PROJETO CONTOS DE FADAS
PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil – Mini Maternal e Maternal
Duração:
03 meses
Áreas envolvidas:
Inglês Música
Judô Expressão Corporal
Dança Português
Educação Física Matemática
JUSTIFICATIVA:
Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências
significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
• Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
• Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
• Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
• Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
• Ampliar as possibilidades de movimentos;
• Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Dramatizar histórias, por meio de expressões orais
• Descrever cenários e personagens;
• Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
• Identificar títulos de histórias conhecidas;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
1) Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
• Criar situações de fantasia e encantamento;
• Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, anões, gigantes, bruxas, etc.;
• Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
• Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
• Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as
personagens;
• Apreciação da leitura feita pela professora;
• Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descrição de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
• Listar oralmente as histórias preferidas;
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
• Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
• Expressões faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narração;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenação;
• Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
• Tapete de histórias;
• Fantoches de diversos tipos;
• Fantasias de acordo com os personagens;
• Lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.
PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil – Mini Maternal e Maternal
Duração:
03 meses
Áreas envolvidas:
Inglês Música
Judô Expressão Corporal
Dança Português
Educação Física Matemática
JUSTIFICATIVA:
Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências
significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:
• Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
• Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
• Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
• Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
• Ampliar as possibilidades de movimentos;
• Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Dramatizar histórias, por meio de expressões orais
• Descrever cenários e personagens;
• Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
• Identificar títulos de histórias conhecidas;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
OBJETIVOS ATITUDINAIS:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
1) Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
• Criar situações de fantasia e encantamento;
• Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, anões, gigantes, bruxas, etc.;
• Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
• Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
• Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as
personagens;
• Apreciação da leitura feita pela professora;
• Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descrição de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
• Listar oralmente as histórias preferidas;
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
• Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
• Expressões faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narração;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenação;
• Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
• Tapete de histórias;
• Fantoches de diversos tipos;
• Fantasias de acordo com os personagens;
• Lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas, tais como:
• Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais
• Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e fantoches
• Pintura, colagem e desenho sobre as histórias;
• Criação de novos finais para os contos;
• Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
• Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
• Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia a dia;
• Apreciação da leitura feita pelo outro;
• Ampliação da linguagem oral.
CONTOS SUGERIDOS:
Chapeuzinho Vermelho
Cinderela
Branca de Neve
A Pequena Sereia
Os três Porquinhos
Rapunzel
Bambi
Pinóquio
A Bela Adormecida
Projeto Era Uma Vez... - Maternal 2 -
Tema: Era uma vez...
Justificativa:
É ouvindo
histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a
irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente
tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude,
significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos
ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à
aprendizagem e para sua complementação. .
A história contada define, ainda, uma seqüência de idéias e também reconhece sinais verbais que o narrador transmite. Ao aproveitar esses sinais, a história contada possibilita que a criança aumente o seu tempo de atenção. Dessa forma, ela consegue concentrar-se muito mais ouvindo uma história do que por meio de outras atividades.
Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Perguntado sobre qual seria a melhor maneira de cultivar nas crianças o interesse pela ciência, Einstein sugeriu que se contassem muitos e muitos contos de fadas para as crianças. Se a criança desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar problemas futuros.
Assim, este projeto nasceu da necessidade de estimular o aparecimento da função simbólica ou semiótica ( Piaget ) que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico, contribuindo eficazmente para o desenvolvimento integral da criança, nos seus aspectos cognitivo, afetivo, emocional, social e motor.
A história contada define, ainda, uma seqüência de idéias e também reconhece sinais verbais que o narrador transmite. Ao aproveitar esses sinais, a história contada possibilita que a criança aumente o seu tempo de atenção. Dessa forma, ela consegue concentrar-se muito mais ouvindo uma história do que por meio de outras atividades.
Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Perguntado sobre qual seria a melhor maneira de cultivar nas crianças o interesse pela ciência, Einstein sugeriu que se contassem muitos e muitos contos de fadas para as crianças. Se a criança desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar problemas futuros.
Assim, este projeto nasceu da necessidade de estimular o aparecimento da função simbólica ou semiótica ( Piaget ) que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico, contribuindo eficazmente para o desenvolvimento integral da criança, nos seus aspectos cognitivo, afetivo, emocional, social e motor.
Objetivo
Geral:
Despertar
nas crianças, o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e
atividades atraentes para contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é
real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas, em que poderão
expressar sua percepção de mundo, oportunizando assim, o desenvolvimento da
linguagem, do pensamento lógico, da imaginação, socialização, construção da
identidade e autonomia.
Objetivos
Específicos:
Ampliação
do vocabulário;
Concentração;
Saber ouvir;
Incentivar
a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
Desenvolver
o raciocínio lógico;
Envolver
as crianças, num mundo de fantasias e imaginação.
Desenvolvimento:
Contação
de histórias através de fantoches, tapete de histórias, dedoches, materiais
recicláveis, aventais, tv;
Histórias:
Era Uma Vez Um Gato Xadrez, Maria vai com as outras, Clact... Clact...
Clact..., Branca de Neve e os Sete Anões, Menina Bonita do Laço de Fita, Lenda
ca Cuca, Reino das Borboletas Brancas, Os Músicos de Bren;
Pintura
de desenhos;
Confecção
de cartaz coletivo;
Colagem
Recursos:
Fantoches,
dedoches, tapete de histórias, avental de histórias, Giz de cera, folhas, cola,
DVD, Livros, Jogos.
Projeto contos de fadas
PROJETO CONTOS DE FADAS
Duração: 4
meses
Público
alvo: Maternal I
Os contos
de fadas resgatam a leitura e estimulam a fantasia e a imaginação. As
mensagens contidas nessas histórias, como bondade, coragem e afeto ajudam na
formação das crianças.
Objetivos:
- Explorar
a criatividade e a imaginação; desenvolver a linguagem oral e visual;
promover o movimento global e fino, trabalhar o senso crítico,
brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos; propiciar o
envolvimento social e afetivo e explorar a cultura e a diversidade.
- Propiciar
um momento prazeroso e de aprendizagem incentivando a leitura.
- Trabalhar
diversas necessidades da infância desde as questões de relacionamento
familiar (ausência e morte dos pais), passando pelo crescimento individual
(superação de obstáculos, conquista de identidade) até o aspecto da
violência e da agressividade, sentimento que também estão presentes em
nossas crianças desde a primeira infância.
Desenvolvimento:
Ler os
livros dos contos de fadas em roda com as crianças.
Conversa
informal sobre as histórias.
Brincar
de faz de conta com fantasias para reconto das histórias ouvidas.
ESTRATÉGIAS:
Degustação em roda de frutas.
Brincar
de salão de beleza.
Brincar com espelho e tecidos.
Brincar
com caixa de fantasias.
CULMINÂNCIA
Fazer um
baile à fantasia com as crianças.
Avaliação:
A
avaliação acontecerá durante todo o projeto ao qual as crianças participaram de
forma ativa de cada etapa.
Roteiro
Nome do cursista: Soraia Marinho Lobo
Projeto: Contos de Fadas
Serie: maternal I
Descrever: por que escolheu esse projeto?
Por ser um tema conhecido dos alunos os contos de fadas, a recontagem
das historias acontecerá de forma simples.
Como será desenvolvido?
Os alunos participarão da roda de história, do cine pipoca, da
degustação das frutas, das brincadeiras com fantasias e fantoches. As
atividades ocorrerão de forma dirigida e também de forma livre, cada um se
fantasiará como preferir, e o narrador contará a história fazendo as leituras
das imagens (cada um poderá ler as historias fazendo a leitura de imagem como
entender), a professora orientará os alunos registrando as brincadeiras com
máquina digital e permitirá aos alunos assistirem em PowerPoint seus trabalhos.
Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?
Quais recursos tecnológicos que serão utilizados?
Tv e vídeo, máquina digital, computador.
PEQUENOS PROJETOS
Escola Municipal de Educação
Infantil. (Creche)
Bendegó- Canudos- Bahia.
Equipe Diretiva: Jackson José
dos Santos e Valdelice Maria de Macedo
Coordenadora Pedagógica:
Elizângela Marcos
Professoras: Francineide Costa
e Maria Arlete
Publico alvo: Alunos da Ed.
Infantil de 02 a 03 anos.
Período: 1ª Unidade.
Projeto Interdisciplinar
Tema: Projeto contos de fadas.
Subtema: Era uma vez...
Justificativa:
Os contos estão envolvidos no
maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para
proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres
encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as
crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem
a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo
interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu
senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
Objetivo:
Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprenderem valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Objetivos específicos:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas,
duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
Metodologia:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias
Recursos:
· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, papel oficio, papel metro, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis, tv, dvd, som,cd e outros.
Avaliação:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças,
avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais
como: · Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais, utilizando
fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas
com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos
alunos;
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba
Culminância:
. Exposição e apresentação do
material confeccionado;
. Dramatizações;
.Coreografias;
.Musicas;
.Entre outros.
Áreas de conhecimento:
.Área de identidade e autonomia
Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades;
Respeito e valorização do seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
Valorização do dialogo como forma de lidar com conflitos;
.Área de sociedade
Construção de regras;
Fatos do dia-a-dia(em casa,na escola, na rua, na TV,etc.);
.Área de natureza
Mudanças de hábitos;
Alimentação;
Preservação do ambiente (em casa, na rua, na escola, etc.);
Vídeos instrutivos;
Desenhos;
.Área musical
Músicas que possam se adequar ao tema;
.Área de movimento
Jogos;
Danças;
Brincadeiras;
.Área de artes visuais
Modelagem;
Recorte e colagem;
Jogos;
Cartazes informativos;
.Área de conhecimento de Língua Portuguesa
Utilização adequada da linguagem oral;
Recontar histórias;
Relatar experiências vividas;
Explicação dos temas, questionamentos;
Criação de historias;
Dramatizações;
Elaboração de texto espontâneo;
Entre outros.
.Área de conhecimento Matemático.
Noções (direita esquerda, tamanho, espaço...);
Correspondência;
Idéia de quantidade;
Classificação;
Bingo de figuras;
Entre outros de acordo com a realidade da turma;
PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS....
E.M . “ RECANTO MARIA LÍRIO TALLARICO”
E.M . “ RECANTO MARIA LÍRIO TALLARICO”
VINCULADA: E.M. ” PROF. BENJAMIM
VENTURELLI”
Duração do Projeto: 13/08/12 á
26/10/12
PROJETO LEITURA
CONTO DE FADAS
ERA UMA VEZ...
PROFª ANA ELISA
MATERNAL II 2012
PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS
ETAPA MATERNAL II
ANO 2012
Professora: Ana Elisa
Público Alvo: Alunos da Educação
Infantil maternal II, Pais.
- Profissionais envolvidos:
Professora: Ana Elisa, monitora: Talita.
- Direção e Coordenação:
Marcolina Regina, Maria das Graças, Catarina.
- Supervisão: Elaine Oikawa
Justificativa:
“ Além da diversão e
socialização, é importante situar a educação infantil como um espaço que
oferece situações que favorece a realização de tarefas evolutivas e educativas
importantes”.
Através do Projeto Leitura se
pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da
realidade.
Objetivos:
- Estimular a criatividade,
sensibilidade, curiosidade e imaginação dos alunos;
- Promover o hábito da
leitura;
- Estimular a linguagem oral;
- Promover a socialização;
- Desenvolver o pensamento
reflexivo e crítico.
Linguagem Oral e Escrita:
Os três Porquinhos, Chapeuzinho
Vermelho, Branca de Neve, Leilão de Jardim.
- Ler as estórias completa dos
contos de fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
- Após a leitura, questionar os
alunos por exemplo por que os três Porquinhos precisavam de uma moradia;
- Se alguém conhece uma madrasta
( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim por diante...
Depois de ouvir as respostas
comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e
amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras
atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
- Que madrasta é a segunda mulher
do pai ou seja podendo muitas vezes substituir a mãe;
- Falar sobre a importância do
trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os
amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
- Falar sobre a importância de
não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
- A relação das plantas em nossa
vida.
LINGUAGEM MUSICAL:
Os Três Porquinhos
Eu conheço os três porquinhos,
nhos,
que moravam na floresta ta
ta.....
BRANCA DE NEVE
- Eu vou, eu vou pra casa agora
eu vou;
- Trala-lá, trala-lá;
CHAPEUZINHO VERMELHO
Pelo estrada afora eu vou bem
sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.
- Ela mora longe o caminho é
deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.
FILME: “ Os três Porquinhos,
Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros....
- Geralmente o enredo do filme é
diferente do livro, conversar com os alunos verificando as semelhanças e as
diferenças entre o filme e o livro.
Etapas do Projeto: Conteúdo:
- Conhecendo os contos infantis:
Os três porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e outras estórias.
- Assistindo aos contos infantis
em DVD e Data Show;
- Uso de avental de estórias;
- Estórias contadas pela
professora, monitora;
- Sacola de estória contada pelos
pais;
- Musicas: Quem tem medo do lobo
mau, Eu vou, eu vou, Pela estrada afora.
- Confecção do livro Os três
Porquinhos e Branca de Neve;
- Painel ilustrativo na sala dos
Três Porquinhos e Branca de Neve;
- Reconto dos contos pelos alunos
com avental de estórias;
- Ensaio do Conto musicado: Os
três Porquinhos;
- Plantio de flores;
- Pintura dos personagens Branca
de Neve;
- Personagens Branca de Neve e
anão para fotos em sala;
DRAMATIZAÇÃO DO CONTO : OS TRÊS
PORQUINHOS
TEATRO COM FANTOCHE DE PALITO (
CONFECCIONADO PELA PROFESSORA ANA ELISA)
Esta sacola de estória é levada pelos alunos e os pais, tem essa participação,junto com a criança)
PLANTIO DE FLORES ( IDENTIDADE E
AUTONOMIA)
CONFECÇÃO DOS VASOS
PERSONAGENS BRANCA DE NEVE E UM
DOS ANÕES
Eixos Trabalhados:
- Linguagem Oral;
- Arte;
- Movimento;
- Música;
- Matemática;
- Identidade e Autonomia;
- Natureza e Sociedade.
Produto Final do Projeto:
- Apresentação dos alunos nos
dias 26 e 27de outubro de 2012 para os pais da estória cantada Os três Porquinhos;
- Diversas atividades
desenvolvidas em sala sendo: Livros de estórias, personagens, plantio de
flores, reconto de estória pelos alunos.
Nosso Projeto Leitura e Conto de Fadas foi um sucesso, todas as salas participaram, desde o berçário até a segunda etapa.
Nossa sala teve a apresentação da estória cantada dos Três Porquinhos e a exposição das atividades.
Segue abaixo os anexos do Projeto sendo: Fotos, Vídeo e as atividades.
Observação: A estória cantada dos Três Porquinhos a música foi retirada da internet, sendo a coreografia e fantasia criada pela professora Ana Elisa.
Termino do painel na sala , retoques Convite do Projeto Leitura
Marca página lembrança do Projeto Leitura
Exposição das atividades do Projeto
Atividades exploradas em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário