|
PROFESSORA: Joyce Petinatti
|
TURMA: 4º ano
|
|
DURAÇÃO: 1º semestre
|
|
DATA: 13/03/2017
|
Projeto leitura: “A
árvore da família”
JUSTIFICATIVA
O aluno é o sujeito da História e será capaz de
entendê-la como conhecimento, como experiência e prática de cidadania. Ele tem
que ver a História e participar dela. Construindo, ele produz a História. A
vida do aluno é a base de todo o trabalho. A partir do conhecimento dela é que
o aluno adquirirá a auto- estima e a compreensão dos processos históricos mais
amplos.
O trabalho
consiste no estudo de toda a vida do aluno desde a vida intra- uterina e no
resgate das vidas de seus antepassados , passando por fatos históricos,
sociais, culturais etc. Destaco os principais objetivos: comparar
acontecimentos no tempo, tendo como referência a própria história de vida,
reconhecer semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais na
sociedade, estabelecer relações entre o presente e o passado, valorizar a vida,
perceber valores e contra valores, entre outros.
É de
fundamental importância para o sucesso do trabalho a participação da família
nas atividades.
OBJETIVOS
§ Conhecer a história
de seu nome e seu significado;
§ Compreender a
história de seus colegas a partir de sua;
§ Conhecer e
respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos;
§ Desenvolver
habilidades sociais;
§ Identificar fontes
históricas sobre sua vida;
§ Integrar dados
pessoais relacionados a sua pessoa;
§ Reconhecer seu nome
escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
§ Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão;
§ Desenvolver e
explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
§ Interessar-se pelas
próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas
(regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato,
ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
§ Desenvolver á
auto-estima;
§ Desenvolver o auto
conceito positivo através da afetividade;
PROPOSTA DO LIVRO
O
projeto “Arvore da família”, tem o objetivo de favorecer novas interações e
ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, visando
responder as seguintes problematizações:
Qual a importância de meu nome?
Quem faz
parte de minha família?
A proposta na prática
1-
Aula
do espelho : uma caixa surpresa foi
apresentada com um rótulo “Aqui está a coisa mais linda e especial do mundo”.
Era um espelho. As crianças olhavam e se admiraram.
2-
Desenho:
auto- retrato
3- Participação da família com cartão:
Por que meu filho é especial: Os pais serão convidados a escrever em cartão uma
mensagem para seus filhos, explicando porque são especiais para eles.
4- Técnicas de Educação artística
utilizando as letras de seu nome ou seu nome
Estudo de textos , poemas e músicas relativos
a nomes de pessoas, valorização da vida como dom divino, respeito às
diferenças.
5- Pesquisa sobre o motivo de seu nome e
significado
6-
Análise
de sua certidão de nascimento: Ordens como: Pintar com sua cor preferida o seu
nome completo, localizar e marcar o nome dos pais, avós paternos e
maternos(vocabulário trabalhado)e neste momento serão incentivados a perceber semelhanças nos nomes
e estudar a origem do sobrenome , local de nascimento (localização em mapas),
data e hora de nascimento(construção de tabelas e gráficos, cálculo de idades)
etc.
7- Acompanhamento em gráficos do
crescimento e peso, comparando o tamanho e peso desde o nascimento.
8- Trabalho de educação artística com pedaços de
barbante do tamanho que nasceu e do tamanho que tem hoje.
9- Trabalho feito junto com a família:
como foi a descoberta da gravidez.
10- Trabalho feito junto com a família sobre a sua
1ª moradia: o útero materno: a mãe poderá fazer um pequeno relato de como foi a
gestação ( sensações, se teve enjôo , se o bebe se mexia muito...)
11- História bíblica da criação
12- Construção da árvore genealógica da família
13- Confecção do livro “Minha História”
onde cada criança contou fatos significativos de sua vida, ano a ano, com
participação da família , enriquecendo com fotos, desenhos e gravuras.
14- Confecção de painel histórico, com fatos
acontecidos no Brasil e no mundo desde o nascimento de cada criança.
15- Exposição “ A árvore da família”
16- com os trabalho já citados.
APRESENTAÇÃO DO LIVRO LITERÁRIO
ESTUDO DE LIVRO LITERÁRIO
O livro será lido
semanalmente em rodas de histórias e conversas. Também estudaremos a parte
literária do livro. Biografia da autora, biografia da ilustradora.
Temas abordados no livro
como a origem da família ( família como projeto de Deus)
Como surgiram os sobrenomes,
os sobrenomes mais populares.
Como é que a gente veio
parar aqui. Nossos antecestrais.
A
base do trabalho é a vida do aluno e todas as pessoas e cosas têm a sua
história. A partir desta idéia , os materiais podem ser criados e adaptados .
AVALIAÇÃO
A
avaliação de cada atividade era feita com o aluno, destacando pontos positivos
e negativos, o que aprendemos. À medida que o tempo passava, ficou claro
perceber progressos e dificuldades, em situações de observações, como uma
criança que explodiu em felicidade ao descobrir no estudo da certidão de
nascimento, que o dia do seu nascimento era o dia de seu aniversário.
A expressão oral é um recurso
significativo na avaliação do trabalho, pois é através das discussões,
exposição de idéias e opiniões que o aluno explicita suas conquistas e dúvidas.
Várias atitudes concretas demonstram os objetivos alcançados, como a auto
confiança, a auto estima, o interesse por pesquisas, o respeito por diferenças
e dificuldades dos colegas e maior solidariedade, estabelecimento constante de
relações entre fatos do presente e do passado ,etc.
.
CONCLUSÃO
Com este trabalho percebe-se o quanto é importante para a memória de um
povo a leitura permanente do passado, para o estabelecimento de relações, para
conscientização e apropriação de cidadania. Percebe-se o quanto é importante
que o aluno tenha contato com a História, desde cedo para se apropriar dela e
fazer dela um instrumento de construção de liberdade e cidadania.
A partir deste trabalho as crianças ficarão mais próximas da História Geral e senti mais
segurança para partir para o trabalho com a história da comunidade e da cidade.
“ A HISTÓRIA PODE DAR UMA CONTRIBUIÇÃO ESPECÍFICA AO DESENVOLVIMENTO DOS
ALUNOS COMO SUJEITOS CONSCIENTES, CAPAZES DE ENTENDER A HISTÓRIA COMO
CONHECIMENTO, COMO EXPERIÊNCIA E PRÁTICA DE CIDADANIA”(Parâmetros Curriculares
Nacionais)
MONTANDO O LIVRO.
1ª Página: foto dos avôs paternos
2ª Página: Seguido de suas histórias.
3ª Página: foto dos avôs maternos
4ª Página: Seguido de suas histórias.
5ª significado dos sobrenomes.
6ª Páginas: foto dos pais
7ª página: como os pais se conheceram
8ª Página: o dia do casamento. (
certidão de casamento)
9ª página: Trabalho
feito junto com a família: como foi a descoberta da gravidez.
10ª
página: Trabalho feito junto com a família sobre a sua 1ª moradia: o útero
materno: a mãe poderá fazer um pequeno relato de como foi a gestação (
sensações, se teve enjôo , se o bebe se mexia muito...)
11ª
página: minha certidão de nascimento.( barbante do tamanho que nasci e como eu
cresci)
12ª
página: a escolha do meu nome e seu significado.( arte coma primeira letra do
meu nome)
13ª
página: como me vejo. (autorretrato).
14ª
e 15ª páginas: fotos do aluno ( em momentos especiais com a família)
16ª
página: Participação da família com cartão: Por que meu filho é especial: Os
pais serão convidados a escrever em cartão uma mensagem para seus filhos,
explicando porque são especiais para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário