ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE
ESCRITA
Nível Pré-Silábico
- Estar imersa em um ambiente
rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na
diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos
de leitura e escrita;
- tomar contato com todas as
letras, palavras e textos simultaneamente;
- ouvir, contar e escrever
histórias;
- memorizar globalmente as
palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);
- analisar a constituição das
palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se
repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar
outras posições nas palavras;
- Observar os aspectos
sonoros através das iniciais das palavras significativas;
- analisar a distribuição
espacial e a orientação da frase.
-atividades permanentes:
Cantar parlenda suco gelado
apresentando e recitando as letras do alfabeto.
Formar nome próprio e dos
amigos com letras móveis
Ler a chamadinha
-Associar palavras e objetos;
-Memorizar palavras
globalmente;
-Analisar palavras quanto ao
número de letras, inicial e final;
-Distinguir letras e números;
-Familiarizar-se com os
aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras --significativas;
-Relacionar discurso oral e
texto escrito;
-Distinguir imagem de
escrita;
-Observar a orientação
espacial dos textos;
-Produzir textos
pré-silabicamente;
-Ouvir e compreender
histórias;
-Identificar letras e
palavras em textos de conteúdo conhecido.
SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO
Reconhecer a primeira letra
das palavras no contexto da sílaba inicial;
Contar o número de letra das
palavras;
Desmembrar oralmente as
palavras em suas sílabas;
Reconhecer o som das letras
pela análise da primeira sílaba das palavras;
Reconhecer a forma e as
posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;
Identificar palavras em
textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);
Produzir textos
silabicamente;
Ouvir e compreender
histórias;
Completar palavras com as
letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o
número de sílabas da palavra).
Cruzadinhas com banco para os
alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá
ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.
Caça palavras
Listas (leitura e escrita)
sempre no mesmo campo semântico
Escrever textos que se sabe
de memória
Produzir diferentes tipos de
textos silabicamente
Leitura de ajuste
Textos lacunados
Nomear seres e objetos
(sempre no mesmo campo semântico)
SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
-Compor palavras com sílabas;
-Decompor palavras em suas
sílabas;
-Produzir diferentes tipos de
textos alfabeticamente;
-Ler e compreender diferentes
topos de textos;
-Completar palavras com as sílabas
que faltam;
-Completar frases;
-Ampliar frases;
-Observar a segmentação entre
as palavras no texto;
-Observar os sinais de
pontuação;
-Ouvir, compreender e
reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;
-Textos lacunados;
-Construir frases com
palavras dadas.
-Nomear seres e objetos;
-Leitura e escrita de listas;
-Cruzadinhas sem banco de
palavras;
-Caça palavras;
-Escrever textos que se sabe
de memória;
-Organizar palavras, frases e
textos;
-Criar novas versões para
histórias conhecidas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário