"Final de ano
chegando e nós pedagogos ficamos louquinhos com tanto relatório para redigir,
para dar uma mãozinha aos queridos professores do Fundamental, aqui estão
alguns modelinhos de Parecer Descritivo ou Relatório Descritivo de Alunos.
Espero que ajude! Divirtam-se!!!"
Adriane de Lima Barros
Considerando os
objetivos trabalhados durante o 1º semestre do decorrido ano, foi possível
constatar que a aluna Adriane de Lima Barros tem demonstrado um bom desempenho
no que diz respeito à leitura e escrita. Lê com fluência qualquer tipo de
texto, porém, apresenta certa dificuldade em fazer conexões da leitura com a
realidade.
Foi observado que, no
início do ano letivo, em ocasiões de atividades de produção textual, a aluna
apresentou dificuldades em criar textos. Ocasionalmente escreve algumas
palavras faltando letras, escrevendo por exemplo: agus para alguns; cando para
quando; dento para dentro; entre outras.
É muito esforçada e
sempre tem buscado mais informações sobre os assuntos apresentados em classe e
apesar de ser um pouco inibida, expressa as suas opiniões sobre os conteúdos
trabalhados.
Em Língua portuguesa, a
aluna demonstrou certa dificuldade em identificar palavras com Hiatos, pois
sempre as confundia com as palavras com ditongos. Outro conteúdo que ainda se
mostra confuso para ela é identificar palavras com oxítonas, paroxítonas e
proparoxítonas, no entanto, este assunto ainda está sendo trabalhado.
Em matemática, ela
desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, realiza cálculos simples envolvendo
adição, subtração e multiplicação, apresentado dificuldades apenas em organizar
o números aleatórios em ordem crescente e decrescente, bem como em fazer a
decomposição de números.
Apesar de ser um pouco
tímida, a aluna se socializa muito bem com os demais colegas, sempre cooperando
nas atividades em grupo e aceitando as sugestões da professora.
Possui uma excelente
compreensão acerca da importância da preservação do meio ambiente para
beneficiar as gerações futuras, tem adotado cuidados com o corpo e com o
ambiente escolar.
A aluna demonstra uma
ótima aptidão para as artes, pois em todos os trabalhos que realiza, é possível
notar bastante dedicação e beleza.
Nas disciplinas que
requerem muita interpretação textual, como ciências, geografia e história, a
aluna apresenta lentidão em realizar as atividades, pois a mesma, por vezes,
tem sentido dificuldades na interpretação dos enunciados, dificuldade esta, que
vem sendo trabalhada ao longo do semestre e que tende a deixar de ser um
agravante no processo de ensino e aprendizagem da aluna em questão.
É importante ressaltar
que a aluna, apesar das dificuldades normais que tem enfrentado, apresenta-se
como uma ótima educanda, é esforçada e determinada. Considerando os aspectos da
aprendizagem, vale pontuar que a mesma tem avançado muito e tende a eliminar
brevemente os pontos negativos apresentados neste relatório.
Allana Mayra da Silva
Mesquita
Analisando de forma processual o desempenho da aluna, foi possível considerar
que a mesma está desenvolvendo-se pausadamente no processo de ensino e
aprendizagem.
Possui uma boa integração social com os colegas de classe é participativa nas
atividades em grupo e que envolvem arte. É bastante carismática e sempre pronta
em ajudar, aceita as opiniões dos colegas e professores, respeitando-os e
mantendo boas relações com eles.
Apresenta algumas
dificuldades de leitura e interpretação de texto. Costuma escrever palavras
faltando letras. Algumas vezes escreve palavras que deveriam estar no plural só
que faltado a letra S.
Desenvolve-se bem em
operações matemáticas referentes a adição, valores relativo e absoluto, sistema
de numeração decimal, centenas, milhar entre outros. Apresentando dificuldades
em decompor números e fazer a devida composição dos mesmos e também em resolver
problemas matemáticos, por conta da má compreensão dos enunciados.
A aluna concentra–se
muito pouco nas aulas, bem como nas atividades, demonstrando pouco interesse em
desenvolver-se. Tem carecido em realizar atividades que são enviadas para casa,
e em sala de aula realiza as atividades de forma parcial. Freqüentemente
esquece os livros em casa.
O seu desempenho nas
demais disciplinas mostra-se por vezes comprometido devido à falta de
concentração, visto que tais disciplinas como ciências, geografia e história
requerem boa interpretação textual e atenção. Tal dificuldade da aluna nesse
aspecto, provocou um baixo desempenho nas primeiras avaliações bimestrais.
Alan Diêgo de Oliveira
Rodrigues
Com base na
visualização diária do desenvolvimento do aluno Alan Diêgo de Oliveira
Rodrigues, foi possível concluir que o mesmo possui um ótimo desenvolvimento
cognitivo.
É muito sociável,
participa com interesse de grande parte das atividades realizadas em sala de
aula, é bastante comunicativo. Por vezes, tem demonstrado certa inquietude o
que leva a educadora a chamar-lhe a atenção para as explicações diversas vezes.
Lê e interpreta os
textos trabalhados em classe sem maiores dificuldades, produz frases e pequenos
textos com entendimento e criatividade. Os textos produzidos por ele são
dotados de lógica e coerência. Possui uma boa ortografia.
O aluno constrói o
conceito lógico-matemático, resolvendo cálculos envolvendo adição, subtração e
multiplicação, realizando de forma eficaz as atividades matemáticas.
Em relação aos aspectos
ambientais, o aluno mostra que compreende a importância da preservação do meio
ambiente para o benefício das gerações futuras. Tem assimilado sobre a
importância de se ter cuidados de higiene com o corpo, com os alimentos e com o
ambiente do lar, como um item essencial para a prevenção de doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário