Músicas para rotina
.
Para fazer Roda de Conversa:
Roda, roda, roda
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Carangueijo peixe é?
Carangueijo não é peixe...carangueijo peixe é
Carangueijo só é peixe na enchente da maré
olha palma, palma, palma
olha pé, pé, pé
olha roda, roda, roda
Carangueijo peixe é.
Para guardar o brinquedo:
Está na hora de guardar
Não adianta reclamar
Está na hora de guardar
Vamos todos ajudar.
Para o lanche:
Meu lanchinho (bis)
Vou comer (bis)
Pra ficar fortinho (bis)
E crescer (bis)
Chegou a hora de merendar
Vamos comer
Bem devagar
Agora prestem muita atenção
Papel e casca não se põe no chão
Para fazer Roda de Conversa:
Roda, roda, roda
Pé, pé, pé
Roda, roda, roda
Carangueijo peixe é?
Carangueijo não é peixe...carangueijo peixe é
Carangueijo só é peixe na enchente da maré
olha palma, palma, palma
olha pé, pé, pé
olha roda, roda, roda
Carangueijo peixe é.
Para guardar o brinquedo:
Está na hora de guardar
Não adianta reclamar
Está na hora de guardar
Vamos todos ajudar.
Para o lanche:
Meu lanchinho (bis)
Vou comer (bis)
Pra ficar fortinho (bis)
E crescer (bis)
Chegou a hora de merendar
Vamos comer
Bem devagar
Agora prestem muita atenção
Papel e casca não se põe no chão
Onde Coloca turminha???
No lixo.
Obrigada Papai do Céu
Pelo lanchinho que vamos comer
Daí igual a quem não tem.
Amém
e bom apetite!
Calendário e tempo:
Para dia de Sol:
Hojé é ......... feira, dia de sol
sai do casco tartaruga
sai da casa caracol
viva a .........feira, viva a semana inteira (bis)
Para dia de Chuva:
Hoje é ........feira, está chovendo
Chuva boa
Xuá, xuá, xuá
Lava a terra, molha o chão e limpa ao ar.
Se trovão fazer barulho eu não vou me assustar.
Na hora da história ou quando é necessário que as crianças façam silêncio:
Ouço o barulho do mosquitinho
e as batidas do meu coraçãozinho
Fecho a boquinha e tranco com a chavinha.
Xiiiiiiiiii
A linguagem oral está profundamente ligada ao
desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional infantil e se deve ao fato de que a
fala é um dos primeiros meios que a criança utiliza para transmitir seus
sentimentos e para manter contatos fetivo-pessoais com os outros. É importante
ressaltar ainda que somente quando ela se encontra com relação à conservação e
constância dos objetos. O desenvolvimento da linguagem oral também permite que
a criança adquira uma pronúncia correta e inteligível, melhore sua expressão
oral, passando da utilização de palavras-frases (aos 2 anos aproximadamente)
para a de frases completas e complexas e a narração de pequenas experiências.
As histórias contribuem para o desenvolvimento da
linguagem, raciocínio e principalmente da imaginação. Quanto à duração da
história o educador deverá usar sua capacidade de adaptação para que a história
não ultrapasse o período de atenção de seus alunos (de oito a quinze minutos,
entre 3 e 6 anos), o melhor momento seria após uma atividade moderada, antes de
contar história promova momentos calmos como; ver livros,ouvir música, montar
quebra-cabeça e outros jogos. Ao terminar a história é indispensável conversar
sobre ela, sem utilizar perguntas do tipo: “gostaram da história?” É
interessante incentivar com indagações do tipo: “se acontecesse com você o que
você faria?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário