Exercício 1
1.Aristóteles com sua frase queria dizer que a filosofia irá
existir de qualquer modo, mesmo que alguns digam que preferem não filosofar,
para chegar a tal ponto eles tiveram que filosofar, pois filosofar é indagar e
buscar soluções para essas questões.
2. Alcançar as idéias por meio de exercício de pensamento
racional e que a sabedoria provem do estudo e da busca das coisas que a
filosofia nos deu capacidade de estudar
3. Por que é o estudo dos problemas fundamentais
relacionado a existência, conhecimento e verdade sobre os valores,
a filosofia não traz essa certeza sobre a verdade, não possui essa o
caráter de solucionar um problema de forma a torná-lo incontestável. Na
realidade a filosofia traz questionamentos e impulsiona o filosofo a buscar a
verdade, sendo que essa verdade esta sempre em progresso já a ciência não.
Exercício 2
1. De acordo com Aristóteles, o ser humano é um
ser racional; é isso que nos torna diferentes dos outros animais. A atividade
mais humana de todas, portanto, é aquela que mais exercita a razão, nossa
faculdade por excelência. Dessa forma, exercitar a filosofia é a atividade mais
humana que podemos fazer e, logo, a mais digna de todas para um ser
humano.
2.
A
filosofia teve seu surgimento na região de Jônia, na Grécia Antiga a
filosofia era o espantar-se, era a busca por um conhecimento racional. Os
primeiros filósofos que foram pioneiros nessa jornada, buscava a
"arché", o elemento primordial de todas as coisas, sendo um deles
Pitágoras( considerado o criador da Filosofia, acreditava que os números seriam
esse princípio no qual tudo vem a ser). Dessa forma, é notório a formação de um
contexto essencial para o surgimento da Filosofia, s gregos deram ouvidos às
inquietações que o seguiam e decidiram de modo racional engendrar uma
sociedade, esquematizando e transformando de modo irreversível a humanidade.
3.
As
opiniões podem ser dadas de diversas maneiras, diferentes teses e pontos de
vista. Enquanto que pensar filosoficamente sempre leva em consideração a
razão.
4.
Semelhanças:
em ambos os casos a filosofia é vista como uma experiência do pensar,como um
exercício da razão.
Diferenças: para Aristóteles,a filosofia e descritiva e possui sempre o julgamento correto
Diferenças: para Aristóteles,a filosofia e descritiva e possui sempre o julgamento correto
Exercício3
A filosofia e suas origens gregas
A
história filosófica teve início a mais de dois mil e quinhentos anos.foi na Grécia
Antiga .que esta ciência nasceu e ganhou suas primeiras dimensões .Apesar de
conviverem em cidades-nações diferentes e adversárias entre si,os gregos
conseguiram dar origem a uma comunidade única em relação à língua,religião e
cultura que impulsionou o grande salto da ciência na Idade Antiga.A
extraordinária capacidade intelectual grega foi a causadora do extraordinário
progresso das diversas áreas do conhecimento,as artes, a literatura,a musica e
a própria filosofia
A
filosofia se esforça por conhecer de forma clara e racional a natureza,o ser
humano e o universo que nos rodeia e a metamorfose que nelas acontecem.A
filosofia grega pode ser dividida em três etapas:Período pré –socrático,a
Filosofia foi empregada para elucidar a procedência do mundo e das coisas a sua
volta,foi representado pela physis que procurava compreender através da razão a
origem e as mudanças que acometeram a natureza e o ser humano ao longo do tempo,destacou-se
nesta fase o filósofo Tales de Mileto.Já o período socrático apontou para uma
modificação a respeito do elemento de pesquisa da filosofia,que sai da metafísica e caminha
em direção ao homem em si.Este período destacou-se pelo surgimento da
democracia que concedeu o direito de paridade a todas as pessoas que vivessem
na polis ,hoje cidades, concedendo-lhes inclusive a faculdade legal de tomar
parte no governo e se necessário sugerir alguma mudança na educação grega já
que as pessoas tinham precisão de saber falar e persuadir as demais.
O
período helenístico surgiu após o declínio político das polis e o surgimento de
um conjunto de disciplinas que,além de trabalhar com a natureza e o estudo das
leis do raciocínio ,procuravam também dar ênfase a felicidade e a ensinar as
pessoas a encontrarem a maneira correta de direcionarem a própria vida.Nestes
períodos ocorreram vários atos por parte de alguns filósofos que mereceram
grande destaque,tais como: a criação da Filosofia humanista por Sócrates,a
fundação da Academia de Atenas por Platão e a doutrinação da lógica e de muitos
outros conhecimentos como a metafísica ,a moral e a política por Aristóteles .
Filosofia e opinião
A nossa
opinião é formada mediante uma observação,reflexão ou juízo de determinado
fato,objeto ou pessoa e,também de outra opinião ou juízo.Antes,porém de
exercermos a aplicabilidade de nosso ponto de vista,passamos todos os itens
levantados pelo crivo de nossos critérios estabelecidos seja no ambiente
familiar,seja no meio social e cultural onde estamos inseridos.A problemática
de nossa opinião não está no discurso que originamos no processo acima,mas na
maneira como nossos critérios são formados.Uma pessoa que comete determinado
crime,por exemplo:Abuso sexual,estar sujeito a inúmeras explicações ,de diferentes especialistas,sobre o porquê
cometeu horripilante desvio de conduta.
A filosofia,diferentemente,é uma pratica de
elaboração própria de idéias.Ela também parte da opinião,mas recusa como
verdade e vai além da opinião.Busca uma Reflexão mais sólida e fundamental por
meio do qual o ser humano realize em sua capacidade racional.As idéias
elaboradas dessa forma podem ser defendidas com argumentos consistentes ,isso
não significa a possa de uma verdade única,pois a filosofia é sempre amor à
sabedoria ,isto é,uma busca da verdade e nunca sua posse definitiva.
Não
é difícil concluir que as pessoas que pensam por si mesmas ,que não se acomodam
as idéias prontas e não aceitam viver no ‘’piloto automático’’tem melhores
condições de se tornar cidadãos mais atuantes,exercendo seus deveres e exigindo
seus direitos na sociedade.A pratica filosófica humaniza as pessoas,tornando-as
mais livres para pensar de forma critica e criativa.
Exercício 4
A. Ele acreditava que ninguém, tinha as respostas
definitivas para tais perguntas.Desse modo,perambulava por Atenas ,fazendo as
questões que considerava básicas sobre moralidade e política.A pessoas se
reuniam a sua volta e Sócrates lançava uma questão.A cada resposta,fazia novas
perguntas,levando a pessoa a aprimorar sua resposta inicial ou
descartá-la.Desse modo,basicamente ele estimulava a discussão e se definia como
um ‘’parteiro de idéias’’.
B. A ironia socrática era,antes de tudo,o método
de perguntar sobre uma coisa em discussão,de delimitar um conceito e,
contradizendo-o ,refuta-lo.O verbo que originou a palavra (eirein)significa
mesmo perguntar.Logo não era para constranger o seu interlocutor,mas antes para
purificar seu pensamento,desfazendo ilusões .Não tinha o intuito de
ridicularizar,mas de fazer irromper da aporia(isto é,do impasse sobre o
conceito de alguma coisa)o entendimento.
C. Depois do autodomínio,a noção de controle
pessoa se transformou em um tema central de ética e da filosofia moral.Também
se transformou ai o conceito de liberdade interior:livre é o homem que não se deixa escravizar pelos próprios
apetites e segue os princípios que,por intermédio da educação,afloram de seu
interior.Segundo Sócrates,só age errademente quem desconhece a verdade,e por
extensão,o bem.A busca do saber é o caminho para a perfeição
humana,dizia,introduzindo na historia do pensamento a discussão sobre a
finalidade da vida.
Exercício 5
Para Aristóteles , Platão não conseguiu resolver
o problema do ser
ao duplicar as Teorias das Idéias.Assim Platão não resolve o problema
do conhecimento, porque além de não demonstrar como é possível
a participação entre os sensíveis e os inteligíveis cria uma separação desnecessária entre dois mundos negando um (o sensível) pela afirmação do outro (o inteligível).
Então o que Aristóteles faz:
Todo seu esforço, e estudos, foi para demonstrar que o inteligível está no próprio sensível considerando assim, que é possível sim, uma ciência verdadeira isto é, um conhecimento universal e necessário "das coisas sensíveis". Então, as criticas de Aristóteles a seu mestre Platão, foi afirmando que não havia necessidade alguma de Platão separar os sensíveis (particulares)dos inteligíveis (universais), posto que é na realidade das substâncias sensíveis e particulares que se encontra as causas e os princípios do Ser.Em outras palavras, as idéias (inteligíveis) não participam das coisas (sensíveis) elas são propriamente as estruturas inteligíveis de toda realidade o ser das coisas não se encontra fora muito menos acima delas mas na própria realidade das coisas que são "Conhecer é saber as causas primeiras do ser, em suas diversas e múltiplas formas.
ao duplicar as Teorias das Idéias.Assim Platão não resolve o problema
do conhecimento, porque além de não demonstrar como é possível
a participação entre os sensíveis e os inteligíveis cria uma separação desnecessária entre dois mundos negando um (o sensível) pela afirmação do outro (o inteligível).
Então o que Aristóteles faz:
Todo seu esforço, e estudos, foi para demonstrar que o inteligível está no próprio sensível considerando assim, que é possível sim, uma ciência verdadeira isto é, um conhecimento universal e necessário "das coisas sensíveis". Então, as criticas de Aristóteles a seu mestre Platão, foi afirmando que não havia necessidade alguma de Platão separar os sensíveis (particulares)dos inteligíveis (universais), posto que é na realidade das substâncias sensíveis e particulares que se encontra as causas e os princípios do Ser.Em outras palavras, as idéias (inteligíveis) não participam das coisas (sensíveis) elas são propriamente as estruturas inteligíveis de toda realidade o ser das coisas não se encontra fora muito menos acima delas mas na própria realidade das coisas que são "Conhecer é saber as causas primeiras do ser, em suas diversas e múltiplas formas.
Exercício 6
A.O Humanismo é uma atitude filosófica que faz do
homem o valor supremo e que é nele a medida de todas as coisas.O Humanismo
contemporâneo ,sobretudo os existencialistas e de certas correntes
marxistas,define o homem como o ser que é o criador do seu próprio ser,pois o
humano,através da historia ,gera a sua própria natureza
B. Descobrir nossos dons e talentos,reconhecer
nossos pontos fracos e pecados,entender o nosso papel no reino de Deus.Muitas
pessoas evitam o autoconhecimento,preferem enganar-se mentindo para si mesmo ao
invés de encarar a sua própria realidade.Quanto menos se conhecem,menos
utilizam o seu potencial e menos produtivas se tornam na obra do Senhor.Quem
não conhece a si mesmo e não aceita,dificilmente saberá reconhecer e aceitar o irmão
e o próximo .
C.Quem somos nós aquilo que achamos que
somos,aquilo que as pessoas pensam que somos e aquilo que Deus sabe que somos.É
preciso uma visão equilibrada acerca de nós mesmos,sem
preconceitos,orgulho,baixa autoestima,narcisismo e hipocrisia.Não devemos
permitir que fatores externos influenciem e moldem o nosso caráter com as
coisas do mundo.Nem podemos nos permitir manipular pelas pessoas ou nos tornar
aquilo queachamos que elas querem que sejamos.Tampouco nos devemos deixar
moldar pela carne.
Precisamos buscar uma identidade
própria,aceitando-nos,mas sem nos conformar com o que somos,ao
contrário,buscando sempre o crescimento integral do nosso ser.Devemos nos
entender como seres únicos ,especiais ,insubstituíveis amados por Deus.
Exercício 7
A.O autoconhecimento é um caminho que nos leva a
olhar para dentro de nos mesmos e a reconhecer nossos dons e talentos recebidos
de Deus e também os nossos limites,franquezas e os pontos que precisam ser
melhorados,O autoconhecimento nos leva a autoestima e ao amor próprio,ou seja,a
olharmos para nos mesmos e reconhecendo-nos como criaturas de Deus,como obras
–primas de Deus,sem exaltações nem degradações
B.Como o exame de consciência diário é possível
avaliarmos bem onde podemos ser atingidos pelo inimigo,os nossos pontos
fracos,nossos defeitos,paixões e vícios camuflados.Trata-se de uma ferramenta
simples,basta dedicarmos pouco e breves minutos do nosso dia ao senhor ,com
Constancia.
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