domingo, 1 de outubro de 2017


"Final de ano chegando e nós pedagogos ficamos louquinhos com tanto relatório para redigir, para dar uma mãozinha aos queridos professores do Fundamental, aqui estão alguns modelinhos de Parecer Descritivo ou Relatório Descritivo de Alunos. Espero que ajude! Divirtam-se!!!"
Adriane de Lima Barros
Considerando os objetivos trabalhados durante o 1º semestre do decorrido ano, foi possível constatar que a aluna Adriane de Lima Barros tem demonstrado um bom desempenho no que diz respeito à leitura e escrita. Lê com fluência qualquer tipo de texto, porém, apresenta certa dificuldade em fazer conexões da leitura com a realidade.
Foi observado que, no início do ano letivo, em ocasiões de atividades de produção textual, a aluna apresentou dificuldades em criar textos. Ocasionalmente escreve algumas palavras faltando letras, escrevendo por exemplo: agus para alguns; cando para quando; dento para dentro; entre outras.
É muito esforçada e sempre tem buscado mais informações sobre os assuntos apresentados em classe e apesar de ser um pouco inibida, expressa as suas opiniões sobre os conteúdos trabalhados.
Em Língua portuguesa, a aluna demonstrou certa dificuldade em identificar palavras com Hiatos, pois sempre as confundia com as palavras com ditongos. Outro conteúdo que ainda se mostra confuso para ela é identificar palavras com oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, no entanto, este assunto ainda está sendo trabalhado.
Em matemática, ela desenvolveu-se bem na maior parte dos conteúdos, realiza cálculos simples envolvendo adição, subtração e multiplicação, apresentado dificuldades apenas em organizar o números aleatórios em ordem crescente e decrescente, bem como em fazer a decomposição de números.
Apesar de ser um pouco tímida, a aluna se socializa muito bem com os demais colegas, sempre cooperando nas atividades em grupo e aceitando as sugestões da professora.
Possui uma excelente compreensão acerca da importância da preservação do meio ambiente para beneficiar as gerações futuras, tem adotado cuidados com o corpo e com o ambiente escolar.
A aluna demonstra uma ótima aptidão para as artes, pois em todos os trabalhos que realiza, é possível notar bastante dedicação e beleza.
Nas disciplinas que requerem muita interpretação textual, como ciências, geografia e história, a aluna apresenta lentidão em realizar as atividades, pois a mesma, por vezes, tem sentido dificuldades na interpretação dos enunciados, dificuldade esta, que vem sendo trabalhada ao longo do semestre e que tende a deixar de ser um agravante no processo de ensino e aprendizagem da aluna em questão.
É importante ressaltar que a aluna, apesar das dificuldades normais que tem enfrentado, apresenta-se como uma ótima educanda, é esforçada e determinada. Considerando os aspectos da aprendizagem, vale pontuar que a mesma tem avançado muito e tende a eliminar brevemente os pontos negativos apresentados neste relatório.



Allana Mayra da Silva Mesquita
            Analisando de forma processual o desempenho da aluna, foi possível considerar que a mesma está desenvolvendo-se pausadamente no processo de ensino e aprendizagem.
            Possui uma boa integração social com os colegas de classe é participativa nas atividades em grupo e que envolvem arte. É bastante carismática e sempre pronta em ajudar, aceita as opiniões dos colegas e professores, respeitando-os e mantendo boas relações com eles.
Apresenta algumas dificuldades de leitura e interpretação de texto. Costuma escrever palavras faltando letras. Algumas vezes escreve palavras que deveriam estar no plural só que faltado a letra S.
Desenvolve-se bem em operações matemáticas referentes a adição, valores relativo e absoluto, sistema de numeração decimal, centenas, milhar entre outros. Apresentando dificuldades em decompor números e fazer a devida composição dos mesmos e também em resolver problemas matemáticos, por conta da má compreensão dos enunciados.


A aluna concentra–se muito pouco nas aulas, bem como nas atividades, demonstrando pouco interesse em desenvolver-se. Tem carecido em realizar atividades que são enviadas para casa, e em sala de aula realiza as atividades de forma parcial. Freqüentemente esquece os livros em casa.
O seu desempenho nas demais disciplinas mostra-se por vezes comprometido devido à falta de concentração, visto que tais disciplinas como ciências, geografia e história requerem boa interpretação textual e atenção. Tal dificuldade da aluna nesse aspecto, provocou um baixo desempenho nas primeiras avaliações bimestrais.
Alan Diêgo de Oliveira Rodrigues
Com base na visualização diária do desenvolvimento do aluno Alan Diêgo de Oliveira Rodrigues, foi possível concluir que o mesmo possui um ótimo desenvolvimento cognitivo.
É muito sociável, participa com interesse de grande parte das atividades realizadas em sala de aula, é bastante comunicativo. Por vezes, tem demonstrado certa inquietude o que leva a educadora a chamar-lhe a atenção para as explicações diversas vezes.
Lê e interpreta os textos trabalhados em classe sem maiores dificuldades, produz frases e pequenos textos com entendimento e criatividade. Os textos produzidos por ele são dotados de lógica e coerência. Possui uma boa ortografia.
O aluno constrói o conceito lógico-matemático, resolvendo cálculos envolvendo adição, subtração e multiplicação, realizando de forma eficaz as atividades matemáticas.

Em relação aos aspectos ambientais, o aluno mostra que compreende a importância da preservação do meio ambiente para o benefício das gerações futuras. Tem assimilado sobre a importância de se ter cuidados de higiene com o corpo, com os alimentos e com o ambiente do lar, como um item essencial para a prevenção de doenças.

Nenhum comentário: