Justificativa:
A parlenda, como uma proposta de
trabalho nas classes iniciais de
alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo o seu
universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgata o lúdico,
o prazeroso no processo de aprendizagem.
alfabetização atende o educando integralmente, enriquecendo o seu
universo de conhecimentos e ao mesmo tempo, resgata o lúdico,
o prazeroso no processo de aprendizagem.
Objetivos:
· Desenvolver a linguagem oral e escrita de maneira lúdica.
· Identificar palavras e frases dentro do texto memorizado.
Conteúdos: linguagem oral e escrita.
Ano: 1° e 2° ano.
Tempo estimado: Oito aulas.
Parlenda: O macaco foi à feira.
Material necessário:
· Cópia da parlenda em letras de forma.
· Texto fatiado em frases, palavras e silabas.
· Lápis de cor.
Desenvolvimento:
1° etapa:
· Contextualizar. Vamos dar inicio a um trabalho com
parlendas.
Vocês conhecem alguma?
Vou recitar uma que vamos memorizar.
parlendas.
Vocês conhecem alguma?
Vou recitar uma que vamos memorizar.
· Recitar a parlenda para os alunos.
O MACACO FOI A FEIRA
NÃO SABIA O QUE COMPRAR
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR
A COMADRE SE SENTOU
A CADEIRA ESBORRACHOU
COITADA DA COMADRE
FOI PARAR NO CORREDOR.
· Repetir algumas vezes para que todos possam memorizar.
· Dividir
a turma em duplas com níveis produtivos e pedir que
cada dupla recite a parlenda para ter certeza que todos
memorizaram.
cada dupla recite a parlenda para ter certeza que todos
memorizaram.
2° etapa: Com a turma dividida em duplas dos seguintes níveis
de
escrita.
escrita.
Pré silábico: Indiferenciado e diferenciado (IND /DIF).
Diferenciado
e sem valor sonoro (DIF /SVS).
Silábico: Sem valor sonoro e com valor sonoro (SVS /CVS).
Com
valor sonoro e silábico alfabético (CVS /S.ALF).
Silábico
alfabético e alfabético regular (S.ALF. / ALF. REG).
Peça
quer falem a parlenda para que o professor possa escrever
na lousa.
na lousa.
OBS: Fazer intervenções de forma que todas as duplas
participem.
Socializar com todos lendo
pausadamente e o professor apontando
as palavras.
as palavras.
4° etapa:
Entregar o texto escrito as duplas e
pedir que encontrem algumas
palavras solicitadas. Exemplo: O professor pede aos alunos para
procurarem no texto a palavra FEIRA marcarem com lápis de cor.
palavras solicitadas. Exemplo: O professor pede aos alunos para
procurarem no texto a palavra FEIRA marcarem com lápis de cor.
Circular pela sala e fazer
intervenções cabíveis a cada nível de escrita,
para que todos os alunos possam concluir a atividade.
para que todos os alunos possam concluir a atividade.
5° etapa:
Texto fatiado.
Entregar o texto em tiras para os
alunos montarem.
A atividade deve ser desenvolvida da seguinte forma.
A atividade deve ser desenvolvida da seguinte forma.
As duplas de alunos de níveis de
escrita pré silábico IND e DIF e
pré silábico DIF com silábico SVS, o texto deve ser entregue em tiras
de frases e com ajuda do banco de dados.
pré silábico DIF com silábico SVS, o texto deve ser entregue em tiras
de frases e com ajuda do banco de dados.
As duplas de alunos de níveis de
escrita silábicos SVS e CVS o texto
deve ser entregue em tiras de frases, mas sem o banco de dados.
deve ser entregue em tiras de frases, mas sem o banco de dados.
As duplas de alunos de níveis de
escrita silábicos CVS e S.ALF as tiras
deve ser de palavras primeiro com ajuda do banco de dados e depois
sem ajuda do banco de dados.
deve ser de palavras primeiro com ajuda do banco de dados e depois
sem ajuda do banco de dados.
As duplas de alunos de níveis de
escrita silábicos S.ALF e ALF. REG o
texto deve ser entregue fatiado em silabas pedir que montem primeiro
com ajuda do banco de dados depois sem ajuda do banco de dados.
texto deve ser entregue fatiado em silabas pedir que montem primeiro
com ajuda do banco de dados depois sem ajuda do banco de dados.
Depois que todas as duplas
terminarem de montar seus textos sugerir
que leiam para o professor.
que leiam para o professor.
6° etapa:
Lacunados.
Entregar o texto lacunado para os
alunos lerem e identificar as palavras
que estão faltando. O professor faz as intervenções cabíveis aos diferentes
níveis de escrita.
que estão faltando. O professor faz as intervenções cabíveis aos diferentes
níveis de escrita.
Agora entregar as palavras que estão
faltando para que os alunos façam a
leitura e encaixe nos lugares corretos.
leitura e encaixe nos lugares corretos.
A atividade deve ser desenvolvida da
seguinte forma:
Alunos de níveis de escrita pré
silábico e silábico SVS e CVS
necessitam da ajuda do banco de dados.
Os alunos de níveis de escrita silábicos CVS e
S.ALF. S.ALF e ALF.REG. atividade pode ser feita sem ajuda do banco de
dados.
necessitam da ajuda do banco de dados.
Os alunos de níveis de escrita silábicos CVS e
S.ALF. S.ALF e ALF.REG. atividade pode ser feita sem ajuda do banco de
dados.
7° etapa:
Com a parlenda escrita na lousa
pedir que cada dupla vá até lá e leiam
uma determinada frase apontando palavra por palavra.
O professor faz intervenções para que possam concluir a leitura.
uma determinada frase apontando palavra por palavra.
O professor faz intervenções para que possam concluir a leitura.
8°etapa:
Alfabeto móvel.
Solicitar aos alunos que montem a
parlenda utilizando as letras do alfabeto
móvel.
móvel.
Aos alunos de níveis de escrita pré
silábico IND e DIF, pré silábico DIF
e silábico SVS,silábico SVS e CVS a atividade deve ser desenvolvida
com ajuda do banco de dados.
e silábico SVS,silábico SVS e CVS a atividade deve ser desenvolvida
com ajuda do banco de dados.
Aos alunos de níveis de escrita
silábicos S.ALF E ALF. REG. a
atividade é desenvolvida sem o banco de dados.
atividade é desenvolvida sem o banco de dados.
Avaliação:
No decorrer das aulas e na
capacidade de cada aluno desenvolver as
atividades
atividades
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