Os desafios da formação de professores
Por Mozart Neves Ramos - Todos Pela Educação em 01/06/2013
Um dos maiores desafios da Educação
brasileira — no curto, médio e longo prazos — está, sem dúvida, relacionado à
formação de professores e, em especial, à valorização da carreira do
magistério.
Hoje, apenas 2% dos jovens querem
seguir a carreira docente, e sobram razões para isso: salários injustos,
ausência de planos de carreira, o descaso ou a pouca prioridade dada aos cursos
de licenciatura pelas universidades — normalmente, tratadas como os “primos
pobres” dos bacharelados — e as difíceis condições de trabalho nas escolas e,
muitas vezes, no entorno delas. Assim, não surpreende o desinteresse dos jovens
brasileiros em seguir essa carreira tão importante para qualquer país que
deseja ter um futuro sólido e saudável.
É ilustrativo olhar separadamente
cada um desses aspectos que desmotivam os jovens a serem docentes.
A primeira razão é a baixa
remuneração, sob quaisquer critérios de comparação. Podemos pensar no mais
direto, que não leva especificamente em consideração a importância social do
professor, mas tão-somente o equipara com outras profissões que requerem a
mesma escolaridade. Pois bem: um professor no Brasil ganha 40% a menos do que a
média de outros profissionais para os quais se exigem o mesmo nível de
formação. De acordo com os dados da Pnad/ IBGE (2009), um professor ganha, em
média, R$ 1.800,00, enquanto outros profissionais com a mesma escolaridade
ganham R$ 2.800,00. Faltam também bons planos de carreira. Um olhar mais atento
logo perceberá que boa parte das redes de ensino no Brasil não tem um plano
atrativo para essa juventude, que a desafie a avançar e a crescer. Mais do que
isso: é preciso lembrar que as condições de trabalho — que compõem a cesta de
atributos de uma escolha profissional — também são muito desestimulantes.
Lamentavelmente, a violência vem crescendo nas escolas e também contribui para
afastar os jovens do magistério.
Como consequência, estima-se que o
déficit de professores na Educação Básica seja de 250 mil. Em algumas áreas,
como química, física e matemática, estamos vivendo (e não é de agora) um
“apagão” de mão de obra qualificada. E o pior: a formação inicial, dada pelas
nossas universidades, deixa muito a desejar, em relação às necessidades atuais
da escola pública, conforme revelou pesquisa de Bernardete Gatti, da Fundação
Carlos Chagas.
Esse estudo mostrou que tanto a
formação inicial como a continuada dos nossos professores não dialogam com a
escola pública. A formação é muito teórica. Por exemplo, os estágios
obrigatórios são registrados de modo vago, sem projeto ou plano de estágio, nem
sinalizações sobre o campo de prática ou a atividade de supervisão. Vê-se que a
Licenciatura não tem identidade, é um híbrido mal estruturado entre o
bacharelado e algumas disciplinas do campo pedagógico. Entre outros resultados,
verifica-se que a evasão chega a 50%.
A verdade é que as licenciaturas
recebem pouca atenção por parte das nossas universidades. A contribuição que a
universidade brasileira vem dando ao desenvolvimento científico e tecnológico
de nosso País, tanto na formação de recursos humanos (a título de exemplo, na
pós-graduação o Brasil forma hoje 12 mil doutores) como na produção de novos
conhecimentos, é incontestável e nos coloca na 13ª posição do ranking mundial
da produção científica. Mas, para chegar a esse patamar, foi preciso um grande
esforço da comunidade científica aliado a políticas públicas arrojadas e
exitosas. Essa estratégia, em si correta, fez com que a universidade se
distanciasse da escola pública.
O problema é que esse distanciamento
produziu uma falta de vocação da universidade para formar professores para a
atual realidade da escola. Além disso, o tempo da maioria dos professores de
nossas universidades está comprometido com as atividades de ensino na graduação
e na pós-graduação e com a pesquisa, sem falar naquele dedicado à burocracia.
O Ministério da Educação, diga-se de
passagem, vem procurando reverter este quadro. Um exemplo desse esforço veio
com a implantação do programa Reuni para as universidades federais, com foco na
formação de professores. Nessa mesma linha, implantou a Universidade Aberta do
Brasil e a Plataforma Freire vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (Capes).
É preciso, enfim, recuperar a
atratividade do magistério. Países como Coreia do Sul, Finlândia, Cingapura,
Canadá e Japão têm uma coisa em comum: ser professor nesses países é objeto de
desejo. Por quê? Essencialmente por quatro razões: salário inicial atraente,
plano de carreira motivador, pautado no desempenho em sala de aula e na
formação continuada, formação inicial sólida com foco na prática docente e
escolas bem estruturadas e organizadas. Não há saída estrutural para o problema
da formação de professores no Brasil sem o enfrentamento desses fatores.
Temos já experiências no Brasil que
podem ser paradigmáticas nesse sentido, como a que começa a ser implementada
pelo MEC, o governo do Estado do Pernambuco e a Universidade Federal do
Pernambuco, programa que pretende ser uma mudança de paradigma e pode ser
resumido nos seguintes eixos: formação interdisciplinar, uso intenso de novas
tecnologias (incluindo laboratórios de produção e uso de games com fins
educativos), ampliação da articulação entre disciplinas específicas e
pedagógicas, ou seja, entre teoria e prática; exploração de diferentes espaços
de aprendizagem, como laboratórios e museus de ciência; introdução da
residência docente, no lugar dos atuais estágios; foco na prática docente em
escolas de tempo integral, nos períodos de contraturno; acompanhamento desde o
Ensino Médio, com um programa de bolsas de iniciação à docência.
São muitos os caminhos. Mas é preciso
ajustar os currículos da Pedagogia e das licenciaturas para um novo tempo. O
Brasil tem ainda uma escola do século 19, um professor do século 20, mas um
aluno do século 21. Assim, ao currículo atual deveria ser dado um novo foco — a
sala de aula.
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