PROJETO REFORÇO ESCOLAR/2010
Justificativa
Tendo em vista a
multiplicidade de dificuldades em aprendizagem apresentadas por parte da
clientela e a necessidade de promover o progresso em suas aprendizagens para
que possam prosseguir seus estudos, será oferecida a recuperação nas
disciplinas de língua portuguesa, focando a interpretação e fluência textual em
matemática o pleno domínio total das quatro operações na Modalidade dos Anos e
Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
O
Projeto será desenvolvido na escola em turno inverso com atividades de reforço
sob a coordenação da Supervisora de Anos e Séries Iniciais do Ensino
Fundamental.
Reforço escolar complementa e amplia os
conhecimentos das crianças, trabalhando de forma lúdica e didática.
Objetivando um ensino de qualidade,
acontecerão na escola, as aulas de reforço escolar de segunda à sexta-feira,
respeitando o calendário de dias letivos. Serão direcionadas para o Ensino
Fundamental, comportando alunos do 1° ao 4° anos e sendo ministradas nos dois
turnos manhã e tarde, atendendo ao aluno
no contra-turno de seu horário escolar. A criança poderá participar de mais de
uma aula de reforço, no caso de alunos do 1º ao 4º anos, de acordo com suas
necessidades. As crianças do 1° ao 4° anos terão aulas de segunda à
sexta-feira.
*Objetivos
* Proporcionar acompanhamento pedagógico, com
profissionais especializados preferencialmente o professor titular da turma aos
alunos regularmente matriculados e assíduos na escola;
* Estabelecer entrosamento entre Escola / Família /
Comunidade;
* Elevar o desempenho escolar dos alunos
participantes;
* Elevar a auto-estima dos alunos participantes;
* Possibilitar aceleração dos estudos, através de diferentes
metodologias;
* Despertar o prazer em aprender estimulando o
desenvolvimento das potencialidades através da superação de dificuldades na
aprendizagem;
* Criar o hábito da leitura como instrumento de auto
realização, interação social e cultural;
* Reforçar a aprendizagem recebida na sala de aula despertando
o gosto e interesse pela leitura, escrita e cálculo.
Desenvolvimento
Após o período de sondagem diagnóstica realizado
durante este mês de março do ano de 2010, o professor avalia o perfil do
estudante determinando a freqüência escolar semanal e o prazo adequado para o
desenvolvimento integral do programa de reforço escolar.
O acompanhamento escolar
refere-se, sobretudo á realização de tarefas de casa, esclarecimento aos pais
ou responsáveis de dúvidas e comprometimento que os demais terão na disciplina de
matemática e língua portuguesa no cumprimento da agenda escolar.
As aulas
poderão acontecer em espaços variados, não sendo necessariamente apenas a sala
de aula, pois, sabe-se, o ser humano aprende com bastante eficiência, quando vivência
in lócus as situações de aprendizagem. Assim, faz-se necessária a
utilização de uma metodologia diferenciada que venha proporcionar situações de
uma aprendizagem significativa partindo das carências detectadas pelos docentes
durante o período de sondagem diagnóstica e observações do professor titular do
ano antecedente.
Após a
elaboração da listagem dos alunos que frequentarão o reforço escolar em turno
inverso, na ciência dos pais e comprometimento dos mesmos junto aos docentes e
supervisora, iniciaremos as atividades de reforço escolar que acontecerão de
segunda a sexta-feira em nossa escola, de acordo com a planilha anexa a este.
Mensalmente os docentes e supervisora em
seu diário de registros, farão relato das atividades que estarão sendo
desenvolvidas, socializando a metodologia utilizada, troca de experiência e
situações de aprendizagem que se fazem necessárias rever.
*Resultados Esperados
* Espera-se que com a realização do Projeto Reforço
Escolar em busca da aprendizagem, consigamos:
* Elevar o desenvolvimento cognitivo e acompanhar o
ritmo da turma com tranquilidade;
* Melhorar o relacionamento interpessoal e coletivo;
* Trazer os pais para a Escola para fortalecer
o vínculo no acompanhamento escolar do filho;
* Superação das deficiências de leitura, escrita e
raciocínio lógico matemático, através do pleno domínio destas habilidades.
* Recuperação da auto-estima dos alunos envolvidos
no processo.
*Recursos
Pincel, caderno, livros, lápis de cor,
lápis, cartilha, borracha, folhas digitalizadas, etc...
*Avaliação
Avaliação terá especial importância
auxiliando no progresso dos resultados, através do diagnóstico de dificuldades
e programação das atividades e metodologia utilizada na prática pedagógica,
relatando as dificuldades detectadas, os resultados obtidos, comprovando o
desenvolvimento de suas atividades, objetivando o direcionamento de novas
ações.
Os alunos serão avaliados através de
seu interesse nas atividades propostas, leitura, atenção, desenvolvimento do
raciocínio lógico e interpretativo, domínio das quatro operações matemáticas.
Além disso, terão o acompanhamento do (a) professor (a) titular da turma nos
avanços obtidos.
*Referências Bibliográficas
ALVES, Nilda
(coord.). Educação e Supervisão: o
trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991;
ALVES, Nilda e GARCIA,
Regina Leite (orgs) O fazer e o pensar dos Supervisores e
Orientadores Educacionais. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1991;
ASSMANN, Hugo.
Reencantar a educação: rumo à sociedade
apreendente. Petrópolis: Vozes, 2000;
LÜCK,Heloisa.Metodologia
de Projetos:Uma ferramenta de planejamento e gestão/Heloisa Lück._Petrópolis,
RJ:Vozes,2003.
MEDINA, Antonia da Silva.
Supervisão Escolar: de ação a ação
repensada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995;
PERRENOUD, Philippe.
Construir as competências desde a escola.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999;
___________________.
Dez Novas Competências para ensinar.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000;
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias práticas. Lisboa:
Educa,1993.
*Anexos
CRONOGRAMA
REFORÇO ESCOLAR\ANOS E SÉRIES INICIAIS
PROFESSOR
|
ANO\SÉRIE
|
DIA DA SEMANA
|
Nº DE ALUNOS
|
SALA
|
FABIANA
|
1º ANO A
|
QUIN-FEIRA
|
5
|
ANEXO
LEITURA
|
DANIELA
|
1º ANO B
|
SEG.FEIRA
|
7
|
ANEXO
PRÉ 5
|
SOLANGE
|
2ºANO
A
|
QUINT.FEIRA
|
8
|
ANEXO
PRÉ 4
|
ROSANE
|
2º ANO B
|
QUINT-FEIRA
|
9
|
ANEXO
PRÉ 5
|
RODRIGO
|
2º ANO C
|
SEG-FEIRA
|
10
|
ANEXO
PRÉ 4
|
GABRIELA
CAROL
|
3º ANO A
|
QUARTA FEIRA
|
3
|
ANEXO
SALA DE LEITURA
|
RODRIGO
ANA CLAUDIA
|
3ºANO B
|
TERÇA- FEIRA
|
4
|
ANEXO
PRÉ 4
|
MARGARIDA
|
4º ANO A
|
TERÇA-FEIRA
|
8
|
ANEXO
PRÉ 5
|
ERMÍNIA
MARGARIDA
|
4ºANO B
|
SEXTA-FEIRA
|
6
|
ANEXO
PRÉ 5
|
CAROL
|
4ª SÉRIE A
|
QUINT-FEIRA
|
8
|
SALA 5
|
CAROL
|
4ª SÉRIE B
|
SEXTA-FEIRA
|
6
|
SALA 5
|
Fonte: modelosprontos.com/wp-content/uploads/.../modelo-pronto-projeto-de-leitura-6.doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário