PROJETO REFORÇO ESCOLAR
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista Mariene Teixeira Galvão
Nome da Escola: Escola Municipal William Castelo Branco Martins Local:Araguaína - To
Série: 1º ao 5º ano Número de alunos: 121
Professores envolvidos: Mariene Teixeira Galvão, Silvia Carvalho Marques, Eunice Macedo Dias, Antonia Macedo Dias e Maria José Dias de Sousa.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Reforço Escolar
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
1. Identificação
Nome do cursista Mariene Teixeira Galvão
Nome da Escola: Escola Municipal William Castelo Branco Martins Local:Araguaína - To
Série: 1º ao 5º ano Número de alunos: 121
Professores envolvidos: Mariene Teixeira Galvão, Silvia Carvalho Marques, Eunice Macedo Dias, Antonia Macedo Dias e Maria José Dias de Sousa.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Reforço Escolar
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
A contribuição da escola para a educação é a de fazer êxito e não de se desculpar por fracassar. (PHILIPPE MEIRIEU.)
Diante de diagnósticos realizados pela equipe de professores e coordenadores desta unidades escolar percebemos a grande dificuldade de aprendizagem por parte de alguns alunos e por isso a elaboração deste projeto.
Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na Escola Municipal William Castelo Branco Martins, possuem características individuais no que concerne à aquisição de habilidades de forma autônoma e independente. As superações dessas dificuldades dependem da intensificação de práticas pedagógicas que oportunizem o alcance da autonomia para a realização de atividades como leitura, escrita, produção textual e matemática.
Por que?
4. Objetivo (s)
Ø Trabalhar aulas de reforço para alunos de 1° ao 5° ano 1° fase do Ensino Fundamental com dificuldade de aprendizagem.
Ø Levar o aluno a ler, escrever, interpretar textos.
Ø Trabalhar a produção textual.
Ø Estimular o ensino da matemática através das atividades lúdicas.
Ø Contextualizar os diferentes tipos de textos.
Ø Desenvolver a capacidade de argumentar do aluno.
Ø Exercitar de várias formas atividades escrita e orais que envolva as 04 operações fundamentais.
Ø Reforçar e estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos ministrados pelo professor regente (gramática, ortografia, leitura, produção textual e tabuada).
Ø Utilizar os Laptops como recursos didáticos, tecnológicos e facilitador da aprendizagem.
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
Língua Portuguesa: Produções textuais, leitura, interpretações textuais e alfabeto. Matemática: As quatro operações fundamentais e situações problemas.
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa e Matemática
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
Ø O reforço será ministrado de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos, focando nas seguintes dificuldades;
• Não lê (letras soltas, sílabas trabalhadas e palavras)
• Silabando (palavras e frases)
• Não escreve (letras, palavras e frases).
• Não produz textos
• Sistema de numeração/ operação e cálculos matemáticos
Ø Os professores deverão incentivar a participação ativa dos alunos, dando ênfase a qualidade da leitura realizada (entonação e ritmo, fluência, interpretação e pontuação de textos). O incentivo a leitura será de forma dinâmica e atrativa como, por exemplo:
• Utilização as metodologias do cardápio de leitura.
Ø Acompanhar semanalmente a leitura individual dos alunos que apresentam dificuldades.
Ø Organizar um cronograma para que no final da aula todos os alunos tenham sido acompanhados.
Ø Conversar com o aluno amigavelmente mostrando conceito que este recebeu na leitura e motivá-lo a ler e produzir cada vez melhor.
Ø O professor deverá realizar produção coletiva para que os alunos observem a estrutura textual de cada texto: ressalta a ampliação de frases, parágrafos, letras maiúsculas e pontuação.
Ø Antes da produção de textos, o professor terá que realizar a exploração do tema, suscitando idéias, ouvindo depoimento, fazendo argumentação e motivando todos.
Ø O professor deverá ler a produção e corrigir os erros ortográficos. Solicitando que o aluno passe a limpo.
Ø Oportunidade trabalhar os erros ortográficos em frases contextualizadas.
Ø Sugerimos que após a realização de qualquer atividade, o professor faça a correção, respeitando e valorizando o trabalho do aluno, ou seja, não somente vistar o texto do aluno, mas também, acrescentar algumas reflexões quando necessários.
Ø Fichas de leitura, ditados, frases, montar palavras, problemas matemáticos, construção de pequenos textos usando o Laptop e contação de história.
Ø Material Dourado
Ø Dominó
Ø Laptop ( tuxpaint, kword, tux tuping, digitação, jogos: Cascata de peixes, Caça Cometa, Homem batata, etc.)
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
As turmas serão trabalhadas por profissionais habilitados, professores e coordenadores.
Os materiais tais como: caderno, lápis, borrachas, apontador, giz de cera, tesoura, cola, papel ofício, cartolina, quadro-giz, jogos, tabuada, bingos, livros, alfabeto móvel, laptop, revista, jornal, pesquisa na internet.
9. Registro do processo
Fotos, relatórios, atividades produzidas pelos alunos, vídeos e blog
10. Avaliação e Resultados esperados
A avaliação proposta é uma avaliação diagnostica e contínua. Os alunos serão avaliados através de seu interesse nas atividades propostas, leitura, atenção, desenvolvimento do raciocínio lógico e interpretativo. Além disso, terão o acompanhamento do (a) professor (a) titular da turma e do coordenador pedagógico nos avanços obtidos
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Blog e eventos escolares e portal do professor.
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
Ø Parâmetros Curriculares Nacionais
Ø Pesquisa em sites educativo, internet.
Ø Revista Nova Escola/ 2010.
Sites, vídeos, livros...filmes
Fonte: http://marieneucato.blogspot.com.br/2011/07/projeto-reforco-escolar.html
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