Projeto Água
Unidade : Poluição Dos Rios .
Objetivo Geral:
Conscientizar as crianças da importância do meio ambiente e como o homem está inserido nesse meio.
Reconhecer a importância e a utilidade da água na vida das pessoas.
Objetivo específico:
Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos a água.
Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental.
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado a natureza
1. Pratica inicial do conteúdo:
1.1 Conteúdo:
Objetivo Geral:
Conscientizar as crianças da importância do meio ambiente e como o homem está inserido nesse meio.
Reconhecer a importância e a utilidade da água na vida das pessoas.
Objetivo específico:
Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos a água.
Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental.
Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado a natureza
1. Pratica inicial do conteúdo:
1.1 Conteúdo:
Poluição dos rios:
1.2- Vivencia do conteúdo:
a) O que os alunos já sabem sobre o conteúdo?
Sabem que é impossível a vida sem água em nosso planeta.
Sabem que se não preservarmos nossos rios e mares podem ficar sem água em nosso planeta.
b) O que os alunos gostariam de saber mais?
Como preservar os rios e mares contribuindo para a vida em nosso planeta?
Como economizar água?
Como é realizado o tratamento da água ?
2- Problematização:
2.1- Discussão:
a) Como é a disponibilidade de água no mundo?
b) No Brasil, qual é a situação que se encontra os nossos rios mares e mananciais?
c) Porque é importante a união de todos para preservação da água?
2.2 Dimensões do conteúdo:
Conceitual: Qual a diferença entre água potável, água tratada e água contaminada?
Social: Todos têm direito à água tratada em suas casas?
Econômico: Quanto sua família gasta por mês em conta d água?
Afetivo: Você gosta de nadar em rios ou praias? Por quê?
3- Instrumentalização:
Primeiro dia: Iniciaremos a aula nos apresentando e explicando o objetivo de estarmos ali entregaremos os crachás, e iniciaremos a aula. Primeiro iremos contar uma historia de um livro infantil ``Preservando o meio Ambiente ``que fala justamente sobre a preservação dos rios e tratamento d água, levaremos imagens da degradação dos rios e mananciais e então iremos debater sobre a leitura deste livro e dessas imagens, se já viram algum rio poluído? Quais são as principais causas dessa poluição?
Após entregaremos a eles um texto: Saneamento básico e saúde. Então cada aluno deverá ler um parágrafo espontaneamente e dizer o que entendeu desse parágrafo. Então ao acabarmos a leitura do texto faremos uma roda de conversa e iremos perguntar se todo tem saneamento básico em casa? Se já viram algum aterro sanitário? Se sabiam que a água dos esgotos é tratada? Se todos tem caixa de água em suas casas. O que acontece se consumirmos água contaminada? No final da conversa iremos recolher o texto pra voltar a trabalhá-lo na segunda aula.
Segundo dia: Iniciaremos a aula relembrando os alunos do encontro passado, entregaremos novamente os textos para eles, fazendo uma breve leitura. Junto com o texto entregaremos algumas atividades de sistematização com: Complete palavra cruzada, e observe e forme frase, deixaremos alguns minutos para que resolvam sozinhos sempre orientandos quando necessário. Após eles terminarem iremos corrigir juntos no quadro. Depois faremos uma roda de conversa sobre o que eles aprenderam.
Terceiro dia: No terceiro dia, iremos passar para os alunos um vídeo meio ambiente, com desenhos animados: Um dia na vida de uma gota d água. O peixe e a cachoeira História da água. Grande oceano. Após faremos um sorteio com os nomes da criança, a criança sorteada terá que dizer qual foi o desenho que ela mais gostou e por quê? O que eles não entenderam?E qual era o personagem principal do desenho? Após entregaremos a eles um sul fite para eles ilustrarem os desenhos que eles mais gostaram de assistir.
Quarto dia: No quarto dia iremos entregar a eles uma história em quadrinhos “Todo Mundo Trabalhando Pelo Meio Ambiente”. Iremos ler junto com eles a história em quadrinhos e depois da leitura todos iram receber uma folha de sul fite ,para que eles montem uma história em quadrinhos criando os personagens que quiserem ,mas com a proposta de preservação ao meio ambiente . Após terminarem esta atividade entregaremos outra que será uma carta as autoridades, como exemplo faremos a leitura de uma carta com o titulo do “rap “do mar feito por uma criança de 11 anos, então pediremos que eles escrevam uma carta as autoridades pedindo pela preservação do meio ambiente. Assim finalizaremos a nossa regência perguntando o que eles entenderam?E o que farão para preservação da água em nosso planeta, cada aluno terá que citar uma dica.
4- Catarse:
As crianças iram aprender que a água é um bem precioso e que devemos preservar e economizar para que não aja escassez em nosso planeta e no nosso País.
4.1- Avaliação:
A avaliação será feita através das atividades de sistematização e da participação de cada aluno.
5- Prática social final do conteúdo
5.1- Intenções do aluno:
Valorizar a qualidade da água
Respeitar o meio ambiente
Conhecer os motivos da degradação
5.2- Ações do aluno:
Não jogar lixo no chão e nos rios
Economizar água
Conscientizar colegas e familiares Sobre a importância da preservação
Fonte: http://cantinhodeaprendizagemprof.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário