segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

FORMAÇÃO MUNICIPAL DE PROFESSORES – PROGRAMA DESPERTAR – ANO 2021 1ª FORMAÇÃO

  

FORMAÇÃO MUNICIPAL DE PROFESSORES – PROGRAMA DESPERTAR – ANO 2021 1ª FORMAÇÃO – AÇÕES PARA OS MESES E ABRIL, MAIO E JUNHO. TEMA: Produção de Alimentos e Sustentabilidade: do campo à mesa. SUB TEMA DO TRIMESTRE: “ Qual a importãncia da água na produção de alimentos?”

 

TEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

 

“ Qual a importãncia da água na produção de alimentos?”

 

ANO:3

 

OBJETIVO(S):

 

ü  Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.

ü  Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.

ü  Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.

 

 

COMPONENTE(S

)

CURRICULAR(ES)

UNIDADE TEMÁTICA

OBJETOS DE

CONHECIMENTO

HABILIDADES

Ciências da Natureza,

 

Língua Portuguesa,

 

 

Matemática.

 

 

Geografia.

 Ciclo da Agua.

 

 Produção de texto e leitura.

 

 Conhcendo os numerais.

 

Espaço geografico,

 A importancia da agua.

 

 Habilidades na leitura e na escrita.

 

Desenvolver o raciociniuo logico.

 

 

 Localidades geografica.

EF03ET02 : Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

 

EF03ET04 : Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EF02CI05) Investigar a importância da água e na produção de alimentos.

 

conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

EF03ET01 : Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

EF03CG04 : Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

 

 

ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

1-

DESPERTANDO

 

Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, falando que o Brasil é referência mundial na produção de alimentos. E que devemos estudar esse fenomemo com visão de proteção ambiental. Depois egistrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida.

Solicitar aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Informar aos alunos que eles irão realizar uma chuva de ideias. A chuva de ideias é uma dinâmica rápida onde os alunos dizem palavras relacionadas ao tema estudado, nesse caso: a água no planeta Terra.

Depois falar sobre como a água ajuda na produção dos alimetnos que consumimos e por isso devemos saber como utilizá-la de forma correta e econômica.

 

 

2-

DESCOBRINDO.

Exibição de um video sobre o ciclo da agua e como se forma a chuva.

 

3-

PESQUISANDO.

Distribuição de revistas com fotos de plantações de hortaliças, e etc.

 

4-

INTEGRANDO.

Depois dos questionamentos irei apresentar dados sobre o nosso trabalho em sala de aula.

 

 

5-

PRODUZINDO

Iremos fazer uma pequena horta na escola e ver como fica depois que receber agua.

 

6-

AVALIANDO

A avalição será perticipativa.

 

7-

COMPARTILHANDO

Iremos chamar outras salas para obervar os trabalhos realizados pela turma.

 

Nenhum comentário: