Expectativas
avaliadas: Utilizar procedimentos
de leitura identificando implicações do enunciado na compreensão do texto; Identificar o objeto da solicitação;
Identificar o contexto (veículo da mídia, página e seção) e seu significado na
construção do sentido do texto; Elaborar a carta com as marcas de primeira
pessoa, assinando-a; Examinar em textos
o uso de tempos verbais do presente e do pretérito.
1.
Leia uma reportagem publicada na Folhinha de S. Paulo no dia 21 de março
de 2009 para responder as questões:
Terra das águas
Rios são a fonte de alimento, servem como
"estrada" e ainda garantem a diversão de moradores da reserva
Mamirauá, na floresta amazônica
Luiz Claudio Marigo São Paulo, sábado, 21 de março
de 2009.
DIDA SAMPAIO / AE
PAULA LAGO- EM TEFÉ (AM)
Amanhã é o Dia Mundial da Água. E água é o que não falta na reserva
Mamirauá, no Amazonas, que a Folhinha
visitou recentemente. A água é importante não só para beber, cozinhar e tomar
banho. Na floresta Amazônica, é ela que carrega as pessoas, dá trabalho e ajuda
a fazer daquele lugar um dos mais ricos em espécies do mundo inteiro. As
pessoas de fora podem visitar Mamirauá(www.mamiraua.org.br),
onde vivem 1.585 pessoas. A reserva fica a 600 km de Manaus, capital do
Amazonas. Para chegar ao local, é preciso ir até a cidade de Tefé e, de lá,
viajar de barco durante uma hora e meia. Para os turistas, há uma pousada só,
que não fica em terra firme: é flutuante. E só dá para sair de barco ou canoa.
É gostoso imaginar que a casa está boiando enquanto andamos. À noite, você pode
ouvir pirarucus e jacarés batendo no chão do quarto. Não é um ataque, não: eles
estão lá fora e devem ter "tropeçado" no hotel. E há outros barulhos
noturnos que podem assustar:corujas,árvores balançando e macacos.
O macaco símbolo da reserva, o uacari-branco (...), escapou da ameaça de extinção. Ele só vive naquela região e, como é tímido, é difícil de achar. Mas não se preocupe. O guariba está lá para se mostrar e gritar. E como grita. É para se comunicar, diz o guia. Parece, porém, que é para fazer as pessoas tremerem de medo e deixarem aquele paraíso só para eles.
O macaco símbolo da reserva, o uacari-branco (...), escapou da ameaça de extinção. Ele só vive naquela região e, como é tímido, é difícil de achar. Mas não se preocupe. O guariba está lá para se mostrar e gritar. E como grita. É para se comunicar, diz o guia. Parece, porém, que é para fazer as pessoas tremerem de medo e deixarem aquele paraíso só para eles.
Ricardo tem 9 anos, mora na cidade de Niterói que fica no estado do Rio de Janeiro. Ele tem o hábito de ler a Folhinha de S. Paulo todos os sábados. Ricardo leu esta reportagem e comentou:
“Não gostei da reportagem Terra das águas. Da maneira como eles escreveram ninguém vai querer
visitar Mamirauá. As pessoas, principalmente as crianças, vão ficar com medo de
serem atacadas por jacarés e pelos guaribas. Vou escrever uma carta para
criticar. Também vou sugerir que escrevam uma matéria sobre o rio Negro e o rio
Solimões.”
1- Para quem Ricardo enviou a carta? (0,5)
a- ( ) Para a reserva de Mamirauá.
b- ( ) Para a prefeitura de Manaus.
c- ( ) Para o site (www.mamiraua.org.br).
d- ( ) Para a redação da Folhinha de S. Paulo.
b- ( ) Para a prefeitura de Manaus.
c- ( ) Para o site (www.mamiraua.org.br).
d- ( ) Para a redação da Folhinha de S. Paulo.
2- Que tipo de carta Ricardo
escreveu? (0,5)
a- ( ) carta de solicitação
b- ( ) carta de agradecimento
b- ( ) carta de agradecimento
c- ( ) carta pessoal
d- ( ) carta
de leitor
3-Que cidade a Folhinha foi
visitar? (0,5)
a-( ) reserva Mamirauá, no Amazonas.
b-( ) reserva Guarani em São Paulo.
c-( ) reserva das Águas em Foz do Iguaçu
d-( ) reserva dos peixes em Santos.
4- Luiz Claudio escreveu essa
reportagem no sábado dia 21 de março, ele ressalta que está próximo o dia da
água. Então, segundo o texto que dia é comemorado o dia da água?(0,5)
a-( ) 25 de março
b-( ) 23 de março
c-( ) 22 de março
d-( ) 21 de março
5- O macaco símbolo da reserva
é: (0,5)
a-( ) o bugio
b-( ) o chipanzé
c-( ) o gorila
d-( ) o uacari-branco
6- Segundo, Ricardo, que enviou a carta de leitor ao
jornal Folhinha, por que as crianças não vão querer visitar a reserva Mamirauá,
no Amazonas? (0,5)
a-( ) Porque não sabem nadar.
b-( ) Porque não gostam de tomar banho.
c-( ) As
pessoas, principalmente as crianças, vão ficar com medo de serem atacadas por
jacarés e pelos guaribas.
d-( ) Porque as crianças preferem ir a outros
lugares.
7- Qual matéria que Ricardo
sugeriu que a Folhinha de São Paulo realizasse? (0,5)
a-( ) sugeriu que escrevam sobre o rio Tiete.
b-( ) sugeriu que escrevam sobre o rio Paraíba.
c-( ) sugeriu que escrevam sobre o Pantanal.
d-( ) sugeriu que escrevam uma matéria sobre o
rio Negro e o rio Solimões.
8- Complete
as frases abaixo, fazendo a concordância verbal adequada. (1,5)
ATENÇÃO COM OS TEMPOS VERBAIS.
ATENÇÃO COM OS TEMPOS VERBAIS.
a- A
empresa _______________ um bom número de funcionários. ( verbo demitir)
b- Sobre
esse assunto, nós _________________ cientes do que vai acontecer. ( verbo
estar)
c- A
maioria das pessoas _________ celular. ( verbo usar)
d- Nós
_______________ a coisa certa. ( verbo fazer)
e- A gente
fica _______________ das notícias pela TV. ( verbo saber)
f- Naquele
dia, ela ______________ muitos cadernos. (verbo comprar)
g- A Lara e
suas amigas ________________ muito atrasadas. (verbo chegar)
h- Os
professores também ____________ pegar livros emprestados. (verbo poder)
i- Você
_______________ o documento? (verbo receber)
j- Os
animais do sítio _________________ misteriosamente! (verbo desaparecer)
BOA PROVA!
Expectativas
avaliadas:Calcular
o resultado de adição e subtração de números racionais na forma decimal;
Reconhecer o uso da porcentagem no contexto diário; relacionar números
racionais escritos na forma de porcentagem, fracionária e decimal. Resolver
problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%,
25%, 50%.Calcular perímetro e área de figuras desenhadas, sem o uso de
fórmulas. Resolver situações-problema que envolva o sistema monetário
brasileiro e gráfico de linha.
1- A
manchete do jornal informa que o candidato Marola teve 32% da intenção de votos
na pesquisa. Sabendo que a cidade tem 2500 eleitores, qual a quantidade de
votos que teve o candidato na pesquisa ?(1,0)
R:_____________________________________________________________________________________________
2-
Comprei uma bicicleta em prestações.
De entrada, dei R$ 75,00, que correspondia a 10% do preço da bicicleta.
Quanto custou a bicicleta?(1,0)
R:_____________________________________________________________________________________________
3- Uma escola arrecadou R$ 568,00
com a venda de uma rifa. Sabendo-se que dada bilhete da rifa custava R$ 8,00.
Quantos bilhetes foram vendidos?(1,0)
R:_____________________________________________________________________________________________
4- Calcule os números decimais:(2,0)
a)
123,8
+ 234,987= b) 3,28 + 2,1 + 0,023 = c)12,5 - 4,825= d)
1 – 0,899=
5- Calcule a área:(1,5)
a)
______________
b)
______________
c)
______________
6- Calcule o perímetro:(1,5)
a)
______________
b)
______________
c)
_______________
8- Leandro, irmão de Juliana, é dono de uma loja
de roupas, sapatos e acessórios masculinos.
O gráfico abaixo
representa o lucro de sua loja durante todo o primeiro semestre. EM REAIS:
(valor 2,0)
Observe o gráfico e responda:
a) Em que mês a loja obteve maior lucro? _______________________________________________________________________________
b) Qual foi o lucro dessa loja no mês de abril?
_____________________________________________________________________________________
c) Qual a diferença, em reais, entre
os meses em que a loja obteve o maior e menor lucro?
_____________________________________________________________________________________
d) Houve meses em que a loja obteve
lucros iguais? Se sim, em quais?
_____________________________________________________________________________________
e)Sabendo-se
que Leandro espera que sua loja obtenha, no 2° semestre, o dobro do lucro
obtido no 1° semestre, calcule de quanto é o lucro esperado para a loja no 2°
semestre.
Revise
antes de entregar!
Expectativas
avaliadas:Comparar
os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino;
Relacionar as mudanças fisiológicas e anatômicas do corpo e comportamento de
meninos e meninas, durante a puberdade, e respeitando as diferenças
individuais; Relacionar os aspectos biológicos, afetivos e culturais na
compreensão da sexualidade e suas manifestações nas diferentes fases da vida.
1- Numere na sequência em que ocorrem as fases
da vida e depois responda: (1,0)
Quantos anos você tem? Em qual fase da vida você se encontra? Dê exemplos que justifiquem a sua resposta:
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
Leia o
texto a seguir e responda as questões abaixo:
Definição: o que é adolescência
Adolescência é uma etapa intermediária do
desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é
marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo
comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da
adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos
indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela
OMS – Organização Mundial da Saúde).
Adolescência e puberdade
Muitas pessoas confundem adolescência com
puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas
transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a
puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que
ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a
reprodução.
Durante a puberdade, os meninos passam pelas
seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos,
crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal,
surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.
Entre as meninas, as mudanças mais importantes são:
começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das
glândulas mamárias, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas e
crescimento da região da bacia.
Hormônios e comportamento
Durante a adolescência ocorrem significativas
mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes
hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes.
Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor
e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são
comuns entre muitos adolescentes neste período.
Disponível
em http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/adolescencia.htm
2- Marque (A) para as mudanças nas MENINAS, (O) para
as mudanças nos MENINOS e (X) para ambos os sexos durante a puberdade:(2,0)
( )
desenvolvimento dos seios;
( ) aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
( ) pelo surgimento de erupções na pele (acne)
( ) pelo engrossamento do timbre da voz;
( ) pelo nascimento de pelos no corpo (peito, rosto(barba) pernas, axilas, genitália);
( ) pelo desenvolvimento muscular;
( ) pelo aparecimento de acne;
( ) pelo desenvolvimento do pênis;
( ) pela definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes (quadris, coxas);
( ) a primeira menstruação pode ocorrer por volta dos 10 ou 12 anos.
( ) aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
( ) pelo surgimento de erupções na pele (acne)
( ) pelo engrossamento do timbre da voz;
( ) pelo nascimento de pelos no corpo (peito, rosto(barba) pernas, axilas, genitália);
( ) pelo desenvolvimento muscular;
( ) pelo aparecimento de acne;
( ) pelo desenvolvimento do pênis;
( ) pela definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes (quadris, coxas);
( ) a primeira menstruação pode ocorrer por volta dos 10 ou 12 anos.
3- Escreva (V)
para as frases verdadeiras e (F) para as falsas:(1,0)
a- ( ) Os primeiros sinais da puberdade aparecem exatamente na mesma idade em todas as pessoas.
b- ( ) O aumento da produção dos hormônios sexuais é a justificativa para as mudanças no corpo dos meninos e meninas, na fase inicial da adolescência.
c-( ) Durante a adolescência não ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo.
a- ( ) Os primeiros sinais da puberdade aparecem exatamente na mesma idade em todas as pessoas.
b- ( ) O aumento da produção dos hormônios sexuais é a justificativa para as mudanças no corpo dos meninos e meninas, na fase inicial da adolescência.
c-( ) Durante a adolescência não ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo.
4-
As mudanças que ocorrem no corpo das meninas e meninos os tornam prontos para o
que?(0,5)
a-( ) crescimento
b-( )reprodução
c-( )trabalho
5-
Quais transformações marcam a adolescência?(0,5)
a-( ) transformações corporais, hormonais e até
mesmo comportamentais.
b-( ) transformações nos gostos
c-( ) transformações nos interesses.
6- Quais
mudanças de sentimentos podem ocorrer na adolescência?(1,0)
a-( ) Só
alegria em geral, sem nenhuma tristeza.
b-( )Só
tristeza em geral, sem nenhuma alegria.
c-( )
Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos
adolescentes neste período.
7- O que é a puberdade?(1,0)
a-( ) fase inicial
da adolescência;
b-( ) fase
final da adolescência;
c- ( ) nome
dado ao desenvolvimento de idosos;
8- Complete com as palavras do quadro:(2,0)
Puberdade
– reprodução – mudanças hormonais -
adolescência - adolescentes
a)
É durante
a ________________________________ (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e
14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes
ficam preparados para a __________________________.
b)
Durante
a__________________________________ ocorrem significativas_________________________
_______________________________ no corpo. Além de favorecer o aparecimento de
acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos
_________________________.
9-Como se
chama a célula reprodutora masculina e feminina?(1,0)
a-( ) células ósseas e epiteliais
b-( ) espermatozoide e óvulo
c-( ) neurônios e neurotransmissores
FAÇA
COM ATENÇÃO!
Expectativas
avaliadas:
Compreender a necessidade de serviços públicos para garantir a qualidade de
vida da população. Analisar o papel dos
cidadãos em relação à produção e ao destino do lixo, relacionando-o à poluição
ambiental. Relacionar meios de
transporte e circulação de pessoas e mercadorias pelo Brasil e pelo mundo.
ISSO
NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM
Imagine uma bolinha de neve no topo
de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo vai ter virado um imenso bolão,
não é? Isso é o que acontece com o lixo.
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande ideia! Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
Para resolver esse problemão, a reciclagem é uma grande ideia! Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
Para
reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico,papel metal
e vidro,
que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente
encontra aquelas lixeiras coloridas.
Suplemento
“O Estadinho”, agosto/2006.
1- Assinale a alternativa correta:(0,5)
a) O texto foi escrito para:
( ) Informar as pessoas.
( ) Divertir as pessoas.
( ) Promover um produto.
( ) Dar um recado
b) De acordo com as informações do
texto, o grande problema nas grandes cidades é:(0,5)
(
) A separação do lixo.
(
) A reciclagem do lixo.
(
) A produção de lixo.
(
) Decomposição do lixo.
c) Para solucionar este problema é
preciso:(0.5)
(
) Separar o lixo para reciclagem.
(
) Jogar o lixo nos lixões.
(
) Limpar o lixo dos rios.
(
) Produzir mais lixo.
d) Atualmente,
o Brasil possui tecnologia para reciclar vários materiais.
Assinale, na lista abaixo, o material considerado resíduo perigoso por contaminação.(0,5)
Assinale, na lista abaixo, o material considerado resíduo perigoso por contaminação.(0,5)
( ) lata de refrigerante
( ) copo descartável
( ) pilhas
( ) garrafa PET
( ) copo descartável
( ) pilhas
( ) garrafa PET
2- Assinale com
X as alternativas corretas a respeito do lixo e da reciclagem: (2,0)
a-( ) A
quantidade de lixo produzido por uma pessoa pode chegar a 500 g por dia no
Brasil.
b-( ) Não
é preciso diminuir a quantidade de lixo, nem reciclar.
c-( ) Os
restos orgânicos como alimentos, folhas e galhos não podem ser reaproveitados.
d-( ) Os
vidros para a reciclagem devem estar limpos e sem rótulos.
e-( ) Os
plásticos são obtidos a partir do petróleo.
Leia
o texto com muita atenção:
Reciclar é reaproveitar materiais
orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente. Qualquer
coisa que tem origem animal é
chamada de orgânico.
Qualquer coisa que não tem origemanimal é chamada de inorgânico.
Os alimentos e suas sobras, por exemplo, são considerados orgânicos. As cascas de legumes e frutas também são orgânicos e podem ser reaproveitados.
Os materiais inorgânicos como garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é comum que se reutilize o próprio material. Latas de refrigerante, por exemplo, são processadas e transformadas em novas latas.
Para colaborar no processo de reciclagem, o lixodeve ser separado em 5 tipos: restos de alimentos, metal, papel, vidro e plástico.
Qualquer coisa que não tem origemanimal é chamada de inorgânico.
Os alimentos e suas sobras, por exemplo, são considerados orgânicos. As cascas de legumes e frutas também são orgânicos e podem ser reaproveitados.
Os materiais inorgânicos como garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é comum que se reutilize o próprio material. Latas de refrigerante, por exemplo, são processadas e transformadas em novas latas.
Para colaborar no processo de reciclagem, o lixodeve ser separado em 5 tipos: restos de alimentos, metal, papel, vidro e plástico.
Cada
material deve ser colocado num cesto com uma cor diferente:
·
Restos
de alimentos – cesto marrom
·
Metal
– cesto amarelo
·
Papel
– cesto azul
·
Vidro
– cesto verde
·
Plástico
– cesto vermelho
Agora responda com muita atenção:
1.
O que é reciclar?(0,5)
(
)Reciclar é jogar o lixo nos aterros.
(
) Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem
utilizados novamente.
(
)Reciclar é enterrar o lixo nos lixões.
2.
Como se chamam os materiais que tem
origem animal?(0,5)
(
) Lixo
( ) Inorgânicos ( ) Orgânicos
3.
Como se chamam os materiais que NÃO
tem origem animal?(0,5)
(
) Lixo( )Inorgânicos( ) Orgânicos
4. Para facilitar o processo de reciclagem, como você deve
separar o lixo?(1,0)
( ) Para colaborar
no processo de reciclagem, o lixo deve ser separado em 5 tipos: restos de
alimentos, metal, papel, vidro e plástico.
( )Para colaborar
no processo de reciclagem, o lixo deve ser armazenado todo junto e colocado na
rua.
( )Para colaborar
no processo de reciclagem, o lixo deve ser enterrado em locais diferentes como
aterros.
5. Isabel disse que os restos de
papel utilizados para o trabalho de artes deveriam ser jogados no cesto azul.
Ela está certa ou errada?(0,5)
(
) Ela está certa;
(
)Ela está errada;
6. Como não conseguiu tomar toda a
sopa durante o recreio, em que cesto Joyce deverá jogar o resto do seu
alimento? (0,5)
(
)cesto marrom ( ) cesto amarelo
( )cesto azul ( )cesto verde ( )cesto vermelho
7. Ricardo não sabe onde deve jogar
sua lata de refrigerante. Em que cesto ele deve jogar a lata?(0,5)
(
)cesto marrom ( ) cesto amarelo
( )cesto azul ( )cesto verde ( )cesto vermelho
8. Separar o lixo para reciclagem
ajuda muito a solucionar o problema do lixo, para isso é preciso que as pessoas
joguem o lixo nos cestos corretos. Pinte os cestos com as cores corretas:(2,0)
BOA
PROVA! REVISE ANTES DE ENTREGAR!
Expectativas avaliadas:Identificar as características básicas
do Brasil dos anos da República Velha, da Era Vargas, da democracia e da
ditadura, e pós-ditadura militar; Compreender a cidadania diante do poder
oligárquico,do coronelismo, das ditaduras e a supressão de direitos políticos e
civis. Identificar o conceito de cidadania hoje no Brasil e a percepção da
condição de cidadão pela população brasileira, as desigualdades econômicas e
sociais e as aspirações de direitos pela população brasileira hoje.
Leia o texto abaixo e
responda as questões de 1 a 4:
Era Vargas
O ano de
1930 marcou o desenvolvimento de um processo revolucionário que marcou a
política que se desenhava no Brasil desde os tempos da República. Na verdade, a
chamada Revolução de 1930 nos aponta uma espécie de rearranjo determinado pelas
mudanças vividas na estrutura social e econômica do país.
No final dos anos 20, os grupos políticos
que estavam descontentes com o poder de São Paulo e Minas Gerais, se aliaram a
Getúlio Vargas. Após o movimento político, conhecido como “Revolução de 1930”,
Vargas, representando esses grupos políticos, passou a dominar a “cena”
política de nosso país, inaugurando o período a que chamamos de Era Vargas.
Esse momento recebeu esta denominação porque Getúlio Vargas ocupou o poder por
quinze anos (até renunciar ao poder em 1945) e, depois, ainda voltou ao
governo, dessa vez eleito, por um breve período, de 1951 a 1954. A marca
deixada por ele é percebida até hoje no pensamento político e em diversos
aspectos da vida socioeconômica de nosso país.
A chegada de Getúlio Vargas ao poder não significa apenas o fim do antigo quadro de dominação oligárquica, sob o poder dos cafeicultores. A chamada Era Vargas representa um momento curioso em que o Estado, associado à figura de seu presidente, Getúlio Vargas, vai sendo como que “reinventado”. Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações sociais, econômicas, políticas e culturais que o governo Vargas realizou no país.
A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930 e pode ser dividida em quatro momentos:
1º- 1930 à 1934- Governo Provisório: Vargas foi chefe de um governo provisório por quatro anos, após o movimento que o levou ao poder com apoio dos militares e de outros grupos políticos .
2º- 1934 à 1937- Governo Constitucional: Eleito pelo Poder Legislativo, Vargas governou com a Constituição de 1934.
3º-1937 à 1945- Estado Novo: Vargas deu um golpe de Estado, fez uma nova Constituição e passou a governar de forma autoritária, tornando-se um ditador.
4º-1951 à 1954 – Segundo Governo Vargas - Em 1951, Getúlio Vargas volta ao governo, desta vez eleito pelo voto popular. *Entre 1945 e 1951 o Brasil viveu um período de redemocratização, sob o governo de Eurico Gaspar Dutra, que, mesmo com a constituição promulgada em 1946, também terminou com uma crise política.
A chegada de Getúlio Vargas ao poder não significa apenas o fim do antigo quadro de dominação oligárquica, sob o poder dos cafeicultores. A chamada Era Vargas representa um momento curioso em que o Estado, associado à figura de seu presidente, Getúlio Vargas, vai sendo como que “reinventado”. Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações sociais, econômicas, políticas e culturais que o governo Vargas realizou no país.
A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930 e pode ser dividida em quatro momentos:
1º- 1930 à 1934- Governo Provisório: Vargas foi chefe de um governo provisório por quatro anos, após o movimento que o levou ao poder com apoio dos militares e de outros grupos políticos .
2º- 1934 à 1937- Governo Constitucional: Eleito pelo Poder Legislativo, Vargas governou com a Constituição de 1934.
3º-1937 à 1945- Estado Novo: Vargas deu um golpe de Estado, fez uma nova Constituição e passou a governar de forma autoritária, tornando-se um ditador.
4º-1951 à 1954 – Segundo Governo Vargas - Em 1951, Getúlio Vargas volta ao governo, desta vez eleito pelo voto popular. *Entre 1945 e 1951 o Brasil viveu um período de redemocratização, sob o governo de Eurico Gaspar Dutra, que, mesmo com a constituição promulgada em 1946, também terminou com uma crise política.
Texto adaptado de: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas.
Responda:
1- De 1930 a 1945 quem governou o Brasil?
1- De 1930 a 1945 quem governou o Brasil?
______________________________________________________________________________________
2- A chegada de Getúlio Vargas ao poder significa também:
2- A chegada de Getúlio Vargas ao poder significa também:
( ) Novo império
( )Velha administração
( )O fim do antigo quadro de dominação
oligárquica, sob o poder dos cafeicultores.
3-
Era Vargas é o nome que se dá a o que?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
3-
De 1930 a 1934 no Governo Provisório com o apoio de quem Getúlio Vargas chegou
ao poder?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
4-
De 1937 a 1945 no Estado Novo o que Getúlio Vargas fez para permanecer no
poder?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
Quem foi Getúlio Vargas, principais realizações de
seus governos, forma de governar:
Getúlio
Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi presidente do Brasil durante dois
mandatos.: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
-
Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
-
Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930
-
Governo marcado pelo nacionalismo e populismo.
-
Fechou o Congresso Nacional no ano de 1937 e instalou o Estado Novo, governando
de forma controladora e centralizadora.
-
Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar
manifestações contra opostas ao seu governo.
-
Perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do
socialismo.
Realizações importantes de seu governo:
-
Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
-
Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo,
Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira
profissional e férias remuneradas.
-
Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da
Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do
Vale do São Francisco .
-
Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
-
Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.
O Segundo Mandato
-
Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias
democráticas, ou seja, pelo voto popular.
-
Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista.
-
Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas
estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha
resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás.
A crise do governo Vargas e o suicídio
-
Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes
críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também
estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas.
A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país
era ruim.
-Existia,
portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954,
Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.
5- O que foi o Estado Novo? Marque
a resposta certa:
( ) Período da ditadura em que Vargas foi eleito presidente da República em 1950.
( ) Período em que Getúlio Vargas deu um golpe de Estado, fez uma nova Constituição e passou a governar de forma autoritária, tornando-se um ditador.
(
) Período da ditadura em que após um golpe militar, Vargas
deixou o governo em 1945.
6- Marque (X) somente as repostas
verdadeiras:
( ) Durante o longo governo de Vargas, ele criou várias empresas como a EMBRAER e a GM.
( ) Getúlio Vargas utilizava a imprensa para controlar opiniões contrárias ao seu governo.
( )Vargas foi eleito presidente da República em 1950, pelo voto popular.
( ) Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945).
( ) Durante o longo governo de Vargas, ele criou várias empresas como a EMBRAER e a GM.
( ) Getúlio Vargas utilizava a imprensa para controlar opiniões contrárias ao seu governo.
( )Vargas foi eleito presidente da República em 1950, pelo voto popular.
( ) Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945).
7-
Marque com x quais as realizações importantes do
governo Getulio Vargas:
(
)Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
( ) Criou os bancos brasileiros
(
)Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário
mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas,
Carteira profissional e férias remuneradas.
(
)Criou as estações de tratamento de água brasileiras
(
) Criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce
e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .
( )
Criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
8-
Como Getulio Vargas faleceu?
___________________________________________________________________
BOA PROVA!
Expectativas
avaliadas:Escrever cartas de
leitor expressando-se com clareza e emitindo sua opinião a respeito da matéria
lida, utilizando procedimentos de escrita (planejar, escrever e revisar) no processo
de produção da carta de leitor.
Imagine
e escreva a carta de leitor que o garoto enviou após ler a matéria Terra das águas. Lembre-se das
características desse gênero de texto. (5,0).
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
Minhas Avaliações
4° Bimestre
Nome: _______________________________
Professora: _______________________ 5° ____
Nenhum comentário:
Postar um comentário