domingo, 14 de julho de 2019


ESCOLA MUNICIPAL PADRE GERMANO MAYER
Aluno: _____________________________________________ 5° ano ____

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS –1º Bimestre

1) Leia o texto:
A MENINA E O PÁSSARO ENCANTADO

Era uma vez uma menina que tinha um pássaro como seu melhor amigo.
Ele era um pássaro diferente de todos os demais: era encantado.
Os pássaros comuns, se a porta da gaiola ficar aberta, vão embora para nunca mais voltar.
Mas o pássaro da menina voava livre e vinha quando sentia saudades...
Suas penas também eram diferentes. Mudavam de cor. Eram sempre pintadas pelas cores dos lugares estranhos e longínquos por onde voava.
Certa vez voltou totalmente branco, cauda enorme de plumas fofas como o algodão...
Menina, eu venho de montanhas frias e cobertas de neve, tudo maravilhosamente branco e puro, brilhando sob a luz da lua, nada se ouvindo a não ser o barulho do vento que faz estalar o gelo que cobre os galhos das árvores. Trouxe, nas minhas penas, um pouco do encanto que eu vi, como presente para você...”
E assim ele começava a cantar as canções e as histórias daquele mundo que a menina nunca vira. Até que ela adormecia, e sonhava que voava nas asas do pássaro.
Outra vez voltou vermelho como o fogo, penacho dourado na cabeça.
Venho de uma terra queimada pela seca, terra quente e sem água, onde os grandes, os pequenos e os bichos sofrem a tristeza do sol que não se apaga. Minhas penas ficaram como aquele sol e eu trago as canções tristes daqueles que gostariam de ouvir o barulho das cachoeiras e ver a beleza dos campos verdes.”
E de novo começavam as histórias.
A menina amava aquele pássaro e podia ouvi-lo sem parar, dia após dia. E o pássaro amava a menina, e por isso voltava sempre. Mas chegava sempre uma hora de tristeza.
Tenho de ir”, ele dizia.
  Por favor, não vá. Fico tão triste. Terei saudades. E vou chorar...” E a menina fazia um beicinho...
“— Eu também terei saudades” dizia o pássaro. “Eu também vou chorar. Mas vou lhe contar um segredo: as plantas precisam da água, nós precisamos do ar, os peixes precisam dos rios… E o meu encanto precisa da saudade. É aquela tristeza, na espera da volta, que faz com que as minhas penas fiquem bonitas. Se eu não for não haverá saudade. Eu deixarei de ser um pássaro encantado. E tu deixarás de me amar.”
Assim, ele partiu. A menina, sozinha, chorava de tristeza à noite, imaginando se o pássaro voltaria. E foi numa dessas noites que ela teve uma ideia malvada:
“— Se eu o prender numa gaiola, ele nunca mais partirá. Será meu para sempre. Não mais terei saudades. E ficarei feliz…”
Com estes pensamentos, comprou uma linda gaiola, de prata, própria para um pássaro que se ama muito. E ficou à espera. Finalmente ele chegou, maravilhoso em suas novas cores, com histórias diferentes para contar. Cansado da viagem, adormeceu. Foi então que a menina, cuidadosamente, para que ele não acordasse, o prendeu na gaiola, para que ele nunca mais a abandonasse. E adormeceu feliz. Foi acordar de madrugada, com um gemido do pássaro…
“— Ah! menina… O que é que fizeste? Quebrou-se o encanto. As minhas penas ficarão feias e eu me esquecerei das histórias… Sem a saudade, o amor irá embora…”
A menina não acreditou. Pensou que ele acabaria por se acostumar. Mas não foi isto que aconteceu. O tempo ia passando, e o pássaro ia ficando diferente. Caíram as plumas e o penacho. Os vermelhos, os verdes e os azuis das penas transformaram-se num cinzento triste. E veio o silêncio: deixou de cantar. Também a menina se entristeceu. Não, aquele não era o pássaro que ela amava. E de noite ela chorava, pensando naquilo que havia feito ao seu amigo…
Até que não mais aguentou. Abriu a porta da gaiola.
“— Pode ir, pássaro. Volte quando quiseres…”
“— Obrigado, menina. É, eu tenho de partir. E preciso de partir para que a saudade chegue e eu tenha vontade de voltar. Longe, na saudade, muitas coisas boas começam a crescer dentro da gente. Sempre que você ficar com saudade, eu ficarei mais bonito. Sempre que eu ficar com saudade, você ficará mais bonita. E você se enfeitará para me esperar…”
A menina e o pássaro encantado,
                                                                                          Rubem Alves, Loyola
.
a) Qual era a diferença entre o pássaro da menina e os pássaros comuns?


____________________________________________________________________________

b) Por que motivo suas penas mudavam de cor?

____________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

c) Que sentimento fazia com que o pássaro encantado sempre voltasse para ver a menina?


____________________________________________________________________________

d) Qual foi a ideia malvada que a menina teve?

____________________________________________________________________________
2) Leia a tirinha e responda:
 













a) Quem é o autor do texto?

_________________________________________________________

b) Onde a história está acontecendo?

_________________________________________________________

c) Quem é a personagem que aparece no primeiro quadrinho?

   _______________________________________________________ 

d) Qual o sinal de pontuação utilizado nas frases do segundo            quadrinho?

_________________________________________________________

e) Qual a expressão dos personagens no 2º quadrinho?

(    ) tristeza               (    ) desânimo                    (     ) alegria

f) Na palavra bichos há um:

(     ) encontro vocálico
(     ) encontro consonantal
(     ) dígrafo

3) Leia esse outro texto:


A onça e o sapo

            Um dia, o sapo estava à beira da lagoa e chegou a onça:
            ─ Nunca vi um bicho tão feio e pequeno!
            ─ Dona onça, eu sei que sou feio e pequeno, mas sou muito valente.
            ─ Ah! Então é valente, vamos ver quem assusta mais os bichos da floresta.
            A onça berrou mais que pôde. A bicharada toda se escondeu no mato.
            ─ Agora, sapo, é a sua vez. Vamos, coaxe!
            O sapo então coaxou.
            Imediatamente as rãs, pererecas e outros sapos fizeram o coro.
            A onça levou tamanho susto que até hoje está correndo pela floresta.
Lídia M. Moraes
       
a) Quais são os personagens que aparecem na história?

______________________________________________________________
b) O que a onça acha do sapo?

____________________________________________________________________________________________________________________________
c) O sapo se achava:

(     ) muito fraco.          (      ) muito valente          (     ) muito pequeno

d) O que a onça propôs ao sapo?

______________________________________________________________

______________________________________________________________

e) Na frase “ Nunca vi bicho tão feio e pequeno.” A palavra BICHO se refere a:

(     ) onça         (     ) pererecas     (    ) rãs      (     )  sapo

f) Na frase “ Ah! Então é valente, vamos ver quem assusta mais os bichos da floresta.” Quem está falando é:

(     ) a bicharada         (     ) a onça            (    ) a rã          (      ) o sapo


4) Leia o texto abaixo e, a seguir, e responda.

Sem barra
Enquanto a formiga
carrega comida
para o formigueiro,
a cigarra canta,
canta o dia inteiro.
A formiga é só trabalho.
A cigarra é só cantiga.
Mas sem a cantiga
da cigarra
que distrai a fadiga,
seria uma barra
o trabalho da formiga.
José Paulo Paes. In: Henriqueta Lisboa et 2003. ali. Varal de poesia. São Paulo: Ática, 2003. p. 50.

No verso seria uma barra, a expressão sublinhada significa

(A) leve.            (B) penoso.             (C) tranquilo             (D) vagaroso

5) Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.

As boas notas

O garoto chega da escola e a mãe pergunta:
— Filho, que nota você tirou na escola?
— Tirei 10, mãe!
— Nossa, filho! - diz a mãe, abraçando o garoto — Que alegria ouvir isso!
— Obrigado, mãe, obrigado...
— Mas hoje você viu o resultado das prova de português e matemática, não é, filho? Você tirou dez nas duas?
— Não, mãe... Tirei 1 em uma e 0 na outra...
Disponível em ttp://pt.ohmydollz.com/forumbr/viewtopic.php?id=701. 
Acesso em 15/04/2015.

O uso do ponto de exclamação no trecho: “Nossa, filho! - diz a mãe, abraçando o garoto”, indica que a mãe está:

(A) curiosa.        (B) irritada.             (C) contente.          (D) decepcionada   
6) Leia o texto abaixo.
LIÇÕES EM CASA

Você já notou que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata observando os adultos.
Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos familiares, nos sentimos protegidos.
Deles recebemos carinho, cuidados e aprendemos uma porção de coisas.

In: Revista Recreio. Garota Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261

a) O texto tem a finalidade de:

(A) ensinar uma brincadeira.                     (C) fazer um convite.
(B) divertir o leitor.                                     (D) informar sobre alguns hábitos

b) Esse texto é:

(A) narrativo                                              (C) fábula
(B) informativo                                          (D) humorístico

7) Leia o texto abaixo.
 













A bicicleta pode ser paga em:

(A) três vezes. 
(B) seis vezes. 
(C) dezoito vezes. 
(D) vinte e seis vezes. 

ESCOLA MUNICIPAL PADRE GERMANO MAYER
Aluno: _____________________________________________ 5° ano ____

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA –1º Bimestre



1) Leia as informações sobre Vinícius de Moraes:


     Vinícius de Moraes foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.  Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913 e morreu no dia 09 de julho de 1980, também no Rio de Janeiro.

a) A data de nascimento de Vinícius de Moraes é:

(    ) Mil novecentos e oitenta.
(    ) 1000 + 900 + 10 + 3
(    ) 10.000 + 900 + 100 + 30
(    ) 1 unidade de milhar, 9 dezenas e 3 unidades.

b) Vinícius de Moraes morreu no ano de 1980.  Que ordem o numeral 8 representa?
  
(    ) Ordem das unidades.
(    ) Ordem das dezenas.
(    ) Ordem das centenas.
(    ) Ordem das unidades de milhar

c) Quantos anos Vinícius de Moraes viveu?
 
(    ) 87
(    ) 67
(    ) 77
(    ) 97

2) Fernanda e Antônio vão se casar. Durante o período de namoro e noivado conseguiram juntar a quantia de R$ 3500,00 para mobiliar a casa. Observe o que o casal comprou:

Máquina
R$ 870,00

 
Geladeira
R$ 732,00
 
Fogão
R$500,00 323,00
 
TV
R$995,00  495495,00

 
Máquina
R$ 870,00
 
                                                              


a) Qual o valor total gasto nas compras?








R: ______________________________________________________

b) O valor disponível pelo casal foi suficiente para pagar as compras? Quanto sobrou?








R: ______________________________________________________

3)









QUAL O VALOR DA PRESTAÇÃO DESSA TELEVISÃO?

A) R$ 140,00
B) R$ 180,00
C) R$ 190,00
D) R$ 240,00


4) Uma floricultura vende em média 300 rosas vermelhas, 200 rosas amarelas e 350 cravos por dia. Se essa floricultura vendeu em certo dia 200 rosas vermelhas, 200 rosas amarelas e 100 cravos, quantas flores NÃO foram vendidas nesse dia?

(A) 350 flores.
(B) 500 flores.
(C) 850 flores.
(D) 1350 flores.


5) Eduardo comprou um carro em 36 prestações mensais no valor de  420 reais Qual o valor total do carro de Eduardo?

( A ) 15.120 reais
( B ) 1.512 reais
( C ) 466 reais
( D ) 14.120 reais



6) Tudo que jogamos no lixo demora algum tempo para se decompor. A tabela a seguir apresenta o tempo de decomposição de alguns elementos.
https://image.slidesharecdn.com/avaliaobimestraldelnguaportuguesasalvoautomaticamente-150611005039-lva1-app6891/95/avaliao-bimestral-de-lngua-portuguesa-3-ano-1-ciclo-3-638.jpg?cb=1433983936
 




















a) Que tipo de lixo leva mais tempo para se decompor?

______________________________________________________

b) E que tipo de lixo leva menos tempo para se decompor?

______________________________________________________

c) Que elementos leva mais de um século para se decompor?

(A) filtro de cigarro e chiclete               (C) pano e plástico
(B) metal e plástico                              (D) nylon e madeira pintada

d) O pano leva de 6 meses a um ano. Um ano possui:

(A) 365 dias       (B) 305 dias            (C) 300 dias          (D) 250 dias

7) A escola está juntando material reciclável para vender. Observe no gráfico abaixo a quantidade, em kg, de cada tipo de material recolhido no mês de  outubro:
 





















a) De acordo com o gráfico, podemos dizer que nessa coleta:

(A) a quantidade de plástico é maior que a quantidade de vidro.
(B) as quantidades de alumínio e vidro são iguais.
(C) a quantidade de alumínio é menor que a quantidade de vidro.
(D) a quantidade de papel é a metade da quantidade de alumínio.

b) Que material reciclável foi recolhido em menor quantidade?

_______________________________________________________

8) No ábaco abaixo está representado o número 5.143. Observe:
 










O algarismo que representa as centenas simples no ábaco ao lado é:

(A) 1
(B) 3
(C) 4
(D) 5

9) As estradas 1 e2 ligam as cidades de Miramar e Mirante. A estrada 3 corta as outras duas. No mapa abaixo, estão representadas essas estradas. Veja: Quais delas são paralelas?







                                                                
         


(A) Estrada 1 e estrada 3.
(B) Estrada 2 e estrada 3.
(C) Estrada 1 e estrada2.
(D) Estrada 1, estrada 2 e estrada 3.

Nenhum comentário: