domingo, 1 de outubro de 2017

Estratégias e recursos da aula
Orientações didáticas
Aula 1
* Dispor a sala em círculo e perguntar aos alunos se eles já ouviram falar na técnica de exposição oral chamada seminário e como eles imaginam ser uma apresentação em forma de seminário.
* Definir com a classe um tema que seja recorrente na mídia, por exemplo, as causas do aquecimento global, a poluição do ar e da água ou o desequilíbrio do meio ambiente, ou outros temas que estejam ligados à relação homem x natureza, e para quem eles gostariam de se apresentar como expositores. Formar grupos de até 4 elementos para iniciarem as primeiras apresentações em  seminário.
Aula 2
Realização dos seminários em sala de aula. Durante as apresentações, é importante que o/a professor/a faça anotações sobre a maneira como os alunos se comportam linguística e discursivamente frente à sala de aula.
Aula 3
Finalizadas as apresentações, realizar com os alunos uma primeira avaliação a respeito da forma como o seminário foi realizado. Perguntar, por exemplo, quais as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento da atividade. Neste momento, estimular um debate sobre a utilização da voz e da postura corporal. Explicar que esses elementos, muitas vezes, transmitem intenções que as palavras, sozinhas, não chegam a expressar. Fazer perguntas também em relação à estrutura formal da apresentação:
a) o grupo demonstrou domínio sobre o assunto abordado?
b) o tema foi apresentado de forma organizada?
c) a classe prestou atenção e participou fazendo perguntas?
d) o grupo utilizou bem o tempo disponível para a apresentação?
e) houve utilização de recursos para ajudar na exposição oral? Qual(is)?
Em relação aos componentes do grupo, avaliar:
a) os apresentadores demonstraram autocontrole no momento da apresentação do seminário?
b) os expositores adotaram uma postura gestual e corporal adequada?
c) utilizaram adequadamente a linguagem formal?
d) como os alunos utilizaram o tom de voz durante a apresentação?
e) o grupo conseguiu responder minimamente às respostas feitas pelos colegas?
Aula 4

Após essa primeira avaliação sobre o modo como os alunos se comportaram linguística e discursivamente frente à proposta de apresentação de um seminário para os colegas de classe, levá-los ao Laboratório de Informática da escola, organizá-los em duplas ou trios e discutir com eles sobre como prender a atenção do público e como falar de forma clara e com segurança. Para isso, acesse com eles os sítios http://www.youtube.com/watch?v=fBJaCMZttlY&feature=PlayList&p=8C38F593C2B7CC73&index=2http://www.youtube.com/watch?v=_eIs-p2QIas&NR=1   e http://www.youtube.com/watch?v=l4gFnbqQFfE&feature=related que abordam questões discursivas importantes no momento de se realizar uma exposição oral em seminário, palestras, etc.  Após assistir em sala a cada um desses vídeos, trocar ideias com os alunos para delinear o planejamento do texto para exposição oral.                           
Aula 5
1º momento: Hora de entrar, propriamente, no planejamento do texto oral. Apresentar à turma os marcadores de estruturação, palavras e expressões que dão sequência à exposição das informações: “em primeiro lugar”, “em seguida”, “depois”, “então”, “portanto” etc. Chamar a atenção dos alunos para o uso dos tempos verbais no futuro para apresentação do plano de exposição: “falarei primeiro sobre”, “farei agora” etc.
2º momento: Para debater a estrutura interna da exposição oral, apresentar aos alunos as expressões usadas para introduzir assuntos, dar sequência a eles e finalizá-los. Algumas sugestões de apresentação: “vou tentar explicar”, “o assunto da minha exposição será”. Para o desenvolvimento das ideias durante e apresentação: “agora vou passar a falar de”, “abordarei agora outro aspecto”. E na conclusão: “gostaria de resumir alguns pontos”, “para concluir”, “finalizando” etc. Em seguida, organizar com os alunos um quadro-síntese com as ideias principais de como se deve estruturar uma exposição oral em seminário, de acordo com o texto lido, os vídeos apresentados e as discussões realizadas em sala de aula.
Aula 6
Após ensinar aos alunos o que Bakhtin (1953/2000) chama de  conteúdo temático, estilo verbal e construção composicional do gênero exposição oral, propor, em parceria com o professor de Ciências/Biologia, a apresentação de um outro seminário para verificar a apropriação dos conhecimentos relativos ao gênero em questão. Os alunos podem, por exemplo, aproveitar as pesquisas que foram realizadas por ocasião da primeira apresentação de seminário e fazer as adequações necessárias, conforme foi explicitado acima, e convidar um público diferente para assistir aos seminários. Eles podem convidar, por exemplo, professores e colegas de outras turmas.
Recursos Complementares


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