Pela paixão de educar e o desafio de inovar!
|
www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net
|
ALGUMAS
SUGESTÕES DE ATIVIDADE
|
ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina;
afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta
relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de
convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre,
trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da
árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que
"aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para
cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o
período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma
reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança
perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O
professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a
organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo,
cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um
caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As
crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O
professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a
organização é essencial.
O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em
conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.
O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho
na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos
para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar
um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de
leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1
copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito
entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas,
tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de
leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as
pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de
leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para
que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interessante que os alunos
construíssem algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser
decorada com im recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos
dadas, como uma corrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário