Jogo com cartas
FAÇA
O MAIOR NÚMERO DE PONTOS
Material:
40 cartas de baralho, 10 cartas de cada naipe, de 0 ao 9.
Objetivo:
comparar números, considerando o valor posicional.
Regras:
Arrumar as cartas em dois montes com 20 cartas cada, voltadas para baixo. Cada
criança tira uma carta de cada monte a ao virá-las tenta fazer o maior número
possível. Assim fazem todas as crianças que estiverem jogando.
Quem conseguir compor
o maior número, leva todas as cartas. Ganha quem tiver o maior número de
cartas.
ADIVINHE
O NÚMERO
Material:
40 cartas de baralho, 10 cartas de cada naipe, de 0 ao 9.
Objetivo:
calcular mentalmente, utilizando as operações e suas inversas.
Regras:
Jogar em trios. As cartas ficam colocadas numa pilha, viradas para baixo. Dois
dos três jogadores pegam uma carta e, sem vê-la, colocam na altura da testa, de
maneira que somente os parceiros possam vê-la. O terceiro jogador deverá fazer
a soma com os números mentalmente e dizer a resposta. Pelo resultado
apresentado e pela visão da carta do companheiro, eles devem descobrir o número
que tem sobre a testa.
BATALHA
Material:
baralhos maias, egípcios ou indo-arábicos
Objetivo:
comparar quantidades.
Regra:
distribuir as cartas para todos os participantes. Os jogadores devem virar
simultaneamente a carta retirada, quem virar a carta maior leva todas as
cartas. O jogo termina quando as cartas se acabarem e ganha o jogo aquele que
ficar com o numero maior de cartas.
DEZ
Material:
36 cartas de baralho , 9 de cada naipe, do 1 ao 9.
Objetivo:
trabalhar a formação do 10.
Regra:
Arrume as primeiras nove cartas na forma 3x3. Os jogadores se alternam
procurando pares de cartas que juntas formem 10. Quando um jogador forma um par
nessas condições, ele o pega e continua jogando. Quando ele não puder achar
mais nenhum par, ele preenche os espaços vazios com cartas da pilha e passa a
vez ao jogador seguinte. Aquele que fizer o maior número de pares vence o jogo.
BORBOLETA
Material: dois baralhos
comuns no mínimo, do 1 ao 10.
Objetivo:
adição e decomposição de numero.
Regra:
Coloca-se três cartas viradas para cima na frente de cada jogador e no centro
da mesa, sete cartas viradas para cima. Cada jogador, na sua vez deverá pegar o
maior numero possível de cartas, das sete que estão no meio da mesa desde que,
somadas, dêem o mesmo resultado que aquelas três que estão à sua frente.
ADIVINHE O PRODUTO
Material: cartas numéricas do baralho,com os
números de 2 a 10
Objetivo: descobrir os fatores de um produto
dado.
Regras: Retiram-se oito cartas do monte que
são colocadas sobre a mesa com os números virados para cima.
Um dos jogadores fala
um resultado de uma multiplicação que possa ser obtido com os números das
cartas da mesa. Quem pegar as cartas primeiro, guarda-as para si. Duas novas
cartas são colocadas no lugar das que foram retiradas. Depois, é a vez de um
outro jogador falar um produto e assim por diante até acabar o baralho. O
vencedor é quem guardou mais cartas.(Este jogo ajuda a memorizar a tabuada)
JOGO COM TRILHA E DADOS
Desenha-se
uma trilha:
10 11 12 13 14
9 15
8 16
7 17
1 2 3 4 5 6 18
19 20 21 22
23 24 etc...
Os
jogadores, cada um na sua vez, lançam um dado e andam na trilha correspondente
ao número de pontos obtido,e colocam ali a sua ficha. Na próxima jogada ele
desloca sua ficha de acordo com o número obtido no dado.
Vence
o primeiro jogador que atingir o final da trilha, que pode ser 30,50 ou
60,dependendo do aprendizado das crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário