinho.
Mostrará, de quando em quando, um cartão de cor diferente, para que os alunos
andem de acordo com a cor do cartão. Os alunos que errarem, ou que trombarem no
colega, deverá passar para o ultimo lugar da fila.
Será vencedora a fileira que errar menos.
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Atenção
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Concentração
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Lateralidade
BRINCADEIRA DAS CORES
Formação: o professor leva os
alunos para o pátio e os dispõe assentados, formando uma roda.
No centro da roda, colocará seis cartões de cores diferentes
Desenvolvimento: o professor chamará
um aluno ao centro e pedirá que observe bem as cores dos cartões, pois um deles
ira desaparecer.
Depois de o aluno observá-los por alguns instantes, o professor colocará
uma venda em seus olhos, enquanto os colegas da roda cantam uma música que seja
do conhecimento de todos.
O professor, então, retirara um dos cartões e
esconderá. Ao terminar a música, o professor retirará a venda dos olhos e lhe
perguntará:
- qual foi a cor que desapareceu?
O aluno, então deverá dizer a cor do cartão
que desapareceu. Se ele não acertar, fará nova tentativa para descobrir.
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Atenção
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Concentração
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Memória
visual
ENCONTRE UM LUGAR
Formação: o professor colocará
no pátio duas fileiras de cadeiras dispostas lado a lado, sendo uma de costas
para as outras, tendo, no total uma a menos que o número de alunos. Os alunos
se colocam em fila, com as mãos para trás, em volta das cadeiras.
Desenvolvimento: o professor dará
inicio a brincadeira, colocando uma música para que os alunos andem tornando um
circulo em volta das cadeiras.
De repente, os professores para a música e os
alunos procurarão assentar-se na cadeira mais próxima.
Como haverá uma cadeira a menos, sobrará um
aluno, que deverá sair da brincadeira.
O professor então retirará uma cadeira, sendo
reiniciada a brincadeira; e assim por diante, ate restar apenas uma cadeira.
Vencerá o aluno que conseguir assentar-se na
última cadeira.
Atenção
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Concentração
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Orientação
espacial
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Coordenação
motora grossa
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Coordenação visomotora
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Memória
auditiva
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