CRECHE MUNICIPAL “MARIA INEZ
CREPALDI”
PROJETO MEIO
AMBIENTE
Professoras: Paula
Juviane –Berçário II
Márcia – Maternal I“A”
Adriana – Maternal I“B”
Maria Aparecida – Maternal II
Tempo estimado:abril
à julho 2012
Justificativa: Este projeto tem a intenção de desenvolver em
nossos alunos ações e postura responsáveis e saudáveis. Seja junto à natureza,
em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.
Entendemos que é na
infância que se desenvolvem hábitos saudáveis e se estabelece padrão de
comportamentos baseados em valores morais e sociais.
Objetivos:
-Conscientizar as
crianças da importância de cuidar do meio ambiente.
-Explorar o meio
ambiente.
-Incentivar o
cuidado ao meio ambiente em que vivemos.
-Proporcionar novos
conhecimentos e vivências.
Desenvolvimento:
-Confecção de um
painel com imagens ilustrando a preservação e cuidados com o meio ambiente.
- Contar uma
história relacionada ao plantio e cultivo de plantas;
-Apresentação dos materiais
que serão utilizadospara a semeadura.
-Observação do
preparo da jardineira e plantio das sementes.
- Escolha do local
para dispor a jardineira.
-Cada dia uma turma
ficará responsável em regar e cuidar da plantação.
Avaliação:Observação, participação, colheita e degustação
feita pelas crianças.
Projeto:
"Dedo verde"
Público alvo:
De berçário I à jardim II
Autores:
Toda equipe docente e coordenadora pedagógica
Justificativa:
O projeto de Educação Ambiental é uma das metas de trabalho de nossa
escola, tendo como princípios a concepção do meio ambiente em sua totalidade,
considerando a interdependência entre o meio natural , o sócio-econômico e o
cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
Objetivos Geral:
Estimular a participação de professores, funcionários, pais e alunos
resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais. O
envolvimento da escola com o tema educação ambiental gera a necessidade de
conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado
com as crianças.
Objetivos Específicos:
· estimular a
implantação de um viveiro de mudas e arbonização na escola;
· reduzir, reciclar,
repensar, reutilizar;
· sensibilizar o aluno
sobre as questões ambientais, através da arte e das brincadeiras;
Projetos por turmas:
· Berçário I – Projeto
Soprinho (ar);
· Berçário misto -
Projeto Passos Molhados (água);
· Berçário II - Projeto
Mãos à Terra;
· Maternal I A e B -
Projeto Cházinho;
· Maternal II A e B -
Projeto Sementinha;
· Jardim I A e B -
Estação das Flores;
· Jardim II A e B -
Salada, saladinha (projeto complementar de artes “Tarcila”).
Culminância
Construção de um viveiro, nos fundos da escola, com a participação de todas as turmas, sob orientação das educadoras , pais e colaboradores desta escola e “Mostra Pedagógica” como forma de mostrar todo processo do projeto do ano letivo.
Bibliografia
· Referencial
curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do
Desporto.
· Educação Ambiental
com crianças pequenas – Relato de Experiência – seção Cotidiano (pesquisa
Google).
· Instituto “o direito
por Um Planeta Verde” Legislação – Lei nº 9.798, de 27 de abril de 1999.
Berçário
I
Projeto:
"Soprinho"
Tema: Ar (o fôlego da vida
Público alvo: berçário I (crianças de 3 meses a 9 meses)
Autores:
Justificativa: este trabalho visa possibilidade as crianças a ter
seu primeiro conceito de ar, vento, a qual faremos experiências e brincadeiras.
Como poderemos usar o ar em nossas brincadeiras, qual brinquedos precisam de
vento para funcionar.
Objetivos: ajudar às crianças a aprender através de situações lúdicas, conhecendo o meio em que vivem.
Conteúdos: ar e vento, clima
Materiais utilizados:
· bexigas;
· Cartazes,
· Cata-vento,
· Papeis diversos,
· Brinquedos.
Culminância: festa da bexiga, Cata-vento
Bibliografia:
· Referencial
Curricular para a educação Infantil
· (MORENO) Jean Carlos,
(JUNIOR) Antonio Fontoura Coleção Vitória Regia; estudos sociais.
· Fonte interne
Berçário
Misto
Projeto:
"Passos Molhados"
Tema: Água
Período: de fevereiro a dezembro
Público Alvo: Berçário Misto (crianças de 9 meses à 1,04)
Justificativa:
Vemos a necessidade da água como um elemento indispensável para nossas
vidas, nossa saúde e para o meio em que vivemos.
Objetivos:
· Explorar o meio
ambiente;
· Ter contato com a
água, explorando-a;
· Valorizar sua
importância para os seres vivos;
· Manifestar interesse
e curiosidade por esse elemento;
· Estabelecer contato
com pequenos animais aquáticos;
· Reconhecer os
principais estados da água (liquido, sólido e gasoso) e suas diferentes
temperaturas.
Conteúdo:
· Conversa sobre a
água;
· Banho diário – banho
de piscina;
· Brincadeiras com
água;
· Sensação (gelo);
· Observação da chuva;
· Histórias
relacionadas à água, ao meio ambiente;
· Registrar nosso
trabalho.
Materiais utilizados:
1. Livros de histórias;
2. Gelo;
3. Água;
4. Tintas;
5. Pincéis, espumas,
rolinhos para pintura;
6. Diversos papéis;
7. Bexigas;
8. Pratinhos de papelão.
Culminância
Confecção de um aquário.
Avaliação
A avaliação será constante (todos os dias) observando a curiosidade, o
envolvimento e o interesse das crianças pelo meio ambiente e pela água.
Bibliografia
Livro: REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL - SECRETÁRIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANT
Berçário
II
Projeto:
"Mãos a Terra"
Tema: Terra
Público alvo: Berçário II crianças de 1 a 2 anos
Justificativa:
Observamos a necessidade de inserir as crianças na conscientização do
meio ambiente e sua preservação , conhecendo assim seus elementos principais.
Objetivos:
Explorar o meio ambiente para que os alunos possam estabelecer contato
com o solo e pequenos animais, manifestando curiosidade e interesse:
· Observar o
desenvolvimento das plantas;
· Reconhecer o solo
como um ambiente onde habitam seres de várias espécies;
· Reconhecer a
importância do solo para as plantas;
· Valorizar a
preservação do meio ambiente.
Conteúdos:
· Terra;
· Água;
· Seres vivos;
· Meio ambiente.
Materiais utilizados:
· Terra;
· Água;
· Mudas e/ou sementes
de plantas, flores e verduras;
· Vasos, latas e
garrafas descartáveis;
· Livros, sulfite, giz
de cera, guache etc.
Metodologia:
· Roda de conversa sobre
as plantas e os seres vivos;
· Passeio pela unidade
escolar vivenciando o meio ambiente, estabelecendo contato com o solo, as
plantas e pequenos animais;
Culminância: Colher as verduras, preparar uma deliciosa salada, auxiliando os
alunos na sua preparação e saboreá-la juntamente com a refeição do dia.
Bibliografia:
· Site www.faber_castell.com.br
· Referencial
Curricular de Educação Infantil
· Revista Nova
Escola/Editora Abril
Maternal
I A e B
Projeto:
"Cházinho"
Tema: chá, cheiro e curas ( plantas medicinais)
Autores:
Justificativa:
Vemos a necessidade de mostrar para as crianças a importância que as
plantas tem em nossa saúde como a prevenção e até cura de algumas doenças.
Objetivo:
1. Conscientizar a
importância do uso de plantas medicinais à saúde;
2. Valorizar recursos
naturais;
3. Preservar o ambiente,
cuidar das plantas.
Conteúdos:
· A importância das
plantas medicinais para a saúde;
· O trabalho com a
terra;
· A semente, o começo
de tudo;
· Os elementos para a
planta ( alimantaçao da palnta)
· As ervas medicinais
prontas (chá)
Materiais utilizados:
· Sementes ou mudas;
· Terra e água;
· Utensílio para a
plantar as plantas;
· Pazinhas.
Culminância
A planta já plantada e o chá.
Bibliografia:
· Alimentos Saudáveis
“Guia pratico para uma alimentação rica e saudável” .
· SPETHMANN (Carlos
Nascimento); Medicina alternativa de A a Z ; 6ª edição: julho
de 2003.
Maternal
II
Projeto:
"Sementinha"
TEMA: Hortaliças
ÁREAS: Artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e
sociedade e identidade e autonomia
LEITORES: Professores, alunos, pais e toda comunidade escolar
envolvida
JUSTIFICATIVA
A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre
sua qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis, não só os
indivíduos mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um
direito e um recurso aplicável a vida cotidiana.
Portanto este projeto propõe ampliar o conhecimento dos alunos,
ensinando a cada um a cuidar melhor da alimentação, pois, enxergamos que uma
das melhores formas de promover a saúde é através da escola.
OBJETIVOS:
Estimular a criança a ter uma alimentação equilibrada e balanceada com
hábitos alimentares saudáveis, evitando assim doenças e promovendo um bom
desenvolvimento físico, psíquico e social.
Oferecer atividades de experimentação com: cheiro, gosto, duro, mole,
quente, frio, cores e espessura.
CONTEÚDO:
· Proteção a saúde
enfatizando os nutrientes de cada hortaliças, evitando doenças causadas por má
alimentação.
· Orientação sobre
cuidados de armazenamento e higiene ao preparar os alimentos.
· Preparação da
terra(adubação).
· Nutrientes
necessários para a planta.
· Contato com a terra.
· Utilização de sucatas
para o plantio tais como, caixas e saquinhos de leite, garrafas descartáveis,
latinhas.
· Preparação de
alimentos (degustação)
· MATERIAIS UTILIZADOS:
· Papéis e tintas de
diversas cores;
· Sucatas;
· Cola;
· Tesoura;
· Fita crepe;
· Espaços na escola
para a implantação de horta;
· Sementes e mudas;
· Adubo.
· PROCEDIMENTO;
· Propiciar a ampliação
destes conhecimentos, convidando a criança a participar de forma lúdica e
prazerosa de atividades de culinária: preparando salada e suco por exemplo.
· Orientação sobre a
importância das hortaliças na medicina alternativa.
· Passeios em grupos
por locais onde haja horta, para que as crianças possam conhecer e apreciar
ainda melhor as hortaliças.
· CULMINÂNCIA:
Implantação de horta com participação das crianças.
· BIBLIOGRAFIA:
· Livro: “Jogos,
projetos e oficinas”
· “Medicina alternativa
de A a Z”.
Jardim
I A e B
Projeto:
“Estação das Flo
PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.
AUTORAS:
JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores,
levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a
convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
· Trabalhar a percepção
tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as
medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
· Despertar o interesse
pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua
sobrevivência.
· Observar o meio
natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa
de cada criança.
CONTEÚDO:
· Atividades orais e
escritas;
· Plantio de diferentes
mudas;
· Floreira;
· Jogos: Quebra Cabeça,
Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
· Brincadeiras;
· Músicas e Danças;
· Móbiles;
· Culinária
(apresentação de chá);
· Pinturas, Dobraduras
e Recortes;
· Matérias recicláveis
(sucatas);
· Histórias com
fantoches;
· Confecção de livros;
· Técnicas de pintura;
· Máscaras de flores
trabalhadas;
· Argila;
· Massinha de modelar;
· Confecção de
esculturas em flores;
· Painéis;
· Parlendas; Contos;
Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
· Exposição de telas –
Juscelino Soares (Girassol);
· Passeio à
floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:
· Papéis (sulfite,
cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
· Palitos de churrasco;
Garfinhos de madeira.
· Sucatas (garrafa pet
de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
· Tesoura com ponta
arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa,
régua, gliter.
· Agulha de costura,
fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
· Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA
Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de
chá.
BIBLIOGRAFIA:
· Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e
Deporto. Brasília, 1998.
· Revista Nova Escola –
Setembro 2006.
· Projetos Escolares –
Educação Infantil.
AVALIAÇÃO:
Avaliação continua;
Coletivo: plantações e passeio;
Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala
Jardim
II A e B
Projeto:
"Salada, saladinha"
TEMA: verduras e legumes.
DURAÇÃO: março a novembro
PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B
AUTORAS:
JUSTIFICATIVA:
Por meio, da ação continua e gradual deste projeto, pretendendo fazer
com os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da
plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou
seja, não fazer do ato de se alimentar uma obrigação, e sim um hábito
prazeroso, saudável e nutritivo.
OBJETIVOS:
· Identificar
diferentes tipos de alimentos;
· Desenvolver a atenção
e a percepção;
· Estimular a
criatividade e a imaginação;
· Desenvolver o senso
crítico;
· Desenvolver a
cooperação em grupo na elaboração de um plantio saudável;
· Desenvolver a
coordenação motora, os sentidos, as habilidades e opiniões opostas;
· Trabalhar com as
crianças o respeito para com a natureza e consigo mesma;
· Conhecer as cores,
formas, texturas, aromas e sabores, por meio, dos alimentos;
· Desenvolver a
consciência da necessidade de uma boa alimentação;
· Conscientizar os
alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
· Adquirir cuidados com
a saúde e higiene;
· Levar o aluno a
encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de
saúde;
· Aprender a plantar e
colher;
· Classificar e
diferenciar os legumes, frutas e verduras;
· Compreender o valor
nutritivo dos alimentos;
· Diferenciar quais as
partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos);
· Estabelecer as
diferenças entre doce, salgado e azedo.
CONTEÚDOS:
· Jogos e brincadeiras;
· Musicas e dança;
· Histórias e
cantinhos;
· Plantio de diversas
mudas;
· Terrário;
· Boneco de alpiste;
· Horta de garrafa pet;
· Culinária;
· Listas;
· Preservação de nosso
viveiro (coleta de lixo);
· Construção com
sucatas;
· Dobraduras, recortes,
pintura;
· Fantoches de frutas,
legumes;
· Experimentos;
· Quebra-cabeça;
· Jogo da memória e dominó;
· Bingo de frutas;
· Atividades orais e
escritas;
· Confecção de livro
(mundo maravilhoso)
· Técnicas de pintura;
· Máscaras;
· Massinha de modelar;
· Criação de esculturas
(legumes e elementos tirados da natureza);
· Brincadeiras de feira
e supermercado;
· Painel de frutas,
verduras e legumes;
· Textos: parlendas,
contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas;
· Exposição das telas
(Tarsila do Amaral);
· Passeio: a feira, ao
bosque, ao horto florestal.
MATERIAIS UTILIZADOS:
· Papel (sulfite,
cartolina, bubina, cartão, fantasia, crepom, laminado);
· Giz de cera e de
lousa;
· Sucata (garrafa pet);
· Tesoura, cola,
guache, lápis de cor, caneta hidrocor;
· E.V.A;
· Mural e cartazes;
· Horta (viveiro);
· Sementes e mudas
(legumes, verduras, frutas);
· Pinturas;
· Desenhos;
· CD de músicas;
· Livros pedagógicos;
· Pote de vidro
(terrário);
· Tela;
· Sala de aula, páteo,
sombras das árvores, passarela, parque e outros;
CULMINÂNCIA: Feira do verde, onde poderemos expor toas as nossas plantações (viveiro)
com degustações tiradas direto da terra.
AVALIAÇÃO: Contínua através da participação e interesse dos alunos.
BIBLIOGRAFIA:
· Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e
Desporto. Brasília, 1998.
· Revista Projetos
Escolares: Educação Infantil.
· Revista Guia Prático
do Professor de Educação
Projeto:
"Nós no mundo de Tarsila"
DURAÇÃO: Março a dezembro
PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B
AUTORAS:
JUSTIFICATIVA:
O mundo em que vivemos constitui-se de um conjunto de fenômenos naturais
e sociais, diante do qual as crianças se mostram curiosas e investigativas,
fazendo perguntas e procurando respostas. Torna-se imprescindível o trabalho
com projetos para que a criança identifique e torne consciente sua leitura de mundo. A produção artística registra a natureza, o meio
ambiente e os acontecimentos sociais. Por meio de obras de arte, com
simplicidade e ludicidade os alunos compreenderão a natureza como um meio
dinâmico e o ser humano, por ser um ser social, como agente transformador desse
meio, considerando sua relação essencial com os demais seres vivos e outros
componentes do ambiente.
O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-as a observarem despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.
O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-as a observarem despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.
OBJETIVOS:
· Conhecer a biografia
da artista plástica;
· Desenvolver o hábito
de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;
· Interpretar obras de
arte, compreendendo sua função comunicativa;
· Estabelecer relações
entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
· Participar de
atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de
Tarsila do Amaral;
· Representar por meio
de desenho a releitura de algumas obras da artista;
· Desenvolver o senso
crítico;
· Estimular a
criatividade e a imaginação;
· Valorizar e respeitar
a nossa cultura artística.
CONTEÚDO:
1. Folha de papel
(sulfitão, A4, papelão, cartolina, microondulado, etc);
2. Giz de cera;
3. Tinta guache diversas
cores;
4. Lápis de cor;
5. Anilina de diversas
cores;
6. Pincéis;
7. Técnicas de pintura;
8. Tinta vegetal e de
terra.
Cronograma
MÊS
|
ATIVIDADES
|
MARÇO
|
História:
Apresentação de Tarsila aos alunos. Quem foi e o que representa.
|
ABRIL
|
Releitura
da Tela: Auto- Retrato 1923
|
MAIO
|
Releitura
da tela: Feira 1924
|
JUNHO
|
Releitura
da tela: Vendedor de frutas 1925
|
JULHO
|
Releitura
da tela: Floresta 1929
|
AGOSTO
|
Releitura
da tela: Sol poente 1929
|
SETEMBRO
|
Releitura
da tela: O lago 1928
|
OUTUBRO
|
Releitura
da tela: A lua 1928
|
NOVEMBRO
|
Releitura
da tela: O ovo 1928
|
DEZEMBRO
|
Mostra
pedagógica: Exposição das telas
|
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