domingo, 22 de abril de 2018



PROJETO CONTOS DE FADAS

PÚBLICO ALVO:
Educação Infantil – Mini Maternal e Maternal
Duração:
03 meses
Áreas envolvidas:
Inglês Música
Judô Expressão Corporal
Dança Português
Educação Física Matemática
JUSTIFICATIVA:

Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências
significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
OBJETIVOS CONCEITUAIS:

• Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
• Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
• Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
• Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

• Ampliar as possibilidades de movimentos;
• Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Dramatizar histórias, por meio de expressões orais
• Descrever cenários e personagens;
• Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
• Identificar títulos de histórias conhecidas;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
OBJETIVOS ATITUDINAIS:

Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
1) Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
• Criar situações de fantasia e encantamento;
• Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, anões, gigantes, bruxas, etc.;
• Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
• Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
• Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as
personagens;
• Apreciação da leitura feita pela professora;
• Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descrição de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...);
• Listar oralmente as histórias preferidas;
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
• Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
• Expressões faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narração;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenação;
• Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:

• Tapete de histórias;
• Fantoches de diversos tipos;
• Fantasias de acordo com os personagens;
• Lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.

AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas, tais como:
• Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais
• Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e fantoches
• Pintura, colagem e desenho sobre as histórias;
• Criação de novos finais para os contos;
• Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
• Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
• Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia a dia;
• Apreciação da leitura feita pelo outro;
• Ampliação da linguagem oral.
CONTOS SUGERIDOS:
Chapeuzinho Vermelho
Cinderela
Branca de Neve
A Pequena Sereia
Os três Porquinhos
Rapunzel
Bambi
Pinóquio
A Bela Adormecida















Projeto Era Uma Vez... - Maternal 2 -
Tema: Era uma vez...
Justificativa:
É ouvindo histórias que se podem sentir importantes emoções, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas pode despertar nos pequenos ouvintes, além de ser um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação. .
            A história contada define, ainda, uma seqüência de idéias e também reconhece sinais verbais que o narrador transmite. Ao aproveitar esses sinais, a história contada possibilita que a criança aumente o seu tempo de atenção. Dessa forma, ela consegue concentrar-se muito mais ouvindo uma história do que por meio de outras atividades.
             Ouvir histórias desenvolve, também, uma capacidade de grande imaginação. Perguntado sobre qual seria a melhor maneira de cultivar nas crianças o interesse pela ciência, Einstein sugeriu que se contassem muitos e muitos contos de fadas para as crianças. Se a criança desenvolver a imaginação, se ela tiver a curiosidade desenvolvida, ela poderá responder às várias situações que surgirão durante a vida e solucionar problemas futuros.
             Assim, este projeto nasceu da necessidade de estimular o aparecimento da função simbólica ou semiótica ( Piaget ) que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico, contribuindo eficazmente para o desenvolvimento integral da criança, nos seus aspectos cognitivo, afetivo, emocional, social e motor.
Objetivo Geral:
Despertar nas crianças, o prazer em ouvir histórias, proporcionando meios divertidos e atividades atraentes para contá-las, estabelecendo a ligação entre aquilo que é real e o imaginário, tão presente no cotidiano das mesmas, em que poderão expressar sua percepção de mundo, oportunizando assim, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento lógico, da imaginação, socialização, construção da identidade e autonomia.
Objetivos Específicos:
        Ampliação do vocabulário;
        Concentração; Saber ouvir;
        Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
        Desenvolver o raciocínio lógico;
        Envolver as crianças, num mundo de fantasias e imaginação.
Desenvolvimento:
        Contação de histórias através de fantoches, tapete de histórias, dedoches, materiais recicláveis, aventais, tv;
        Histórias: Era Uma Vez Um Gato Xadrez, Maria vai com as outras, Clact... Clact... Clact..., Branca de Neve e os Sete Anões, Menina Bonita do Laço de Fita, Lenda ca Cuca, Reino das Borboletas Brancas, Os Músicos de Bren;
        Pintura de desenhos;
        Confecção de cartaz coletivo;
        Colagem
Recursos:

Fantoches, dedoches, tapete de histórias, avental de histórias, Giz de cera, folhas, cola, DVD, Livros, Jogos.



















Projeto contos de fadas



PROJETO CONTOS DE FADAS
Duração: 4 meses
Público alvo: Maternal I
Os contos de fadas resgatam a leitura e estimulam a fantasia e a imaginação. As mensagens contidas nessas histórias, como bondade, coragem e afeto ajudam na formação das crianças.
Objetivos: 
  •  Explorar a criatividade e a imaginação; desenvolver a linguagem oral e visual; promover o movimento global e fino, trabalhar o senso crítico, brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos; propiciar o envolvimento social e afetivo e explorar a cultura e a diversidade.
  •  Propiciar um momento prazeroso e de aprendizagem incentivando a leitura.
  • Trabalhar diversas necessidades da infância desde as questões de relacionamento familiar (ausência e morte dos pais), passando pelo crescimento individual (superação de obstáculos, conquista de identidade) até o aspecto da violência e da agressividade, sentimento que também estão presentes em nossas crianças desde a primeira infância.

Desenvolvimento:
Ler os livros dos contos de fadas em roda com as crianças.
Conversa informal sobre as histórias.
Brincar de faz de conta com fantasias para reconto das histórias ouvidas.

ESTRATÉGIAS:
Degustação em roda de frutas. 
Brincar de salão de beleza.
Brincar com espelho  e tecidos.
Brincar com caixa de fantasias.
Montar cine pipoca  e leituras  em ambientes diferentes de sala de aula.

CULMINÂNCIA
Fazer um baile à fantasia com as crianças.

Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todo o projeto ao qual as crianças participaram de forma ativa de cada etapa.
Roteiro
Nome do cursista: Soraia Marinho Lobo
Projeto: Contos de Fadas
Serie: maternal I
Descrever: por que escolheu esse projeto?
Por ser um tema conhecido dos alunos os contos de fadas, a recontagem das historias acontecerá de forma simples.
Como será desenvolvido?
Os alunos participarão da roda de história, do cine pipoca, da degustação das frutas, das brincadeiras com fantasias e fantoches. As atividades ocorrerão de forma dirigida e também de forma livre, cada um se fantasiará como preferir, e o narrador contará a história fazendo as leituras das imagens (cada um poderá ler as historias fazendo a leitura de imagem como entender), a professora orientará os alunos registrando as brincadeiras com máquina digital e permitirá aos alunos assistirem em PowerPoint seus trabalhos.
Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?
Linguagem oral, identidade e autonomia, artes  e movimento.
Quais recursos tecnológicos que serão utilizados?
Tv e vídeo, máquina digital, computador.

PEQUENOS PROJETOS

Escola Municipal de Educação Infantil. (Creche)
Bendegó- Canudos- Bahia.
Equipe Diretiva: Jackson José dos Santos e Valdelice Maria de Macedo
Coordenadora Pedagógica: Elizângela Marcos
Professoras: Francineide Costa e Maria Arlete
Publico alvo: Alunos da Ed. Infantil de 02 a 03 anos.
Período: 1ª Unidade.
Projeto Interdisciplinar
Tema: Projeto contos de fadas.
Subtema: Era uma vez...

Justificativa:

Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Objetivo:

Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprenderem valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
 Objetivos específicos:
· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos;
· Identificar títulos de histórias conhecidas;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
Metodologia:
- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias
Recursos:

· Tapete de histórias;
· Fantoches de diversos tipos;
· Cenário para apresentação de fantoches;
· Fantasias de acordo com os personagens;
· Sanfona de histórias;
· Lápis de cor, giz de cera, papel oficio, papel metro, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
· Livros de contos de fadas e histórias infantis, tv, dvd, som,cd e outros.


Avaliação:

A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo, nas atividades propostas, tais como: · Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais, utilizando fantoches; · Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos alunos;
· Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias;
· Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba
Culminância:
. Exposição e apresentação do material confeccionado;
. Dramatizações;
.Coreografias;
.Musicas;
.Entre outros.
Áreas de conhecimento:
.Área de identidade e autonomia
       Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades;
       Respeito e valorização do seu grupo de amigos, família e de outros grupos;
       Valorização do dialogo como forma de lidar com conflitos;
.Área de sociedade
       Construção de regras;
       Fatos do dia-a-dia(em casa,na escola, na rua, na TV,etc.);
.Área de natureza
       Mudanças de hábitos;
       Alimentação;
       Preservação do ambiente (em casa, na rua, na escola, etc.);
       Vídeos instrutivos;
       Desenhos;
.Área musical
       Músicas que possam se adequar ao tema;
.Área de movimento
       Jogos;
       Danças;
       Brincadeiras;
.Área de artes visuais
       Modelagem;
       Recorte e colagem;
       Jogos;
       Cartazes informativos;
.Área de conhecimento de Língua Portuguesa
       Utilização adequada da linguagem oral;
       Recontar histórias;
       Relatar experiências vividas;
       Explicação dos temas, questionamentos;
       Criação de historias;
       Dramatizações;
       Elaboração de texto espontâneo;
       Entre outros.
.Área de conhecimento Matemático.
       Noções (direita esquerda, tamanho, espaço...);
       Correspondência;
       Idéia de quantidade;
       Classificação;
       Bingo de figuras;
       Entre outros de acordo com a realidade da turma;














PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS....
E.M . “ RECANTO MARIA LÍRIO TALLARICO”
VINCULADA: E.M. ” PROF. BENJAMIM VENTURELLI”
Duração do Projeto: 13/08/12 á 26/10/12
PROJETO LEITURA
CONTO DE FADAS
ERA UMA VEZ...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiKpKFpPRBloVkjl6OX2jin9AKhJ5uPJ9JsIhGvLOSr2xNklQfNnEeh_HWqMRcTYeiR0qKOyD9VEu7E-nyFjXxC8oXLJKJjFHMGnGEvX7ZOXoKPx0HHjv3UawyM7-qbwqJ64CTHLswBV5q/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+013.JPG
PROFª ANA ELISA
MATERNAL II 2012

PROJETO LEITURA: CONTO DE FADAS
ETAPA MATERNAL II
ANO 2012
Professora: Ana Elisa
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil maternal II, Pais.
- Profissionais envolvidos: Professora: Ana Elisa, monitora: Talita.
- Direção e Coordenação: Marcolina Regina, Maria das Graças, Catarina.
- Supervisão: Elaine Oikawa

Justificativa:
“ Além da diversão e socialização, é importante situar a educação infantil como um espaço que oferece situações que favorece a realização de tarefas evolutivas e educativas importantes”.
Através do Projeto Leitura se pretende que a criança continue a acreditar na fantasia sem se afastar da realidade.
Objetivos:
  • Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação dos alunos;
  • Promover o hábito da leitura;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Promover a socialização;
  • Desenvolver o pensamento reflexivo e crítico.
Linguagem Oral e Escrita:
Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Leilão de Jardim.
- Ler as estórias completa dos contos de fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
- Após a leitura, questionar os alunos por exemplo por que os três Porquinhos precisavam de uma moradia;
- Se alguém conhece uma madrasta ( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim por diante...
Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
- Que madrasta é a segunda mulher do pai ou seja podendo muitas vezes substituir a mãe;
- Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
- Falar sobre a importância de não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
- A relação das plantas em nossa vida.

LINGUAGEM MUSICAL:

Os Três Porquinhos
Eu conheço os três porquinhos, nhos,
que moravam na floresta  ta ta.....

BRANCA DE NEVE
- Eu vou, eu vou pra casa agora eu vou;
- Trala-lá, trala-lá;

CHAPEUZINHO VERMELHO
Pelo estrada afora eu vou bem sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.
- Ela mora longe o caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.

FILME: “ Os três Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros....
- Geralmente o enredo do filme é diferente do livro, conversar com os alunos verificando as semelhanças e as diferenças entre o filme e o livro.
Etapas do Projeto: Conteúdo:
- Conhecendo os contos infantis: Os três porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e outras estórias.
- Assistindo aos contos infantis em DVD e Data Show;
- Uso de avental de estórias;
- Estórias contadas pela professora, monitora;
- Sacola de estória contada pelos pais;
- Musicas: Quem tem medo do lobo mau, Eu vou, eu vou, Pela estrada afora.
- Confecção do livro Os três Porquinhos e Branca de Neve;
- Painel ilustrativo na sala dos Três Porquinhos e Branca de Neve;
- Reconto dos contos pelos alunos com avental de estórias;
- Ensaio do Conto musicado: Os três Porquinhos;
- Plantio de flores;
- Pintura dos personagens Branca de Neve;
- Personagens Branca de Neve e anão para fotos em sala;

DRAMATIZAÇÃO DO CONTO : OS TRÊS PORQUINHOS
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWlN4X8qX-N2x943vp40ybhWnkQmgCI4LLL2RaJxZqVL4IoAWd2n6_3GpM2kYc5wIkc-LEQtrYws2Lftm3zemgLFggAFfIAUFkCsn6Rn6jCrF8L96WnB8a-kDjTT74AkVkpHcOqgeSTaF7/s320/DSC02123.JPG
  
TEATRO COM FANTOCHE DE PALITO ( CONFECCIONADO PELA PROFESSORA ANA ELISA)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8dTcC2Hn3ndC_4POtI2bAC1cr3z9_-IXXzKhMzPg1EQQvgCvDvRyQZnVSEC04cRWWH3KgKY_R6no7saA8foTwTVl8KmTQHzn7PusALhBeWvAocUx1k0S_ChAyt03BVhSzlRBx6q_Sj3tx/s320/DSC02134.JPG



Esta sacola de estória é levada pelos alunos e os pais, tem essa participação,junto com a criança)
PLANTIO DE FLORES ( IDENTIDADE E AUTONOMIA)
CONFECÇÃO DOS VASOS
PERSONAGENS BRANCA DE NEVE E UM DOS ANÕES
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic4MUXoFihP5QrEwhJMUW9DBgCEGC_TeTikzHprvJ2Zsx96319_mIi765ER2lNUIRLp0OLh-ghyphenhyphenJREtRKHfpk-f6PEFBdypVCbH5f7RmD2cNHxFpC_2sAztAh6iJMLkRMdLJY31AW2Ul-D/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+019.JPG   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-IGlZ_IcvkewHEBDwcIYABH1uK-h1IH97plfHMvYf_uWGsxdLzMpAclGDL857B2hZpcJF9kXcMRKUtn-ZOmEL8pVk3ji5t0SEaMHhw5mNUFwysqeki0ZHQ7muWZdTGXDvauSBnjXvgy5R/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+018.JPG
Eixos Trabalhados:
- Linguagem Oral;
- Arte;
- Movimento;
- Música;
- Matemática;
- Identidade e Autonomia;
- Natureza e Sociedade.
Produto Final do Projeto:
- Apresentação dos alunos nos dias 26 e 27de outubro de 2012 para os pais da estória cantada Os três Porquinhos;
- Diversas atividades desenvolvidas em sala sendo: Livros de estórias, personagens, plantio de flores, reconto de estória pelos alunos.

Nosso Projeto Leitura e Conto de Fadas foi um sucesso, todas as salas participaram, desde o berçário até a  segunda etapa.
Nossa sala teve a apresentação da estória cantada dos Três Porquinhos e a exposição das atividades.

Segue abaixo os anexos do Projeto sendo: Fotos, Vídeo e as atividades.

Observação: A estória cantada dos Três Porquinhos  a música foi retirada  da internet, sendo a coreografia e fantasia  criada pela  professora Ana Elisa.




  

    https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFZ8sClWphQ46wyDugmzbzuWlP5qrj1UM-dZHEt24dG1Zy3u9xGi89WwrhZi4f347leR_MDJnKLXS1P5VVBmpI3Q48vKfr1GJxkO5kIqpzUY0czLOoH53WEVhisICtHhf9-a8a3ycRH1vB/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+007.JPG
Termino do painel na sala , retoques                                  Convite do Projeto Leitura


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilZgbl3B7uZ7QYta10Cyq-24r45M8ved9sdQ-mQJGdDf7DqSFL0UOq93Ux8Tj7on7fJmRkLn_09UcC086rT331ELMo_8v5lqCT-TMyk8zt9AiIeO0LoWmYanXTMGNBm06l2crcCu2QgMlp/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+011.JPG 

Marca página lembrança do Projeto Leitura                        

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKEdjCDKkSLmEz6_Xsyo61y4rSbL6FnC__5JujhvRYservTUyKJDgWJt_IzJGqbxfN9Hvt4xm3T4PYiPRKgiMvMd7jkIvZUE6JlU0mj90bXP_fRCeELn2lcYqfwgpUg9nW5AyPeQuir-xK/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+015.JPG
  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtKwVkI7oYkkUDhwhca81GHhNYXf2ClH5s7D9x8y3bPBJWJq_Xqhq1wPEvfiL18HXde824AM4F0m9yVI4-CTIy-ceoWTkntDHiJRt7GyGk2ScMH-0aub0uh-CDF1bdUR6pHX9gsLtr_ha8/s320/PROJETO+LEITURA+CONTO+DE+FADAS+014.JPG
       Exposição das atividades do Projeto


 
 Atividades exploradas em sala.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidZwpkX-wskIUk-Mq_X1fQmEpQ4C6uuVnseSzvhRsgp_FjYFeOnw37tY49me4O1DuAiDc0vbCaoprOvq-lqYLdqATADikeS_f84b04WjyO9IO6COIpFkVj4jCRmoy9vdMt2MnH8dkktpFV/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(10).png https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaKX8VbjCRZHaK9wEmlaOTTRztqw12f2V9lw0Vk7yoCLgvkXI2d5QfAZSSOhP3noM_ssUgtkPZ8doezYTo5bd_bgRNCNFAJ54O666bDwuIMqr-bvvYtBj15JrS2mJ8gPL_PlmJ4_eZrrWG/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(11).jpg





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9IrM55jlmD1nggqDak7qTxVe9RXx2BPbjYJb8RQaEWIE8i9MB_lpOERkIPixg0wt61h7f1XTgdrTh2IiMBBUcr3gehxdYx00BeXhGSrjlCI_U3_1qgqvehdVQivcvTYtrXQSNjGtpufXf/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(11).png  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjopmlpUxmK4kuKWgQhs7TtkImHrNhnOYIDOzdJqQXs0wZHTQs4FkEUFMEFNHvizn1mTuQqcQQNAWqLvTyJ82iiabFytHchdHIccocbdLryR1njpN5xhyGBzRHz0YonkEP2u9CNGvdF1Z1q/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(12).jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiea5IdiKIuNzEaHhayYUTc24_mVXw6NcbzZ9Cahn4eOhYLVYlkHCWTm5t3rm_PVUQ4gFxrxhUVDS_9crkKOX0knKpakgpy7i8n2v_yepZRfbe6sRB4RTuU_Hiw-2ZodyO3yhQRt_oPMIk_/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(18).png  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHu-YkaVFkFQZfoqLk-ur6qPWqjKtpR2JtAeycSZN27iw6F_0AbUO8zJtfdivyVf11w3rLfx9r7YFTNXABLYR_T1O7Dikb2kK4TYkzErQkWVnnFOB_l3NpQwf_PxY1yVwMbeNPMOlOJQi1/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(19).png


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgh9KNOSRubUhoRjZobjbJ8X6aNhgQUv1_VHudtTiZpbsXFM9NKn-UhLjO6xPrSerrl1StkbfAKNlXdYx21ACH1vM8LftpM-OAvQ43Zy0UMEjzcwybdQs3MiElmJZwr1ekRd6rpHO8mwwgA/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(2)+(1).png  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhr8pAcxzk2tOE2lxikiGsee_-ulSzfCy7uSQxPRi-HItrHq-nuHv7FReSWk9WeeuirksrAulS_PZUUl5qqMNP0txH97zW8TSqNe7zFG0Pi8SfeIyNgR6RLR2IXatbRk_XnsoTJI9-s1GCl/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(20).png




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5G3hftZ4qAUlyOzI5eeMSOlljwRL11c3q6kGbYwx0RzPeJ9RcdTfHYX-J5cCefxCb9N2vvoEkRC4PTIYS4H6W3ws6oz6A8gAoqJ1zOD138gRh19vqQkkYF0rmIKpxTbPrfU2ohEglt0g2/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(21).png   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDgaMf9bmJ3efaWOBt-Y9GYF2Wz316MaKNac_KnbTI4YldfEvUHQMyo7AYd7mAERq-f6-BkNmwCQ0teiTLa-SBsYFX7WtidYY6f_61m_w77O0rh_Stqotyf_neID5Wtj3BhqUtWHyy90HL/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(22).png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsUrDTOG4kKlBJe_RhWMuxWZpsJxbnZYo84f-qFkkwMoa5UnvUC2J5wXkoOKMuOioA2C7aP8DKBehO0GYoOnIaT2sfBgXF0H_9UoD9Zldj0ovC5Gj_krzdXmopSpZNW2PJ-LAbhottnaqu/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(7).jpg   https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUDZoVCByN9ZRIiTPrrY8vF6tkQaEYAIKr-zvNzwlsm7oXm9cDL0vuzMVqERyLxCc2URF1kILtdlqfUm-DPnkpXUaaoLkmVL5KVkmWLWtXSvXb_7tGjx7WhvCk8bytHo1KP2HDycueX1Mb/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(8).jpg




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgE5JLmC-imCi3NUWjdyY92CBnfQbsO1Fd0pRvXRsMuWQUwVS2UfD-UYYe_pQxdvIkpNYyKXH79JLfEJElUwL4HdW85WecKAY5Ay0wuPCCa-FQdDzOW9i8vHPGDWd7tKbK-c4HQOwpx9etR/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(9).jpg  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimYQipI3OVXqBGh5j5nllv_iCBZpzF978zB7iW4y_hOqe1Utip-q8RCRbsjEgb8ncMJra3eplnFPlGo_9WD-Rw4Z2ez_jgRJUbg7HFF2DUc21FOeOZ4Ic2P9s6y7osaP5759o_32qyXc3J/s1600/HIST%C3%93RIA+-+BRANCA+DE+NEVE+(9).png








Nenhum comentário: