3.2 REGÊNCIA (INTERVENÇÃO)
A regência foi desenvolvida
no período vespertino com a turma do 8º ano “C”.
3.2.1 DESCRIÇÃODASATIVIDADESREALIZADAS
3.2.1.1 AULAS REFERENTES MUSICA
Data: 16/05
Horário: 13:10 às 17:15
Primeiro foi feito uma dinâmica, todos deveriam fazer um
desenho do que mais gostasse, alguém da família, um amigo, etc. Em seguida
deveriam rasgar. Depois um desenho do que mais sentisse desprezo. Aí rasgar
também. Foi feito a explicação de que na vida da gente muitas vezes a sociedade
faz isso com nossos sonhos, mas que devemos lutar e ser persistente
neles.
Foi explicado com slides a história da dança, ritmos
diferentes, e alguns vídeos de vários tipos de dança.
Aí o grande grupo foi dividido em quatro grupinhos e
explicado que a dança é a mais pura expressão de sentimentos, sendo assim, foi
colocada a música Bandolins e eles teriam que expressar no corpo o que aquela
música queria dizer pra eles. A reação foi a esperada. Poucos foram os que se
mexeram, tímidos, sem expressão nenhuma. Em seguida foi colocada a música Lepo,
Lepo. Aí os grupos se soltaram. Dançaram, se expressaram. Mas foi explicado que
nem sempre a música de primeiro momento nos traz simpatia, então devemos
conhecer vários repertórios e experimentar variar, porque na dança o que vai
contar é a expressão…o corpo fala.
3.2.1.2
AULAS REFERENTES À ARTES VISUAIS
Data: 24/11
Horário: 13:10 às 17:15
Foi iniciada a aula com
explicação histórica bem dinâmica e ilustrativa sobre a pintura e escultura. Em
seguida a escola cedeu o pátio para realizarmos as atividades do processo
inicial do preparo das placas de gesso pro entalhe. Levamos o gesso e algumas
formas e ensinamos todo o processo desde untar a forma até a desenformar. Todos
os alunos prepararam sua própria forma. Foi muito legal porque todos colocaram
a mão na massa mostrando o maior interesse e curiosidade.
Data: 25/11
Horário: 13:10 às 17:15
Com a placa na mão, os
alunos ganharam um desenho e com um carbono passaram a figura para o gesso. Em
seguida munidos de tesoura sem ponta e um prego executaram o processo de
entalhe, orientados pela professora. Saíram trabalhos maravilhosos. Mas a
maioria ficou com a peça pela meta, pra acabar em casa.
3.2.1.3 AULAS REFERENTES À MÚSICA
Data: 27/11
Horário: 13:10 às 17:15
Os alunos foram convidados a conhecer e explorar
partes de corpo. Em seguida utilizando as mãos foram batendo com elas fechadas,
abertas, côncova uma na outra, depois nas pernas e no peito.
Produziram muitos sons diferentes e por final,
utilizando o corpo tocaram um rap e os alunos cantaram. Pra encerrar a aula os
alunos ouviram algumas músicas no teclado.
4
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio foi idealizado, inicialmente, através do processo de observação
sobre a aula do professor e logo depois a elaboração de sugestões para melhorar
a prática pedagógica.
Através dele conseguimos melhor conhecer a dinâmica de
uma escola pública estadual e tudo que nela ocorre. Percebemos que lecionar em
espaços como esse não é uma tarefa fácil. Lecionar Arte é algo mais difícil e
instigante ainda, pois requer do professor atributos que não seriam de suas
responsabilidades devido a carência do espaço.
Os trabalhos realizados foram todos feitos pelos alunos dos Anos
Finais do Ensino Fundamental.
PLANO DE AULA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Plano
de Aula 8º/9º
Ano
Área:
Música
Elementos
formais: Tempo / Pulso
Composição:
Ritmo
Movimentos
e Períodos: Música Popular
·
Objetivo
Geral:Sincronizar
batidas criando ritmo.
·
Objetivo Especifico: Perceber que
podemos usar como instrumento musical o
nosso corpo, instrumentos ou objetos.
Metodologia:
Contextualizar
os elementos formais da musica refletindo sobre os estilos musicais, em seguida
utilizando o corpo, instrumentos e objetos fazendo exercícios para criar sons e
ritmos.
·
Referencias:
Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Diretrizes
Curriculares da Educação Básica.
PLANO DE AULA
ESTÁGIO
SUPERVISIONADO – ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Plano
de Aula 8º/9º
Ano
Área:
Artes Visuais
Elementos
formais: Linhas
Composição:
Bidimensional
Movimentos
e Períodos: Arte Pública
·
Objetivo
Geral:Elaborar através das artes visuais, com o tema
Diversidade, desenhos e pinturas artísticas aplicadas no estabelecimento da
escola
·
Objetivo Especifico: Aguçar o senso
artístico e criativo dos alunos
Metodologia:
A
professora iniciará a sua aula na turma do 8º ano C.com a definição de artes
visuais enfocando na grafitagem, trazendo os alunos para uma reflexão sobre a
diversidade e a utilização das cores.
Em
seguida será exibida várias imagens com grafitagem e contextualizado o período,
arte contemporânea para depois cada uma escolher um desenho pronto ou criar o
seu, sobre o tema proposto.
Após
a escolha do desenho, cada um colocará seu projeto no papel, definindo cores e
espaço, para depois pintar nos bancos da escola.
·
Referencias:
Secretaria
de Estado da Educação do Paraná; Diretrizes Curriculares da Educação Básica.
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