APRENDENDO COM OS SERES VIVOS: GENTE, BICHO, PLANTA
Professoras: Priscila Braga Oyafuso e Debora C. Belagamba Brandão
edinfantil@colegioconsolata.com.br
Educação Infantil
1 semestre
As crianças hoje vivem em uma sociedade letrada e tecnológica. A realidade cria, a todo momento, desafios que exigem uma visão mais crítica e ampliada sobre os recursos que estão a nossa volta. Portanto, nosso trabalho implica na expressão de formas variadas associadas ao poder da palavra presente em livros, revistas propagandas, jornais, materiais de pesquisas e rodas de conversa em classe.Nesta feita, possibilitamos a reflexão e a concretização de imagens reais ou imaginárias que as crianças podem vir a fazer “ viajando” entre o passado, presente e o futuro. Nossa proposta é muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este projeto propomos, através do tema “ Aprendendo com os seres vivos”, atividades que desenvolvam habilidades em que a criança possa se apropriar do sistema de escrita da língua portuguesa, ao mesmo tempo em que irá ampliando o universo das crianças,através, de diversos tipos de textos presentes na sociedade.
Serão desenvolvidas as competências e habilidades referentes ao domínio de:
a) Falar
e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com
atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
b)
Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas,
direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
c)
Conhecer diferentes tipos de plantas e animais e perceber que suas
características estão relacionadas ao meio em que vivem;
d)
Reconhecer, valorizar e respeitar o meio ambiente e o ser humano.
- Visita
a “ Estação Natureza” , com o intuito de levar as crianças à observação do
meio ambiente, plantio e valorização da ética e cidadania através do
trabalho com o lixo (reciclagem)
- Coleta de dados estatísticos
a serem apresentados : gráficos, textos, maquetes e vivências.
- Entrevistas com familiares
sobre o meio ambiente (passado, presente e futuro)
- Filmes, jogos, cartazes;
Em alguns
momentos do trabalho as crianças estarão em duplas, em outros formarão um
círculo e em outros estarão trabalhando em grupos de quatro ou seis
crianças para discussão em rodas de
conversa ou pesquisa.
Neste
projeto estaremos realizando um trabalho interdisciplinar, desenvolvendo
habilidades e competências através de atividades previamente planejadas
quinzenalmente de acordo com o tema proposto, de forma a inserir no cotidiano
das crianças situações que possam ser vivenciadas diariamente:
1)
Realizar pesquisas com as crianças utilizando um roteiro de entrevista para que
pesquisem junto aos pais e familiares os seres vivos. Em classe realizaremos
uma roda de pesquisa para que algumas
leiam a pesquisa para a classe e que outras contem de memória o que os pais explicaram
sobre o que pesquisou;
2) Selecionar
algumas pesquisas para, na lousa, junto com as crianças, elaborar um texto
coletivo sobre o assunto pesquisado. Dessa forma, estaremos mostrando às
crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção
para atender um objetivo específico;
3)
Através de jogos iremos agrupar os seres vivos(animais e plantas) numa lista e
pedir que cada dupla de alunos escolha um jogo que será divulgado para a outra
turma da pré - escola por meio de um cartaz com o nome do jogo e o jeito de
brincar;
4)
Realizar listagens dos seres vivos, colocando-as em ordem alfabética;
5)
Confeccionar um cartaz contendo os animais de estimação das turmas.
6)
Elaborar uma cédula da qual constem os animais de estimação levantados pelos
alunos e faremos uma votação para escolher três deles. Junto com as crianças,
faremos a apuração dos mais votados, colocando na lousa o levantamento dos
dados;
7)
Realizar pseudo-leitura de músicas e histórias de animais domésticos e
selvagens para a confecção de origami;
8) Criar
álbuns sobre as plantas aquáticas e terrestres destacando a originalidade de
cada região.
9)
Elaborar situações problema envolvendo o cotidiano das crianças de forma a
estabelecer relações de respeito ao meio ambiente através de recursos diversos(
jogos ou material concreto)
10)
Identificar e reconhecer o planeta terra como a casa de Deus e a criação dos
seres vivos através da confecção de cartazes, maquetes de massinha e oração
coletiva, idas a capela (escola e recanto) para reflexão das passagens Bíblicas.
Estaremos destacando durante as leituras os seres vivos que encontramos na
Bíblia e o episódio da “ Arca de Noé”.
11)
Conhecer o compositor “ Vinicius de
Moraes” apresentação da história de vida do autor e do episódio da Bíblia :
“Arca de Noé” estaremos apresentando (músicas, poemas,
dramatizações.etc...)
Finalizando a atividade, organizaremos junto
com as crianças cartazes, maquetes,livros e materiais diversos que serão
utilizados no Espaço Cultural .
Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
a)
utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz
sentido falar, ouvir, ler ou escrever;
b)
discutiu oralmente;
c)
colaborou com o grupo no roteiro de pesquisa com os pais;
d) organizou
individual e coletivamente os dados coletados na pesquisa;
e)
trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos
trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz.
f)
elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes;
g)
relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita em língua
portuguesa, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa
escrever;
h) Em
anexo quadro de avaliação.
Nosso objetivo é que as crianças possam desenvolver competências e habilidades através de um tema gerador( Gente,Bichos e plantas) e que este possa transpor as paredes da escola e vir a tornar-se um projeto social maior entre estes que hoje são crianças e amanhã serão futuros adultos porém mais conscientes de suas cidadania, e sobre a linguagem (as propriedades da escrita bem como os tipos de textos trabalhados). Mostra aos alunos que há momentos certos para falar e para ouvir, para ler e para escrever. Os diferentes tipos de registros que ocorrem durante a atividade (lista, instruções e cartazes) mostram como a linguagem escrita é capaz de organizar as informações dependendo da situação. Os alunos aprendem também a sintetizar as informações percebem a importância de se falar ou escrever de forma adequada, para que sejam compreendidos.
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que a criança em início de alfabetização precisa empreender: o conhecimento do sistema de escrita alfabético e a linguagem escrita expressa em vários textos presentes na sociedade. Assim, todas as crianças deverão estar envolvidas em todos os momentos do trabalho, mesmo aquelas que ainda não escrevem convencionalmente. Neste caso, nós estaremos como intérpretes e, às vezes, escriba da produção das crianças. A atividade proposta trabalha com três tipos de textos, a saber:
LISTA -
texto com palavras do mesmo campo semântico com uma disposição gráfica vertical
ou horizontal. Texto que procura organizar informações e que exercita a memória.
Ao lado deste conhecimento textual, pode-se contribuir para que a criança vá
conhecendo as características do sistema de escrita, se forem sendo
estabelecidas comparações no que se refere ao conhecimento/uso de letras como
representação de fonemas, a direção da escrita, a distribuição das unidades
gráficas das palavras (quais e quantas letras em cada vocábulo; quais iniciam
com a mesma letra, quais têm a última letra igual, etc), as formas e tipos de
letras;
TEXTO INSTRUCIONAL - que prescreve ações/orientações precisas para a realização de tarefas, no caso, as regras de brincadeiras infantis: nome da brincadeira, lista de quantas pessoas e/ou materiais usados (se for o caso), modo de brincar (com uso de verbos no imperativo que é o modo da ordem ou pedido);
CARTAZ - possibilita registrar e divulgar as sínteses feitas pelos alunos no decorrer do trabalho. O cartaz é um tipo de texto breve sobre cartolina ou cartões cuja organização espacial no papel (diagramação, cores, tamanho de letras) deve permitir a leitura à distância.
BUSQUETS,
Maria Dolores( e outros). Temas Transversais em Educação. São Paulo Ática,1997
JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de texto. volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994
KAUFMAN,
Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1995
TEBEROSKY,
Ana. Aprendendo a escrever. Perspectivas psicológicas e implicações
educacionais. São Paulo: Ática, 1994
COLL,
César. O construtivismo na sala de aula. Série Fundamentos. São Paulo Ática,
1996
CARVALHO,
Marlene. Guia Prático do Alfabetizador. São Paulo Ática, 1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário