TROCA
TROCA (sequência de atividades) Fonte: Interne.
OBJETIVO:
#
Construir o conceito de letra, palavra, sílaba e frases;
# Entender
a diferença entre letra, representação gráfica e sílaba, fruto de sons
pronunciado numa só emissão de voz;
DESENVOLVIMENTO:
Será
realizado uma seqüência de atividades tendo como objetivo fazer com que os
alunos analisem as palavras partindo da troca apenas das vogais, depois das
sílabas e após de frases.
Após a leitura
do livro de obra complementar, Ciranda das vogais, de Zoé Rios, destacou as palavras
contidas no desafio feito pelos animais, as quais havia somente a troca de uma
vogal e a palavra era outra.
Fizemos uma
lista destas palavras no caderno, as
escrevendo, circulando a vogal diferente e desenhando o que estava escrito dos dois modos.
Em um
segundo momento foi contada novamente a história e os alunos fizeram o exercício
do livro didático, o qual pedia que se juntasse a primeira sílaba com as demais
sílabas distintas para formar outras palavras.
Em outro
dia, por estarmos trabalhando o tema folclore, realizamos, também no livro
didático, atividades com frases, onde ao invés do desenho contido nos trava-língua,
os substituíamos por palavra o
completando.
No outro
dia, realizamos a atividade em folha que os alunos precisavam trocar as sílabas,
formando outra palavra utilizando alfabeto móvel.
Para
finalizar, jogamos o jogo 7 da caixa de jogos, chamado "Troca
letras". Foi lido as instruções no jogo como no mostra no livreto contido
na caixa:
Houve a
divisão da classe em 3 grupos, havendo nestes alunos nos diferentes níveis de
escrita, mostrei as figuras das fichas para que não houvesse dúvida e fiz uma
amostra de como seria o jogo, para que somente após começássemos a jogar
realmente.
A
realização do jogo foi primordial para finalizarmos esta seqüência de
atividades, verificando-se claramente a análise das crianças frente ao SAE, discutiam
entre si, trocaram experiências, fizeram várias associações com seus
conhecimentos anteriores, para somente após solucionarem o problema apresentado.
Isso está
retratado na primeira foto, o grupo todo seguiu a lousa e discutiram entre si a
solução, manipulando as cartas e destacando diversas possibilidades até
chegarem, juntos, a conclusão certa.
O que pretende que os alunos aprendam:
Os alunos
aprenderam a refletir sobre o SAE, fazendo trocas que lhe traziam outros
resultados e puderam concluir que a simples troca de uma letra modifica a estrutura
da palavra ou frase. Também foi muito importante para eles o trabalho em grupo,
destacando a necessidade de cooperação e respeito a si e ao próximo.
INTERVENÇÕES:
Explicação inicial dada aos alunos sobre o
que terão de fazer:
Vários
questionamentos foram feitos para que os alunos refletissem e tirassem suas
próprias decisões.
Descrição de como serão agrupados os alunos:
Os alunos
se agruparam aleatoriamente de acordo com sua afinidade, assim, os agrupamentos
foram feitos com alunos de diversos níveis alternando a troca de experiências.
Perguntas que foram realizadas durante o
desenvolvimento da atividade, a fim de potencializar a reflexão dos alunos:
As
perguntas realizadas foram sobre as possibilidades de se formar novas palavras,
após a reflexão das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário