domingo, 26 de novembro de 2017

Retângulo de cantos arredondados: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA     -   5º ANO -2017
Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ______________
 



Expectativas avaliadas:     Utilizar procedimentos de leitura identificando implicações do enunciado na compreensão do texto;  Identificar o objeto da solicitação; Identificar o contexto (veículo da mídia, página e seção) e seu significado na construção do sentido do texto; Elaborar a carta com as marcas de primeira pessoa, assinando-a;  Examinar em textos o uso de tempos verbais do presente e do pretérito.

1.    Leia uma reportagem publicada na Folhinha de S. Paulo no dia 21 de março de 2009 para responder as questões:

Terra das águas
Rios são a fonte de alimento, servem como "estrada" e ainda garantem a diversão de moradores da reserva Mamirauá, na floresta amazônica
Luiz Claudio Marigo São Paulo, sábado, 21 de março de 2009.
DIDA SAMPAIO / AE
PAULA LAGO- EM TEFÉ (AM)
Amanhã é o Dia Mundial da Água. E água é o que não falta na reserva Mamirauá, no Amazonas, que a Folhinha visitou recentemente. A água é importante não só para beber, cozinhar e tomar banho. Na floresta Amazônica, é ela que carrega as pessoas, dá trabalho e ajuda a fazer daquele lugar um dos mais ricos em espécies do mundo inteiro. As pessoas de fora podem visitar Mamirauá(www.mamiraua.org.br), onde vivem 1.585 pessoas. A reserva fica a 600 km de Manaus, capital do Amazonas. Para chegar ao local, é preciso ir até a cidade de Tefé e, de lá, viajar de barco durante uma hora e meia. Para os turistas, há uma pousada só, que não fica em terra firme: é flutuante. E só dá para sair de barco ou canoa. É gostoso imaginar que a casa está boiando enquanto andamos. À noite, você pode ouvir pirarucus e jacarés batendo no chão do quarto. Não é um ataque, não: eles estão lá fora e devem ter "tropeçado" no hotel. E há outros barulhos noturnos que podem assustar:corujas,árvores balançando e macacos.
O macaco símbolo da reserva, o uacari-branco (...), escapou da ameaça de extinção. Ele só vive naquela região e, como é tímido, é difícil de achar. Mas não se preocupe. O guariba está lá para se mostrar e gritar. E como grita. É para se comunicar, diz o guia. Parece, porém, que é para fazer as pessoas tremerem de medo e deixarem aquele paraíso só para eles.

  Ricardo tem 9 anos, mora na cidade de Niterói que fica no estado do Rio de Janeiro. Ele tem o hábito de ler a Folhinha de S. Paulo todos os sábados. Ricardo leu esta reportagem e comentou:

“Não gostei da reportagem Terra das águas. Da maneira como eles escreveram ninguém vai querer visitar Mamirauá. As pessoas, principalmente as crianças, vão ficar com medo de serem atacadas por jacarés e pelos guaribas. Vou escrever uma carta para criticar. Também vou sugerir que escrevam uma matéria sobre o rio Negro e o rio Solimões.”




1- Para quem Ricardo enviou a carta? (0,5)

a- (   ) Para a reserva de Mamirauá. 
b- (   ) Para a prefeitura de Manaus.
c- (   ) Para o site (
www.mamiraua.org.br).
d- (   ) Para a redação da Folhinha de S. Paulo.

2- Que tipo de carta Ricardo escreveu? (0,5)
a- (   ) carta de solicitação
b- (   ) carta  de agradecimento
c- (   ) carta pessoal
d- (   ) carta  de leitor

3-Que cidade a Folhinha foi visitar? (0,5)
a-(   ) reserva Mamirauá, no Amazonas.
b-(   ) reserva Guarani em São Paulo.
c-(    ) reserva das Águas em Foz do Iguaçu
d-(    ) reserva dos peixes em Santos.

4- Luiz Claudio escreveu essa reportagem no sábado dia 21 de março, ele ressalta que está próximo o dia da água. Então, segundo o texto que dia é comemorado o dia da água?(0,5)

a-(   ) 25 de março
b-(   ) 23 de março
c-(   ) 22 de março
d-(   ) 21 de março

5- O macaco símbolo da reserva é: (0,5)
a-(   ) o bugio
b-(   ) o chipanzé
c-(   ) o gorila
d-(   ) o uacari-branco

6- Segundo,  Ricardo, que enviou a carta de leitor ao jornal Folhinha, por que as crianças não vão querer visitar a reserva Mamirauá, no Amazonas? (0,5)
a-(   ) Porque não sabem nadar.
b-(   ) Porque não gostam de tomar banho.
c-(  )  As pessoas, principalmente as crianças, vão ficar com medo de serem atacadas por jacarés e pelos guaribas.
d-(   ) Porque as crianças preferem ir a outros lugares.

7- Qual matéria que Ricardo sugeriu que a Folhinha de São Paulo realizasse? (0,5)
a-(   ) sugeriu que escrevam sobre o rio Tiete.
b-(   ) sugeriu que escrevam sobre o rio Paraíba.
c-(   ) sugeriu que escrevam sobre o Pantanal.
d-(   ) sugeriu que escrevam uma matéria sobre o rio Negro e o rio Solimões.


8- Complete as frases abaixo, fazendo a concordância verbal adequada. (1,5)
ATENÇÃO COM OS TEMPOS VERBAIS.
a- A empresa _______________ um bom número de funcionários. ( verbo demitir)
b- Sobre esse assunto, nós _________________ cientes do que vai acontecer. ( verbo estar)
c- A maioria das pessoas _________ celular. ( verbo usar)
d- Nós _______________ a coisa certa. ( verbo fazer)
e- A gente fica _______________ das notícias pela TV. ( verbo saber)
f- Naquele dia, ela ______________ muitos cadernos. (verbo comprar)
g- A Lara e suas amigas ________________ muito atrasadas. (verbo chegar)
h- Os professores também ____________ pegar livros emprestados. (verbo poder)
i- Você _______________ o documento? (verbo receber)
j- Os animais do sítio _________________ misteriosamente! (verbo desaparecer)


Resultado de imagem para desenho natalino monica jovem para colorir
BOA PROVA!


Retângulo de cantos arredondados: AVALIAÇÃO BIMESTRAL MATEMÁTICA
     5º ANO                    2017
Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ______________
 




Expectativas avaliadas:Calcular o resultado de adição e subtração de números racionais na forma decimal; Reconhecer o uso da porcentagem no contexto diário; relacionar números racionais escritos na forma de porcentagem, fracionária e decimal. Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 25%, 50%.Calcular perímetro e área de figuras desenhadas, sem o uso de fórmulas. Resolver situações-problema que envolva o sistema monetário brasileiro e gráfico de linha.
1- A manchete do jornal informa que o candidato Marola teve 32% da intenção de votos na pesquisa. Sabendo que a cidade tem 2500 eleitores, qual a quantidade de votos que teve o candidato na pesquisa ?(1,0)




R:­­­­­­­­_____________________________________________________________________________________________
2-  Comprei uma bicicleta em prestações.  De entrada, dei R$ 75,00, que correspondia a 10% do preço da bicicleta. Quanto custou a bicicleta?(1,0)




R:­­­­­­­­_____________________________________________________________________________________________
3- Uma escola arrecadou R$ 568,00 com a venda de uma rifa. Sabendo-se que dada bilhete da rifa custava R$ 8,00. Quantos bilhetes foram vendidos?(1,0)






R:­­­­­­­­_____________________________________________________________________________________________
4-  Calcule os números decimais:(2,0)
a)     123,8 + 234,987=      b) 3,28 + 2,1 + 0,023 =  c)12,5 - 4,825=       d) 1 – 0,899=




5- Calcule a área:(1,5)
a)                ______________
b)                ______________
c)                 ______________

 



6- Calcule o perímetro:(1,5)
a) ______________
b) ______________
c) _______________
8-  Leandro, irmão de Juliana, é dono de uma loja de roupas, sapatos e acessórios masculinos.
O gráfico abaixo representa o lucro de sua loja durante todo o primeiro semestre. EM REAIS: (valor 2,0)




Observe o gráfico e responda:

a) Em que mês a loja obteve maior lucro? _______________________________________________________________________________

b) Qual foi o lucro dessa loja no mês de abril? _____________________________________________________________________________________

c) Qual a diferença, em reais, entre os meses em que a loja obteve o maior e menor lucro?
_____________________________________________________________________________________
d) Houve meses em que a loja obteve lucros iguais? Se sim, em quais?
_____________________________________________________________________________________
Resultado de imagem para desenho natalino monica jovem para colorire)Sabendo-se que Leandro espera que sua loja obtenha, no 2° semestre, o dobro do lucro obtido no 1° semestre, calcule de quanto é o lucro esperado para a loja no 2° semestre.



Revise antes de entregar!
Retângulo de cantos arredondados: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS     5º ANO                    2017
Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ______________
 





Expectativas avaliadas:Comparar os principais órgãos e funções do aparelho reprodutor masculino e feminino; Relacionar as mudanças fisiológicas e anatômicas do corpo e comportamento de meninos e meninas, durante a puberdade, e respeitando as diferenças individuais; Relacionar os aspectos biológicos, afetivos e culturais na compreensão da sexualidade e suas manifestações nas diferentes fases da vida.

1-  Numere na sequência em que ocorrem as fases da vida e depois responda: (1,0)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAOA-W96cdLWXM3Qi3jBheaXKO5dbTCChZFbexANc86uPp88ZWeRnrjpTIwF0B851ttCQKA6sdFVtdFtKmVKS0FTu5Ty9eYC7-6sXXJPCoIHw2RiKj8-bLoBfyGhBjIKlQx3RoF1SyL5k/s400/4.jpg

 Quantos anos você tem? Em qual fase da vida você se encontra? Dê exemplos que justifiquem a sua resposta:
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
Leia o texto a seguir e responda as questões abaixo:

Definição: o que é adolescência 
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
Adolescência e puberdade 
Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução. 

Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.

Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

Hormônios e comportamento

Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
Disponível em http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/adolescencia.htm

2- Marque (A) para as mudanças nas MENINAS, (O) para as mudanças nos MENINOS e (X) para ambos os sexos durante a puberdade:(2,0)
(   )  desenvolvimento dos seios;
(   )  aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
(   ) pelo surgimento de erupções na pele (acne)
(   ) pelo engrossamento do timbre da voz;
(   ) pelo nascimento de pelos no corpo (peito, rosto(barba) pernas, axilas, genitália);
(   ) pelo desenvolvimento muscular;
(   ) pelo aparecimento de acne;
(   ) pelo desenvolvimento do pênis;
(   ) pela definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes (quadris, coxas);
(    ) a primeira menstruação pode  ocorrer por volta dos 10  ou 12 anos.
3- Escreva (V) para as frases verdadeiras e (F) para as falsas:(1,0)
 a- (   ) Os primeiros sinais da puberdade aparecem exatamente na mesma idade em todas as pessoas.   
b- (   ) O aumento da produção dos hormônios sexuais é a justificativa para as mudanças no corpo dos meninos e meninas, na fase inicial da adolescência.
c-(   )
Durante a adolescência não ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo.
4- As mudanças que ocorrem no corpo das meninas e meninos os tornam prontos para o que?(0,5)
a-(   ) crescimento
b-(   )reprodução
c-(   )trabalho

5- Quais transformações marcam a adolescência?(0,5)
a-(   ) transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.
b-(   ) transformações nos gostos
c-(   ) transformações nos interesses.


6- Quais mudanças de sentimentos podem ocorrer na adolescência?(1,0)
a-(    ) Só  alegria em geral, sem nenhuma tristeza.
b-(    )Só  tristeza em geral, sem nenhuma alegria.
c-(  ) Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.


7- O que é a puberdade?(1,0)
a-(   ) fase inicial da adolescência;
b-(   ) fase final da adolescência;
c- (   ) nome dado ao desenvolvimento de idosos;

8- Complete com as palavras do quadro:(2,0)

Puberdade – reprodução – mudanças hormonais  - adolescência - adolescentes

a)            É durante a ________________________________ (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a __________________________. 
b)            Durante a__________________________________ ocorrem significativas_________________________ _______________________________ no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos _________________________.


9-Como se chama a célula reprodutora masculina e feminina?(1,0)
a-(   ) células ósseas e epiteliais
b-(    ) espermatozoide e óvulo
c-(    ) neurônios e neurotransmissores
FAÇA COM ATENÇÃO!Resultado de imagem para desenho natalino monica jovem para colorir
Retângulo de cantos arredondados: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA    5º ANO                    2017
Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ______________
 




Expectativas avaliadas: Compreender a necessidade de serviços públicos para garantir a qualidade de vida da população.  Analisar o papel dos cidadãos em relação à produção e ao destino do lixo, relacionando-o à poluição ambiental.  Relacionar meios de transporte e circulação de pessoas e mercadorias pelo Brasil e pelo mundo. 

ISSO NÃO ESTÁ ME CHEIRANDO BEM

Imagine uma bolinha de neve no topo de uma montanha e quando ela chegar lá embaixo vai ter virado um imenso bolão, não é? Isso é o que acontece com o lixo.
           Cada um de nós, brasileiros, produz mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas. Todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de São Paulo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.
           Para resolver esse problemão, a 
reciclagem é uma grande ideia Na reciclagem, o lixo é tratado e será reaproveitado para fazer novos produtos.
           Para reciclar, é preciso primeiro separar os tipos de lixo feitos de plástico,papel metal e vidro, que são materiais reaproveitáveis. É por isso que em alguns lugares a gente encontra aquelas lixeiras coloridas.

                                        Suplemento “O Estadinho”, agosto/2006.

1- Assinale a alternativa correta:
(0,5)

a) O texto foi escrito para:

( ) Informar as pessoas.
( ) Divertir as pessoas.
( ) Promover um produto.
( ) Dar um recado

b) De acordo com as informações do texto, o grande problema nas grandes cidades é:(0,5)

(  ) A separação do lixo.
(  ) A reciclagem do lixo.
(  ) A produção de lixo.
(  ) Decomposição do lixo.

c) Para solucionar este problema é preciso:(0.5)

(  ) Separar o lixo para reciclagem.
(  ) Jogar o lixo nos lixões.
(  ) Limpar o lixo dos rios.
(  ) Produzir mais lixo.

d) Atualmente, o Brasil possui tecnologia para reciclar vários materiais.
Assinale, na lista abaixo, o material considerado resíduo perigoso por contaminação.
(0,5)
(  ) lata de refrigerante
 (  ) copo descartável
 (  ) pilhas
 (  ) garrafa PET

2- Assinale com X as alternativas corretas a respeito do lixo e da reciclagem: (2,0)
 a-(    )  A quantidade de lixo produzido por uma pessoa pode chegar a 500 g por dia no Brasil.             

b-(    )  Não é preciso diminuir a quantidade de lixo, nem reciclar.

c-(    ) Os restos orgânicos como alimentos, folhas e galhos não podem ser reaproveitados.

d-(    )  Os vidros para a reciclagem devem estar limpos e sem rótulos.

e-(    ) Os plásticos são obtidos a partir do petróleo.


Leia o texto com muita atenção:
            Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente.     Qualquer coisa que tem origem animal é chamada de orgânico.
            Qualquer coisa que não tem origemanimal é chamada de inorgânico.
         Os alimentos e suas sobras, por exemplo, são considerados orgânicos.  As cascas de legumes e frutas também são orgânicos e podem ser reaproveitados.
           Os materiais inorgânicos como   garrafas de vidro e plásticas, latas de refrigerante, borracha, entre outros, também podem ser reciclados.  Nestes casos, é comum que se reutilize o próprio material.  Latas de refrigerante, por exemplo, são processadas e transformadas em novas latas.
          Para colaborar no processo de reciclagem, o lixodeve ser separado em 5 tipos: restos de alimentos, metal, papel, vidro e plástico.
            Cada material deve ser colocado num cesto com uma cor diferente:
·         Restos de alimentos – cesto marrom
·         Metal – cesto amarelo
·         Papel – cesto azul
·         Vidro – cesto verde
·         Plástico – cesto vermelho
Agora responda com muita atenção:
1.    O que é reciclar?(0,5)
(   )Reciclar é jogar o lixo nos aterros.
(   ) Reciclar é reaproveitar materiais orgânicos e inorgânicos para serem utilizados novamente.    
(   )Reciclar é enterrar o lixo nos lixões.
2.    Como se chamam os materiais que tem origem animal?(0,5)
(   ) Lixo                           (   ) Inorgânicos                             (   ) Orgânicos
3.    Como se chamam os materiais que NÃO tem origem animal?(0,5)
(   ) Lixo(   )Inorgânicos(   ) Orgânicos


4. Para facilitar o processo de reciclagem, como você deve separar o lixo?(1,0)
(   ) Para colaborar no processo de reciclagem, o lixo deve ser separado em 5 tipos: restos de alimentos, metal, papel, vidro e plástico.
(   )Para colaborar no processo de reciclagem, o lixo deve ser armazenado todo junto e colocado na rua.
(   )Para colaborar no processo de reciclagem, o lixo deve ser enterrado em locais diferentes como aterros.

5. Isabel disse que os restos de papel utilizados para o trabalho de artes deveriam ser jogados no cesto azul. Ela está certa ou errada?(0,5)
(   ) Ela está certa;
(   )Ela está errada;

6. Como não conseguiu tomar toda a sopa durante o recreio, em que cesto Joyce deverá jogar o resto do seu alimento?   (0,5)
(   )cesto marrom (   ) cesto amarelo (    )cesto azul (   )cesto verde (   )cesto vermelho

7. Ricardo não sabe onde deve jogar sua lata de refrigerante. Em que cesto ele deve jogar a lata?(0,5)
(   )cesto marrom (   ) cesto amarelo (    )cesto azul (   )cesto verde (   )cesto vermelho

8. Separar o lixo para reciclagem ajuda muito a solucionar o problema do lixo, para isso é preciso que as pessoas joguem o lixo nos cestos corretos. Pinte os cestos com as cores corretas:(2,0)






Resultado de imagem para desenho natalino monica jovem para colorir



BOA PROVA! REVISE ANTES DE ENTREGAR!

Retângulo de cantos arredondados: AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA    5º ANO                    2017
Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ______________
 




Expectativas avaliadas:Identificar as características básicas do Brasil dos anos da República Velha, da Era Vargas, da democracia e da ditadura, e pós-ditadura militar; Compreender a cidadania diante do poder oligárquico,do coronelismo, das ditaduras e a supressão de direitos políticos e civis. Identificar o conceito de cidadania hoje no Brasil e a percepção da condição de cidadão pela população brasileira, as desigualdades econômicas e sociais e as aspirações de direitos pela população brasileira hoje.

Leia o texto abaixo e responda as questões de 1 a 4:
Era Vargas

Era Vargas   O ano de 1930 marcou o desenvolvimento de um processo revolucionário que marcou a política que se desenhava no Brasil desde os tempos da República. Na verdade, a chamada Revolução de 1930 nos aponta uma espécie de rearranjo determinado pelas mudanças vividas na estrutura social e econômica do país.  
   No final dos anos 20, os grupos políticos que estavam descontentes com o poder de São Paulo e Minas Gerais, se aliaram a Getúlio Vargas. Após o movimento político, conhecido como “Revolução de 1930”, Vargas, representando esses grupos políticos, passou a dominar a “cena” política de nosso país, inaugurando o período a que chamamos de Era Vargas. Esse momento recebeu esta denominação porque Getúlio Vargas ocupou o poder por quinze anos (até renunciar ao poder em 1945) e, depois, ainda voltou ao governo, dessa vez eleito, por um breve período, de 1951 a 1954. A marca deixada por ele é percebida até hoje no pensamento político e em diversos aspectos da vida socioeconômica de nosso país.
   A chegada de Getúlio Vargas ao poder não significa apenas o fim do antigo quadro de dominação oligárquica, sob o poder dos cafeicultores. A chamada Era Vargas representa um momento curioso em que o Estado, associado à figura de seu presidente, Getúlio Vargas, vai sendo como que “reinventado”. Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira, em razão das inúmeras alterações sociais, econômicas, políticas e culturais que o governo Vargas realizou no país.
    A Era Vargas teve início com a Revolução de 1930 e pode ser dividida em quatro momentos:
1º- 1930 à 1934- Governo Provisório: Vargas foi chefe de um governo provisório por quatro anos, após o movimento que o levou ao poder com apoio dos militares e de outros grupos políticos .
2º- 1934 à 1937- Governo Constitucional: Eleito pelo Poder Legislativo, Vargas governou com a Constituição de 1934.
3º-1937 à 1945- Estado Novo: Vargas deu um golpe de Estado, fez uma nova Constituição e passou a governar de forma autoritária, tornando-se um ditador.
4º-1951 à 1954 – Segundo Governo Vargas - Em 1951, Getúlio Vargas volta ao governo, desta vez eleito pelo voto popular. *Entre 1945 e 1951 o Brasil viveu um período de redemocratização, sob o governo de Eurico Gaspar Dutra, que, mesmo com a constituição promulgada em 1946, também terminou com uma crise política.

                                                           Texto adaptado de: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas.
Responda:
1-  De 1930 a 1945 quem governou o Brasil?
______________________________________________________________________________________

2-
A chegada de Getúlio Vargas ao poder significa também:
(   ) Novo império
(    )Velha administração
(    )O fim do antigo quadro de dominação oligárquica, sob o poder dos cafeicultores.
3- Era Vargas é o nome que se dá a o que?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
3- De 1930 a 1934 no Governo Provisório com o apoio de quem Getúlio Vargas chegou ao poder?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
4- De 1937 a 1945 no Estado Novo o que Getúlio Vargas fez para permanecer no poder?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

 Quem foi Getúlio Vargas, principais realizações de seus governos, forma de governar:


Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi presidente do Brasil durante dois mandatos.: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
- Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.
- Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930
- Governo marcado pelo nacionalismo e populismo. 
- Fechou o Congresso Nacional no ano de 1937 e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora. 
- Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda para censurar e controlar manifestações contra opostas ao seu governo.
- Perseguiu opositores políticos, principalmente, partidários e simpatizantes do socialismo. 

Realizações importantes de seu governo: 

- Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
- Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas. 
- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .
- Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 
- Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945. 

O Segundo Mandato

- Vargas foi eleito presidente da República em 1950, através das vias democráticas, ou seja, pelo voto popular. 
- Neste segundo mandato continuou com uma política nacionalista. 
- Criou a campanha do "Petróleo é Nosso", para impedir que empresas estrangeiras pudessem explorar o petróleo em terras brasileiras. Esta campanha resultou, posteriormente, na criação da Petrobrás. 

A crise do governo Vargas e o suicídio

- Em 1954, o clima político no Brasil era tenso e conflituoso. Havia fortes críticas por parte da imprensa ao governo de Vargas. Os militares também estavam descontentes com medidas consideradas “de esquerda” tomadas por Vargas. A população também estava muito descontente, pois a situação econômica do país era ruim. 
-Existia, portanto, grande pressão para que ele renunciasse. Porém, em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. 


5- O que foi o Estado Novo? Marque a resposta certa:

( ) Período da ditadura em que
Vargas foi eleito presidente da República em 1950.
(   ) Período em que Getúlio Vargas
deu um golpe de Estado, fez uma nova Constituição e passou a governar de forma autoritária, tornando-se um ditador.
(  ) Período da ditadura em que após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945. 

6- Marque (X) somente as repostas verdadeiras:
(  ) Durante o longo governo de Vargas, ele criou várias empresas como a EMBRAER e a GM.
( ) Getúlio Vargas utilizava a imprensa para controlar opiniões contrárias ao seu governo.
( )
Vargas foi eleito presidente da República em 1950,  pelo voto popular. 
( )
Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945).

7- Marque com x quais as realizações importantes do governo Getulio Vargas: 

(   )Criou a Justiça do Trabalho em 1939;
(   ) Criou os bancos brasileiros
(  )Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.
(   )Criou  as estações de tratamento de água brasileiras
Resultado de imagem para desenho natalino monica jovem para colorir(  ) Criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco .
(   ) Criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

 8- Como Getulio Vargas faleceu?

___________________________________________________________________
BOA PROVA!

Retângulo de cantos arredondados: NOME: ____________________________________________________________________DATA: ___________________ 


Expectativas avaliadas:Escrever cartas de leitor expressando-se com clareza e emitindo sua opinião a respeito da matéria lida, utilizando procedimentos de escrita (planejar, escrever e revisar) no processo de produção da carta de leitor.

Imagine e escreva a carta de leitor que o garoto enviou após ler a matéria Terra das águas. Lembre-se das características desse gênero de texto. (5,0).
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Minhas Avaliações
4° Bimestre
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBb9ES1IHBitd5RZzIkaJJK-Fo6xKKmwzjxLhDc3TZVuWdgYvYAeuGGjGgy-1vtA6undMjjkjIl4tvwY1ghFn39EWWGZ_deOhE4pRtP2F19gzz5M7Fw99KaPlOJwzp3gz0a8aUKf4KyLty/s1600/capa+2.jpg


Nome: _______________________________

Professora: _______________________ ____

Nenhum comentário: