domingo, 22 de abril de 2018



APRENDENDO COM OS SERES VIVOS: GENTE, BICHO, PLANTA
 
Professoras: Priscila Braga Oyafuso e Debora C. Belagamba Brandão
E-mail
edinfantil@colegioconsolata.com.br
Série
Educação Infantil
Tempo necessário

1 semestre
Introdução

As crianças hoje vivem em uma sociedade letrada e tecnológica. A realidade cria, a todo momento, desafios que exigem uma visão mais crítica e ampliada sobre os recursos que estão a nossa volta. Portanto, nosso trabalho implica na expressão de formas variadas associadas ao poder da palavra presente em livros, revistas propagandas, jornais, materiais de pesquisas e rodas de conversa em classe.Nesta feita, possibilitamos a reflexão e  a concretização de imagens reais ou imaginárias que as crianças podem vir a fazer “ viajando” entre o passado, presente e o futuro.                  Nossa proposta é muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto propomos, através do tema “ Aprendendo com os seres vivos”, atividades que desenvolvam habilidades em que a criança possa se apropriar do sistema de escrita da língua portuguesa, ao mesmo tempo em que irá ampliando o universo das crianças,através, de diversos tipos de textos presentes na sociedade.


Objetivos

Serão desenvolvidas as competências e habilidades referentes ao domínio de:
a) Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
b) Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
c) Conhecer diferentes tipos de plantas e animais e perceber que suas características estão relacionadas ao meio em que vivem;
d) Reconhecer, valorizar e respeitar o meio ambiente e o ser humano.
Recursos didáticos



  1. Visita a “ Estação Natureza” , com o intuito de levar as crianças à observação do meio ambiente, plantio e valorização da ética e cidadania através do trabalho com o lixo (reciclagem)
  2. Coleta de dados estatísticos a serem apresentados : gráficos, textos, maquetes e vivências.
  3. Entrevistas com familiares sobre o meio ambiente (passado, presente e futuro)
  4. Filmes, jogos, cartazes;
 Organização da sala
Em alguns momentos do trabalho as crianças estarão em duplas, em outros formarão um círculo e em outros estarão trabalhando em grupos de quatro ou seis crianças  para discussão em rodas de conversa ou pesquisa.
 Desenvolvimento da atividade/ procedimentos
Neste projeto estaremos realizando um trabalho interdisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências através de atividades previamente planejadas quinzenalmente de acordo com o tema proposto, de forma a inserir no cotidiano das crianças situações que possam ser vivenciadas diariamente:
1) Realizar pesquisas com as crianças utilizando um roteiro de entrevista para que pesquisem junto aos pais e familiares os seres vivos. Em classe realizaremos uma roda de pesquisa para  que algumas leiam a pesquisa para a classe e que outras contem de memória o que os pais explicaram sobre o que pesquisou;
2) Selecionar algumas pesquisas para, na lousa, junto com as crianças, elaborar um texto coletivo sobre o assunto pesquisado. Dessa forma, estaremos mostrando às crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção para atender um objetivo específico;
3) Através de jogos iremos agrupar os seres vivos(animais e plantas) numa lista e pedir que cada dupla de alunos escolha um jogo que será divulgado para a outra turma da pré - escola por meio de um cartaz com o nome do jogo e o jeito de brincar;
4) Realizar listagens dos seres vivos, colocando-as em ordem alfabética;
5) Confeccionar um cartaz contendo os animais de estimação das turmas.
6) Elaborar uma cédula da qual constem os animais de estimação levantados pelos alunos e faremos uma votação para escolher três deles. Junto com as crianças, faremos a apuração dos mais votados, colocando na lousa o levantamento dos dados;
7) Realizar pseudo-leitura de músicas e histórias de animais domésticos e selvagens para a confecção de origami;
8) Criar álbuns sobre as plantas aquáticas e terrestres destacando a originalidade de cada região.
9) Elaborar situações problema envolvendo o cotidiano das crianças de forma a estabelecer relações de respeito ao meio ambiente através de recursos diversos( jogos ou material concreto)
10) Identificar e reconhecer o planeta terra como a casa de Deus e a criação dos seres vivos através da confecção de cartazes, maquetes de massinha e oração coletiva, idas a capela (escola e recanto) para reflexão das passagens Bíblicas. Estaremos destacando durante as leituras os seres vivos que encontramos na Bíblia e o episódio da “ Arca de Noé”.
11) Conhecer  o compositor “ Vinicius de Moraes” apresentação da história de vida do autor e do episódio da Bíblia : “Arca de Noé” estaremos apresentando (músicas, poemas, dramatizações.etc...)        
 Finalizando a atividade, organizaremos junto com as crianças cartazes, maquetes,livros e materiais diversos que serão utilizados no Espaço Cultural .
Avaliação

Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
a) utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever;
b) discutiu oralmente;
c) colaborou com o grupo no roteiro de pesquisa com os pais;
d) organizou individual e coletivamente os dados coletados na pesquisa; 
e) trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz.
f) elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes;
g) relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita em língua portuguesa, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever;
h) Em anexo quadro de avaliação.
Contextualização

Nosso objetivo é que as crianças possam desenvolver competências e habilidades através de um tema gerador( Gente,Bichos e plantas) e que este possa transpor as paredes da escola e vir a tornar-se um projeto social maior entre estes que hoje são crianças e amanhã serão futuros adultos porém mais conscientes de suas cidadania, e  sobre a linguagem (as propriedades da escrita bem como os tipos de textos trabalhados). Mostra aos alunos que há momentos certos para falar e para ouvir, para ler e para escrever. Os diferentes tipos de registros que ocorrem durante a atividade (lista, instruções e cartazes) mostram como a linguagem escrita é capaz de organizar as informações dependendo da situação. Os alunos aprendem também a sintetizar as informações percebem a importância de se falar ou escrever de forma adequada, para que sejam compreendidos.



Aprofundamento do conteúdo

Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, nós estaremos como intérpretes e, às vezes, escriba da produção das crianças. A atividade proposta trabalha com três tipos de textos, a saber:
LISTA - texto com palavras do mesmo campo semântico com uma disposição gráfica vertical ou horizontal. Texto que procura organizar informações e que exercita a memória. Ao lado deste conhecimento textual, pode-se contribuir para que a criança vá conhecendo as características do sistema de escrita, se forem sendo estabelecidas comparações no que se refere ao conhecimento/uso de letras como representação de fonemas, a direção da escrita, a distribuição das unidades gráficas das palavras (quais e quantas letras em cada vocábulo; quais iniciam com a mesma letra, quais têm a última letra igual, etc), as formas e tipos de letras;

TEXTO INSTRUCIONAL - que prescreve ações/orientações precisas para a realização de tarefas, no caso, as regras de brincadeiras infantis: nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido);

CARTAZ - possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho. O cartaz é um tipo de texto breve sobre cartolina ou cartões cuja organização espacial no papel (diagramação, cores, tamanho de letras) deve permitir a leitura à distância.
Bibliografia
BUSQUETS, Maria Dolores( e outros). Temas Transversais em Educação. São Paulo Ática,1997

JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de texto. volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994
KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
TEBEROSKY, Ana. Aprendendo a escrever. Perspectivas psicológicas e implicações educacionais. São Paulo: Ática, 1994
COLL, César. O construtivismo na sala de aula. Série Fundamentos. São Paulo Ática, 1996
CARVALHO, Marlene. Guia Prático do Alfabetizador. São Paulo Ática,   1994


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