domingo, 15 de setembro de 2019


Algumas dicas para o professor lidar com hiperativos


     - Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;
     - Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;
     - Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;
     - Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;
     - Não fale de costas, mantenha sempre o contato vi sual;
     - Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
     - Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando- se de que ele entendeu;
     - Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;
     - Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;
     - Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;
     - O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou inc entivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;
     - Crianças hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é indicado;
     - Coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
     - Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude;
     - Nunca provoque constrangimento ou menospreze o aluno;
     - Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favoreça oportunidades sociais. Grande parte das crianças com TDAH consegue melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos;


     - Adapte suas expectativas quanto à criança, levando em consideração às defici ências e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno tem um tempo de atenção muito curto, não espere que se concentre em apenas uma tarefa durante todo o período da aula;
     - Proporcione exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais da comunidade. Avaliação freqüente sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante.
     - Coloque limites claros e objetivos; tenha uma atitude disciplinar equilibrada e proporcione avaliação freqüente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado;
     - Desenvolva um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos;
     - Repare se a criança se isola durante situações recreativas barulhentas. . Isso pode ser um sinal de dificuldades: de coordenação ou audição, que exigem uma intervenção adicional.
     - Des envolva métodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes (som, visão, tato) para ser bem sucedido ao ensinar uma criança com TDAH. No entanto, quando as novas experiências envolvem uma miríade de sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores), esse aluno provavelmente precisará de tempo extra para completar sua tarefa.
     - Não seja mártir! Reconheça os limites da sua tolerância e modifique o programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortável. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer traz ressentimento e frustração.
     - Permaneça em comunicação constante com o psicólogo ou orientador da escola. Ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.    Esta lista também serve para projetar uma sala de aula para uma criança hiperativa.-         O professor sabe sobre hiperatividade em crianças e está disposto a reconhecer que este problema tem um impacto significativo sobre as crianças da classe.-         O professor parece entender a diferença entre pro blemas resultantes de incompetência e problemas resultantes de desobediência.-         O professor não emprega como primeira ação o reforço negativo ou a punição como meios para lidar com problemas e para motivar na sala de aula.-         A sala de aula é organizada.-         Existe um conjunto claro e consistente de regras na classe. Exige-se que todos alunos aprendam as regras.-         As regras da sala de aula estão num cartaz colocado na sala para que todos vejam.-      � �  Existe uma rotina consistente e previsível na sala de aula.-         O professor exige e segue estritamente as exigências específicas referentes a comportamento e produtividade.-         O trabalho escolar fornecido é compatível com o nível de capacidade da criança.-         O professor está mais interessado no processo ( compeensão de um conceito) que no produto (conclusão de 50 problemas de subtração).-         A disposição da sala de aula é definida, com carteiras separadas colocadas em fileiras.-         O professor distribui pequenas recompensas sociais e materiais relevantes e freqüentes.-         O professor da classe é capaz de usar um programa modificado de custo resposta.-         O professor emprega punições leves acompanhadas de instruções para retornar ao trabalho quando a criança hiperativa interrompe o trabalho dos outras.-         O professor ignora o devaneio ou a desatenção em relação a lição que não perturbe as outras crianças e , então, uma atenção diferenciada quando ela volta ao trabalho.-         A menor razão aluno para professor possível (preferencialmente, um professor para oito alunos.-         O professor está disposto a alternar atividades de alto e baixo interesse durante todo o dia em lugar de fazer com que o aluno faça todo o trabalho de manhã com tarefas repetitivas uma após a outra.-         O professor está disposto a oferecer supervisão adicional durante o período de transição entre aulas, intervalos e durante outras atividades longas como reuniões.-         O professor é capaz de antecipar os problemas e fazer planeja mentos de antemão para evitar problemas..-         O professor está disposto a auxiliar a criança hiperativa a aprender, praticar e manter aptidões organizacionais.-         O professor está disposto            a aceitar a responsabilidade de verificar se a criança hiperativa aprende e usa um sistema eficaz  para manter-se em dia com o dever de casa, e conferir se ela quando sai do prédio da escola, todos os dias, leva esse dever para casa.-         O professor aceita a responsabilidade de comunicar continuamente com os pais. Para alunos o curso elementar, um bilhete diário e enviado para casa. Para estudantes das últimas séries do 1º e 2º grau, usam-se notas de progresso semanal.-         O professor fornece instruções curtas diretamente à criança hiperativa e em nível que ela possa entender.-         O professor é capaz de manter um controle eficaz sobre toda a classe, bem como sobre a criança hiperativa.-         Preferencialmente a classe é fechada (quatro paredes ) nunca em ambiente aberto.-         O professor está disposto a desenv olver um sistema no qual as instruções são repetidas e oferecidas de várias maneiras.-         O professor está disposto a oferecer pistas para ajudar a criança hiperativa a voltar para o trabalho e a evitar que ela fique super excitada.-         O professor está disposto a permitir movimentos na sala de aula.-         O professor prepara todos os alunos para mudanças na rotina.-         O professor entende como e quando variar seu método.-         O professor é capaz de fazer um rodízio e uma alternância de estímulos e reconhece que aquilo pode ser recompensador para um aluno, pode não ser para outro.-         Todos os estudantes aprendem um modelo lógico de resolução de problemas para lidar com problemas na sala de aula e entre eles mesmos (por exemplo: parar, ver, ouvir).-         Um sistema de treinamento em atenção ou auto monitoramento é usado em sala de aula.-         O professor parece capaz de encontrar algo positivo, bom e valioso em toda criança. Este professor valoriza as crianças por aquilo que são, não por aquilo que conseguem produzir.  

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