ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
1-
CONTE AS
JABUTICABAS E COLOQUE
A QUANTIDADE NO
QUADRADO.
2- QUANTOS LAÇOS
HÁ NO CABELO
DA MENINA?
3-
DESENHE O
QUE SE PEDE.
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
OBSERVE BEM
O SEU ROSTO
E A COR
DE SUA PELE. AGORA DESENHE
O RESTANTE DE
SEU CORPO COM MUITO
CARINHO. (COLAR A FOTO
DO ROSTO DA
CRIANÇA)
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
MENINA BONITA
DO LAÇO DE
FITA
(COLAR O
VESTIDO DE TECIDO)
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
VEJA OS
PRESENTES QUE A
MENINA BONITA DO
LAÇO DE FITA
GANHOU NUMA ESCOLA
QUE ELA FOI
VISITAR.
_______________________________
_____________________________
_____________________________
______________________________
|
ESCREVA
OS NOMES DAS
PERSONAGENS DA HISTÓRIA.
|
ESCOLA MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5
ANOS
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
NOME:
________________________________DATA: _______/______/2.015
|
O CABELO
DE LELÊ
LELÊ SABE
QUE EM CADA
CACHINHO DE SEU
CABELO EXISTE UM
PEDAÇO DE SUA
HISTÓRIA.
O CABELO
DE LELÊ É
TODO CHEIO DE
CACHOS. E O
SEU, COMO É?
|
EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5
ANOS
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN CHAVES
NOME:
________________________________DATA: _______/______/2.015
|
LELÊGOSTA DO
QUE VÊ!
VAI A
VIDA VAI AO
VENTO
BRINCA E
SOLTA O SENTIMENTO.
|
OBSERVE
O NOME DA
MENINA.
CIRCULE E PINTE
A VOGAL QUE
APARECE NELE.
|
PINTE AS FIGURAS
QUE OS NOMES COMEÇAM
COM A PRIMEIRA
LETRA DO NOME
DE LELÊ.
|
EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5
ANOS
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
NOME:
________________________________DATA: _______/______/2.015
|
|
PROJETO
CIRANDA DA DIVERSIDADE
PASSO
A PASSO:
·
RODA
DE CONVERSA:
COMO
SOMOS? QUAIS AS NOSSAS DIFERENÇAS?
CONTRIBUIR
PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS COM O ALMANAQUE DA RAÇA NEGRA – CARACTERÍSTICAS
DAS PESSSOAS NEGRAS; A IMPORTÂNCIA DE CADA PESSOA, COR DA PELE, HERÓIS NEGROS,
TEXTOS CIENTÍFICOS SOBRE A QUESTÃO RACIAL, ETC.
·
OBSERVAR
A IMAGEM NO ESPELHO
·
DESENVOLVER
A ATIVIDADE COM A FOTO DO ROSTO DAS CRIANÇAS. MONTAR PAINEL: “NOSSAS DIFRENÇAS
NOS COMPLETAM.”
·
MONTAR
PAINEL COM FOTOS DE PESSOAS (CONTEMPLAR A DIVERSIDADE.
COR DA PELE, IDADE, TIPOS DE CABELOS, GÊNERO, ETC).
·
FAZER
UM RELATO SOBRE A ÁFRICA DE ONDE VEIO A MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA E SUA
FAMÍLIA.
·
MOSTRAR
NO GLOBO TERRESTRE A LOCALIZAÇÃO DA ÁFRICA FAZENDO UMA COMPARAÇÃO COM O BRASIL.
·
DISCUTIR
A DISTÂNCIA E OS MEIOS DE TRANSPORTE UTILIZADO PELA MENINA E SUA FAMÍLIA
DURANTE A VIAGEM PARA O BRASIL
·
APRESENTAR
A BANDEIRA DO BRASIL E DA ÁFRICA DO SUL
·
CONTAR
A HISTÓRIA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA .
·
REALIZAR
A VISITA DAS PERSONAGENS NA ESCOLA.
·
TIRAR
FOTO DA TURMA COM AS PERSONAGENS.
·
DESENVOLVER
A ATIVIDADE COM O VESTIDO DE TECIDO. (DESENHO DA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA)
·
DESENVOLVER
AS ATIVIDADES XEROXADAS.
·
MONTAR
PAINEL COM A PINTURA DOS ROSTOS DE CADA CRIANÇA. “EU SOU ASSIM”
·
FAZER
A OFICINA DE BONECAS PRETAS E DO COLAR COM O ROSTO DA MENINA BONITA O LAÇO DE FITA.
CABELO
DE LELÊ
·
RODA
DE CONVERSA: “COMO SÃO OS CABELOS DAS PESSOAS QUE FORMAM NOSSA TURMA?
·
CONTRIBUIR
PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS. (ALMANAQUE DA RAÇA NEGRA E OUTROS).
·
PASSAR
VÍDEOS SOBRE A ÁFRICA.
·
CONSTRUIR
UM TAMBOR COM AS CRIANÇAS . (LATA DE
LEITE EM PÓ)
·
CONTAR
A HISTÓRIA DO CABELO DE LELÊ.
·
MONTAR
O GRÁFICO DOS TIPOS DE CABELOS DA TURMA.
·
DESENVOLVER
AS ATIVIDADES XEROXADAS.
·
TIRAR
FOTO DAS CRIANÇAS COM PERUCA BLACK POWER...
IDEIAS
BACANAS RETIRADAS DA INTERNET.
PROJETO CANTAROLENDO PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANA.
Roda Africana - DVD As Melhores Brincadeiras da Palavra Cantada
CEI ZEDU - Diversidade - Infantil 3: ÁFRICA
Esta é a África dos contrastes!!! Imagens de
tirar o fôlego!!!
A África que nunca vimos, ou que ninguem nos
mostra
Livros animados, costumes africanos - Educação
EDUCAR PARA FORMAR
TURMA: 5
ANOS
PROFESSORAS:
ANA PAULA – ELIS REGINA – SUELEN
CHAVES
|
Pessoal de
casa,
Estamos desenvolvendo com
as crianças da
educação infantil o Projeto Ciranda
da diversidade, com
o objetivo de
contribuir na formação
da identidade de
nossas crianças com
relação ao tipo
de cabelo (liso/crespo) e
a cor da
pele.
Sabemos
que é preciso trabalhar a
discussão da diversidade já na infância. Se acriança
não for preparada, isto é, se não tiver
conhecimento para discutir sobre essas questões das difirenças, dificilmente
romperá com os preconceitos possivelmente presentes em seu meio e
tenderá repetir os padrões de discriminação que
aprender.A luta pela superação
do racismo e da
discriminação racial é,
pois tarefa de
todo educador e também
dos familiares.
Sendo assim,
este projeto tem
atividades que serão feitas na
escola tais como: roda
de conversa, contação
de história, pinturas de rosto
e corpo observando a
cor da pele,
oficinas de bonecas,
dentre outras.
Nele
também tem atividades que deverão ser feitas em casa . Os
familiares deverão ajudar
as crianças também em
rodas de conversa, nas atividades de para casa e
na confecção de uma
boneca negra ou boneco
negro, que
será utilizado naMostra Cultural da escola, no dia 21 de novembro.
Segue abaixo algumas
orientações importantes para a realização dessa tarefa:
·
A boneca ou o boneco deverá ser feito de
pano . O corpo não poderá ser
feito de plástico, papelão ou papel.
Fique atento.
·
Poderá ser decorado com retalhos de
tecidos, olhos que mexem, botões, fitas, lãs, lantejoulas, miçangas,manta
acrílica para encher, cabelos bem cacheados etc.
·
Tamanho:
maior que 30cm.
·
O objetivo desse trabalho é promover a
interação entre a criança e a família no momento da confecção daboneca e/ou
do boneco,relembrando as características dela ou dele. Portanto, ressaltamos
que não é bacana comprar a boneca
ou o boneco.
·
Use e abuse da criatividade. Data da
entrega: até dia 16/11/2015
Com a participação de
vocês nossa Mostra Cultural será um sucesso.
Abraços cheios de
carinho.
Equipe da Educação
Infantil/Manhã
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA
FORMARTURMA: 5 ANOS
PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS REGINA –
SUELEN CHAVES
CONTAGEM, 21 DE OUTUBRO DE 2.015
PESSOAL
DE CASA,
SEXTA-FEIRA,
DIA 23/10/2015 E´
O “DIA DA
BONECA E DO BONECO NA
ESCOLA”.
CADA
CRIANÇA PODERÁ TRAZER DE
CASA SUA BONECA
OU BONECO PREFERIDO.
É
MUITO IMPORTANTE ESSE
DIA!
LEMBRAMOS
QUE ESSA ATIVIDADE
FAZ PARTE DO
PROJETO CIRANDA
DA DIVERSIDADE E
TAMBÉM PORQUE A
BRINCADEIRA CONTRIBUI PARA DEIXAR
AS CRIANÇAS MAIS
FELIZES E TAMBÉM PARA QUE ELAS
POSSAM COMPREENDER MAIS O MUNDO
EM QUE VIVEMOS.
CONTAMOS
COM A COLABORAÇÃO DE
VOCÊS.
ABRAÇOS.
EQUIPE
DA EDUCAÇÃO INFANTIL/MANHÃ
|
EDUCAR PARA
FORMARTURMA: 5 ANOS
PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS REGINA –
SUELEN CHAVES
CONTAGEM, 21 DE OUTUBRO DE 2.015
PESSOAL
DE CASA,
SEXTA-FEIRA,
DIA 23/10/2015 E´
O “DIA DA
BONECA E DO BONECO NA
ESCOLA”.
CADA
CRIANÇA PODERÁ TRAZER DE
CASA SUA BONECA
OU BONECO PREFERIDO.
É
MUITO IMPORTANTE ESSE
DIA!
LEMBRAMOS
QUE ESSA ATIVIDADE
FAZ PARTE DO
PROJETO CIRANDA
DA DIVERSIDADE E
TAMBÉM PORQUE A
BRINCADEIRA CONTRIBUI PARA DEIXAR
AS CRIANÇAS MAIS
FELIZES E TAMBÉM PARA QUE ELAS
POSSAM COMPREENDER MAIS O MUNDO
EM QUE VIVEMOS.
CONTAMOS
COM A COLABORAÇÃO DE
VOCÊS.
ABRAÇOS.
EQUIPE
DA EDUCAÇÃO
INFANTIL/MANHÃ
|
ESCOLA
MUNICIPAL RENÉ CHATEAUBRIAND DOMINGUES
EDUCAR PARA
FORMARTURMA: 5 ANOS
PROFESSORAS: ANA PAULA – ELIS REGINA –
SUELEN CHAVES
CONTAGEM, 21 DE OUTUBRO DE 2.015
PESSOAL
DE CASA,
SEXTA-FEIRA,
DIA 23/10/2015 E´
O “DIA DA
BONECA E DO BONECO NA
ESCOLA”.
CADA
CRIANÇA PODERÁ TRAZER DE
CASA SUA BONECA
OU BONECO PREFERIDO.
É
MUITO IMPORTANTE ESSE
DIA!
LEMBRAMOS
QUE ESSA ATIVIDADE
FAZ PARTE DO
PROJETO CIRANDA
DA DIVERSIDADE E
TAMBÉM PORQUE A
BRINCADEIRA CONTRIBUI PARA DEIXAR
AS CRIANÇAS MAIS
FELIZES E TAMBÉM PARA QUE ELAS
POSSAM COMPREENDER MAIS O MUNDO
EM QUE VIVEMOS.
CONTAMOS
COM A COLABORAÇÃO DE
VOCÊS.
ABRAÇOS.
EQUIPE
DA EDUCAÇÃO INFANTIL/MANHÃ
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário