FORMAÇÃO MUNICIPAL DE
PROFESSORES – PROGRAMA DESPERTAR – ANO 2021 1ª FORMAÇÃO – AÇÕES PARA OS MESES E ABRIL, MAIO E JUNHO. TEMA: Produção de Alimentos e Sustentabilidade: do campo à mesa. SUB TEMA DO TRIMESTRE: “ Qual a importãncia
da água na produção de alimentos?”
TEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: |
“
Qual a importãncia da água na produção de alimentos?” |
ANO:3 |
|
OBJETIVO(S): |
ü Conhecer
o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida. Compreender que as
suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente. ü Identificar
a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso
natural indispensável à vida no planeta. ü Reconhecer
as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e
avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas. |
COMPONENTE(S ) CURRICULAR(ES) |
UNIDADE TEMÁTICA |
OBJETOS
DE CONHECIMENTO |
HABILIDADES |
Ciências da Natureza, Língua Portuguesa, Matemática. Geografia. |
Ciclo da Agua. Produção de texto e
leitura. Conhcendo os numerais. Espaço geografico, |
A importancia da agua. Habilidades na leitura e na
escrita. Desenvolver o raciociniuo logico. Localidades geografica. |
EF03ET02 : Observar e
descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles,
em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. EF03ET04 : Registrar observações, manipulações e
medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou
escrita espontânea), em diferentes suportes. (EF02CI05) Investigar a importância da água e na
produção de alimentos. conhecidos,
recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura. EF03ET01 :
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas
propriedades. EF03CG04 :
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e
aparência. |
ETAPAS DA SEQUÊNCIA
DIDÁTICA |
|
1- |
DESPERTANDO Iniciar
as atividades dialogando com os estudantes, falando que o Brasil
é referência mundial na produção de alimentos. E que devemos estudar esse
fenomemo com visão de proteção ambiental. Depois egistrar o que os alunos já
sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Solicitar
aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Informar aos alunos
que eles irão realizar uma chuva de ideias. A chuva de ideias é uma dinâmica
rápida onde os alunos dizem palavras relacionadas ao tema estudado, nesse
caso: a água no planeta Terra. Depois
falar sobre como a água ajuda na produção dos alimetnos que consumimos e por
isso devemos saber como utilizá-la de forma correta e econômica. |
2- |
DESCOBRINDO. Exibição de um video sobre o ciclo da agua e como se forma a chuva. |
3- |
PESQUISANDO. Distribuição de revistas com fotos de plantações de hortaliças, e
etc. |
4- |
INTEGRANDO. Depois dos questionamentos irei apresentar dados sobre o nosso
trabalho em sala de aula. |
5- |
PRODUZINDO Iremos fazer uma pequena horta na escola e ver como fica depois que
receber agua. |
6- |
AVALIANDO A avalição será perticipativa. |
7- |
COMPARTILHANDO Iremos chamar outras salas para obervar os trabalhos realizados pela
turma. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário