sexta-feira, 24 de março de 2017

Trabalho de Campo
Trabalho de Campo
Trabalho de campo sobre a paisagem
Objetivos:
Desenvolver habilidades de leitura da paisagem.
Ampliar o conhecimento espacial em relação ao seu lugar.
Conteúdos:
Construção da leitura e da expressão sobre o lugar e a sua dinâmica.
O gênero descritivo e a paisagem.
Material necessário:
Caderno de campo, papel vegetal, maquina fotográfica e mapas do local/ e ou internet para consulta de mapas e lápis preto.
Anos 2° pode ser adaptada para outras turmas.

Desenvolvimento:
1° etapa
Forme grupos e distribua fotos antigas de seu município (campo ou cidade). Peça que os alunos identifiquem o lugar retratado e justifique sua resposta. Faça uma roda para que os grupos apresentem suas idéias, falem sobre as marcas do passado na paisagem atual e as possibilidades de ler por meio delas ações de sua dinâmica.
Solicite a todos que construam um croqui (esboço) do lugar com pontos de referência e nomes (topônimos). Oriente-os a escrever legendas.
2°etapa
Avalie os dados e prepare um roteiro para a visita em torno da escola. Selecione fotos, textos e mapas do lugar para montar o caderno de campo, deixando espaço para anotações, desenhos e colagem das fotos feitas na visita. Chame a atenção para a dinâmica da paisagem em diferentes situações (num dia frio, ensolarado etc.). Faça uma oficina preparatória antes da saída a campo para discutir a formas de registro, como as fotografias.
3º etapa
No campo peça que caminhem e observem o lugar. Solicitem que represente a observação desenhando a lápis. Sugira que fechem os olhos e atentem para os odores, as sensações táteis e os sons do lugar, que serão descritas e digam que escolham um campo de observações para perceber detalhes, como a topografia, a vegetação e a fauna e por fim, para fotografar o local escolhido em diferentes plano. O ideal é que façam pelo menos uma entrevista, conforme as oportunidades e os interesses surgirem. Instrua-os a completar o caderno de campo.
4º etapa
Divida a turma em duplas. Peça que cada aluno escolha uma das fotos tiradas e explique que ele vai descrevê-la para que seu colega possa desenhá-la. Solicite que sigam os seguintes passos: sobrepor à foto um papel transparente e delimitar seus planos de profundidade; rever as anotações feitas sobre o lugar da foto; refletir sobre a escolha do local e da imagem; e escrever uma carta ao colega explicando suas escolhas. O texto deve descrever a foto com explicação sobre posição dos objetos, formas, cores, localização dos elementos em relação ao leitor (à sua direita, esquerda, acima abaixo)aos seus planos (primeiro, médio e fundo) e campos inteiro parcial,detalhado)Proponha uma discussão sobre o texto.
5º etapa
Peça que cada estudante pesquise uma foto de paisagem que seja diferente do lugar do entorno estudado e a compare com as demais imagens produzidas por eles. Forme grupos e instrua-os a montar um quadro comparativo sobre as diferenças que encontram entre os outros locais e da escola. Faça uma roda para que eles apresentem seus quadros.Em seguida ajude –os a decidir como e qual seria um lugar contrastante com o entorno da escola.
Avaliação:
Solicite a construção de uma composição comparativa entre os lugares usando diferentes linguagens e formas de expressão: textos, imagens, mapas, croquis, e avalie o resultado, atendendo para apropriação de conceitos geográficos.
Obs.Plano de aula adaptado pode ser usado até na 4º e 5º ano podendo ser flexível quando for aplicado ,dependendo do desenvolvimento da turma.

Referências Bibliográficas:
Consultoria IARA CASTELLANI psicopedagoga com especialização em Geografia
Revista nova escola março de 2011pg 51 15 Mitos da Educação
http://cantinhodeaprendizagemprof.blogspot.com.br


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